Deportações dos EUA devem atender requisitos de dignidade, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta terça-feira (28) que as deportações de brasileiros que estão nos Estados Unidos devem atender aos “requisitos mínimos de dignidade”.

O chanceler deu a declaração após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ministros.

“Discutimos formas de tratar o tema daqui para diante e de se discutir com as autoridades americanas que as deportações para eles, repatriação para o Brasil, sejam feitas atendendo os requisitos mínimos de dignidade, respeito aos direitos humanos, atenção necessárias aos passageiros numa viagem dessa extensão”, disse Vieira.

Na última sexta-feira (24), 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram algemados em solo brasileiro. Alguns relataram terem sofrido agressões físicas e enfrentado com supostas falhas técnicas da aeronave, inclusive no ar-condicionado.

O encarregado de negócios da embaixada e consulados dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, foi chamado pela secretária de Assuntos Consulares do Itamaraty, embaixadora Márcia Loureiro, para discutir o incidente. A reunião ocorreu na tarde da última segunda-feira (27).

Da CNN Brasil.

Veja outras postagens

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou na manhã deste domingo (10) na sua conta do X um vídeo de 1982 que registra um encontro entre o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan (Partido Republicano), e o então presidente do Brasil, João Figueiredo, último general que comandou o país na ditadura militar (1964-1985).

Nas imagens, Reagan discursa nos jardins da Casa Branca, em Washington, ao lado de Figueiredo. O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) faz o seguinte comentário no post: “Tempo em que o Brasil tinha um presidente e as relações EUA-Brasil eram levadas a sério. Esses tempos retornarão”. As informações são do Poder360.

Eduardo está nos EUA desde fevereiro de 2025, quando começou a trabalhar por sanções do governo do atual presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), contra autoridades brasileiras. O lobby por sanções também é feito pelo neto de João Figueiredo, o empresário e jornalista Paulo Figueiredo.

Eis a postagem de Eduardo Bolsonaro:

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

No Dia dos Pais, meus filhos Magno Filho e João Pedro me presentearam com roupa. Adorei! Adorei igualmente o presente das minhas enteadas Maria Beatriz e Maria Heloísa, que me mandaram uma linda e gostosa cesta de café da manhã com uma surpresa junto: uma camisa estampando uma foto minha com elas e a mãe, a minha amada Nayla Valença.

Fiquei ancho da vida!

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares