Chevrolet S10 ganha versão WT
A General Motors já havia mostrado à imprensa especializada as versões mais caras da Chevrolet S10, a Z71, a LTZ e a topo de linha High Country. Agora, anuncia a S10 WT (Work Truck), cujo foco é o consumidor que a usa para o trabalho pesado. Ela substitui as configurações LS e LT e está disponível com cabines simples, dupla e chassi. O que muda, basicamente, é o visual: são elementos cromados, pintura nas maçanetas, estribos laterais, rack de teto, santoantônio e nem mesmo moldura plástica nas caixas-de-roda. Dependendo do acabamento escolhido, as rodas são de ferro. Apenas a WT com câmbio automático tem rodas de liga-leve. Claro que a reestilização garantiu novas dianteira e traseira – incluindo novo para-choque, grade, capô, faróis, lanternas e tampa da caçamba (agora com a grafia Chevrolet gravada diretamente na lataria). O conjunto de propulsão é o mesmo em toda linha: um 2.8 turbodiesel atualizado, que agora gera 207cv de potência e 52kgfm de torque (ou 46,9 kgfm com câmbio manual de 6 marchas). Outra novidade é a adoção da transmissão automática de 8 marchas, substituindo a caixa de 6 posições. A tração é 4×4. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e consumo de 11,4 km/litro na estrada e 9,5 km/litro na cidade. Confira os preços:
Versão | Preço |
S10 WT chassi 2.8 turbodiesel 4×4 MT | R$ 223.620 |
S10 WT cabine simples 2.8 turbodiesel 4×4 MT | R$ 232.710 |
S10 WT cabine dupla 2.8 turbodiesel 4×4 MT | R$ 247.860 |
S10 WT cabine dupla 2.8 turbodiesel 4×4 AT | R$ 268.060 |
Carros elétricos e os consumidores – O ano de 2024 está se preparando para ser um grande evento para o setor internacional de veículos elétricos (VE) e eletrificados. Um relatório recente da Agência Internacional de Energia (IEA) sugere que 17 milhões de carros elétricos e híbridos serão vendidos globalmente ao longo do ano, um aumento de 20% em relação ao número registrado no ano passado. Nesse contexto, dados da YouGov Global Profiles sugerem que a América Latina deve ser um mercado crucial nesse processo. Dados do início do ano mostram que 64,8% dos consumidores da região pesquisados pela plataforma disseram que os carros elétricos são o futuro do setor. Isso é estatisticamente mais alto do que a porcentagem registrada para todos os entrevistados da Global Profiles internacionalmente (59,8%) e o segundo valor mais alto entre as regiões pesquisadas, atrás apenas dos 73,9% observados na África do Sul. Em teoria, isso significaria que grande parte do público latino gostaria de comprar um veículo elétrico.
Mas, atualmente, apenas uma fração dos consumidores da região possui um carro elétrico. Segundo a Global Profiles, apenas 6,8% dos entrevistados na América Latina têm um 100% elétrico ou híbrido. Nesse caso, a porcentagem se destaca das outras regiões observadas por ser notavelmente baixa. Entre todos os adultos observados pela plataforma, o número é de 12%. Na Europa e na Austrália, a segunda região com menor número de registros de propriedade de VE, o número é de 8,5%. Para David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, é importante observar que a presença de VE não é a mesma em cada um dos países da região. De fato, de acordo com a Global Profiles, a adoção parece ser liderada pelo Brasil: nesse mercado, quase um décimo dos entrevistados afirma ter um carro elétrico. O México e a Colômbia contribuem para a média regional mais baixa, com taxas inferiores a cinco por cento. Mas a Argentina parece ser o mercado com o menor número de VEs nas ruas: apenas 2,7% dos entrevistados afirmam possuir um.
“A dissonância entre o interesse por esses modelos e sua penetração ainda baixa pode se dever a um problema de acessibilidade. Embora uma grande proporção de latinos queira comprar um carro nos próximos 12 meses, apenas 26,4% planejam comprar um carro novo. Globalmente, esse número é de 29,9%. Ao mesmo tempo, em comparação com a porcentagem internacional, os latinos têm maior probabilidade de pensar em comprar um carro usado em um futuro próximo. Nesse contexto, à medida que os VE se tornarem mais acessíveis (e também entrarem no mercado de segunda mão), talvez mais latino-americanos possam comprar um”, pontua Eastman.
Fiat Cronos: 200 mil – Lançado há seis anos, o Fiat Cronos conquistou os brasileiros. O sedã acaba de atingir a marca de 200 mil unidades comercializadas no país. E o melhor mês do ano foi em abril, chegando a 3.400 carros vendidos, com 17,6% de participação entre os sedãs compactos. No acumulado de 2024, já são mais de 9.800 veículos. Em 2023 o modelo teve um aumento de 22% nas vendas em relação ao ano anterior. Vendido em dez países na América Latina, o modelo tem interior espaçoso e o maior porta-malas do segmento (525 litros). Ele conta, por exemplo, com central multimídia de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play em todas as quatro versões e bancos em couro ecológico de série na Precision 1.3 AT. Já para as versões Drive 1.3 é possível incluir o pack S-Design que traz itens como faróis de neblina dianteiros, ar-condicionado automático digital, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, câmera de ré, rodas de liga leve com acabamento escurecido e interior escurecido com acabamento exclusivo.
