Uma operação de emergência foi montada neste domingo (12) no Aeroporto de Fernando de Noronha para permitir o pouso de um avião de resgate (veja vídeo acima). A aeronave fez a transferência de uma paciente em estado grave para o Recife. Como o sistema de balizamento noturno do aeroporto está com defeito, carros e caminhões foram usados para iluminar a pista.
O Hospital São Lucas informou que, na madrugada de domingo (12), a paciente Luana Pedro de Lima deu entrada na unidade após sofrer um acidente de moto.
Leia maisDepois exames, os médicos constataram traumatismo cranioencefálico e fraturas múltiplas na face, incluindo mandíbula, maxila e nariz.
O hospital explicou que a transferência para o Recife foi necessária por causa da gravidade das lesões e da necessidade de exames de imagem detalhados e avaliação cirúrgica.
Problemas no balizamento noturno
O Aeroporto de Fernando de Noronha só pode receber voos noturnos em casos de emergência médica. No entanto, o sistema de iluminação da pista está em pane, como confirmou Samuel Prado, diretor da Dix, empresa que administra o aeródromo.
“Há alguns dias detectamos uma falha no sistema de balizamento noturno. Iniciamos a manutenção imediatamente e já compramos as peças necessárias, que devem chegar nos próximos dias para restabelecer o serviço”, explicou Samuel Prado.
Mobilização
O avião de resgate tinha previsão de pouso às 19h30. A direção do Hospital São Lucas pediu ajuda aos moradores para iluminar a pista com os faróis dos veículos.
Segundo o presidente da Associação de Veículos de Turismo, Nino Alexandre Lehnemann, várias categorias profissionais se mobilizaram para ajudar.
“Soubemos que não haveria iluminação na pista e organizamos um mutirão. Locadoras, guias e taxistas atenderam ao chamado — todos que tinham carros com bons faróis vieram ajudar”, contou Lehnemann.
A presidente da Associação dos Condutores de Visitantes de Noronha, Amanda Roca, também participou da mobilização.
“Pedi que os condutores viessem ao aeroporto para ajudar, como foi solicitado. Infelizmente, só somos notados quando há um acidente ou um problema”, disse Amanda.
Mesmo com a mobilização dos moradores, os coordenadores da operação decidiram usar apenas veículos oficiais para iluminar a pista.
Os carros do governo entraram na área de acesso restrito às aeronaves e foram posicionados de modo a garantir a iluminação necessária para o pouso.
Após momentos de expectativa, o avião com estrutura de UTI pousou com segurança, e a paciente foi transferida para o Hospital da Restauração, no Recife.
O diretor da Dix afirmou que a operação foi bem-sucedida e que o conserto do sistema de iluminação segue em andamento.
“O pouso e a decolagem ocorreram sem problemas. Estamos acelerando a entrega das peças para restabelecer o sistema de iluminação o quanto antes”, declarou Samuel Prado.
A Administração de Fernando de Noronha informou que vai analisar o problema para indicar se haverá punição pela falta de balizamento.
Leia menosA cantora Alcione dedicou o show que fez em Brasília, na noite de sábado (12/10), ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que estava na plateia. O público chegou a puxar um coro de “sem anistia”, em alusão aos réus e condenados pelos atos antidemocráticos.
A plateia que assistia à apresentação, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, bateu palmas e acenou em direção às galerias, onde Alcione indicou que o magistrado estava. As informações são do Metrópoles.
Leia mais
“Quero dedicar o show dessa noite ao nosso ministro Alexande de Moraes, que nos deu essa honra de assistir hoje. É muita honra para a cantora. Obrigada, ministro. [ante os aplausos] Ele é amado. Ele é o cara para nós. Aplausos para o nosso ministro”, declarou.
Em outro momento, parte dos frequentadores do show puxou o coro “sem anistia”, em referência ao projeto que concede perdão aos condenados pelos ataques do 8 de Janeiro, pleiteado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional.
Leia menosA deputada estadual Rosa Amorim (PT) participou, nesta segunda-feira (13), do ato que marcou o início da greve por tempo indeterminado dos trabalhadores da Compesa, realizado em frente à sede administrativa da estatal, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Durante o discurso, a parlamentar afirmou que a possível privatização da companhia representa um risco não apenas para os servidores, mas também para a população. “Os trabalhadores ainda não sabem se serão ou não demitidos. E quem vai sentir de fato o peso dessa possível privatização são as famílias e comunidades que terão contas mais caras e um serviço pior”, declarou.
