De bigu com a modernidade

Brasileiro se acha bom motorista. Será?

O trânsito brasileiro é complexo. As grandes cidades têm excesso de carros em circulação e, em geral, infraestrutura inadequada. Além disso, existe uma enorme variedade de tipos de veículos em circulação. A Justos realizou uma pesquisa para entender o comportamento dos brasileiros no trânsito e o estudo revela que a imensa maioria (98%) se considera bom motorista. Mas isso nem sempre é verdade, já que grande parte dos condutores também pratica atitudes consideradas perigosas na direção. As atitudes apontadas como mais importantes para definir quem são os bons motoristas foram: ser ágil e não bater, evitar multas e infrações, e reconhecer e respeitar a sinalização de rua. Dhaval Chadha, CEO e cofundador da Justos, explica que isso confirma que muitas pessoas enxergam o trânsito como uma arena de punição, onde o objetivo de dirigir com segurança fica em segundo plano. O estudo expõe também que a maioria pratica com frequência comportamentos que tornam o trânsito mais perigoso. Pelo menos 71% afirmam que com alguma frequência seguem de perto outro veículo e para 10% essa é uma prática constante na rotina no volante. Apenas 51% dos motoristas afirmam que nunca praticam manobras perigosas, como ultrapassagens arriscadas, e 27% dos respondentes assumem que nem sempre dá a preferência para pedestres e ciclistas. 

As leis de trânsito por muitas vezes são desrespeitadas: 72% dos motoristas avançam no sinal amarelo com alguma frequência, sendo que 31% assumem fazer isso às vezes e 9% constantemente. 59% assumem que ultrapassam os limites de velocidade com alguma frequência. Enquanto 38% assumem que usam o celular enquanto dirigem com alguma frequência. Além disso, 23% assumem que esquecem de usar a seta na rotatória com alguma frequência. “É essencial mudarmos essa dinâmica do trânsito punitivo. Queremos criar reforços positivos para bons comportamentos e por isso criamos um programa de recompensas que valoriza o melhor lado dos motoristas”, explica Chadha. “Com ele, queremos mostrar que é possível ter ganhos individuais enquanto se promove uma conduta que vai também gerar um importante benefício coletivo: um trânsito mais seguro.”

Homens e jovens mais imprudentes – Analisando o recorte de gênero da pesquisa, é possível notar que os homens praticam com mais frequência atitudes que podem ser perigosas na direção. Enquanto 33% das mulheres relatam nunca avançar no sinal amarelo, apenas 22% dos homens dizem o mesmo. Quanto a manobras arriscadas, 56% das mulheres nunca as realizam, enquanto 46% dos homens afirmam nunca fazer. Quando se trata de ultrapassar os limites de velocidade, 48% das mulheres nunca o fazem, em comparação com apenas 33% dos homens.

Na análise do comportamento de jovens de 18 a 24 anos em comparação às pessoas com idade entre 40 e 49 anos na direção, é possível observar algumas diferenças marcantes. Por exemplo, quando se trata de dar preferência para pedestres e ciclistas, uma porcentagem significativa de jovens entre 18 e 24 anos, representando 32%, admite que nem sempre concedem essa preferência. Em contraste, apenas 22% das pessoas entre 40 e 49 anos relatam o mesmo comportamento. Da mesma forma, em relação a seguir de perto outros veículos, uma grande maioria dos jovens, com 77%, segue de perto outro veículo com alguma frequência, enquanto entre as pessoas mais velhas, esse número é menor, com 62%. Quanto a ultrapassar os limites de velocidade, os jovens também tendem a apresentar uma propensão maior para essa prática, com 63% ultrapassando os limites com alguma frequência, em comparação com 54% das pessoas mais velhas. Esses dados sugerem que há diferenças notáveis no comportamento ao volante entre diferentes faixas etárias, com os jovens demonstrando maior propensão para comportamentos potencialmente arriscados.