BMW M3 CS chega com 550cv – O novo M3 CS, que faz parte de um lote de 15 lançamentos previstos pela montadora alemã este ano no Brasil, já está à venda. Serão apenas 17 unidades, ao custo unitário de R$ 1.299.950. O sedã esportivo aposta em tecnologia, trazendo itens como faróis a laser e chave presencial com tela. O motor é um 6 cilindros 3.0 biturbo, que gera 550cv e torque de 66,3kgfm. A transmissão é automática de 8 marchas, com tração integral xDrive.
Garantia da Kia – A partir de agora, todos os automóveis de passeio Kia vendidos no Brasil têm garantia de 5 anos sem limite de quilometragem. Até então, a marca coreana assegurava os mesmos 5 anos, mas impunha também como limite para a cobertura 100 mil quilômetros percorridos. A Kia Brasil também estendeu esse benefício aos clientes que adquiriram os veículos desde 1º de janeiro de 2024, incluindo os modelos Stonic, Sportage e Niro, e os 100% elétricos a serem lançados brevemente no mercado brasileiro. A garantia da bateria de alta voltagem do Kia Niro e dos futuros veículos elétricos continuará em 8 anos ou até 160 mil quilômetros.
Pneus e mulheres – A Campneus, rede de lojas do Grupo Pirelli, acaba de abrir uma unidade na avenida Rebouças, na capital de São Paulo, com mão de obra 100% feminina. São cinco mulheres trabalhando no estabelecimento, incluindo operadoras, vendedoras e gerente. O projeto Elas na Campneus visa promover a inclusão feminina na indústria automotiva. Além disso, a nova loja foi concebida com base em conservação consciente, desde o mobiliário desenvolvido com materiais reciclados até a reutilização de água, o emprego de lâmpadas LED com sensores de presença e a não utilização de plástico de uso único.
Estágio afirmativo – E por falar em mulheres, a Ford anunciou a abertura de inscrições para o seu Programa de Estágio Afirmativo 2024, desta vez com foco na aceleração do desenvolvimento de mulheres. O programa oferece mais de 45 vagas para universitárias das regiões de São Paulo e Tatuí (SP), e Salvador e Camaçari (BA). As estudantes selecionadas poderão atuar em diferentes áreas da companhia, incluindo Marketing, Desenvolvimento do Produto, Tecnologia, Finanças e demais setores administrativos. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio, por meio da página da Ford no LinkedIn.
Baiana arretada – A Ford e a Ford Philanthropy, braço filantrópico da empresa, criaram em 2015 o Prêmio Global de Engenharia Alan Mulally para incentivar a formação de novos talentos na área, concedendo anualmente bolsas no valor de US$ 10.000 a dez estudantes universitários de todo o mundo. Este ano, o prêmio chegou à décima edição com mais uma brasileira entre os vencedores. Ana Luiza Cantharino Maciel, estudante de Engenharia de Controle e Automação do Senai Cimatec, em Salvador, na Bahia, tornou-se a sétima contemplada com a premiação no Brasil. Ela é estagiária do Laboratório de Engenharia Óptica e Fotônica da instituição e, além do desempenho acadêmico, destacou-se pela liderança e participação em associações da área. “Sempre gostei de estudar e atuar em diversas áreas acadêmicas. Esse prêmio representa uma valorização do nosso trabalho como pesquisadores e acadêmicos, é uma valorização da educação”, comemora Ana Luiza, que também é voluntária em uma ONG de animais e agora tem um incentivo a mais para se dedicar aos estudos.
Honda lança a nova Elite 125 – E acaba de chegar às concessionárias da Honda a segunda geração da Elite 125. A scooter mais barata da marca ganhou mais equipamentos, sofreu mudanças nas medidas e teve alterações na mecânica para se adequar às novas regras de emissões de poluentes brasileiras. O visual ficou menos agressivo, com menos linhas retas. Por exemplo: os faróis agora são uma peça única ladeada pelos piscas. A traseira está mais baixa e com elementos mais horizontais. Destaque para as medidas: 1.830 mm de comprimento (+95 mm), 1.172 mm de altura (+54 mm), 707 mm de largura (+18 mm) e 1.260 mm de entre-eixos (+37 mm). O vão livre em relação ao solo cresceu 37 mm para 171 mm. A única medida que foi reduzida foi a altura do assento, que caiu 7 mm, para 765 mm. O peso a seco declarado para a moto é de 100 kg. As vantagens desse crescimento ficam mais perceptíveis ao sentar na moto. O guidão fica mais elevado, enquanto o assento ficou bem mais largo tanto para condutor quanto para garupa. A Elite 2025 continua oferecendo um assoalho plano para os pés de quem está dirigindo, mas o espaço cresceu e é possível passar os pés por completo pelo vão sem os enroscar no chassi como acontecia no anterior. Quem vai de carona ganhou pedaleiras de verdade, dobráveis. Um avanço na comparação com a antiga Elite, onde o espaço para os pés de garupas era um buraco moldado diretamente no plástico das carenagens. A Elite permanece sendo impulsionada por um motor monocilíndrico arrefecido a ar, mas a cilindrada caiu de 124,9 cm3 para 123,9 cm3. Com injeção eletrônica e rodando apenas com gasolina, a scooter ainda conta com comando simples no cabeçote e 2 válvulas. Com isso, está entregando 8,2 cv de potência, uma queda de 1,1 cv, sobre o modelo 2024 que entregava 9,34 cv a 7.500 rpm. Por outro lado, o torque permaneceu praticamente inalterado: 1,06 kgfm contra 1,05 kgfm. O preço? R$ 12.966.
