De bigu com a modernidade

A interiorização dos eletrificados

As vendas de veículos leves eletrificados em maio, segundo estudo da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mostra que há um processo de interiorização da eletromobilidade no Brasil. Nos cinco primeiros meses de 2024, os municípios do interior, excluindo as 27 capitais, foram responsáveis por quase a metade (46%) dos emplacamentos de eletrificados de todas as tecnologias no período. Em números, isso significa 29.697 eletrificados emplacados fora das capitais – do total de 64.908 no acumulado nacional do ano. Detalhe significativo: os elétricos BEV e PHEV com recarga externa emplacados no interior representaram 68% (20.250) do total de eletrificados vendidos nessas cidades (29.697), de janeiro a maio. Os 32% restantes das vendas no interior no período (9.497) foram híbridos convencionais (HEV+HEV FLEX+MHEV). Destes, os híbridos flex movidos a etanol representam 44% (4.141), os híbridos a gasolina/diesel 31% (2.936) e os micro híbridos MHEV 25% (2.370).Essas proporções são aproximadamente as mesmas registradas nas capitais (e dentro da média nacional) dos últimos meses: 68% das vendas de eletrificados são veículos plug-in e 32% são não plug-in (HEV, HEV flex e micro híbridos MHEV).

Em outras palavras: o comprador do interior demonstra a mesma preferência do comprador das capitais pelos modelos tecnologicamente mais avançados (BEV e PHEV).“Esses números são muito importantes”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Eles indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país. Já não estamos mais falando de uma tendência concentrada em algumas poucas capitais do Sudeste”, acrescentou. “No final do ano passado, vimos que a eletromobilidade se expandia para o Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela se espalha pelas cidades do interior”.

Desempenho em maio – Só no mês passado, o mercado brasileiro emplacou 13.612 veículos leves eletrificados (de todas as tecnologias) e chegou a 64.908 nos cinco primeiros meses do ano. A liderança no mês continua com os veículos plug-in (com recarga externa), com 66,5% de participação nas vendas do segmento, puxada principalmente pelos BEV 100% elétricos. O resultado de eletrificados em maio representa um crescimento expressivo de 111,5% sobre maio de 2023 (6.435), embora com queda de 10,5% sobre abril (15.206). Já no acumulado de janeiro a maio, o total indica um aumento de 149% sobre o mesmo período em 2023 (26.014).Se a comparação for sobre os cinco primeiros meses de 2022 (16.354), o aumento é de 297%.

Crescimento sustentável – A participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre o total das vendas domésticas de veículos leves (de todos os tipos de combustível) tem se mantido constante, em torno de 7% a 8%, desde o início do ano.Um detalhe importante é a participação dos veículos plug-in (BEV e PHEV) de janeiro a maio, que também se mantém constante, num alto patamar em torno de 5% do total das vendas. Essa participação tem crescido de modo sustentável. Em maio de 2023, por exemplo, o market share dos eletrificados era 3,9%, praticamente metade da atual – já o estoque total de eletrificados em circulação no país desde o início da série histórica da ABVE (2012 a maio/24) chegou em maio 285.339 veículos, ou 0,67% de participação sobre o total geral de veículos leves emplacados no mesmo período. Mantida a tendência de crescimento dos últimos meses, isso significa que esse mercado atingirá a marca simbólica de 300 mil veículos em circulação na virada do segundo semestre. A ABVE mantém sua avaliação de que as vendas de eletrificados em 2024 fecharão o ano com mais de 150 mil emplacamentos, ou cerca de 60% do total de 2023 (93.927).

Tecnologias – Em maio, as vendas dos veículos elétricos plug-in (BEV +PHEV) foram de 9.057 unidades, o que representa 66,5% do total de eletrificados vendidos no mês (13.612).Os BEV 100% elétricos foram responsáveis por 5.175 emplacamentos no mês (38% do total de eletrificados). Estes veículos estão ganhando o mercado nacional, colocando o Brasil na mesma rota tecnológica de países europeus e asiáticos. O contraste é flagrante em relação ao ano passado. Em maio de 2023, o mercado brasileiro havia emplacado apenas 615 veículos 100% elétricos, com participação entre os eletrificados inferior a 10%. Doze meses depois, o crescimento dos BEV foi de 742%. Já os veículos híbridos plug-in (PHEV) alcançaram 28,5% de participação sobre os eletrificados em maio, com 3.882 unidades. Desde março de 2023, os PHEV estão ganhando mercado. Sobre maio de 2023, o crescimento desse segmento foi de 60%.

Os híbridos não plug-in (HEV+HEV FLEX+MHEV) ficaram em maio com 33,5% do total de eletrificados, com 4.555 veículos. Os híbridos HEV a gasolina/diesel totalizam em maio 1.360 emplacamentos, ou 10% dos eletrificados. Sobre maio de 2023 (482), o crescimento de 182% foi expressivo. Já os híbridos flex (HEV) representaram 15,1% do total de eletrificados, com 2.052 veículos em maio. Sobre maio de 2023 (1.746), houve um leve crescimento de 17,5%. Por fim, o mercado em maio emplacou 1.143 micros híbridos (MHEV), ou 8,4% sobre o total de eletrificados. Sobre maio de 2023, há uma leve retração de 2%.

