Lei Seca: número de mortes por acidentes de trânsito cai
Na quarta-feira (19), a Lei Seca completou 16 anos e o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, (Cisa) antecipou alguns indicadores relacionados aos acidentes de trânsito atribuíveis ao álcool no Brasil. “Acompanhamos com entusiasmo a queda progressiva da mortalidade por acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool, mas muitos brasileiros ainda bebem e dirigem. Alterações cognitivas e motoras ocorrem mesmo que não sejam percebidas pelo condutor, por isso é perigoso qualquer consumo antes de dirigir”, avalia Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Cisa. Entre 2010 e 2022, houve uma diminuição de 22,7% no número de mortes (de 13.911 para 10.747), especialmente entre os homens. Em relação ao ano anterior (2021), observa-se estabilidade nos números. No entanto, a faixa etária mais impactada mudou. Em 2010, os jovens adultos de 18 a 34 anos lideravam o número de óbitos. Atualmente, a população entre 35 e 54 anos é a mais afetada. Um outro indicador importante é o comportamento de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas, monitorado desde 2011 pelo Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde. A edição de 2023 mostra que 5,9% da população relata beber e dirigir. Entre aqueles de 35 a 54 anos, observa-se um aumento na prevalência, de 7% em 2011 para 7,8% em 2023.
Além disso, no mesmo período, seis capitais registraram crescimento na condução de veículos após uso de álcool: Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Boa Vista (RO), Teresina (PI), São Luís (MA) e Campo Grande (MS). Já em 19 capitais e no Distrito Federal nota-se queda, com destaque para Natal (RN), Recife (PE) e João Pessoa (PB). ”A implementação da Lei Seca estabeleceu uma importante prática, recomendada para outros países. No entanto, a legislação sozinha não muda comportamentos. São necessárias campanhas educativas, fiscalização (como blitzen) e sanções rigorosas para quem descumprir a lei, especialmente onde os indicadores são preocupantes”, alerta Mariana Thibes, doutora em sociologia e coordenadora do Cisa.
Volkswagen T-Cross fica mais seguro – O novo T-Cross chegou, com novos itens de segurança, design renovado – e algo bom de se saber: os preços são idênticos aos da três versões da geração anterior. O modelo é o primeiro dos 16 lançamentos programados pela empresa até 2028, como resultado dos R$ 16 bilhões de investimentos programados para o período. O SUV ganhou sistema de iluminação mais moderno, interior com novos materiais e acabamentos e, como destaque, itens de segurança importantes – como assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga. De série, para todas as versões, leva faróis Full LED (além das lanternas traseiras). Ele está disponível nas versões 200 TSI, Comfortline e Highline – sendo as duas primeiras com motores 200 TSI e a terceira equipada com o 250 TSI, todas com câmbio automático de seis velocidades. O novo T-Cross custa, respectivamente, R$ 143 mil, R$ 161 mil e R$ 176 mil.
VW investe R$ 3 bi para novo Virtus e picape – Dos R$ 16 bilhões que a Volkswagen investirá no Brasil até 2028, R$ 3 bilhões serão aplicados na fábrica de São José do dos Pinhais, no Paraná. Eles servirão para produzir o novo Virtus e uma picape inédita para venda no Brasil e em outros países da região. O complexo industrial produz o novo T-Cross e os Audi Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro. São, desde 1999, cerca de 3 milhões de veículos fabricados por lá. Desde que foi lançado, em 2018, o Virtus já vendeu mais de 250 mil unidades, sendo mais de 186 mil entregues aos clientes brasileiros e outras 59 mil exportadas para 13 mercados da América Latina. Os R$ 16 bilhões anunciados pela VW no início do ano contemplam total de 16 lançamentos até 2028, incluindo a estreia dos híbridos, assim como novidades em 100% elétricos e flex.