BYD aumenta a garantia dos seus carros – A BYD do Brasil aumentou o prazo de garantia de diversos componentes de todos os carros vendidos no país. Essa novidade é aplicável aos veículos de passeio e comerciais, inclusive aos que já estão com os consumidores. Para os primeiros 100% elétricos, a garantia passa a ser de 6 anos, agora sem limite de quilometragem. Os componentes de alta tensão e baixa tensão também passam a ter garantia de 6 anos. Outros sistemas terão a garantia triplicada de um para três anos e sem limite de km e itens periféricos passam de 3 para 6 meses de garantia e de 5 mil para 10 mil km. Os veículos híbridos também terão agora 6 anos de garantia e sem limites de quilometragem. A bateria mantém o prazo de 8 anos, mas também não tem mais limite de quilometragem. Para os itens de alta e baixa tensão, a garantia sobe de 5 para 6 anos. Outros Sistemas passam a ter 3 anos de garantia no lugar de um e não há mais limite de quilometragem. Os itens periféricos dobram a garantia de 3 para 6 meses e de 5 mil km para 10 mil km. Para os veículos comerciais (elétricos e híbridos) também há mudanças. A bateria deixa de ter 5 anos de garantia e vai para 8 anos e o limite de quilometragem sobe de 150 mil para 500 mil. O motor elétrico passa a ter 6 anos de garantia, no lugar de dois, e o limite de km sobe de 100 mil para 150 mil. Tanto a alta tensão quanto a baixa tensão ganham 5 anos de garantia no lugar de dois e o limite de km sobe para 150 mil. Outros sistemas passam a ter 60 mil km de garantia, o dobro do que era antes. Já os periféricos dobram de 3 para 6 meses de garantia e a quilometragem passa de 5 mil para 10 mil.

Song Plus DM-i – E por falar em BYD, acaba de chegar ao Brasil o novo BYD Song Plus DM-i, carro híbrido plug-in líder absoluto de vendas nesse segmento. A versão 2024/2025 do veículo chega com a bateria com mais que o dobro de autonomia, de 50km para 105km, chegando a 1,2 mil quilômetros no total. No quesito tecnologia, também foram feitas melhorias no modelo, que agora tem a sua tela multimídia central giratória de 15,6 polegadas, abertura do carro via cartão NFC e utilização da ferramenta NFC também via celular, além do retrovisor traseiro passar a ser fotocrômico. O novo BYD Song Plus DM-i chega com preço público sugerido de R$ 239.800.

Audi anuncia novos A4 e A5 – A marca alemã pertencente à Volkswagen trouxe ao Brasil os novos A4 e A5 no país equipados com a consagrada tração quattro. Ela, diz a empresa, tem tecnologia que proporciona mais eficiência aos veículos. Os modelos também receberam novos equipamentos, retoques visuais e estão com um desempenho ainda mais potente. No caso do A5, haverá a introdução da versão advanced do modelo. Os veículos já estão disponíveis na rede com mais de 40 concessionárias da marca no país. As novidades integram a série de lançamentos da marca da quatro argolas em celebração aos seus 30 anos de atuação no mercado brasileiro, celebrados em 2024. A fabricante já lançou no primeiro trimestre deste ano os modelos Audi SQ8 e-tron, Audi RS 6 Avant Performance e Audi RS 6 Avant Legacy. No segundo semestre, está prevista a chegada do Audi Q6 e-tron, que inaugura a nova geração de elétricos da marca. A tração integral quattro surgiu oficialmente em 1980, no Salão de Genebra (Suíça). O primeiro Audi quattro estreou naquele ano com sua tração permanente nas quatro rodas que oferecia um conjunto leve, compacto e eficiente. Assim, o sistema de tração foi o primeiro nas quatro rodas permanente construído em volume adequado para carros rápidos e esportivos.

Raptor no Rali Dakar – A Ford anunciou que vai disputar o Rali Dakar 2025 com uma picape Raptor preparada pela Ford Performance, sua divisão de veículos de alto desempenho. A marca também apresentou dois dos quatro pilotos que vão compor o seu time na competição: Carlos Sainz e Nani Roma. Sainz, pai de Carlos Sainz Jr., piloto da Fórmula 1, busca o quinto título no Rally Dakar neste seu retorno à Ford, uma relação que vem desde o início da sua carreira de quase 40 anos. Roma, duas vezes campeão do Dakar, estende a sua parceria com a Ford e a M-Sport após a campanha de aprendizado em 2024. Os testes da Ford Raptor 2025 já começaram, dentro da preparação da Ford Performance para concluir com sucesso uma das corridas mais difíceis do mundo. 

Recall da Honda – A Honda Automóveis do Brasil anunciou essa semana um chamamento para conserto de 35.841 veículos dos diferentes modelos, incluindo Civic, HR-V e Accord, produzidos entre 2013 e 2021. Os donos dos automóveis relacionados devem comparecer a uma das autorizadas Honda para realizar a inspeção e, se necessário, reparo da bomba de combustível. A montadora explica que uma eventual falha no módulo da bomba pode interromper o fluxo de combustível até o motor, podendo desligá-lo mesmo com o veículo em movimento. Essa ocorrência em situação de tráfego em alta velocidade gera riscos como danos materiais, lesões graves e até fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros. Os reparos serão gratuitos. O atendimento na rede de concessionárias começa na segunda-feira, 6. A consulta à necessidade do reparo deve ser feita no link www.honda.com.br/recall. O agendamento pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e sábado, das 09h às 14h – horário de Brasília).

Procura por carros automáticos – Novo estudo da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, aponta que a procura por veículos automáticos novos pelos usuários da plataforma em todo o Brasil cresceu 140% entre março de 2023 e o mesmo mês deste ano. O levantamento mostra também um aumento de 59% nas buscas por carros usados com câmbio automático em idêntico período.  Na comparação entre os dois tipos de câmbio, as pesquisas por veículos sem pedal de embreagem foram 42% maiores em relação aos manuais ao longo desses 12 meses, considerando modelos novos e usados. “A preferência pela caixa automática na plataforma é uma comprovação de que o motorista de hoje não abre mão do conforto proporcionado por esse tipo de transmissão nos congestionamentos cada vez maiores das grandes cidades, além de levar em conta o aprimoramento dos câmbios ao longo dos anos e a desmistificação da sua manutenção”, explica a CMO da Webmotors, Natalia Spigai.

Feira de transporte rodoviário e de cargas – Um dos fatores que medem bem a economia de um país é o comércio de ônibus e caminhões. Por isso, o setor comemora o fato de a Fenatran, a principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, ter reservado, para sua 24ª edição, 20% a mais de espaço. O evento, que ocorre entre 4 e 8 de novembro, vai ocupar todos os pavilhões do São Paulo Expo. Serão mais 100 mil m² dedicados a reunir 600 marcas com as principais inovações dos segmentos. Além de preencher todo o ambiente interno do maior centro de exposições do país, uma das atividades interativas, a Fenatran Experience, será realizada mais uma vez na área externa. O projeto vai promover 2.500 tests drives em caminhões das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen.

Frota de motos nas locadoras – As empresas de locação emplacaram 37.216 novas motocicletas em 2023, um crescimento de 28,3% sobre as compras desses veículos específicos feitas pelo setor no ano anterior. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o total de motos nas locadoras chegou a 77.638 unidades, o que representa um crescimento de 79,5% na comparação com 2022. As estatísticas setoriais apuradas pela ABLA também mostraram que as locadoras foram responsáveis por absorver 2,3% de todas as motocicletas vendidas em 2023 no Brasil. O presidente da associação, Marco Aurélio Nazaré, observa que o aluguel de motocicletas ganhou impulso principalmente no pós-pandemia. “Nesse período, boa parte da população havia experimentado os serviços de delivery e, desde então, se habituou a eles”. Para Nazaré, uma das consequências disso foi o crescente interesse de mais pessoas em trabalhar com entregas, exatamente por meio do aluguel de motos. Em 2019, antes da pandemia, as locadoras tinham em suas frotas 8.093 motocicletas; no ano seguinte, o número subiu para 10.799; em 2021, para 16.303. “A partir de 2022, o ritmo do crescimento foi vertiginoso”, diz o presidente da Abla. “Chegamos a 46.256 motos na frota e, agora, ao final do ano passado, às 77.638”. O censo também apurou que, em relação à frota total de motos (77.638 unidades) em nome das locadoras, 37.301 são da Green, seguida pela Honda, com 31.995. Completando o pódio das fabricantes mais presentes na frota de motos das locadoras estão a Yamaha (4.721), a Shineray (1.724) e a Origem (549).