Modelos e montadoras – A BYD e a GWM seguem na liderança do mercado de leves eletrificados no país. Em maio, a BYD foi responsável por 38,6% dos emplacamentos (5.254), enquanto a GWM ficou com 14,5% (1.972). De janeiro a maio, só essas duas montadoras apresentaram ao mercado 18 modelos, sendo 16 deles elétricos plug-in.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram eletrificados, foram:

1º – BYD – 27.238

2º – GWM – 9.988

3º – Toyota – 8.897

4º – CAOA Chery – 4.103

5º – Volvo – 2.970


Os cinco modelos mais emplacados entre janeiro e maio foram:

1º – Song Plus GS DM / BYD (PHEV) – 8.127

2º – Dolphin Mini GS EV / BYD (BEV) – 7.741

3º – Dolphin GS 180 EV / BYD (BEV) – 6.295

4º – Corolla Cross XRX Hybrid /(HEV flex) – 5.218

5º – Haval H6 / GWM (HEV) – 2.916

Motivações para um carro elétrico – Qual a razão para que os carros elétricos mudem o comportamento do consumidor brasileiro? O forte apelo ecológico e sustentável? O fato é que eles estão ganhando cada vez mais espaço nas cidades brasileiras. Pontos de recarga podem ser encontrados nos mais variados locais e novos empreendimentos imobiliários já os disponibilizam como diferencial para os seus proprietários. Os interessados se sentem também atraídos pela possibilidade de não terem mais certos custos de manutenção, como as trocas de óleo regulares e os gastos com combustíveis. Porém, os consumidores ainda possuem dúvidas sobre as vantagens de trocar os modelos a combustão pelos carros elétricos. “Existe uma grande expectativa sobre o carro elétrico ser o resolvedor de diversos problemas e no Brasil não é diferente”, afirma Roberto James, mestre em psicologia e especialista em comportamento do consumidor.  

Baseado nessas percepções e buscando responder o porquê de as pessoas quererem ter um carro elétrico, Roberto James pesquisou 203 consumidores de vários estados do Brasil, com idades entre 18 e 65 anos.  Os resultados foram surpreendentes: mais de 70% dos entrevistados querem ou desejam um carro elétrico. “Um dado relevante é que não houve diferença significativa em relação à renda dos entrevistados”, relata o especialista. Sobre as motivações para a aquisição de um carro elétrico, 30% responderam que era pelo fato de esse tipo de veículo não poluir.  Já as opções “Eletricidade ser mais barata do que gasolina”, “Não preciso mais ir ao posto de combustível” e “Vou poder abastecer de casa”, juntas, somaram o percentual de 42%, o que demonstra uma expectativa de economia muito grande na relação de troca do carro a combustão pelo elétrico.

Quando questionados sobre o quanto estariam dispostos a pagar a mais por um carro elétrico, mais de 30% responderam que não querem pagar nem um real a mais e mais de 50% aceitariam pagar até 20% a mais, por se tratar de uma economia ambiental. Como conclusão dos seus estudos, James aponta que o consumidor quer economizar e, se isso puder ser feito de forma mais segura e mais limpa, ambientalmente falando, ele está disposto a investir. “Enquanto houver reservas de petróleo suficientes para demanda de combustíveis, os veículos a combustão terão seu mercado. Aquele que facilitar a jornada do consumidor terá grandes chances de conquistar o mercado”, ressalta ele. 

Novo Haval H6 PHEV19 custa R$ 239 mil – E por falar em GWM, a marca no Brasil acaba de lançar o híbrido plug-in Haval H6 PHEV19, já como modelo 2025, com preço promocional de R$ 229 mil – válido até o dia 20 de junho e para apenas um lote inicial de 1.019 unidades (depois, já no dia seguinte, pula para R$ 239 mil. Uma das mais interessantes novidades do novo Haval PHEV19 é o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite o fornecimento de energia do carro para um aparelho elétrico externo. Para o sistema funcionar, é necessário um cabo especial que conta com três tomadas do padrão brasileiro de 3 pinos em uma das extremidades. Ao plugar a outra extremidade no bocal de recarga do carro, esse cabo fornece energia para até três equipamentos 220V simultâneos, com limitação de corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de até 3.300 W. Nesta condição de potência máxima de uso, a bateria fornece energia por até 5 horas sem consumir uma gota de combustível. Esse cabo será oferecido como acessório homologado nas concessionárias GWM até o início de agosto, ainda sem preço oficial definido. Com o novo recurso V2L, o Haval H6 PHEV19 pode fornecer energia mesmo quando a bateria do sistema híbrido estiver descarregada, já que o motor a combustão do Haval H6 pode ser acionado para se transformar em um gerador para recarregar tanto a bateria do próprio veículo quanto fornecer energia para qualquer equipamento elétrico de 220V. 

O GWM Haval H6 PHEV19 possui uma autonomia 74 quilômetros segundo o Inmetro. Equipado com tração dianteira e uma bateria de 19 kWh, o SUV conta com uma potência e torque combinados de 326 cv e 53 kgfm, respectivamente. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, destacando-se pelo equilíbrio entre eficiência energética e desempenho. Como de praxe na marca, o processo de compra e vendas será pela internet, diretamente pela montadora, via Mercado Livre. O Haval H6 PHEV19 fica posicionado entre o H6 HEV2 e o H6 PHEV34. É, quando comparado com seus concorrentes diretos, o único híbrido que oferece a opção de recarga rápida. Quando conectado a um carregador DC (corrente direta), o SUV da GWM suporta até 33 kW de potência, permitindo recarregar sua bateria de 19 kWh de 30% a 80% em apenas 28 minutos.

Chama a atenção o quesito segurança: ele tem, por exemplo, condução semiautônoma nível 2+ – o mais avançado disponível no seu segmento –, piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas e reconhecimento de placas de trânsito. Também vem com Auto Reverse Assistance e Parking Assist para vagas paralelas e em 45° e 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360°. Entre os itens de tecnologia e conforto, ele traz update de software pela nuvem, controle remoto do veículo pelo celular, central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos por voz em português, teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags e porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença.

Fiat Panda – A Fiat acaba de revelar, na Europa, as primeiras imagens do Grande Panda, primeiro modelo de uma nova família de veículos derivada da plataforma multienergia Smat Car, ou STLA Small. Ele será lançado primeiramente no Velho Continente, Oriente Médio e África com versões elétrica e híbrida. Ele tem 4 metros de comprimento e capacidade para 5 pessoas, com linhas que remetem ao Panda original, apresentado nos anos 80 e que se tornou um clássico da marca para as cidades europeias. Com o Grande Panda, a Fiat inicia agora a sua transição para plataformas globais comuns que cobrem todas as regiões do mundo.