Série especial do Pajero Sport – A Mitsubishi Motors apresentou essa semana a série especial Pajero Sport Legend Black. Ele, com visual arrojado, terá produção limitada a apenas 200 unidades e preço de R$ 415.900. Com ela, a linha Pajero Sport 2024 passa a contar com as seguintes versões disponíveis no Brasil:
- HPE: R$ 339.990
- HPE-S: R$ 369.990
- Legend: R$ 409.990
- Série especial Legend Black: R$ 415.990
A série conta com itens exclusivos – como a cor preta predominante em todos os itens, como retrovisores, molduras do paralamas e tampa traseira, estribos laterais e maçanetas. O SUV é equipado com rodas de 20 polegadas com acabamento em preto brilhante. Por dentro, o tom mais luxuoso da versão Legend é mantido com algumas modificações de cor. Os bancos e apoios de braço central e das laterais possuem revestimento premium na cor marrom escuro – exclusivo para a versão – com pintura em preto brilhante das molduras centrais, console e puxadores de porta. O sistema de som conta com oito alto-falantes e 510W de potência, o que permite ao motorista e passageiros uma oferta de áudio claro e de qualidade. O sistema de entretenimento conta com tela de oito polegadas sensível ao toque e compatibilidade com smartphones via Apple CarPlay e Android Auto. Uma vez conectado, aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify podem ser acessados diretamente pela tela de forma prática e sem distrações para o motorista. Todas as versões são equipadas com o motor 2.4 turbodiesel com 190cv de potência e 43,9kgf.m de torque.
BYD King – Os brasileiros fãs de sedãs, mercado dominado hoje por Toyota Corolla e, lá de longe, pelo Nissan Se, vão ganhar esta semana o BYD King. O primeiro lote do modelo, que chegou ao Porto de Suape, no litoral Pernambucano, no fim do mês passado, começará a ser vendido nas concessionárias da marca. O King mede 4,78 m de comprimento, 1,83 m de largura e tem excelentes 2,71 m de entre-eixos. Supera o Corolla — 4,63 m, 1,78 m e 2,70 m, respectivamente — nas três medidas. O novo representante da marca chinesa vem como motorização híbrida plug-in, com um motor 1.5 a combustão e outro elétrico, que desenvolvem torque de 33,1 kgfm e 204 cv de potência. O preço público do King é R$ 175.800 na versão GL e de R$ 187.800 na versão GS.
Blazer elétrica no Brasil – O primeiro lote comercial da Blazer EV acaba de desembarcar no porto de Vitória (ES). O SUV esportivo premium elétrico da Chevrolet chega em breve ao mercado – e, segundo a marca, dará início ao período de maior transformação da empresa no país. “Este é um momento histórico para nossa empresa, que se prepara para celebrar 100 anos de atividades no Brasil. Estamos focados na mobilidade sustentável e o Blazer EV inaugura um novo patamar tecnológico entre os elétricos. Outras importantes novidades estão por vir’’, afirma Fabio Rua, vice-presidente da General Motors América do Sul. Com o lançamento de novos produtos, a estratégia engloba recursos avançados de segurança veicular e conectividade, com veículos cada vez mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental.
Picape Attack ganha mudanças – A linha Nissan Frontier 2025 chegou às concessionárias com duas mudanças: a primeira se restringe à versão Attack, que ganhou alterações estéticas; a segunda, no geral comercial, com uma redução média de preço de quase 4%. A Attack agora custa R$ 266.590. Os para-lamas dianteiro e traseiro, por exemplo, passaram a ter molduras plásticas pretas (antes eram pintados na cor da carroceria) e os para-choques também estão escurecidos. Completam o design o santantônio, rodas e capa dos retrovisores também no tom preto.
Ford lança versão especial da Ranger – A nova geração da Ford Ranger vai ganhar mais uma configuração: a Black, já como linha 2025. A informação foi antecipada pelo site Autos Segredos. A nova versão será vendida com dois conjuntos mecânicos: 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 41,3 kgfm de torque e V6 3.0 de 250 cv e 61,2 kgfm. O câmbio é automático de seis ou dez marchas, dependendo da motorização. E a tração deve ser 4×2 na mais fraca e 4×4 na mais potente.
Motores da Ranger na Argentina – E por falar na picape, a Ford fez uma remodelação na fábrica de Pacheco, na Argentina, para o lançamento do modelo. Agora, inicia também a produção local de motores, em uma nova planta digital e conectada inaugurada no complexo. A nova unidade vai produzir, na mesma linha, os dois motores turbodiesel que equipam a Ranger: o Lion 3.0 V6, com 250 cv e o maior torque da categoria, de 60,kgfm, e o Panther 2.0 de quatro cilindros, com 170 cv e torque de 40,5kgfm. A planta de motores segue o conceito de manufatura 4.0 já adotado nas demais áreas da fábrica, com maior tecnologia, automação, conectividade e sustentabilidade.