Rosa também reforçou apoio ao movimento sindical e à frente estadual contra as privatizações, citando que outros serviços públicos, como o Metrô do Recife, também enfrentam risco de repasse à iniciativa privada. “Essa greve é legítima, necessária e urgente. A nossa luta é pela garantia do bem público do nosso Estado, contra todas as privatizações”, afirmou a deputada. A paralisação dos servidores da Compesa cobra garantias de manutenção dos empregos, reposição salarial e transparência sobre o futuro da empresa, além de se posicionar contra o leilão marcado para dezembro, que prevê a concessão dos serviços de distribuição de água e esgoto à iniciativa privada.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorização para receber a visita médica em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar, após agravamento de episódios de soluços.
O pedido foi encaminhado ao Supremo pelos advogados de Bolsonaro na manhã desta segunda-feira (13/10). De acordo com a defesa, o ex-presidente apresentou “agravamento de episódios persistentes de soluços, motivo pelo qual se pugna pela célere apreciação do presente pleito”. As informações são do Metrópoles.
Leia maisBolsonaro teve uma crise de soluço no fim do mês passado e chegou a avaliar uma possível ida ao hospital. Na ocasião, conforme informou o filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), o ex-presidente teve quatro episódios de vômito. O médico da família precisou passar a noite na residência.
O novo pedido ainda não foi analisado pelo relator do processo. Entretanto, como já salientado por Moraes, Bolsonaro pode se dirigir ao hospital sempre que relatar mal-estar, desde que haja comunicação prévia ao STF.
Mal-estar recorrente
Não é a primeira vez que Bolsonaro apresenta crises de saúde em casa. No dia 16 de setembro, há quase um mês, ele precisou ser internado após queda de pressão, crise de soluço e episódios de vômito.
Na ocasião, o médico Cláudio Birolini informou que o quadro exigiu o encaminhamento do ex-presidente ao Hospital DF Star para “avaliação clínica, medidas terapêuticas e exames complementares”.
Os soluços são complicações recorrentes no sistema digestivo de Bolsonaro e têm origem na facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.
Leia menosO avanço da miopia entre crianças e jovens acende um alerta na área da saúde ocular. Estudos internacionais apontam que, até 2050, metade da população mundial será míope — o que representa cerca de 5 bilhões de pessoas. Atentas a esse cenário, as oftalmologistas Ana Catarina Delgado e Andrea Sarmento, sócias do Centro de Referência no Controle da Miopia, do Grupo Oftalmo Zona Sul, promovem nesta terça-feira (14), nos dois turnos, às 7h30 e às 13h30, um encontro com pais e educadores no Colégio Saber Viver, no Recife.
O objetivo é discutir o aumento expressivo dos casos de miopia na infância, apresentar novas tecnologias de tratamento e orientar a comunidade escolar sobre como identificar precocemente sinais do problema de visão.
Leia maisDurante a pandemia, a incidência de miopia — dificuldade em enxergar de longe — teve um salto preocupante. Um estudo realizado em Hong Kong revelou que os casos aumentaram 28,8% em 2020 e 36,2% em 2021, impulsionados pelo uso excessivo de telas e pela redução das atividades ao ar livre. “Esse crescimento, que já atingiu níveis alarmantes no Oriente, agora começa a se refletir na população ocidental”, alertam as médicas.
No encontro, as especialistas vão apresentar dados sobre esse cenário e demonstrações práticas de novas terapias, como as lentes de contato especiais Coopervision MiSight 1 Day, capazes de frear o avanço do grau da miopia em crianças a partir dos seis anos de idade. Elas também vão abordar outros métodos já disponíveis, como:
• Colírios específicos, que controlam o crescimento do olho;
• Lentes com tecnologia de controle de progressão, de uso diário e descartável;
• Ortoceratologia (lente pijama), usada durante o sono para remodelar a córnea e corrigir até 8 graus de miopia;
• Óculos com lentes especiais estabilizadoras do grau.
Além dos tratamentos, mudanças comportamentais são essenciais para conter o avanço da miopia. As oftalmologistas reforçam que reduzir o tempo de exposição às telas e aumentar as atividades ao ar livre são medidas simples e eficazes. “Recomendamos pelo menos duas horas de brincadeiras externas por dia. A luz natural estimula a produção de dopamina, que ajuda a controlar o crescimento ocular”, explicam.
As médicas também orientam os pais sobre o uso responsável de dispositivos eletrônicos:
• Até 2 anos: evitar completamente o uso de telas;
• Dos 2 aos 5 anos: máximo de 1 hora por dia;
• A partir dos 5 anos: até 2 horas diárias.
