A interiorização dos eletrificados
As vendas de veículos leves eletrificados em maio, segundo estudo da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mostra que há um processo de interiorização da eletromobilidade no Brasil. Nos cinco primeiros meses de 2024, os municípios do interior, excluindo as 27 capitais, foram responsáveis por quase a metade (46%) dos emplacamentos de eletrificados de todas as tecnologias no período. Em números, isso significa 29.697 eletrificados emplacados fora das capitais – do total de 64.908 no acumulado nacional do ano. Detalhe significativo: os elétricos BEV e PHEV com recarga externa emplacados no interior representaram 68% (20.250) do total de eletrificados vendidos nessas cidades (29.697), de janeiro a maio. Os 32% restantes das vendas no interior no período (9.497) foram híbridos convencionais (HEV+HEV FLEX+MHEV). Destes, os híbridos flex movidos a etanol representam 44% (4.141), os híbridos a gasolina/diesel 31% (2.936) e os micro híbridos MHEV 25% (2.370).Essas proporções são aproximadamente as mesmas registradas nas capitais (e dentro da média nacional) dos últimos meses: 68% das vendas de eletrificados são veículos plug-in e 32% são não plug-in (HEV, HEV flex e micro híbridos MHEV).
Em outras palavras: o comprador do interior demonstra a mesma preferência do comprador das capitais pelos modelos tecnologicamente mais avançados (BEV e PHEV).“Esses números são muito importantes”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Eles indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país. Já não estamos mais falando de uma tendência concentrada em algumas poucas capitais do Sudeste”, acrescentou. “No final do ano passado, vimos que a eletromobilidade se expandia para o Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela se espalha pelas cidades do interior”.
Desempenho em maio – Só no mês passado, o mercado brasileiro emplacou 13.612 veículos leves eletrificados (de todas as tecnologias) e chegou a 64.908 nos cinco primeiros meses do ano. A liderança no mês continua com os veículos plug-in (com recarga externa), com 66,5% de participação nas vendas do segmento, puxada principalmente pelos BEV 100% elétricos. O resultado de eletrificados em maio representa um crescimento expressivo de 111,5% sobre maio de 2023 (6.435), embora com queda de 10,5% sobre abril (15.206). Já no acumulado de janeiro a maio, o total indica um aumento de 149% sobre o mesmo período em 2023 (26.014).Se a comparação for sobre os cinco primeiros meses de 2022 (16.354), o aumento é de 297%.
Crescimento sustentável – A participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre o total das vendas domésticas de veículos leves (de todos os tipos de combustível) tem se mantido constante, em torno de 7% a 8%, desde o início do ano.Um detalhe importante é a participação dos veículos plug-in (BEV e PHEV) de janeiro a maio, que também se mantém constante, num alto patamar em torno de 5% do total das vendas. Essa participação tem crescido de modo sustentável. Em maio de 2023, por exemplo, o market share dos eletrificados era 3,9%, praticamente metade da atual – já o estoque total de eletrificados em circulação no país desde o início da série histórica da ABVE (2012 a maio/24) chegou em maio 285.339 veículos, ou 0,67% de participação sobre o total geral de veículos leves emplacados no mesmo período. Mantida a tendência de crescimento dos últimos meses, isso significa que esse mercado atingirá a marca simbólica de 300 mil veículos em circulação na virada do segundo semestre. A ABVE mantém sua avaliação de que as vendas de eletrificados em 2024 fecharão o ano com mais de 150 mil emplacamentos, ou cerca de 60% do total de 2023 (93.927).
Tecnologias – Em maio, as vendas dos veículos elétricos plug-in (BEV +PHEV) foram de 9.057 unidades, o que representa 66,5% do total de eletrificados vendidos no mês (13.612).Os BEV 100% elétricos foram responsáveis por 5.175 emplacamentos no mês (38% do total de eletrificados). Estes veículos estão ganhando o mercado nacional, colocando o Brasil na mesma rota tecnológica de países europeus e asiáticos. O contraste é flagrante em relação ao ano passado. Em maio de 2023, o mercado brasileiro havia emplacado apenas 615 veículos 100% elétricos, com participação entre os eletrificados inferior a 10%. Doze meses depois, o crescimento dos BEV foi de 742%. Já os veículos híbridos plug-in (PHEV) alcançaram 28,5% de participação sobre os eletrificados em maio, com 3.882 unidades. Desde março de 2023, os PHEV estão ganhando mercado. Sobre maio de 2023, o crescimento desse segmento foi de 60%.