Venda de motos e segurança no trânsito – O Brasil enfrenta uma revolução sobre duas rodas: as vendas de motocicletas atingiram um marco histórico, impulsionadas pela busca por mobilidade e oportunidades de trabalho. No entanto, este crescimento vem acompanhado de um sombrio aumento nos acidentes e fatalidades nas estradas. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), o país testemunhou um grande salto na produção, com 1,57 milhão de unidades fabricadas no último ano, alimentando uma frota de 27 milhões de motocicletas circulando pelas ruas do país. Além disso, uma análise dos dados divulgados pelo Infosiga revela uma tendência preocupante: somente no estado de São Paulo, entre os primeiros meses de 2022 e 2023, houve um aumento de aproximadamente 5,64% nas fatalidades de motociclistas, saltando de 461 para 487 acidentes fatais no período. Esse aumento se intensificou ainda mais no comparativo do primeiro trimestre de 2023 e 2024, com um crescimento significativo de 17,45%. Por isso, Alper Seguros alerta para a urgência da segurança nas estradas. “Com o surto de motocicletas, o risco de acidentes é cada vez maior. A contratação de um seguro é vital para proteger os motociclistas e suas famílias em caso de tragédias”, ressalta Antônio Azevedo, vice-presidente de Auto, Frota e Consórcio da Alper Seguros.

Em média, a frequência de sinistros de motos no Brasil é mais significativa que a de automóveis, o que faz com que muitas seguradoras limitem a aceitação do seguro. “Muitas delas optam por garantir cobertura apenas para motocicletas de alta cilindrada, cujo perfil de segurado prevalece entre pessoas de classe média, acima de 40 anos. No entanto, há prevalência de circulação de motocicletas de baixa cilindrada, que são predominantemente conduzidas por trabalhadores dos mais variados tipos de entrega”, esclarece Azevedo. Com o surgimento de aplicativos e o aumento na demanda por serviços de entrega rápida, o contingente de entregadores sobre motocicletas tem aumentado consideravelmente. Esses profissionais enfrentam condições desafiadoras nas ruas, muitas vezes lidando com prazos apertados e tráfego intenso. Dessa forma, o aumento de entregadores nas ruas impacta diretamente os números de fatalidades no trânsito, uma vez que esses trabalhadores estão mais expostos a riscos de acidentes. 

Consórcio: 3 dicas para adiantar a contemplação – O mercado de consórcios no Brasil tem crescido, destacando-se como uma alternativa atraente para a aquisição de bens e serviços. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor registrou um aumento de 12,5% no número de participantes ativos em 2023, atingindo a marca de 8,5 milhões de consorciados. Esse crescimento reflete a busca dos consumidores por modalidades de compra planejada, sem juros e com condições mais flexíveis. E, claro, quando alguém entra em um consórcio tem a esperança de logo ser contemplado. Mas, para quem não quer depender apenas da sorte, o diretor da Âncora Consórcios, Márcio Massani, separou algumas dicas para dar aquele empurrãozinho para adiantar a contemplação.

1 – Faça um bom planejamento financeiro: tenha controle dos seus gastos e se organize para economizar. Assim, é possível juntar um valor e disponibilizá-lo para lance.

2 – Conheça as modalidades de lances disponíveis no grupo: oferecer lances é uma maneira de acelerar a contemplação. Para isso, é necessário analisar o histórico e a porcentagem de lances vencedores no grupo participante. 

3 – Mantenha suas parcelas em dia: para participar das assembleias, é essencial que as parcelas estejam em dia. Além disso, algumas administradoras oferecem uma modalidade de lance chamada “lance fidelidade”, em que apenas os consorciados que pagaram suas parcelas até o vencimento poderão ofertar lances.

 “Uma dica extra, e a mais importante, é: a escolha de uma boa administradora é imprescindível para apoiar todo o processo com confiança e segurança”, completa Massani. Para saber se a empresa é credenciada, o ideal é acessar o site abac.org.br e clicar na aba associados e parceiros. Além disso, olhar a reputação da empresa no Reclame Aqui é super válido.  

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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Lei Seca: número de mortes por acidentes de trânsito cai

Na quarta-feira (19), a Lei Seca completou 16 anos e o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, (Cisa) antecipou alguns indicadores relacionados aos acidentes de trânsito atribuíveis ao álcool no Brasil. “Acompanhamos com entusiasmo a queda progressiva da mortalidade por acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool, mas muitos brasileiros ainda bebem e dirigem. Alterações cognitivas e motoras ocorrem mesmo que não sejam percebidas pelo condutor, por isso é perigoso qualquer consumo antes de dirigir”, avalia Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Cisa. Entre 2010 e 2022, houve uma diminuição de 22,7% no número de mortes (de 13.911 para 10.747), especialmente entre os homens. Em relação ao ano anterior (2021), observa-se estabilidade nos números. No entanto, a faixa etária mais impactada mudou. Em 2010, os jovens adultos de 18 a 34 anos lideravam o número de óbitos. Atualmente, a população entre 35 e 54 anos é a mais afetada. Um outro indicador importante é o comportamento de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas, monitorado desde 2011 pelo Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde. A edição de 2023 mostra que 5,9% da população relata beber e dirigir.  Entre aqueles de 35 a 54 anos, observa-se um aumento na prevalência, de 7% em 2011 para 7,8% em 2023. 

Além disso, no mesmo período, seis capitais registraram crescimento na condução de veículos após uso de álcool: Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Boa Vista (RO), Teresina (PI), São Luís (MA) e Campo Grande (MS). Já em 19 capitais e no Distrito Federal nota-se queda, com destaque para Natal (RN), Recife (PE) e João Pessoa (PB). ”A implementação da Lei Seca estabeleceu uma importante prática, recomendada para outros países. No entanto, a legislação sozinha não muda comportamentos. São necessárias campanhas educativas, fiscalização (como blitzen) e sanções rigorosas para quem descumprir a lei, especialmente onde os indicadores são preocupantes”, alerta Mariana Thibes, doutora em sociologia e coordenadora do Cisa. 