Outro fator importante é o histórico familiar. “Quando um dos pais é míope, o risco da criança desenvolver o problema triplica. Se ambos os pais são míopes, o risco é sete vezes maior”, ressaltam Ana Catarina e Andrea, enfatizando a necessidade de consultas oftalmológicas periódicas desde a infância.
O encontro no Colégio Saber Viver busca mobilizar famílias e educadores para um olhar mais atento à saúde ocular infantil, reforçando que diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo são as melhores formas de evitar complicações futuras, como glaucoma, descolamento de retina e até cegueira permanente.
SERVIÇO:
Palestra “Miopia Infantil: Como identificar e prevenir” com as oftalmologistas Ana Catarina Delgado e Andrea Sarmento do Grupo Oftalmo Zona Sul
Dia: 14 de outubro (terça-feira)
Horário: nos dois turnos (manhã e tarde), 7h30 e 13h30h
Onde: Colégio Saber Viver, no Espinheiro – Recife
Os trabalhadores da Compesa iniciaram, nesta segunda-feira (13), uma greve por tempo indeterminado contra o processo de privatização parcial da companhia anunciado pelo Governo de Pernambuco. A paralisação foi aprovada em assembleia da categoria e começou com um ato em frente à sede administrativa da empresa, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O movimento cobra garantias de manutenção dos empregos, reposição salarial e transparência sobre o futuro da estatal, além de se posicionar contra o leilão marcado para dezembro, que prevê a transferência dos serviços de distribuição de água e esgoto à iniciativa privada.
O presidente do PP e senador Ciro Nogueira (PI) disse na noite passada que a postura do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos prejudicou o cenário político para a direita, durante participação no programa Canal Livre, da Band. Ele também afirmou que, dadas as notícias recentes, são inviáveis, neste momento, as chances de algum nome da família disputar na chapa para a Presidência da República.
“Eu não sei o que eu faria se meu pai fosse injustiçado, mas foi um prejuízo gigantesco para nosso projeto político. Nós tínhamos uma eleição completamente resolvida”, avaliou. As informações são do Estadão.
Leia maisDo exterior, o parlamentar, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou nos últimos tempos que articulou sanções que chegaram ao Brasil em forma de tarifas e atuações diretas contra ministros da Suprema Corte.
Na avaliação de Ciro Nogueira, o foco desse trabalho deveria ter sido especificamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e não os magistrados.
O presidente do PP também disse que, com a rejeição muito grande por parte da população em relação ao tarifaço, que não é viável hoje um nome da família Bolsonaro para a corrida à Presidência da República. Ele não quis falar sobre composições ou sobre a escolha do vice, alegando que primeiro é preciso escolher a cabeça de chapa.
O presidente do PP afirma que pediu ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível, que informe até o fim do ano o candidato à Presidência da República que pretende apoiar em 2026. “Ele me garantiu que ia fazer a sua escolha no momento correto. Eu defendi que ele fizesse isso até o final do ano”, disse.
Ciro não quis dizer se Bolsonaro já deu sinais de quem poderia apoiar e afirmou que o ex-presidente tem ouvido muita gente. “Eu acho que vai fazer a sua escolha num momento correto para anunciar.”
Na avaliação do senador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está hoje como favorito porque é o que já sinalizou que deverá ser candidato à reeleição. “Isso é porque só tem um time em campo, né? Agora, quando outro time entrar, têm jogadores bem melhores, eu não tenho dúvida que a gente vire esse jogo e vamos ganhar a eleição no próximo ano”, considerou.
Sobre a potencial candidatura à presidência pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro disse que o carioca não deve “bater continência” a Bolsonaro. “Ele vai ser leal. Ele jamais pode trair o ex-presidente Bolsonaro. Ele sempre vai ser leal ao Bolsonaro, mas jamais vai ser subordinado ao mandato Bolsonaro. Isso aí pode ter toda certeza, eu conheço”, avaliou.
Seja quem for o candidato, na opinião do presidente do PP não haverá ataques a Lula. “Ninguém vai roubar os eleitores de Lula”, disse, comentando que a direita precisa se unir e que um exemplo de má atuação foi a eleição de Ricardo Nunes para a Prefeitura de São Paulo, que, segundo ele, foi um exemplo de uma eleição que não unificou a fatia da direita.
Ciro diz que não há condição de Bolsonaro ir para presídio
Ciro Nogueira, que visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro – que está em prisão domiciliar -, avaliou há pouco que o ex-mandatário está claramente com a saúde debilitada e que não há sentido em se falar em prisão em uma cadeia no caso dele. “Não tem a menor condição de ele ir para a prisão por conta da questão de saúde de Bolsonaro”, disse.