Os híbridos não plug-in (HEV+HEV FLEX+MHEV) ficaram em maio com 33,5% do total de eletrificados, com 4.555 veículos. Os híbridos HEV a gasolina/diesel totalizam em maio 1.360 emplacamentos, ou 10% dos eletrificados. Sobre maio de 2023 (482), o crescimento de 182% foi expressivo. Já os híbridos flex (HEV) representaram 15,1% do total de eletrificados, com 2.052 veículos em maio. Sobre maio de 2023 (1.746), houve um leve crescimento de 17,5%. Por fim, o mercado em maio emplacou 1.143 micros híbridos (MHEV), ou 8,4% sobre o total de eletrificados. Sobre maio de 2023, há uma leve retração de 2%.
Modelos e montadoras – A BYD e a GWM seguem na liderança do mercado de leves eletrificados no país. Em maio, a BYD foi responsável por 38,6% dos emplacamentos (5.254), enquanto a GWM ficou com 14,5% (1.972). De janeiro a maio, só essas duas montadoras apresentaram ao mercado 18 modelos, sendo 16 deles elétricos plug-in.
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram eletrificados, foram:
1º – BYD – 27.238
2º – GWM – 9.988
3º – Toyota – 8.897
4º – CAOA Chery – 4.103
5º – Volvo – 2.970
Os cinco modelos mais emplacados entre janeiro e maio foram:
1º – Song Plus GS DM / BYD (PHEV) – 8.127
2º – Dolphin Mini GS EV / BYD (BEV) – 7.741
3º – Dolphin GS 180 EV / BYD (BEV) – 6.295
4º – Corolla Cross XRX Hybrid /(HEV flex) – 5.218
5º – Haval H6 / GWM (HEV) – 2.916
Motivações para um carro elétrico – Qual a razão para que os carros elétricos mudem o comportamento do consumidor brasileiro? O forte apelo ecológico e sustentável? O fato é que eles estão ganhando cada vez mais espaço nas cidades brasileiras. Pontos de recarga podem ser encontrados nos mais variados locais e novos empreendimentos imobiliários já os disponibilizam como diferencial para os seus proprietários. Os interessados se sentem também atraídos pela possibilidade de não terem mais certos custos de manutenção, como as trocas de óleo regulares e os gastos com combustíveis. Porém, os consumidores ainda possuem dúvidas sobre as vantagens de trocar os modelos a combustão pelos carros elétricos. “Existe uma grande expectativa sobre o carro elétrico ser o resolvedor de diversos problemas e no Brasil não é diferente”, afirma Roberto James, mestre em psicologia e especialista em comportamento do consumidor.
Baseado nessas percepções e buscando responder o porquê de as pessoas quererem ter um carro elétrico, Roberto James pesquisou 203 consumidores de vários estados do Brasil, com idades entre 18 e 65 anos. Os resultados foram surpreendentes: mais de 70% dos entrevistados querem ou desejam um carro elétrico. “Um dado relevante é que não houve diferença significativa em relação à renda dos entrevistados”, relata o especialista. Sobre as motivações para a aquisição de um carro elétrico, 30% responderam que era pelo fato de esse tipo de veículo não poluir. Já as opções “Eletricidade ser mais barata do que gasolina”, “Não preciso mais ir ao posto de combustível” e “Vou poder abastecer de casa”, juntas, somaram o percentual de 42%, o que demonstra uma expectativa de economia muito grande na relação de troca do carro a combustão pelo elétrico.