Volkswagen T-Cross fica mais seguro – O novo T-Cross chegou, com novos itens de segurança, design renovado – e algo bom de se saber: os preços são idênticos aos da três versões da geração anterior. O modelo é o primeiro dos 16 lançamentos programados pela empresa até 2028, como resultado dos R$ 16 bilhões de investimentos programados para o período. O SUV ganhou sistema de iluminação mais moderno, interior com novos materiais e acabamentos e, como destaque, itens de segurança importantes – como assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga. De série, para todas as versões, leva faróis Full LED (além das lanternas traseiras). Ele está disponível nas versões 200 TSI, Comfortline e Highline – sendo as duas primeiras com motores 200 TSI e a terceira equipada com o 250 TSI, todas com câmbio automático de seis velocidades. O novo T-Cross custa, respectivamente, R$ 143 mil, R$ 161 mil e R$ 176 mil. 

VW investe R$ 3 bi para novo Virtus e picape – Dos R$ 16 bilhões que a Volkswagen investirá no Brasil até 2028, R$ 3 bilhões serão aplicados na fábrica de São José do dos Pinhais, no Paraná. Eles servirão para produzir o novo Virtus e uma picape inédita para venda no Brasil e em outros países da região. O complexo industrial produz o novo T-Cross e os Audi Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro. São, desde 1999, cerca de 3 milhões de veículos fabricados por lá. Desde que foi lançado, em 2018, o Virtus já vendeu mais de 250 mil unidades, sendo mais de 186 mil entregues aos clientes brasileiros e outras 59 mil exportadas para 13 mercados da América Latina. Os R$ 16 bilhões anunciados pela VW no início do ano contemplam total de 16 lançamentos até 2028, incluindo a estreia dos híbridos, assim como novidades em 100% elétricos e flex.

Série especial do Pajero Sport – A Mitsubishi Motors apresentou essa semana a série especial Pajero Sport Legend Black. Ele, com visual arrojado, terá produção limitada a apenas 200 unidades e preço de R$ 415.900. Com ela, a linha Pajero Sport 2024 passa a contar com as seguintes versões disponíveis no Brasil:

  • HPE: R$ 339.990
  • HPE-S: R$ 369.990
  • Legend: R$ 409.990
  • Série especial Legend Black: R$ 415.990

A série conta com itens exclusivos – como a cor preta predominante em todos os itens, como retrovisores, molduras do paralamas e tampa traseira, estribos laterais e maçanetas. O SUV é equipado com rodas de 20 polegadas com acabamento em preto brilhante. Por dentro, o tom mais luxuoso da versão Legend é mantido com algumas modificações de cor. Os bancos e apoios de braço central e das laterais possuem revestimento premium na cor marrom escuro – exclusivo para a versão – com pintura em preto brilhante das molduras centrais, console e puxadores de porta. O sistema de som conta com oito alto-falantes e 510W de potência, o que permite ao motorista e passageiros uma oferta de áudio claro e de qualidade. O sistema de entretenimento conta com tela de oito polegadas sensível ao toque e compatibilidade com smartphones via Apple CarPlay e Android Auto. Uma vez conectado, aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify podem ser acessados diretamente pela tela de forma prática e sem distrações para o motorista. Todas as versões são equipadas com o motor 2.4 turbodiesel com 190cv de potência e 43,9kgf.m de torque. 

BYD King – Os brasileiros fãs de sedãs, mercado dominado hoje por Toyota Corolla e, lá de longe, pelo Nissan Se, vão ganhar esta semana o BYD King. O primeiro lote do modelo, que chegou ao Porto de Suape, no litoral Pernambucano, no fim do mês passado, começará a ser vendido nas concessionárias da marca. O King mede 4,78 m de comprimento, 1,83 m de largura e tem excelentes 2,71 m de entre-eixos. Supera o Corolla — 4,63 m, 1,78 m e 2,70 m, respectivamente — nas três medidas. O novo representante da marca chinesa vem como motorização híbrida plug-in, com um motor 1.5 a combustão e outro elétrico, que desenvolvem torque de 33,1 kgfm e 204 cv de potência. O preço público do King é R$ 175.800 na versão GL e de R$ 187.800 na versão GS.

Blazer elétrica no Brasil – O primeiro lote comercial da Blazer EV acaba de desembarcar no porto de Vitória (ES). O SUV esportivo premium elétrico da Chevrolet chega em breve ao mercado – e, segundo a marca, dará início ao período de maior transformação da empresa no país. “Este é um momento histórico para nossa empresa, que se prepara para celebrar 100 anos de atividades no Brasil. Estamos focados na mobilidade sustentável e o Blazer EV inaugura um novo patamar tecnológico entre os elétricos. Outras importantes novidades estão por vir’’, afirma Fabio Rua, vice-presidente da General Motors América do Sul. Com o lançamento de novos produtos, a estratégia engloba recursos avançados de segurança veicular e conectividade, com veículos cada vez mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental.

Picape Attack ganha mudanças – A linha Nissan Frontier 2025 chegou às concessionárias com duas mudanças: a primeira se restringe à versão Attack, que ganhou alterações estéticas; a segunda, no geral comercial, com uma redução média de preço de quase 4%. A Attack agora custa R$ 266.590. Os para-lamas dianteiro e traseiro, por exemplo, passaram a ter molduras plásticas pretas (antes eram pintados na cor da carroceria) e os para-choques também estão escurecidos. Completam o design o santantônio, rodas e capa dos retrovisores também no tom preto.

Ford lança versão especial da Ranger – A nova geração da Ford Ranger vai ganhar mais uma configuração: a Black, já como linha 2025. A informação foi antecipada pelo site Autos Segredos. A nova versão será vendida com dois conjuntos mecânicos: 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 41,3 kgfm de torque e V6 3.0 de 250 cv e 61,2 kgfm. O câmbio é automático de seis ou dez marchas, dependendo da motorização. E a tração deve ser 4×2 na mais fraca e 4×4 na mais potente. 

Motores da Ranger na Argentina – E por falar na picape, a Ford fez uma remodelação na fábrica de Pacheco, na Argentina, para o lançamento do modelo. Agora, inicia também a produção local de motores, em uma nova planta digital e conectada inaugurada no complexo. A nova unidade vai produzir, na mesma linha, os dois motores turbodiesel que equipam a Ranger: o Lion 3.0 V6, com 250 cv e o maior torque da categoria, de 60,kgfm, e o Panther 2.0 de quatro cilindros, com 170 cv e torque de 40,5kgfm. A planta de motores segue o conceito de manufatura 4.0 já adotado nas demais áreas da fábrica, com maior tecnologia, automação, conectividade e sustentabilidade. 

