O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, sancionou nesta quarta-feira (1º) a Lei Ordinária nº 038/2025, que trata da Reforma Administrativa do município. O ato ocorreu no gabinete do gestor, com a presença de secretários e vereadores, e foi realizado de forma digital, dentro da proposta de extinguir o uso do papel na gestão. O projeto foi um compromisso assumido por Cabral ainda durante a campanha eleitoral.
A reforma cria quatro novas secretarias: Políticas para Mulheres; Proteção e Defesa Animal; Inovação, Tecnologia e Transformação Digital; e Transportes, Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Segundo o prefeito, a mudança não amplia gastos da máquina pública. “Reduzimos os custos extinguindo 87 cargos, ao mesmo tempo em que vamos valorizar os servidores com a criação de 24 funções gratificadas. Essas novas secretarias vão buscar recursos junto aos governos federal e estadual e a partir de convênios que permitam executar políticas públicas para a população”, afirmou.
Leia maisNa solenidade, a vice-prefeita e futura secretária da Mulher, Comandante Débora, destacou a relevância da nova pasta. “Onde estiver uma mulher, a secretaria estará presente na luta contra a violência e no fortalecimento de programas de governo”, disse. Já o secretário de Articulação Institucional, Wagner Maciel, explicou que a lei também redefine atribuições de outras secretarias, como a Assistência Social, que passa a englobar Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome, e a Administração, que incorpora Gestão de Pessoas e Logística.
Além da criação das novas secretarias, outras foram renomeadas ou fundidas, como a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, que reúne as pastas de serviços públicos e infraestrutura. Permanecem inalteradas as áreas de Saúde, Educação, Finanças, Assuntos Jurídicos e Comunicação.
Leia menos