Em depoimento ao Blog, o deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos) afirmou que o jornalista Magno Martins foi muito feliz ao escrever uma obra que servirá de inspiração para muitos políticos, principalmente das novas gerações. Confira!
Em depoimento ao Blog, o deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos) afirmou que o jornalista Magno Martins foi muito feliz ao escrever uma obra que servirá de inspiração para muitos políticos, principalmente das novas gerações. Confira!
Empossado como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde setembro, o paraibano Alex Azevedo é um grande defensor das ferrovias. Uma das principais obras sob fiscalização da estatal é a Transnordestina, sonho antigo do Nordeste e que deverá ter o trecho que beneficia Pernambuco concluído nos próximos cinco anos, como avalia o diretor.
“Esse trecho de Salgueiro até Suape está na Infra s/a, que é uma empresa que juntou a Valec Engenharia com a EPL, de planejamento e logística. Ela está também sob o guarda-chuva do Ministério dos Transportes, e é a maior empresa de logística e de projetos do país. Ela vai licitar a obra. O dinheiro virá do Orçamento Geral da União num primeiro momento, depois dependo das concessões, do futuro e do andamento da obra, possa ser até que se faça algum tipo de licitação e a própria empresa vencedora termine a obra. Mas eu acredito que até 2029 ou 2030 nós teremos esse trecho de Suape pronto”, previu, em entrevista ao podcast ‘Direto de Brasília’.
Ele ressaltou que os investimentos em ferrovias são caros, mas necessários, e que as obras tendem a sofrer atrasos por essa questão. Ele citou como exemplo a Ferrovia Norte-Sul, que começou a ser discutida em 1985, ainda no Governo José Sarney, e só foi concluída este ano. “Os investimentos em ferrovias são muito caros, mas têm que ser feitos. Um país como o nosso, com o potencial que temos, a riqueza que produzimos, do agro, as exportações que temos, tudo que somos e queremos ser ainda. Então, temos que ter uma malha ferroviária que transporte essa riqueza”, destacou Alex.
Blog da Folha
Após oficializar a ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, no Grande Recife, o presidente Lula (PT) encerrou a agenda de compromissos em Pernambuco, na tarde de hoje, em Cupira, no Agreste do Estado.
Na agenda, o presidente inaugurou a Barragem Panelas II e anunciou a retomada das obras da Barragem de Garapeba, localizada em São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul do estado, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSD), do prefeito do Recife, João Campos (PSB), do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT) e outros ministros de Estado, parlamentares aliados, entre outras autoridades.
Leia mais“Estou orgulhoso. Hoje é um dia feliz para mim. Porque quando vejo uma adutora dessa, quando apertamos aquele botão e vimos aquela água jorrando, para quem saiu na seca do Nordeste ver uma coisa daquela, fica realizado como ser humano. Mas temos que fazer muito mais!”, comentou o presidente Lula. Em seu discurso, ele compartilhou sua própria história de vida como retirante nordestino e as dificuldades que enfrentou ao longo da vida até virar presidente.
Em seu discurso, Lula buscou listar as realizações do seu governo, com destaque para a importância da transposição do Rio São Francisco para a segurança hídrica do Nordeste e diversos programas como o Luz Para Todos, o Pé de Meia, a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil, além das universidades e institutos federais inaugurados pelas gestões petistas.
Retomada das obras
As ações reforçam a segurança hídrica na Zona da Mata Sul de Pernambuco e fazem parte do sistema integrado de controle e regularização de cheias dos rios Una e Sirinhaém, estruturado após as grandes inundações de 2010 e 2017. O complexo de barragens tem como objetivo amortecer picos de vazão, proteger áreas urbanas vulneráveis e assegurar a regularização hídrica para consumo humano e uso produtivo regional.
“Em 2010, a fúria das águas deixou cicatrizes na Mata Sul. Vidas foram perdidas e mais de 80 mil pessoas ficaram desabrigadas. O presidente Lula tomou uma atitude e propôs que o governo federal fizesse um projeto que garantisse que através de um sistema de barragem, pudesse proteger o povo”, lembrou Waldez Góes, que destacou as ações do Novo PAC para obras de infraestrutura hídrica.
“Onde havia ruínas, o presidente Lula está erguendo segurança, onde havia descaso, o presidente Lula está trazendo compromisso, para que a chuva não seja mais motivo de desespero”, completou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.
