O desafio de educar na era digital tem ganhado aliados importantes que transformam o aprendizado dos alunos e a forma de trabalhar dos professores. O uso de ferramentas de tecnologia nas salas de aula chega para facilitar o processo de formação do estudante como se fosse uma atualização dos métodos de ensino.
Pensando em colaborar com esse cenário, a empresa pernambucana Dulino desenvolve produtos de suporte que estimulam o pensamento crítico e incentivam o aprendizado contínuo. Entre os materiais, estão kits de robótica, kits maker, metaverso e óculos de realidade virtual, soluções com inteligência artificial e metodologias ativas.
Leia maisO fundador da empresa, o especialista em educação tecnológica, Raphael Gadelha, explica como tudo começou. “Essa ideia nasceu de um sonho e eu, Raphael Gadelha, CEO e fundador, nasci no mesmo dia da escola: 15 de março. Seguramente, é por isso que a Dulino não vê a escola no formato tradicional. Temos escolas do século 19, professores no século 20 e alunos no século 21. A conta não fecha. Lápis e papel perderam espaço para tablets, computadores, óculos de realidade virtual, celular, câmeras e uma lista que não caberia aqui”, detalhou Gadelha.

“A tecnologia é aliada à educação. Com essa mentalidade, a Dulino surgiu em 2013 e integrou a tecnologia ao processo de “aprender fazendo”. Afinal, não há nada melhor do que aprender praticando”, acrescentou. Atualmente, a Dulino atua em 20 escolas pernambucanas, entre públicas e privadas.
Modalidades pedagógicas
Segundo Raphael, as modalidades pedagógicas de aprendizagem da Dulino se baseiam nas metodologias ativas para transformar o ensino em uma experiência imersiva e dinâmica. “O nosso foco é dar todo suporte formativo necessário aos professores e fornecer ferramentas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas dos alunos”, destacou. Guiados por professores qualificados, os alunos exploram equipamentos, planejam montagens, enfrentam desafios e desenvolvem soluções criativas.
Raphael destacou que o aluno do século 21 sente a necessidade de saber mais sobre o mundo em que vive e, principalmente, de interagir de forma ativa nesse contexto, não sendo apenas consumidor de informação ou de soluções já desenvolvidas.

Um dos produtos para esse novo público é o Kit AtivaMente, desenvolvido com o objetivo de oferecer uma experiência educativa inclusiva e envolvente para crianças típicas e atípicas. É composto por três atividades maker e três histórias, que promovem o aprendizado por meio de uma abordagem inovadora, o incentivo à interação, empatia e compreensão de temas importantes, a flexibilidade cognitiva e a linguagem expressiva e receptiva. Mais informações sobre a Dulino estão disponíveis no site sistemadulino.com.br.
Leia menos