Desaprovação de Lula vai a 51,4%, aponta AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (11) aponta um aumento na taxa de desaprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O indíce chegou a 51,4%, diante de 45,9% de aprovação e 2,7% que não souberam responder.

A taxa é a maior da série histórica iniciada em janeiro de 2024. A pesquisa identificou um aumento de 1,6 ponto percentual na desaprovação de Lula, em relação ao último levantamento feito em dezembro de 2024, quando o índice havia sido de 49,8%.

Em complemento a esse cenário, a aprovação de Lula reduziu 1,9 ponto percentual, entre uma pesquisa e outra. Em dezembro, a taxa havia sido de 47,8%, chegando a 45,9% na rodada atual. As informações são do Metrópoles.

Veja outras postagens

Além de atender a uma ala do União Brasil, o presidente Lula usou a troca no comando do Ministério do Turismo para fazer um aceno ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). As informações são do Metrópoles.

Durante a reunião ministerial desta quarta-feira (17/12), Lula anunciou que Celso Sabino deixará o cargo de ministro do Turismo no governo. Ele será substituído pelo paraibano Gustavo Feliciano.

Gustavo é filho do deputado federal Damião Feliciano (PB), que integra a ala governista do União Brasil. Pai e filho têm uma relação muito próxima com Motta, que deu aval para a escolha.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por 4 votos a 2, reformar a sentença de primeira instância e manter os mandatos do prefeito de Pesqueira, Marcos Luidson de Araújo, conhecido como Cacique Marquinhos Xucuru, e da vice-prefeita Cilene Martins de Lima, eleitos nas eleições municipais de 2024. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (17), no âmbito do Recurso Eleitoral nº 0600530-64.2024.6.17.0055, originado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

A ação apurava suposta prática de abuso de poder político e econômico durante a campanha, relacionada à execução de obras de asfaltamento na localidade de Baixa Grande, no período eleitoral. Por maioria, o plenário do TRE-PE entendeu que não houve comprovação dos elementos necessários para caracterizar abuso, afastando as acusações por ausência de provas de desvio de finalidade ou de uso indevido da estrutura pública com fins eleitorais.

Com a decisão, o Tribunal anulou a cassação aplicada anteriormente, manteve a validade do resultado das urnas e garantiu a permanência de Cacique Marquinhos Xucuru e Cilene Martins no exercício dos cargos, sem aplicação de sanções de inelegibilidade. O voto vencedor foi apresentado pelo desembargador Washington Luiz Macedo de Amorim, acompanhado pelos desembargadores Roberta Vianna Jardim, Breno Duarte Ribeiro de Oliveira e Paulo Augusto de Freitas Oliveira, ficando a redação do acórdão sob sua responsabilidade. Ainda cabe recurso às instâncias superiores. Com informações do Portal Panorama.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Familiares do cantor Josildo Sá estão sendo vítimas de fake news na internet. Fotos de uma tia e de um tio do artista foram manipuladas por inteligência artificial (IA) para serem usadas em um vídeo falso e sem autorização do uso de imagem.

No vídeo, que circula nas redes sociais, a senhora e o senhor aparecem com falas contrárias ao presidente Lula (PT) e defendem o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta quarta-feira que fez um acordo de procedimento para permitir o avanço da tramitação do PL da Dosimetria, assumindo pessoalmente a responsabilidade pela articulação, após a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, negar publicamente a existência de qualquer negociação envolvendo o projeto.

A declaração foi feita por Wagner durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois de o senador Renan Calheiros (MDB-AL) relatar que o líder governista havia pedido para “deixar votar” o projeto da dosimetria como parte de uma articulação para destravar a pauta econômica do governo no Senado. As informações são do jornal O GLOBO.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) promove nesta sexta-feira (19) o Natal Solidário da OAB-PE, em frente à sede da instituição, no Recife. A programação inclui pocket show do cantor Alcymar Monteiro, apresentação musical de Rousy Moraes e Tiago Souza, integrantes da Comissão de Direito da Pessoa Idosa, e recital de poesia com Zé da Alfaia, da Livroteca Brincante do Pina. O evento é aberto ao público.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizará, nesta quinta-feira (18), às 11h, no Auditório G1, sessão solene para a concessão do título de Doutora Honoris Causa à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A outorga foi proposta pela Escola de Tecnologia e Comunicação da instituição e integra a agenda acadêmica da universidade.

Natural do Recife, Luciana Santos é formada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e iniciou sua trajetória política em 1987, com filiação ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Atuou na vice-presidência regional da União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 1989 e 1991, foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco a partir de 1995 e exerceu dois mandatos como deputada estadual. Em 2000, foi eleita prefeita de Olinda, cargo que ocupou até 2009, quando assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado.