Quando questionados sobre o quanto estariam dispostos a pagar a mais por um carro elétrico, mais de 30% responderam que não querem pagar nem um real a mais e mais de 50% aceitariam pagar até 20% a mais, por se tratar de uma economia ambiental. Como conclusão dos seus estudos, James aponta que o consumidor quer economizar e, se isso puder ser feito de forma mais segura e mais limpa, ambientalmente falando, ele está disposto a investir. “Enquanto houver reservas de petróleo suficientes para demanda de combustíveis, os veículos a combustão terão seu mercado. Aquele que facilitar a jornada do consumidor terá grandes chances de conquistar o mercado”, ressalta ele.
Novo Haval H6 PHEV19 custa R$ 239 mil – E por falar em GWM, a marca no Brasil acaba de lançar o híbrido plug-in Haval H6 PHEV19, já como modelo 2025, com preço promocional de R$ 229 mil – válido até o dia 20 de junho e para apenas um lote inicial de 1.019 unidades (depois, já no dia seguinte, pula para R$ 239 mil. Uma das mais interessantes novidades do novo Haval PHEV19 é o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite o fornecimento de energia do carro para um aparelho elétrico externo. Para o sistema funcionar, é necessário um cabo especial que conta com três tomadas do padrão brasileiro de 3 pinos em uma das extremidades. Ao plugar a outra extremidade no bocal de recarga do carro, esse cabo fornece energia para até três equipamentos 220V simultâneos, com limitação de corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de até 3.300 W. Nesta condição de potência máxima de uso, a bateria fornece energia por até 5 horas sem consumir uma gota de combustível. Esse cabo será oferecido como acessório homologado nas concessionárias GWM até o início de agosto, ainda sem preço oficial definido. Com o novo recurso V2L, o Haval H6 PHEV19 pode fornecer energia mesmo quando a bateria do sistema híbrido estiver descarregada, já que o motor a combustão do Haval H6 pode ser acionado para se transformar em um gerador para recarregar tanto a bateria do próprio veículo quanto fornecer energia para qualquer equipamento elétrico de 220V.
O GWM Haval H6 PHEV19 possui uma autonomia 74 quilômetros segundo o Inmetro. Equipado com tração dianteira e uma bateria de 19 kWh, o SUV conta com uma potência e torque combinados de 326 cv e 53 kgfm, respectivamente. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, destacando-se pelo equilíbrio entre eficiência energética e desempenho. Como de praxe na marca, o processo de compra e vendas será pela internet, diretamente pela montadora, via Mercado Livre. O Haval H6 PHEV19 fica posicionado entre o H6 HEV2 e o H6 PHEV34. É, quando comparado com seus concorrentes diretos, o único híbrido que oferece a opção de recarga rápida. Quando conectado a um carregador DC (corrente direta), o SUV da GWM suporta até 33 kW de potência, permitindo recarregar sua bateria de 19 kWh de 30% a 80% em apenas 28 minutos.
Chama a atenção o quesito segurança: ele tem, por exemplo, condução semiautônoma nível 2+ – o mais avançado disponível no seu segmento –, piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas e reconhecimento de placas de trânsito. Também vem com Auto Reverse Assistance e Parking Assist para vagas paralelas e em 45° e 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360°. Entre os itens de tecnologia e conforto, ele traz update de software pela nuvem, controle remoto do veículo pelo celular, central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos por voz em português, teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags e porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença.
Fiat Panda – A Fiat acaba de revelar, na Europa, as primeiras imagens do Grande Panda, primeiro modelo de uma nova família de veículos derivada da plataforma multienergia Smat Car, ou STLA Small. Ele será lançado primeiramente no Velho Continente, Oriente Médio e África com versões elétrica e híbrida. Ele tem 4 metros de comprimento e capacidade para 5 pessoas, com linhas que remetem ao Panda original, apresentado nos anos 80 e que se tornou um clássico da marca para as cidades europeias. Com o Grande Panda, a Fiat inicia agora a sua transição para plataformas globais comuns que cobrem todas as regiões do mundo.