“Infelizmente, um dia, nós vamos perder (Bolsonaro) por conta dessa facada. Eu estou lá o tempo todo com ele, ele não é uma pessoa saudável, não tem a menor condição de uma pessoa como essa ser colocada em um presídio. Porque se fizer eles vão matá-lo. Não tenha dúvida de que isso vai acontecer, infelizmente”, afirmou, em referência ao ataque que Bolsonaro sofreu durante a campanha para presidente.
Leia menosA ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse à CNN que as recentes demissões de indicados do PP, MDB e PSD fazem parte de uma reorganização da base aliada.
A petista explicou que a retirada de pauta da MP (medida provisória) que apresentava alternativas ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) tem servido de parâmetro para as mudanças na máquina pública. As informações são da CNN.
Leia mais“Nós estamos reorganizando a base a partir de uma votação que era importante para o país e para o governo federal. Quem votou contra sabia disso, então não tem por que ficar no governo”, afirmou.
A ministra antecipou que as mudanças não acabaram e devem atingir outros partidos de centro. Desde a semana passada, houve a troca de ao menos seis indicados por partidos aliados.
“Nós vamos tirar os indicados pelos deputados federais que votaram contra para reorganizar a base aliada”, ressaltou.
Gleisi ressaltou que, nem por isso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixará de conversar com partidos de centro ou de direita.
“Não vamos deixar de conversar com quem quer que seja, mas se quiserem continuar no governo, daqui pra frente, têm de votar com o governo”, acrescentou.
O Palácio do Planalto identificou as digitais do PP, do PSD e do União Brasil na retirada da proposta alternativa ao IOF de pauta. No entanto, houve traições no MDB e até mesmo no PSB.
Como alternativa à perda de incremento orçamentário de R$17 bilhões, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avalia apresentar uma nova proposta de aumento dos impostos contra apostas online e cortar a previsão de pagamento de emendas parlamentares.
Leia menosO cantor pernambucano Luca de Melo grava nesta terça-feira (14) o seu primeiro audiovisual, intitulado “Balanço Maneiro”, no Forte Orange, em Itamaracá. O projeto marca uma nova fase da carreira do artista e busca unir música, cultura e turismo em um dos principais cartões-postais do litoral norte de Pernambuco. Inspirado pelo clima do verão e pela energia dos carnavais nordestinos, o trabalho mistura axé, samba e frevo em uma celebração da alegria e da identidade musical do Nordeste.
Com dez anos de trajetória, Luca aposta na irreverência e na força das canções autorais para consolidar o novo momento artístico. A gravação, que acontece em um espaço histórico, simboliza o encontro entre o moderno e o tradicional e reforça o caráter cultural do projeto. Sem público presencial, o registro poderá ser acompanhado por meio de uma live nas redes sociais do cantor.
Por Betânia Santana – Blog da Folha
Com autorização da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a governadora Raquel Lyra (PSDB) embarca amanhã para uma missão internacional de 15 dias. No roteiro estão passagens pela China e Dinamarca, onde a gestora participa de agendas para assegurar e ampliar investimentos já anunciados para Pernambuco, além de buscar novos aportes de capital estrangeiro no estado.
Iniciando a viagem pela cidade chinesa de Chengdu, em Sichuan, a comitiva passará também pela capital Pequim e por Xangai. No país, a gestora deve ter contatos com empresas dos setores de infraestrutura — tanto de estradas quanto de portos e ferrovias —, além de empresas de tecnologia voltada ao setor energético, de celulose, maquinário agrícola e de uma fabricante de composições de metrô.
Leia maisConexões
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, que acompanha a governadora na missão, detalhou que a viagem também visa à atração de novas conexões entre portos chineses e o Porto de Suape. Atualmente, há apenas uma linha fixa para o Oriente, baseada em Singapura.
Cavalcanti também afirmou que a governadora deve apresentar o ambiente de negócios e divulgar o setor produtivo do estado aos empresários chineses, aproveitando o alinhamento entre o gigante asiático e o Brasil, no momento em que os chineses podem enfrentar uma sobretaxa de 100% imposta pelos Estados Unidos a partir de novembro.
“A gente tem uma oportunidade muito grande agora de exportar. Pernambuco é um grande produtor de proteína animal. Isso vale para frango, ovo, carne, peixe, e lá é muito demandado. Faremos uma viagem que a gente chama de diplomacia empresarial. A governadora vai promover nosso estado como destino de investimento, mas também promover o setor empresarial pernambucano junto a parceiros chineses”, explicou o secretário.