Cuidados ao comprar um carro on-line – O comércio de carros pela internet tornou-se uma prática cada vez mais comum e conveniente. Mesmo com a praticidade de comprar on-line, avaliar um carro sem vê-lo pessoalmente pode representar um desafio significativo. Danos visíveis, arranhões profundos ou descolorações podem indicar falta de manutenção ou até mesmo acidentes anteriores. Esses detalhes não apenas afetam a estética do veículo, mas também podem resultar em gastos adicionais para o comprador, seja para reparos estéticos ou para corrigir possíveis problemas estruturais. E foi pensando em minimizar os desafios do processo de compra e venda que o Mercado Livre e a Super Visão agora são parceiros. Assim, o comprador interessado terá não apenas fotos e descrição dos veículos anunciados no marketplace, mas também um documento complementar feito por uma empresa idônea que explicita diversas informações importantes sobre as condições do carro em questão. Lembre-se, ao adquirir um carro on-line, é essencial adotar certos cuidados para garantir uma compra mais segura e satisfatória. Aqui estão cinco aspectos importantes a se considerar:

Pesquisa detalhada do vendedor – Antes de fechar negócio, é fundamental verificar a reputação e os comentários de outros compradores sobre o vendedor. Isso proporciona uma ideia mais clara sobre sua confiabilidade e honestidade. A régua de cores do Mercado Livre vai do vermelho ao verde. Opte sempre por um vendedor que está no nível verde. 

Caso o vendedor tenha poucas ou nenhuma avaliação, é recomendável entrar em contato diretamente com ele para esclarecer dúvidas e solicitar informações adicionais sobre o veículo.

Análise completa do anúncio – Leia atentamente todas as informações fornecidas no anúncio do veículo, inclusive se o estado do veículo recebeu o selo “aprovado” disponibilizando o relatório fornecido pela Super Visão. Verifique os detalhes sobre o histórico do carro, sua condição mecânica, e todas as características junto ao anunciante, elas precisam estar de acordo com suas necessidades e expectativas.

Solicite mais fotos e informações – Não hesite em pedir mais fotos e informações sobre o carro do Mercado Livre. Fotos adicionais podem fornecer uma visão mais abrangente do estado do carro, permitindo uma avaliação mais precisa antes de prosseguir com a compra.

Negociação consciente e transparente – Mantenha uma comunicação clara e transparente com o vendedor durante o processo de negociação. Esteja preparado para fazer perguntas pertinentes e negociar o preço de forma consciente, levando em consideração o valor e a condição real do veículo.

Vistoria prévia – Diante da complexidade de avaliar um carro apenas pelas fotos e descrições online, surge a questão: é realmente necessário realizar uma vistoria antes de finalizar a compra? Recomendamos que sim. A vistoria profissional é uma das principais etapas ao comprar um carro on-line pois pode revelar uma ampla gama de problemas e falhas no veículo que podem não ser detectados apenas através de fotos e descrições. Entre os problemas que uma vistoria pode identificar estão danos estruturais, sinais de acidentes anteriores e até mesmo adulterações. Ao obter informações detalhadas sobre o estado do carro, o comprador adquire uma base sólida para tomar uma decisão mais consciente. Essas informações são essenciais para evitar possíveis prejuízos no futuro. Portanto, investir em uma vistoria profissional antes de finalizar a compra no Mercado Livre ou em qualquer outra plataforma online não é apenas uma precaução, mas sim uma medida inteligente e preventiva que deve ser feita em qualquer compra e venda de carro novo ou usado.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

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Fim das apostas com dinheiro do Bolsa Família

Quarta-feira passada, o Banco Central divulgou um dado considerado dos mais alarmantes sobre o uso das bets no Brasil: cinco milhões de beneficiados pelo Bolsa Família enviaram R$ 3 bilhões via Pix a plataformas de apostas. O valor médio transferido por beneficiário chega a R$ 100.

Entre os apostadores, 70% são chefes de família, ou seja, aqueles que de fato recebem o benefício. O BC utilizou para a pesquisa o número de cadastrados de dezembro de 2023, dentre os quais 17% apostaram. O valor médio pago pelo Bolsa Família é de R$ 690. A reação do presidente Lula foi imediata: mandou acabar com a farra.

Já o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, admitiu, ontem, que o governo avalia mudar o titular do Bolsa Família para quem tentar usar o dinheiro do programa social em bets. Adiantou que sua pasta deve ampliar o monitoramento do uso dos valores do benefício para outros gastos alheios à alimentação, inclusive aqueles realizados na Loteria Federal.