“Chego aqui no dia do meu aniversário, mas o presente é para o senhor. Obrigado por me permitir entregar uma obra que é a redenção de Pernambuco. (…) Sou filha desse chão, me criei aqui no Agreste de Pernambuco. Fui forjada na democracia e sei lutar o bom combate. E quando me elegeram para ser a governadora de Pernambuco eu me coloquei para concluir obras que não foram realizadas”, agradeceu a governadora Raquel Lyra.
As barragens de Panelas II e Igarapeba beneficiarão cerca de 350 mil pessoas, protegendo-as das cheias nos anos muito chuvosos na Bacia do Rio Una, que costumam atingir vários municípios da Mata Sul de Pernambuco, com capacidade de 17 milhões de m3 de armazenamento. Panelas II vai operar na contenção de enchentes de cidades da Mata Sul, como Belém de Maria, Lagoa dos Gatos e Catende. Já Igarapeba controlará as enchentes em São Benedito do Sul, Maraial, Jaqueira, Catende e Barreiros, todas na Mata Sul. As duas barragens foram iniciadas em 2012 e paralisadas entre 2014 e 2015. Na época, a barragem de Igarapeba tinha um índice de execução de 27% e Panelas II, de 40%.
Leia menos
Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Alex Azevedo, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou, na última semana, o resultado do IGM-PREV (Índice de Gestão Municipal Previdenciária). O levantamento avaliou a gestão da Previdência de 148 municípios de Pernambuco, e Caruaru ficou em primeiro lugar, com a maior pontuação do estado, empatado com o Recife.
A professora aposentada Sandra Lúcia Cordeiro de Araújo Souza, que dedicou 25 anos de sua vida à Educação de Caruaru, elogia os serviços do CaruaruPrev. “Muito importante o atendimento e a organização do CaruaruPrev, onde agora também temos como providenciar documentos através do atendimento online, facilitando bastante a nossa vida”, ressaltou a professora aposentada.
“Diferente do passado, hoje o CaruaruPrev é motivo de orgulho. Temos uma gestão transparente, que respeita os servidores e que garante a aposentadoria deles. Temos a melhor Previdência Social de Pernambuco”, comemorou o prefeito Rodrigo Pinheiro.
O senador Otto Alencar (PSD-BA) saiu em defesa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e classificou como “correta” a decisão de adiar a sabatina de Jorge Messias, indicado por Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Em entrevista ao GloboNews Mais, hoje, Otto argumentou que iniciar o processo apenas com a publicação no Diário Oficial, sem o envio da mensagem presidencial ao Congresso, violaria as regras da Casa. “Eu achei que ele [Alcolumbre] tomou a decisão correta”, afirmou Otto. “Seria fazer uma ação que não tinha sustentação regimental e daria uma discussão, terminaria talvez até se judicializando isso”, explicou.
Leia maisO senador, que deve assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2026, disse que discutiu o assunto com Alcolumbre e a assessoria jurídica do Senado antes do anúncio. Com o impasse sobre o envio da mensagem, Otto Alencar avalia que não há mais tempo hábil para concluir a indicação este ano. Segundo ele, o recesso parlamentar deve começar por volta do dia 17 ou 18 de dezembro.
“Se ele fosse encaminhado amanhã, dificilmente daria tempo para esse ano […] ficaria um tempo muito curto, muito exíguo para se apreciar essa matéria. Portanto, na minha opinião, pelo que eu estou vendo, vai ficar para o próximo ano também”, previu.
Apesar de defender o rito, Otto reconheceu que há um componente político na resistência do Senado: a preferência pelo senador Rodrigo Pacheco. “Existia uma ‘querência’ aqui pelo nome do Pacheco”, admitiu. No entanto, ele acredita que o presidente Lula não recuará da indicação de Messias. “Eu acho que ele [Pacheco], com a indicação do Jorge Messias, está fora do páreo”, analisou.
Leia menos
Meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, abre o debate da ferrovia Transnordestina. O nosso convidado de logo mais é o advogado Alex Azevedo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que acompanha o projeto de perto junto ao Ministério dos Transportes.
O Direto de Brasília vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem o programa pela Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; pela Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; pela Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; ainda pela Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras; e pela LW TV, de Arcoverde.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou, há pouco, o cancelamento da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, escolhido por Lula para substituir Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e a votação da indicação no plenário do Senado estavam previstas para o dia 10 de dezembro.