Eleita deputada federal em 2010, Luciana Santos integrou comissões permanentes relacionadas às áreas de ciência e tecnologia, comunicação, desenvolvimento urbano e cultura, além de frentes parlamentares temáticas. Em 2019, tomou posse como vice-governadora de Pernambuco e, posteriormente, assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A concessão do título reconhece sua atuação pública e sua trajetória ligada às áreas de ciência, tecnologia, gestão pública e formulação de políticas institucionais.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo ao final da reunião ministerial nesta quarta-feira (17), informaram fontes. Segundo esses interlocutores, o União Brasil, partido que indicou Sabino, pediu o cargo após ministro ser expulso de partido. As informações são do g1.

O indicado para substituir Celso Sabino é Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB). O nome foi confirmado pelo senador Efraim Filho (União-PB), líder do partido.

A reportagem apurou que o nome de Gustavo Damião foi avalizado pelo presidente do partido, Antônio de Rueda – que havia anunciado o desembarque do partido do governo.

No almoço de confraternização de fim de ano com jornalistas, há pouco, no JCPM, no Recife, o empresário João Carlos Paes Mendonça lamentou a política do filhotismo e do apadrinhamento familiar que se expande hoje no País de forma desenfreada e sem critérios. “Não há mais vocação para o ingresso na vida pública no Brasil. Ser político virou uma obsessão familiar, de pai para filho, mulher e agregados. A senha é o poder”, disse.

Paes Mendonça ressaltou que esse fenômeno, antes restrito à política do coronelismo no Nordeste, se expandiu para o centro-sul, citando o caso de um ministro que se licenciou do mandato de deputado federal por São Paulo e já lançou a esposa para candidata à sua vaga na Câmara dos Deputados. “O mandato parece ter virado um negócio. E onde fica a pauta do povo brasileiro, tão necessitado por políticas estruturais e reformuladoras?”, perguntou.

João Carlos Paes Mendonça ladeado pelo titular deste blog e a jornalista Angélica Tasso, diretora de Jornalismo da Globo em Pernambuco

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (17), por 17 votos a 7, o PL da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro e deve beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O projeto deve ainda ir à votação nesta quarta no plenário, onde já está pautado.

O texto aprovado foi o parecer do relator, senador Esperidião Amin (PP-SC). Ele acatou emenda do senador Sergio Moro (União-PR) para restringir a redução da pena em regime fechado em relação aos crimes contra o Estado Democrático de Direito. As informações são da CNN.

A Academia Pernambucana de Letras realiza neste sábado (20), a partir das 16h, um encontro de escritores e leitores em clima de confraternização natalina, no Recife. A programação inclui debate, lançamento coletivo de livros e sorteio de exemplares para o público, reunindo diferentes vozes da produção literária local.

Participam do evento 15 autores: Bruna Maciel Borges, Cleyton Cabral, Conceição Rodrigues, Danielle Romani, Débora Meira, Estevão Machado, Fernanda Castro, Flávia Suassuna, Germana Accioly, João Melo, Keilla Liberal, Larissa Garrido, Lucas Santana, Thais Roque e Túlio Velho Barreto. A mediação ficará a cargo do jornalista Fábio Lucas.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decidiu aplicar um prazo de vista (mais tempo para análise) reduzido e votar ainda nesta quarta-feira (17) a proposta que reduz as penas de Jair Bolsonaro (PL) e de outros condenados por atos golpistas, o chamado PL da Dosimetria.

O presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA), anunciou que os parlamentares terão quatro horas para analisar o parecer de Esperidião Amin (PP-SC). A sessão foi suspensa após a etapa de discussão e será retomada às 15h, com a votação. As informações são do g1.

Alencar afirmou que a decisão de flexibilizar o tempo foi tomada diante da intenção de o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AL), levar a proposta à votação no plenário também nesta quarta.

Levantamento Atlas/Intel, divulgado hoje, mostra Raquel Lyra (PSD) como a pior governadora do Nordeste e a terceira pior do país, atrás apenas dos governadores Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Wilson Lima (UB-AM). A gestora aparece com 33% de aprovação e 55% de desaprovação, e 12% disseram não saber. Quanto à avaliação do governo, 17% consideram ótimo ou bom, 47%, regular, e 36%, ruim ou péssimo. O ranking dos governadores foi produzido a menos de um ano das eleições de 2026, quando Raquel buscará a recondução ao cargo.

A governadora de Pernambuco tem aprovação abaixo da média nacional e distante da do gestor estadual mais bem avaliado do Nordeste, Rafael Fonteles (PT), do Piauí, que tem 69% e é o segundo melhor do país. Ainda na região, João Azevêdo (PSB), da Paraíba, tem avaliação de 59% (ótimo/bom) a 32% (ruim/péssimo); Elmano de Freitas (PT), do Ceará, 55% a 40%; Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia, 51% a 45%; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, 51% a 44%; Paulo Dantas (MDB), de Alagoas, 41% a 48%; Fábio Mitidieri (PSD), de Sergipe, 39% a 45%; e Carlos Brandão (sem partido), 33% a 51%.