Venda de motos e segurança no trânsito – O Brasil enfrenta uma revolução sobre duas rodas: as vendas de motocicletas atingiram um marco histórico, impulsionadas pela busca por mobilidade e oportunidades de trabalho. No entanto, este crescimento vem acompanhado de um sombrio aumento nos acidentes e fatalidades nas estradas. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), o país testemunhou um grande salto na produção, com 1,57 milhão de unidades fabricadas no último ano, alimentando uma frota de 27 milhões de motocicletas circulando pelas ruas do país. Além disso, uma análise dos dados divulgados pelo Infosiga revela uma tendência preocupante: somente no estado de São Paulo, entre os primeiros meses de 2022 e 2023, houve um aumento de aproximadamente 5,64% nas fatalidades de motociclistas, saltando de 461 para 487 acidentes fatais no período. Esse aumento se intensificou ainda mais no comparativo do primeiro trimestre de 2023 e 2024, com um crescimento significativo de 17,45%. Por isso, Alper Seguros alerta para a urgência da segurança nas estradas. “Com o surto de motocicletas, o risco de acidentes é cada vez maior. A contratação de um seguro é vital para proteger os motociclistas e suas famílias em caso de tragédias”, ressalta Antônio Azevedo, vice-presidente de Auto, Frota e Consórcio da Alper Seguros.
Em média, a frequência de sinistros de motos no Brasil é mais significativa que a de automóveis, o que faz com que muitas seguradoras limitem a aceitação do seguro. “Muitas delas optam por garantir cobertura apenas para motocicletas de alta cilindrada, cujo perfil de segurado prevalece entre pessoas de classe média, acima de 40 anos. No entanto, há prevalência de circulação de motocicletas de baixa cilindrada, que são predominantemente conduzidas por trabalhadores dos mais variados tipos de entrega”, esclarece Azevedo. Com o surgimento de aplicativos e o aumento na demanda por serviços de entrega rápida, o contingente de entregadores sobre motocicletas tem aumentado consideravelmente. Esses profissionais enfrentam condições desafiadoras nas ruas, muitas vezes lidando com prazos apertados e tráfego intenso. Dessa forma, o aumento de entregadores nas ruas impacta diretamente os números de fatalidades no trânsito, uma vez que esses trabalhadores estão mais expostos a riscos de acidentes.
Consórcio: 3 dicas para adiantar a contemplação – O mercado de consórcios no Brasil tem crescido, destacando-se como uma alternativa atraente para a aquisição de bens e serviços. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor registrou um aumento de 12,5% no número de participantes ativos em 2023, atingindo a marca de 8,5 milhões de consorciados. Esse crescimento reflete a busca dos consumidores por modalidades de compra planejada, sem juros e com condições mais flexíveis. E, claro, quando alguém entra em um consórcio tem a esperança de logo ser contemplado. Mas, para quem não quer depender apenas da sorte, o diretor da Âncora Consórcios, Márcio Massani, separou algumas dicas para dar aquele empurrãozinho para adiantar a contemplação.
1 – Faça um bom planejamento financeiro: tenha controle dos seus gastos e se organize para economizar. Assim, é possível juntar um valor e disponibilizá-lo para lance.
2 – Conheça as modalidades de lances disponíveis no grupo: oferecer lances é uma maneira de acelerar a contemplação. Para isso, é necessário analisar o histórico e a porcentagem de lances vencedores no grupo participante.
3 – Mantenha suas parcelas em dia: para participar das assembleias, é essencial que as parcelas estejam em dia. Além disso, algumas administradoras oferecem uma modalidade de lance chamada “lance fidelidade”, em que apenas os consorciados que pagaram suas parcelas até o vencimento poderão ofertar lances.
“Uma dica extra, e a mais importante, é: a escolha de uma boa administradora é imprescindível para apoiar todo o processo com confiança e segurança”, completa Massani. Para saber se a empresa é credenciada, o ideal é acessar o site abac.org.br e clicar na aba associados e parceiros. Além disso, olhar a reputação da empresa no Reclame Aqui é super válido.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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