Entretanto, para ganhar tempo e viabilizar reuniões de Messias com senadores, o governo Lula não enviou ao Senado a mensagem que formaliza a indicação de Messias. Sem isso, a Casa não consegue analisar a indicação no cronograma anunciado por Alcolumbre e pelo presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA). As informações são do portal G1.
Leia maisEm comunicado a senadores, o presidente do Senado classificou a demora do governo Lula em formalizar a indicação com o envio da mensagem como “grave e sem precedentes”.
“Após a definição das datas pelo Legislativo, o Senado foi surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita referente à indicação, já publicada no Diário Oficial da União e amplamente anunciada Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes”, disse. O senador do Amapá também classificou a falta do envio da mensagem ao Senado com uma “interferência” do governo no cronograma estabelecido pelo Poder Legislativo.
Leia menos
Diário de Pernambuco
A governadora Raquel Lyra (PSD) agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje, pelos investimentos do Governo Federal em Pernambuco, que permitiram a retomada de obras paralisadas. Ela acompanhou Lula na cerimônia de ampliação da capacidade operacional na Refinaria Abreu e Lima, que contou com a presença de ministros, senadores, deputados, e do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
“Obrigada, presidente, por não desistir da refinaria, não desistir de Pernambuco, de tantas obras paralisadas. Encontramos mais de 400 no estado em janeiro de 2023. Mas, como o senhor, não fomos buscar culpados. Fomos buscar soluções e trabalhar”, discursou Lyra. “Obras paralisadas há muito tempo hoje viram realidade em Pernambuco”, completou.
Leia maisDentre os projetos retomados, a governadora citou a barragem Panelas II, no município de Cupira, no Agreste do estado, que será inaugurada nesta tarde, e outras três barragens iniciadas no Governo Dilma Rousseff (PT).
“Em 2011, a presidente Dilma colocou cinco barragens em Pernambuco. Em 2018, a primeira foi inaugurada, mas as outras quatro ficaram pelo meio do caminho. Estamos entregando uma hoje. A de Gatos está em obras, e a de Iguarapeba vamos dar a autorização do início de obras hoje”, celebrou a governadora. “Fica só pendente mais uma, que estou atualizando o projeto para mandar a Waldez [Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional]”, acrescentou.
Leia menos
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog // Foto: Márcio Didier-Cortesia
Em um discurso histórico, extremamente forte e emocionante, na tarde de hoje, em Ipojuca, no Grande Recife, o presidente Lula (PT) fez um apelo aos homens brasileiros: parem de matar e violentar mulheres.
Lula esteve na cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima. Mas pouco falou sobre a pauta. O presidente abraçou a causa das mulheres diante dos horrores vividos pelas brasileiras e usou o espaço para chamar atenção à causa.
Leia maisContribuição de Janja
Um pedido da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, impulsionou o chefe do Poder Executivo a se debruçar em uma campanha nacional contra a violência doméstica.
“Eu acordei domingo para tomar café e, durante o desjejum, a Janja começou a chorar. De noite, vendo o Fantástico, a Janja voltou a chorar. Ontem, ela voltou a chorar. E hoje no avião, ela pediu para mim: assuma a responsabilidade de uma luta mais dura contra a violência dos homens contra a vida das mulheres”, relatou Lula.
O presidente lembrou que a mãe dele, Dona Lindu, o educou para nunca levantar a mão para uma mulher. “Eu fui educado por uma mulher que do jeito que nasceu, morreu nesta vida, analfabeta. E a minha mãe sempre dizia assim: ‘meu filho, se você se casar e não tiver bem com a sua mulher, se separe dela, mas nunca levante a mão para bater”, declarou.
Casos chocantes
Lula citou casos chocantes de violência contra as mulheres que foram noticiados este ano no Brasil. Entre eles, dois ocorreram na última semana. Um homem incendiou a própria casa com a esposa e quatro filhos dentro, no Recife, matando todos.
Em São Paulo, um homem atropelou e arrastou uma mulher com quem teve um relacionamento por um quilômetro. A vítima teve as duas pernas amputadas e segue internada em estado grave. Lula também mencionou a jovem que levou 60 socos no rosto dentro de um elevador em Natal, no Rio Grande do Norte.