Mercedes-AMG híbrido de alto desempenho – A Mercedes-Benz trouxe ao Brasil o Mercedes-AMG GT 63 S E Performance, lendário GT Coupé de quatro portas que agora conta com tecnologia inspirada na Fórmula 1. O modelo, que tem um design bem expressivo, está equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros, combinado com um motor elétrico e bateria de alto desempenho desenvolvida – além de sistema de tração integral totalmente variável. A potência e o torque máximo do sistema proporcionam alto desempenho com aceleração de zero a 100 km/h em até 2,9 segundos e a entrega de energia só termina em uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 316 km/h. É o primeiro híbrido de alto desempenho da Mercedes-AMG. A bateria, por sinal, é baseada nas células de bateria com resfriamento direto (igual aos carros de F1). Assim como na Fórmula 1, a bateria é especificamente projetada para entrega e recarga rápida de energia.

Financiamento de veículos – As vendas financiadas de veículos em maio somaram 577 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 15,4% na comparação com o mesmo período de 2023, mas queda de 5,6% em relação a abril deste ano. No segmento de autos leves, a alta foi de 14,4% ante maio de 2023 e queda de 6% comparado a abril. Já o financiamento de veículos pesados cresceu 12,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mas caiu 5,1% em relação a abril. O número de financiamentos de motos no mês foi 18,1% maior do que em maio de 2023 e 1% menor do que em abril. No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 2,8 milhões de unidades. O número representa alta de 24,4% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 559 mil unidades a mais. Além disso, essa é a melhor marca para os cinco primeiros meses do ano desde 2011.

Trail elétrica da Watts custa R$ 32 mil – A Watts anunciou que a primeira moto trail elétrica da marca chegará às lojas em agosto. A W-Trail é equipada com motor de 12.000 W – que geram 16cv e são capazes de um desempenho equivalente ao de motos a combustão com motores de 200 cm³, levando-a até os 100 km/h de velocidade máxima. O modelo tem preço sugerido de R$ 32 mil. O motor é alimentado por uma bateria de lítio de 58 Ah, prometendo autonomia de 100 km. A moto pode ser carregada em postos de recarga de automóveis e a carga completa é atingida em três horas (em tomadas residenciais, este tempo sobe para cinco horas). A W-Trail conta com painel digital, farol de LED, chave presencial, freios a disco nas duas rodas (com frenagem combinada) e até marcha ré. A Watts vai oferecer garantia de 12 meses para o chassi e 24 meses para o motor e bateria.

Trânsito: PcD vai poder parcelar multas – A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê o parcelamento de multas de trânsito para motoristas com deficiência (PL 451/24). A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro. Segundo a Agência Câmara de Notícias, o texto, de autoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR), prevê que a possibilidade de parcelamento também se aplica a motorista que seja responsável por pessoa com deficiência. No caso de veículo registrado em outro estado, o parcelamento só será possível se houver convênio entre os órgãos de trânsito envolvidos. O relator, deputado Sargento Portugal (Pode-RJ), apresentou parecer favorável ao texto. “Considerando os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no dia a dia e a possibilidade de o acúmulo de multas de trânsito representar um fardo financeiro insustentável para muitos, é crucial adotar medidas que permitam seu parcelamento”, justifica o parlamentar. O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação. Além da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Elétricos: três tipos de carregadores mais usados – Com a chegada de carros elétricos com preços mais acessíveis no Brasil, muitas dúvidas surgem em relação ao carregamento e até ‘gambiarras’ para economizar. Thiago Castilha, diretor da E-Wolf, empresa que oferece soluções para eletromobilidade, alerta que a escolha de um equipamento adequado e uma instalação feita por equipe técnica especializada é essencial, tanto para a segurança do condutor quanto para a preservação da vida útil da bateria. Por isso, ele elencou os 3 tipos de carregadores mais utilizados pelos motoristas de veículos elétricos e explicou para que momentos são indicados. 

Na opinião do executivo, o carregador portátil é o mais escolhido pela praticidade e economia, mas seu uso deveria ser somente emergencial, quando se está na rua e sem ponto de recarga próximo. Em segundo lugar, estão os carregadores residenciais, que são instalados na parede de casas ou vagas de garagem em condomínios (Wallbox, por exemplo) e recomendados para o dia a dia. Por último, está o carregador comercial, que é de uso rápido e pode ser encontrado em postos ou estabelecimentos como shoppings centers. Ainda segundo Castilha, o custo para instalação depende do modelo escolhido e a potência do carregador, com valores a partir de R$ 3 mil reais (carregador portátil). Já quem opta pelo residencial, deve investir, no mínimo, R$ 6,5 mil. Também há disponível no mercado o modelo por assinatura, a partir de R$ 299 por mês.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

Paulista - Boa praça

A Prefeitura de Joaquim Nabuco confirmou, há pouco, o falecimento do prefeito Charles Batista. O gestor estava internado, em estado grave, na UTI do Hospital Português, localizado na área central do Recife, mas acabou não resistindo. A causa da morte não foi informada pela assessoria.

Confira abaixo a nota da Prefeitura de Joaquim Nabuco

É com pesar que informamos sobre o falecimento do atual prefeito, Charles Batista, ocorrido no início da noite deste sábado, dia 22 de junho, aos 42 anos de idade, em Recife, no Hospital Real Português.

Charles foi vereador de Joaquim Nabuco-PE, onde contribuiu com relevantes obras e serviços para o desenvolvimento do nosso município.

Deixará seu legado como um homem e ser humano incrível.

O prefeito Charles Batista deixa esposa, filhos e amigos.

Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas condolências aos amigos e familiares e decretamos Luto Oficial por três dias, em sua homenagem.

Petrolina - Viva a nossa arte

Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga, postou um vídeo em seu instagram negando que a família do Rei do Baião autorizou a ex-BBB e cantora Juliette a fazer uma versão da música “Pagode Russo”. Desde que a versão, chamada de “Vem Galopar”, foi lançada por Juliette, uma polêmica se instaurou nas redes sociais por conta da letra da música que, segundo a ex-BBB, tinha sido autorizada pela família de Gonzagão.