Raquel deve ter, ainda, reuniões para negociar a venda de açúcar e de frutas produzidas no Vale do São Francisco. A última etapa da viagem à China envolve a ida da governadora ao New Development Bank, chamado de Banco do BRICS, que é presidido pela ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Na instituição, Raquel buscará investimentos para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Investidores
Já na Dinamarca, onde desembarca no dia 23, a gestora vai conhecer a APM Terminals e a Maersk, que está investindo R$ 2 bilhões na construção de um novo terminal de contêineres no Complexo Portuário-Industrial de Suape. Ela também irá à European Energy, que vai instalar uma planta de produção de e-metanol no complexo.
Guilherme Cavalcanti revelou também que, em Copenhague, a comitiva irá palestrar mostrando a América Latina como um destino promissor de investimentos para empresas dinamarquesas, incluindo empresas do setor de saneamento. A gestão estadual deve realizar o leilão de concessão da Compesa em dezembro. Segundo ele, a meta é fortalecer também o setor sucroenergético de Pernambuco.
“Empresas do setor de energia renovável, de infraestrutura, de água e saneamento, de tecnologia — tecnologia aplicada à indústria de óleo e gás. Esse é o público-alvo lá na Dinamarca. São setores que têm uma certa interação com a nossa indústria sucroenergética”, pontuou.
Comitiva
Além de Guilherme Cavalcanti, a gestora deve ser acompanhada pelos secretários de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro; e de Comunicação, Rodolfo Pinto. As secretárias executivas de Imprensa, Dani Brito, e de Relações Internacionais, Rayane Aguiar, além do presidente do Porto de Suape, Armando Bisneto, também participam da viagem. Executivos como o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, e o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, também devem formar a comitiva.
Agenda
Hoje, a governadora recebe a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, no Senado. A iniciativa reconhece a atuação da gestora para que o estado alcançasse a maior pontuação do Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA), entre as unidades federativas.
Leia menosA OAB Pernambuco promove no dia 9 de novembro, a partir das 6h, a Corrida da OAB 2025, com largada no Shopping Recife. O evento esportivo, organizado em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), propõe um momento de integração entre a advocacia e o público em geral, com percursos de 5 km e 10 km. Além do incentivo à prática esportiva, a corrida busca promover bem-estar e confraternização entre os participantes. Todos os concluintes receberão medalha comemorativa da edição, e as inscrições podem ser feitas pelo site soucorredor.com.br.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva se reuniram nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano .
Na ocasião, Lula parabenizou o pontífice pela liderança na Igreja Católica e aproveitou a ocasião para convidá-lo a participar da COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
“Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o Papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, prosseguiu. As informações são do g1.
Leia maisLula desembarcou em Roma neste domingo (12) para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A visita do presidente marca as comemorações pelos 80 anos de criação da FAO e ocorre em um momento simbólico, meses após o anúncio da saída do Brasil do Mapa da Fome, de acordo com o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI 2025), divulgado em julho.
Esta reportagem começa com um novo formato de vídeo. Diga o que você achou
“Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, afirmou o presidente em uma rede social, após o encontro.
Ainda na segunda-feira (13), também na sede da FAO, o presidente Lula encerrará a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Ele vai inaugurar o espaço que sediará o Mecanismo de Apoio da Aliança, que funcionará como o secretariado da iniciativa.
Em conversa com jornalistas na última quarta-feira (8), o coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores, ministro Saulo Arantes Ceolin, afirmou que a presença de Lula nos eventos reforça a relação histórica e estratégica entre o Brasil e a FAO.
“O objetivo principal da viagem é esse: prestigiar o Fórum e, sobretudo, comemorar o aniversário da organização, que é tão importante e com a qual o Brasil mantém uma relação robusta há décadas”, disse Ceolin.
Primeiro encontro com o papa
Esta é a primeira vez que Lula se reúne com o papa Leão XIV, sucessor do papa Francisco. O encontro entre os dois líderes estava sendo costurado pelo governo brasileiro nos últimos dias.
Segundo fontes do Itamaraty, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, duas vezes por telefone durante a última semana. A reunião entre Lula e o papa Leão XIV também foi articulada com a embaixada brasileira na Itália junto à Santa Sé.
“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”.
Lula também disse que o pontífice pretende visitar o Brasil em um momento oportuno.
“Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”.
Em mandatos anteriores, Lula se reuniu com outros papas como João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
A última ida de Lula para Roma foi em abril deste ano, para participar do velório do papa Francisco, que faleceu em 21 de abril, aos 88 anos, após um acidente vascular cerebral (AVC) e em decorrência de uma insuficiência cardíaca.
Além de Lula e Janja, também participaram do encontro os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.
Leia menos