“Essa semana teve um cara que pegou duas pistolas na mão e descarregou contra a mulher. Tem um outro que matou a mulher grávida com três filhos, tocou fogo na casa. Tem um outro que atropelou a mulher e arrastou ela um quilômetro. Essa mulher vai sobreviver com as duas pernas amputadas. A pergunta que eu faço é o seguinte: o Código Penal brasileiro tem pena para fazer justiça a um animal irracional como esse? Nós temos pena para isso?”, questionou o presidente.
“Se o cara tiver dinheiro, como aquele malandrão que ficou dando 60 socos na mulher no elevador, ele fica dois anos, três (preso) e vai para a rua maltratar outra mulher. E um pobre coitado que rouba um pão para comer não tem nem advogado”, destacou.
Movimento nacional
O presidente convocou os homens para um movimento nacional de combate à violência contra as mulheres. “Cada um de nós homens precisamos ser um professor do outro homem. Cada um de nós temos que educar os nossos filhos. É preciso que haja o movimento nacional dos homens. Estamos precisando de caráter, de dignidade, educação, respeito às nossas companheiras, às mulheres, que se não fossem elas a gente nem existia”, enfatizou Lula.
Leia menos
Durante Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Alepe, o deputado estadual Nino de Enoque (PL) reforçou a importância da união entre governos Federal e Estadual, produtores e representantes do setor sucroenergético para superar a grave crise enfrentada pela cadeia canavieira em Pernambuco.
Ao lado de parlamentares, trabalhadores e lideranças do setor, o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura, destacou a urgência de medidas concretas para garantir a sobrevivência das usinas, a manutenção dos empregos e a preservação da economia nas regiões produtoras.
“Como produtor rural, sinto na pele essa situação! É fundamental que o Governo do Estado e o Governo Federal unam esforços para enfrentar esse desafio. O que não podemos é ficar de braços cruzados enquanto um dos principais setores da nossa economia desmorona. Contem comigo nessa luta. São empregos de pais de família em jogo”, ressaltou Nino de Enoque.
A pesquisa divulgada pela CNN Brasil, na última quarta-feira, sobre a corrida eleitoral de Pernambuco, ouviu 1,2 mil pessoas em 56 municípios e não chamou atenção apenas pelos números. Outro dado relevante começa a circular nos bastidores: o levantamento é assinado pela Alfa Inteligência, hoje considerada a empresa de pesquisa mais premiada do Brasil e uma das mais respeitadas internacionalmente.
O instituto recentemente recebeu o título de “Melhor Empresa de Pesquisa do Ano” no Napolitan Victory Awards, em Washington, premiação considerada o “Oscar” da consultoria e comunicação política mundial. Na mesma edição, seu CEO, Emanoelton Borges, foi eleito Melhor Pesquisador Eleitoral do Ano.
Leia maisA Alfa também acumula prêmios no Polaris Awards, referência europeia em comunicação política, e no Prêmio CAMP, com troféus de ouro e prata em inovação e uso avançado de pesquisa de opinião. Com presença em 1.400 cidades, atuação nos 27 estados e mais de 7 milhões de entrevistas presenciais, o instituto consolidou metodologia rigorosa, precisão e resultados auditáveis.
A pesquisa publicada pela CNN segue esse padrão técnico e reforça a posição da Alfa Inteligência como referência nacional na produção de dados eleitorais confiáveis, e não seria diferente na pesquisa realizada em Pernambuco. Foram realizadas 1.200 entrevistas presenciais, em 56 cidades, abrangendo as cinco mesorregiões de Pernambuco: Agreste, Mata, Região Metropolitana do Recife, São Francisco e Sertão. 100% das entrevistas foram auditadas, garantindo confiabilidade de 100% das respostas dos eleitores pernambucanos.
Leia menos
Quarenta anos depois de um dos capítulos mais marcantes da história política do Recife e do país, o Centro Debate, escritório político do ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos, promoverá um grande encontro para celebrar a eleição municipal de 1985 – ano que marcou o retorno do voto direto e a eleição de Jarbas como prefeito do Recife. O evento será realizado amanhã, às 17h.
Com o tema “Esse cara é a cara da democracia”, o encontro reunirá antigos colaboradores, lideranças políticas e personalidades que participaram ativamente da reconstrução democrática em Pernambuco. Será um momento de memória e reconhecimento ao papel desempenhado por Jarbas durante os anos de resistência ao regime militar, período em que emergiu como uma das vozes mais firmes em defesa da democracia.