“A proposta que eu estou apresentando é, num primeiro momento, uma advertência e um oferecimento de profissional de psicologia ou de outras áreas para o devido tratamento psicológico. Mas a reincidência já vai ser o bloqueio do cartão com a mudança de titular”, declarou Dias. As penalidades, segundo ele, já serão aplicadas na tentativa do pagamento de apostas online.

Ainda bem que o Governo reagiu, porque dinheiro de programas sociais usado em apostas é um mega escândalo, um escárnio, revela igualmente a falta de qualquer controle do Governo. Afinal, Bolsa Família nasceu para matar a fome de milhares de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

REAÇÃO DE LULA – Diante da escalada de preocupação com o impacto social e econômico dos jogos de apostas eletrônicos, as chamadas bets, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou, ontem, uma declaração em que afirma que o governo Lula tem em mãos “instrumentos necessários” para regulamentar o tema e coibir abusos. Em gravação de áudio divulgada pela assessoria de imprensa da pasta, Haddad diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pediu providências a todos os ministérios que têm envolvimento com o assunto e citou a necessidade de lidar com questões como a lavagem de dinheiro, a dependência dos jogos, o tratamento sobre os meios de pagamentos nas apostas para coibir o endividamento e o banimento de empresas que não estão credenciadas para atuar no Brasil.

Debate em São José cancelado – O debate com os candidatos a prefeito de São José do Egito, George Borja (PSB) e Fredson Britto (Republicanos), que aconteceria hoje, às 10 horas, no auditório da Faculdade Vale Pajeú, iniciativa deste blog em parceria com a instituição de ensino superior, foi cancelado. Tudo porque não houve consenso em relação às regras originais do debate.

Mais empregos – Pernambuco teve 43,5 mil novos postos de trabalho criados nos oito primeiros meses do ano, de acordo com o Novo Caged. O Estado alcançou, no último mês de agosto, a maior geração de empregos do Nordeste, com 18.112 novas carteiras assinadas no período. O resultado é o terceiro maior do País, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Este é o sétimo mês de saldo positivo de empregos no Estado em 2024, sendo o quarto consecutivo. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, são quase 43,5 mil novos postos de trabalho formais gerados.

O palhaço Marçal – O candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) disse, ontem, em entrevista ao Poder360, que mudará a capital do Brasil para o Maranhão caso seja eleito presidente. A iniciativa, segundo ele, faz parte de um plano para levar “desenvolvimento” para o Nordeste assim como foi para o Centro-Oeste com Brasília na década de 1960. “Vou contar para vocês aqui pela primeira vez para onde vai a capital do Brasil se eu virar presidente: vai para o Maranhão. Já foi no Rio de Janeiro. Um cara conseguiu levar para o Brasil central, criou um eixo de desenvolvimento, o Brasil era só costeiro. O Juscelino Kubitschek construiu aquela cidade em 1.000 dias e agora chegou a hora da gente recuperar o Nordeste”, disse.

Bons ventos em Serra – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), comemorou, ontem, mais um recorde na geração de empregos no levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Em agosto passado, foram criados 177 novos postos de trabalho, consolidando um saldo positivo de empregos formais. Segundo a petista, foi o segundo melhor mês de agosto da década em termos de admissões e saldo de empregos, refletindo a crescente atividade econômica local.

CURTAS

INDENIZAÇÃO – Pablo Marçal (PRTB) entrou com uma ação de R$ 100 mil contra o candidato José Luiz Datena (PSDB). O ex-coach pede uma indenização por dano moral devido à cadeirada dada pelo apresentador. A ação foi registrada na 30ª vara cível do Tribunal de Justiça de São Paulo.  No processo, os advogados de Marçal chamaram o episódio de “verdadeiro atentado à democracia e à liberdade de expressão”. E descrevem a atitude do Datena como um atentado “ao direito de participação democrática”.

FRATURA – O ataque sofrido por Marçal resultou em uma fratura na costela e uma pancada na mão. Na petição, os advogados citam que, além dos danos físicos, os efeitos da agressão podem influenciar o desempenho do ex-coach nos próximos debates pelo “impacto psicológico” da cadeirada.