Daniel negou veementemente a informação.”Não misturar o nome da Família Gonzaga com lançamentos que nada tem a ver com a história dele. Há uma distorção grave acontecendo no mercado da música”, disse o neto.

Confira o desabafo de Daniel:

Ipojuca - Minha rua top

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), selou nesta quinta-feira (20) o apoio do deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) à sua campanha à reeleição. Uma das condições impostas pelo bolsonarista foi o veto a um nome do PT na vaga de vice na chapa.

O movimento ocorre na mesma semana em que o PT se juntou ao PDT, PC do B, PV e Solidariedade num movimento contra uma chapa “puro-sangue”. Os cinco partidos se reuniram na terça-feira (18) e decidiram pedir a Paes que escolha um integrante de qualquer dessas siglas para a vice. As informações são da Folha de São Paulo.

As articulações ocorrem na semana em que Paes apareceu com uma distância folgada na pesquisa divulgada pela Quaest, em que ele registra 51% das intenções de voto, contra 11% do deputado Alexandre Ramagem (PL) e 8% do deputado Tarcísio Motta (PSOL).

A pesquisa reforçou dentro da campanha de Paes a avaliação de que ele precisa ampliar o espectro político da aliança para evitar a vinculação direta entre a candidatura e o presidente Lula.

O levantamento mostrou que, quando associado ao petista, o prefeito tem 47% dos votos. Ramagem registra 29% ao ter o nome vinculado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem tem o apoio.

A fim de ampliar sua base de apoio, Paes firmou acordo com Otoni de Paula em reunião com o bispo Abner Ferreira, da Assembleia de Deus.

Além do veto ao PT na vice, o deputado também disse ter acordado com o prefeito uma campanha sem ataques ao ex-presidente Bolsonaro, “mesmo sendo provocado politicamente para tal”.

“Em relação ao vice, ele disse que vai resolver na hora certa. Mas a nossa permanência lá se deve a isso. Mas ficou muito claro que não interessa a ele essa polarização [com Bolsonaro]. O Eduardo não é o [Marcelo] Freixo. Tem muitos bolsonaristas que votam nele, como eu”, disse Otoni.

Os acordos estão descritos numa carta do deputado aos seus eleitores após ter desistido da pré-candidatura à prefeitura. Ele não conseguiu viabilizar seu nome dentro do MDB. No texto, afirma que tentou acordo com o PL e Ramagem.

“Mesmo com a minha pré-candidatura implodida por dirigentes das duas legendas, com todo respeito e humildade, me coloquei à disposição para ajudar no que fosse preciso. Sobretudo, no diálogo com os evangélicos, que são a minha base eleitoral. Passei mais de um mês procurando o diálogo com os dirigentes, busquei inclusive o próprio pré-candidato do PL. Dezenas de tentativas de conversa. E… nada”, diz o texto.

Crítico de Paes, o bolsonarista afirma no texto que cedeu ao “gesto tão humilde e grandioso” do prefeito ao pedir seu apoio.

“Sou evangélico, de direita, conservador e tenho posições inegociáveis. Mesmo assim, ele me ligou e convidou para uma reunião. E vejam vocês, me pediu exatamente a mesma ajuda que os outros desprezaram receber”, afirma o texto.

Além das condições políticas, Otoni disse ter solicitado investimento em segurança pública, compromisso de combate ao que chama de “ideologia de gênero” nas escolas e parceria com instituições religiosas na recuperação de pessoas com dependência química.

“Prontamente esses compromissos foram assumidos pelo prefeito comigo. Sendo assim, me sinto à vontade de vir a público para defender sua reeleição e coordenar a campanha na comunidade cristã evangélica”, finaliza o texto.

A entrada de Otoni na campanha ganhou relevância após Paes romper nesta semana com o Republicanos, única sigla à direita do espectro político que o apoiava. O prefeito exonerou nomes indicados pelo partido na estrutura municipal e cancelou contrato com ONG vinculada ao ex-deputado Eduardo Cunha, que atualmente dá as cartas no partido.

Na terça-feira, a reunião de aliados contra a chapa “puro-sangue” pretendida por Paes teve a participação do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

O PT vinha apresentando o nome de André Ceciliano, ex-presidente da Assembleia, e Adilson Pires, ex-secretário municipal da gestão Paes. O PDT tem como indicada a deputada Martha Rocha.

“As pessoas têm a expectativa de que seja uma chapa mais ampla. O pedido em conjunto dá mais peso político. Não é mais um pedido só do PT ou do PDT. Todos esses partidos têm nomes que podem ampliar a chapa”, afirmou o presidente do PT-RJ, João Maurício.

Os partidos, porém, não discutiram deixar a aliança em caso de resistência do prefeito.

A avaliação de Paes é de que precisa ter um nome vinculado ao seu grupo político para que possa garantir na campanha a continuação do estilo de gestão, caso deixe o cargo para disputa do governo estadual em 2026.

O preferido para a vaga é o deputado Pedro Paulo, mas também são opções os deputados Eduardo Cavaliere, Guilherme Schleder, Laura Carneiro e o presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado, todos do PSD. 

Ipojuca - Minha rua top

Um desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)  recomendou que seu gabinete evite usar uma lista de palavras que, por serem muito técnicas, rebuscadas ou mesmo em latim, distanciam a população do Judiciário.

A decisão de Honório Gomes faz parte dos esforços em nome da linguagem simples, um pacto lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. “O pacto pela linguagem simples não simplifica o direito em si, mas incentiva a utilização da língua portuguesa de um modo que torne conceitos complexos compreensíveis para qualquer cidadão”, diz o desembargador Honório Gomes, presidente da 1ª Câmara Criminal do TJPE. As informações são do Diario de Pernambuco.