Ar-condicionado: 10 cuidados importantes (parte 1) – No Brasil, onde as temperaturas costumam ser escaldantes, o ar-condicionado automotivo é um aliado indispensável para tornar as viagens mais confortáveis. No entanto, a frequência com que utilizamos esse equipamento também aumenta a necessidade de cuidados adequados para garantir um funcionamento eficiente. Você sabe quais são esses cuidados? O ar-condicionado automotivo elétrico já foi encarado como um acessório dispensável para um carro, mas atualmente é quase que um item obrigatório para o bem-estar dos ocupantes. Além de manter a temperatura interna agradável, ele também filtra o ar, removendo poeira e partículas que podem ser prejudiciais à saúde respiratória. Portanto, cuidar adequadamente desse sistema não apenas garante o conforto, mas também contribui para a qualidade do ar que respiramos dentro do carro. Por isso, a Super Visão, maior rede de vistorias automotivas do Brasil, listou os 10 principais cuidados que você precisa ter com o sistema de refrigeração do seu automóvel. Confira! Os cuidados com o carro também se estendem aos seus componentes. O conserto de ar-condicionado automotivo pode ser um incômodo, dependendo da situação, você pode ficar com o carro parado por algumas horas ou até mesmo por alguns dias.
1 – Evite fumar dentro – Isso não prejudica o carro apenas pela questão do incômodo devido aos odores que esse hábito deixa para trás. O hábito de fumar dentro do carro tem consequências mais profundas para o sistema de ventilação. A fumaça do cigarro contém uma mistura complexa de substâncias, incluindo partículas de alcatrão e nicotina. Quando fumamos no interior do veículo, essas partículas são liberadas no ar e depositadas nas superfícies do carro, incluindo os dutos e filtros do sistema de ar-condicionado. Com o tempo, esses resíduos se acumulam, obstruindo as passagens de ar e reduzindo a eficiência do sistema. Além disso, a nicotina depositada pode interagir com outras substâncias presentes no sistema de ventilação, criando odores persistentes e desagradáveis que podem ser difíceis de eliminar.
2 – Ligue o carro com o ar ainda desligado – Antes de acionar o ar-condicionado, é prudente permitir que o sistema de ventilação opere por alguns minutos apenas com o ventilador ligado. Durante a pausa do carro, o ar estagnado e aquecido que pode estar presente nos dutos e no interior do veículo é expelido. Essa ação não só prepara o sistema para a operação do ar-condicionado, mas também promove a circulação de ar fresco, resultando em uma experiência mais confortável para os ocupantes do veículo. Ligar o ar-condicionado automotivo antes de ligar o veículo também pode impactar na vida útil da bateria, pois ligar o carro com o aparelho já em uso exige uma carga elétrica elevada.
3 – Faça a troca do filtro – O filtro do ar-condicionado automotivo reflete na qualidade do ar que respiramos dentro do veículo. Ao longo do tempo, esse filtro acumula uma variedade de partículas, incluindo poeira, pólen, fungos e outros contaminantes presentes no ambiente. Esse acúmulo pode resultar em uma série de problemas, desde a redução da eficiência do sistema de ventilação até a propagação de odores desagradáveis no interior do carro. Além disso, para os passageiros que sofrem de alergias ou sensibilidades respiratórias, um filtro de ar sujo pode representar um risco para a saúde, aumentando os sintomas e causando desconforto durante a viagem.
4 – Limpe de maneira adequada – Além da substituição regular do filtro de ar, a limpeza das saídas de ar e dos dutos de ventilação é uma etapa importante na manutenção adequada do sistema de ar-condicionado automotivo. Ao longo do tempo, essas áreas podem acumular uma variedade de sujeira, poeira e detritos, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de mofo e bactérias. Esse acúmulo não apenas compromete a qualidade do ar que circula dentro do veículo, mas também pode resultar em odores desagradáveis, que se tornam cada vez mais perceptíveis com o tempo.
5 – Fique atento a ruídos incomuns – A detecção de ruídos anormais no sistema de ar-condicionado automotivo é um sinal de alerta. Esses sons, que podem variar de assobios a chiados e batidas, muitas vezes indicam irregularidades no funcionamento do compressor, ventilador ou outras partes essenciais do sistema. A investigação e resolução imediata desses problemas podem prevenir danos maiores e garantir o funcionamento contínuo e eficiente do sistema. Busque uma assistência.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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