PREJUÍZOS– A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil calcula que as queimadas que assolam o Brasil causaram, de junho a agosto, prejuízo estimado de R$ 14,7 bilhões em 2,8 milhões de hectares de propriedades rurais. A estimativa leva em conta aspectos como perda de matéria orgânica, produção, redução na produtividade, cercas em áreas de pastagem e potássio e fósforo nas camadas superficiais do solo.

Perguntar não ofende: Quem usou dinheiro do Bolsa Família em apostas não deveria ser excluído do programa?

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) investiga uma denúncia de que o Governo de Pernambuco não está utilizando os recursos orçamentários destinados à nomeação dos policiais penais aprovados no concurso de 2021 e, ao invés disso, tem optado por fazer contratações temporárias para cargos que deveriam ser ocupados pelos concursados.

Segundo a denúncia, a gestão estadual tem contratado assistentes de ressocialização e analistas de monitoramento temporários para desempenhar funções que são por lei atribuídas aos policiais penais. Além disso, haveria policiais militares sendo deslocados para atuar na segurança das muralhas nas unidades prisionais.

Existe no TCE um pedido de medida cautelar, sob relatoria da conselheira substituta Alda Magalhães, para que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) apresente um cronograma de nomeação dos policiais penais aprovados no concurso e informe sobre o planejamento de novo concurso para provimento dos cargos nas unidades prisionais.

Além disso, a cautelar pede que o Estado suspenda contratações temporárias para funções semelhantes às de policial penal, bem como a alocação de policiais militares para exercer as atribuições de policiais penais. A relatora Alda Magalhães ainda vai decidir sobre a concessão ou não da medida cautelar. Mas já se sabe que a Seap foi ouvida pelo Tribunal de Contas.

Números e cronologia

O edital para o concurso dos policiais penais de Pernambuco foi lançado em dezembro de 2021, durante a gestão do ex-governador Paulo Câmara (PSB). As provas foram realizadas em abril de 2022. O curso de formação de 1354 policiais penais foi começou em dezembro de 2022 e encerrou em 7 de junho 2023.

Em 1° agosto de 2023, houve a nomeação da primeira turma, com 338 policiais penais. Em 24 de novembro de 2023, por ordem da Justiça de Pernambuco, o Estado nomeou a segunda turma, com 69 mulheres deslocadas para atuarem nos presídios femininos. Em 29 de junho de 2024, mais 240 foram nomeados na terceira turma.

Atualmente, 707 policiais penais que já fizeram o curso de formação aguardam a nomeação. Pernambuco abriga 29 mil detentos com um efetivo de apenas 2.054 policiais penais em exercício, resultando em um déficit de 3.746 policiais penais.

Protesto dos concursados

Por causa da situação, os aprovados no concurso estão organizando um protesto pacífico na próxima segunda-feira (30), com uma caminhada saindo da Praça do Derby em direção ao Palácio do Campo das Princesas.

De acordo com os organizadores da manifestação, “o objetivo é denunciar a ineficiência da Seap na gestão do pessoal e a não utilização do orçamento já aprovado, que deveria garantir a nomeação dos aprovados, mas que tem sido desviado para contratações temporárias”.

“Muitos desses aprovados se encontram em dificuldades financeiras após deixarem seus empregos para se dedicarem ao curso de formação, na expectativa de serem convocados, o que até o presente momento não ocorreu”, alegam os concursados.

“O mais complicado é que a gente não recebe nenhuma informação da governadora nem da equipe dela. Não sabemos o que esperar, fica difícil arrumar emprego, porque nosso CPF já está cadastrado no sistema do Governo e ninguém quer contratar alguém que pode sair a qualquer momento. Já tentamos falar com o secretário de Ressocialização (Paulo Paes), mas ele só faz o que a governadora manda”, relatou, em reserva, um dos policiais.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária foi procurada pela reportagem, mas não respondeu às mensagens. O espaço segue aberto.

Nesta sexta-feira (27), a candidata a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), participou de uma visita porta a porta na comunidade da Vila Pinguim, localizada no bairro de Aguazinha.