A relação contém palavras como “Bojo dos autos”, “Caderno processual”, “Cediço”, “Cinge-se”, “Codex’, “De proêmio”, “Dessarte”, “Destarte”, “Escólio”, “Exordial”, “Fustigada”, “Inculpado”, “Increpado”, “Indigitada autoridade coatora”, “Juiz de piso”,” Juiz primevo”, “Outrossim”, “Parquet”, “Peça atrial”, “Peça de ingresso”, “Peça vestibular”, “Porquanto”, “Pretório excelso”, “Prima facie”, “Remédio heroico”, “Supramencionado”, e “Travestido”.

A Presidência do TJPE aderiu ao pacto pela linguagem simples, assinando, em 4 de junho deste ano, o acordo de cooperação técnica com o CNJ para aproximar o Judiciário das pessoas. 

Com o acordo, o Tribunal assume vários compromissos como: estimular juízes(as) e setores técnicos a, sem negligenciar a boa técnica jurídica, eliminar termos excessivamente formais e dispensáveis à compreensão do conteúdo a ser transmitido; Adotar linguagem direta e concisa nos documentos, comunicados públicos, despachos, decisões, sentenças, votos e acórdãos; explicar, sempre que possível, o impacto da decisão ou julgamento na vida do cidadão; 

Também para utilizar versão resumida dos votos nas sessões de julgamento, sem prejuízo da juntada de versão ampliada nos processos judiciais; fomentar pronunciamentos objetivos e breves nos eventos organizados pelo Poder Judiciário; reformular protocolos de eventos, dispensando, sempre que possível, formalidades excessivas; e utilizar linguagem acessível à pessoa com deficiência (Libras, audiodescrição e outras) e respeitosa à dignidade de toda a sociedade.

Serra Talhada - Saúde

Em um anúncio que reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no Sertão do Pajeú, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, divulgou nesta quarta-feira (19), a instalação de uma nova indústria de alimentos no município. A fábrica de macarrão Massas Luiza será estabelecida no distrito industrial local e promete criar mais de 100 empregos nos próximos meses.

Durante a reunião de assinatura da concessão da área para a instalação da nova indústria, a prefeita Márcia Conrado enfatizou a importância desse investimento para a economia local. “Serra Talhada segue no caminho do desenvolvimento graças à nossa gente. Estamos felizes em receber esse novo empreendimento que não só trará mais empregos, mas também solidificará nossa posição como um polo industrial em Pernambuco e no Brasil”, destacou a prefeita. As informações são do blog Farol de Notícias.

A fábrica de massas de macarrão se junta a outras iniciativas de sucesso que têm transformado o distrito industrial de Serra Talhada. Com apenas duas fábricas semelhantes no estado, localizadas em Caruaru e Recife, a chegada da Massas Luiza marca um ponto de inflexão na diversificação econômica da região. Além da indústria de alimentos, a cidade também espera a instalação de uma fábrica de pré-moldados pela KM Engenharia, aumentando ainda mais o dinamismo industrial local.

“Este investimento é um reflexo do trabalho contínuo para atrair novos negócios e desenvolver a infraestrutura necessária para sustentar o crescimento de Serra Talhada. Acreditamos, sonhamos, mas acima de tudo, realizamos. Esse novo empreendimento é mais um passo em nosso compromisso com a transparência e o desenvolvimento da nossa terra, cuidando das nossas pessoas”, concluiu Márcia Conrado.

Vitória Reconstrução da Praça

O estrategista André Gustavo Vieira pode assumir o comando estratégico da campanha de Lara Cavalcanti, pré-candidata a prefeita de Petrolina. André retorna essa semana da África Central, onde comanda, pela segunda vez, a campanha presidencial na República dos Camarões.

Além de um bom forró, xaxado e comidas típicas, o São João também representa uma das épocas de maior fluxo de veículos circulando nas principais rodovias do estado em direção aos polos de festejos juninos. E neste período junino, a expectativa do Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER), é que as rodovias que cortam o Estado devem ter um acréscimo no fluxo de veículos neste feriadão. 

Assim, durante os próximos dias, os policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) estarão reforçando a atuação nos principais trajetos com o objetivo de garantir mais segurança para os pernambucanos e turistas.

Atentos às estradas, o BPRv preparou uma série de orientações para os motoristas não passarem aperto durante as viagens. “Neste São João, preparamos todo um esquema reforçado para garantir uma maior segurança daqueles que vão pegar a estrada, mas é preciso lembrar que todo motorista também tem suas responsabilidades e cuidados para tomar antes, durante e depois de uma viagem de carro”, explica o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Cezar Belo.

Orientações do BPRv:

* Antes de pegar a estrada, faça a revisão no carro. Pneus calibrados, motor revisado, nível de óleo e água no padrão, e ainda verificar se os equipamentos obrigatórios estão todos em seu devido lugar;

* De olho na previsão do tempo e se chover, nada de pegar estrada. E mantenha sempre os faróis acesos;

* Respeite a sinalização. Atenção às placas, elas indicam os limites de velocidade e condições de ultrapassagem;

* Pais e responsáveis: crianças abaixo de 4 anos para o uso de cadeirinha; De 4 a 7 anos, assento de elevação; E, de 7 a 10 anos, sempre no banco de trás e com cinto de segurança;

* Animais de estimação. É recomendado que os pets sejam transportados em compartimentos apropriados ou presos em coleiras fixadas no cinto de segurança;

* Se beber, não dirija. Álcool e volante não combinam. Não consuma bebida alcoólica em hipótese alguma quando estiver dirigindo;

* Mantenha-se descansado(a). Estar bem é fundamental para que o condutor se mantenha com bons reflexos.

Da Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta sexta-feira (21) que o governo de São Paulo, a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) prestem informações sobre a denúncia de uma suposta determinação para o assassinato do ex-policial Ronnie Lessa, delator do caso Marielle Franco.

A decisão foi tomada após o ministro receber nesta quinta-feira (20) um ofício do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp). De acordo com a entidade, o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção que domina os presídios do estado, teria dado autorização para o assassinato de Lessa. A denúncia foi feita por meio de um e-mail recebido pelo sindicato.

O ex-policial chegou ontem (20) ao presídio de Tremembé, em São Paulo, após deixar o presídio federal de Campo Grande. Por ser ex-policial e ter ligações com milícias, Ronnie é considerado inimigo do PCC.  