Mercedes-AMG híbrido de alto desempenho – A Mercedes-Benz trouxe ao Brasil o Mercedes-AMG GT 63 S E Performance, lendário GT Coupé de quatro portas que agora conta com tecnologia inspirada na Fórmula 1. O modelo, que tem um design bem expressivo, está equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros, combinado com um motor elétrico e bateria de alto desempenho desenvolvida – além de sistema de tração integral totalmente variável. A potência e o torque máximo do sistema proporcionam alto desempenho com aceleração de zero a 100 km/h em até 2,9 segundos e a entrega de energia só termina em uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 316 km/h. É o primeiro híbrido de alto desempenho da Mercedes-AMG. A bateria, por sinal, é baseada nas células de bateria com resfriamento direto (igual aos carros de F1). Assim como na Fórmula 1, a bateria é especificamente projetada para entrega e recarga rápida de energia.
Financiamento de veículos – As vendas financiadas de veículos em maio somaram 577 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 15,4% na comparação com o mesmo período de 2023, mas queda de 5,6% em relação a abril deste ano. No segmento de autos leves, a alta foi de 14,4% ante maio de 2023 e queda de 6% comparado a abril. Já o financiamento de veículos pesados cresceu 12,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mas caiu 5,1% em relação a abril. O número de financiamentos de motos no mês foi 18,1% maior do que em maio de 2023 e 1% menor do que em abril. No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 2,8 milhões de unidades. O número representa alta de 24,4% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 559 mil unidades a mais. Além disso, essa é a melhor marca para os cinco primeiros meses do ano desde 2011.
Trail elétrica da Watts custa R$ 32 mil – A Watts anunciou que a primeira moto trail elétrica da marca chegará às lojas em agosto. A W-Trail é equipada com motor de 12.000 W – que geram 16cv e são capazes de um desempenho equivalente ao de motos a combustão com motores de 200 cm³, levando-a até os 100 km/h de velocidade máxima. O modelo tem preço sugerido de R$ 32 mil. O motor é alimentado por uma bateria de lítio de 58 Ah, prometendo autonomia de 100 km. A moto pode ser carregada em postos de recarga de automóveis e a carga completa é atingida em três horas (em tomadas residenciais, este tempo sobe para cinco horas). A W-Trail conta com painel digital, farol de LED, chave presencial, freios a disco nas duas rodas (com frenagem combinada) e até marcha ré. A Watts vai oferecer garantia de 12 meses para o chassi e 24 meses para o motor e bateria.
Trânsito: PcD vai poder parcelar multas – A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê o parcelamento de multas de trânsito para motoristas com deficiência (PL 451/24). A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro. Segundo a Agência Câmara de Notícias, o texto, de autoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR), prevê que a possibilidade de parcelamento também se aplica a motorista que seja responsável por pessoa com deficiência. No caso de veículo registrado em outro estado, o parcelamento só será possível se houver convênio entre os órgãos de trânsito envolvidos. O relator, deputado Sargento Portugal (Pode-RJ), apresentou parecer favorável ao texto. “Considerando os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no dia a dia e a possibilidade de o acúmulo de multas de trânsito representar um fardo financeiro insustentável para muitos, é crucial adotar medidas que permitam seu parcelamento”, justifica o parlamentar. O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação. Além da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Elétricos: três tipos de carregadores mais usados – Com a chegada de carros elétricos com preços mais acessíveis no Brasil, muitas dúvidas surgem em relação ao carregamento e até ‘gambiarras’ para economizar. Thiago Castilha, diretor da E-Wolf, empresa que oferece soluções para eletromobilidade, alerta que a escolha de um equipamento adequado e uma instalação feita por equipe técnica especializada é essencial, tanto para a segurança do condutor quanto para a preservação da vida útil da bateria. Por isso, ele elencou os 3 tipos de carregadores mais utilizados pelos motoristas de veículos elétricos e explicou para que momentos são indicados.
Na opinião do executivo, o carregador portátil é o mais escolhido pela praticidade e economia, mas seu uso deveria ser somente emergencial, quando se está na rua e sem ponto de recarga próximo. Em segundo lugar, estão os carregadores residenciais, que são instalados na parede de casas ou vagas de garagem em condomínios (Wallbox, por exemplo) e recomendados para o dia a dia. Por último, está o carregador comercial, que é de uso rápido e pode ser encontrado em postos ou estabelecimentos como shoppings centers. Ainda segundo Castilha, o custo para instalação depende do modelo escolhido e a potência do carregador, com valores a partir de R$ 3 mil reais (carregador portátil). Já quem opta pelo residencial, deve investir, no mínimo, R$ 6,5 mil. Também há disponível no mercado o modelo por assinatura, a partir de R$ 299 por mês.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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