A transferência foi autorizada por Alexandre de Moraes em função dos benefícios acertados por Lessa no acordo de delação premiada no qual ele acusou os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão de serem os mandantes do assassinato de Marielle. Uma das cláusulas do acordo previa que Lessa deixasse o presídio federal onde estava, em Campo Grande (MS) para ficar mais próximo dos familiares, que moram no Rio de Janeiro.

Segundo o sindicato, o “clima está tenso” em Tremembé, com possibilidade de rebelião. A entidade também pediu a Alexandre de Moraes a transferência de Ronnie Lessa para outro presídio.

Do Poder360

Na toada de críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (21) que o chefe da autoridade monetária é seu adversário político, ideológico e do modelo de governança da sua gestão. Disse que, quando puder trocar o titular da instituição, no fim do ano, o Brasil voltará “à normalidade”.

“Ele [Campos Neto] foi indicado pelo governo anterior e faz questão de demonstrar que não está preocupado com nossa governança, mas com quem ele se comprometeu. Estamos chegando ao momento de trocar o presidente do Banco Central. Vamos ter que tirar ele, indicar outras pessoas. E acho que as coisas vão voltar à normalidade porque o Brasil é um país de muita confiabilidade”, disse Lula em entrevista à rádio “Mirante News”, do Maranhão.

Lula tem 4 indicados no Banco Central. Só conseguirá obter a maioria das cadeiras em 2025, quando Campos Neto e outros 2 diretores terminam o mandato. Ou seja, a partir de janeiro, o Banco Central será controlado pelo Palácio do Planalto. Uma situação parecida se deu durante o 2º mandato de Dilma Rousseff (PT).

O presidente disse que o “nervosismo especulativo” do mercado financeiro não mexerá com “a seriedade da economia brasileira”.  

Lula voltou a errar ao citar os dados de volume de crédito dos 5 maiores bancos do país. Disse que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil têm uma carteira de crédito maior que os outros três maiores bancos privados juntos.

“Caixa e Banco do Brasil nesse período em que estamos conversando aqui, os 2 sozinhos, têm mais carteira de crédito do que os 3 maiores bancos privados juntos, porque os bancos não querem emprestar dinheiro, querem especular, ganhar com a taxa de juros”, disse.

A Caixa tinha R$ 1,144 trilhão em carteira em março de 2024, último dado disponível. Já o Banco do Brasil tinha uma carteira de crédito de R$ 1,138 trilhão. Ambos somam R$ 2,282 trilhões em crédito.

O Bradesco (R$ 889,9 bilhões), o Itaú (R$ 1,185 trilhão) e o Santander Brasil (R$ 654 bilhões) totalizam R$ 2,729 trilhões. Os dados constam nos balanços financeiros dos bancos.

Lula já tinha feito a comparação entre os bancos em outra entrevista, concedida na manhã desta sexta-feira (21) à rádio “Meio”, do Piauí.

Com seis votos favoráveis, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (21) no julgamento que pode retirar o mandato de sete deputados federais. A análise, que acontecia no plenário virtual, foi interrompida com pedido de destaque pelo ministro André Mendonça e, com isso, terá de ser concluída de forma presencial. A data ainda não foi definida.

Seis dos 11 ministros votaram para mudar o alcance da decisão da Corte que derrubou as atuais regras para distribuição das chamadas sobras eleitorais para cálculo das vagas na Câmara dos Deputados. As regras são usadas para cálculo das cadeiras que devem ser preenchidas por candidatos eleitos nas casas legislativas. As informações são do jornal O Tempo.

Os deputados federais são eleitos de forma proporcional. Para assumir a cadeira, o parlamentar precisa obter uma quantidade mínima de votos, que contarão para a distribuição de vagas disponíveis na Câmara.

Em fevereiro, os ministros mantiveram no cargo sete deputados eleitos em 2022 que seriam afetados pela anulação das regras sobre as sobras e entenderam que a decisão deve ser aplicada nas futuras eleições. Contudo, a Rede Sustentabilidade, o Podemos e o PSB recorreram para defender a aplicação para as eleições de 2022 e retirar o mandato dos seguintes parlamentares:

Silvia Waiãpi (PL-AP)

Sonize Barbosa (PL-AP)

Goreth (PDT-AP)

Augusto Pupiu (MDB-AP)

Lázaro Botelho (PP- TO)

Gilvan Máximo (Republicanos-DF)

Lebrão (União Brasil-RO)

Antes das alterações, todos os partidos podiam disputar as sobras eleitorais, que são calculadas pela Justiça Eleitoral para ocupar as vagas que não foram preenchidas após o cálculo do quociente eleitoral, critério principal para definir a vitória dos parlamentares nas eleições. 

Com a nova lei, somente candidatos que tiveram votos mínimos equivalentes a 20% do quociente eleitoral e os partidos que obtiverem mínimo de 80% desse quociente passam a disputar as vagas oriundas das sobras.

Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Nunes Marques, Dias Toffoli e Cristiano Zanin votaram para aceitar os recursos. Até o julgamento ser encerrado, os ministros podem alterar seus votos e os mandatos parlamentares são mantidos.

Goiás terá uma plataforma para facilitar exportações do estado na China. Trata-se de um acordo com o maior porto alfandegário do país asiático, em Xiong’an. A parceria foi firmada em missão da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Estado e pode impulsionar as importações chinesas.

O objetivo agora é, também como parte do referido acordo, estabelecer uma base para comércio exterior no país. Ela será construída do mesmo espaço onde o escritório do Porto Seco de Anápolis deve ser construído na zona portuária. As informações são do Mais Goiás.

A cidade de Xiong’an é considerada um ponto estratégico de comércio, pois ela foi criada justamente para dividir com Pequim funções administrativas. O município conta com um distrito industrial, zonas de livre comércio e armazém alfandegário.

“Esse escritório terá representatividade do Governo de Goiás, por meio da área de comércio exterior da SIC, para trazer novos negócios para Goiás”, frisa Joel Braga Filho, titular da pasta. “Isso nos dá uma ideia do futuro da secretaria com o país que mais se desenvolve no mundo”, afirma o secretário Joel.