“Olinda não quer voltar ao passado, Olinda quer andar pra frente. Seguimos junto com o povo, com um trabalho aprovado. São ações que buscam o sorriso no rosto das pessoas, seja na saúde, educação, turismo, infraestrutura, geração de empregos e em todas as áreas necessárias para transformar a vida de cada cidadã e cidadão”, ressaltou Mirella.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli anulou todas as decisões da Operação Lava Jato contra o ex-presidente da construtora OAS José Adelmário Pinheiro Filho, o Leo Pinheiro. Toffoli atendeu a um pedido da defesa do empresário que alegou que ele foi vítima de “ilegalidades processuais” praticadas pelos procuradores de Curitiba e o ex-juiz Sergio Moro, hoje senador da República.

Leo Pinheiro foi um dos principais delatores da Lava Jato que implicaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu acordo, ele apontou supostos pagamentos de propina feitos ao presidente por meio de reformas em um sítio em Atibaia (SP) e um tríplex no Guarujá (SP). A colaboração premiada não foi anulada por Toffoli.

“Em face do exposto, defiro o pedido constante desta petição e declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor do requerente no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sérgio Moro no desempenho de suas atividades perante o Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que na fase pré-processual”, escreveu o Toffoli em determinação assinada em 25 de setembro.

A defesa de Leo Pinheiro entrou com um pedido de “extensão” para que ele fosse fosse beneficiado pela decisão de Toffoli de anular os atos jurídicos contra Marcelo Odebrecht, tomada em maio. “Eis que todas as barbáries e ilegalidades processuais sofridas por Marcelo Odrebrecht vitimizaram igualmente Léo Pinheiro”, argumentou a advogada Maria Francisca dos Santos Accioly.

Toffoli concordou com o posicionamento da defesa e citou as conversas entre os procuradores da Lava Jato obtidas na Operação Spoofing por meio de um ataque hacker. “Diante do conteúdo dos frequentes diálogos entre magistrado e procurador especificamente sobre o requerente, fica clara a mistura da função de acusação com a de julgar, corroendo-se as bases do processo penal democrático”, afirmou o magistrado.

Do Jornal O Globo.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu nesta sexta-feira (27) manter o bloqueio da rede social X (antigo Twitter) no Brasil e condicionou o seu retorno ao pagamento de multas por descumprimento de decisões judiciais.

Moraes afirma que a volta das atividades da rede social no Brasil depende de que a Starlink desista de recursos contra decisão que determinou a transferência de seus recursos para contas da União para saldar sanções contra o X.

O empresário Elon Musk, dono do X, é também acionista da empresa de internet via satélite.

O ministro também afirma que o X deve pagar R$ 10 milhões pela manobra que fez a rede social voltar a funcionar no país nos dias 18 e 19 deste mês.

Ele também determinou que a representante legal da plataforma, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, pague R$ 300 mil de multa.

Os advogados da rede social haviam protocolado ontem (26) um documento no qual apresentaram documentos solicitados pelo ministro em decisão tomada no último sábado (21) e pediram o seu desbloqueio.

No ofício enviado a Moraes o X afirma que “adotou todas as providências indicadas por Vossa Excelência como necessárias ao restabelecimento do funcionamento da plataforma no Brasil”.

A plataforma enviou procurações e alterações contratuais que oficializam a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como sua representante no Brasil. Ela já havia sido representante do X anteriormente.

Diz ainda que Rachel de Oliveira vai despachar em “escritório físico em endereço conhecido”, onde “poderá receber citações e intimações”.

Da Folha de São Paulo.

O jornalista Leo Dias relatou ter sido assaltado na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife nesta sexta-feira (27).

Em seus stories no Instagram, Leo falou que teve o relógio roubado. “Acabei de passar por um tremendo susto, eu fui assaltado agora na praia de Boa Viagem, levaram meu relógio”, desabafou o jornalista.

“Eu estava de vidro aberto. Sempre confiei aqui na cidade do Recife. Sempre disse que eu ficava despreocupado e quebrei a cara”, comentou.

De acordo com reportagem da TV Jornal, o relógio roubado é da marca Rolex e é avaliado em 220 mil reais. O jornalista anunciou, durante o programa O Povo na TV, o valor de R$5.000 para quem recuperar o item de valor.

“Já falei com delegado aqui de Boa Viagem, já falei com um amigo policial, eu queria pedir ajuda às autoridades, tanto o prefeito João Campos, como a governadora [Raquel Lyra], se vocês puderem me ajudar a recuperar meu relógio”, destacou no vídeo.

“Já falei com delegado aqui de Boa Viagem, já falei com um amigo policial, eu queria pedir ajuda às autoridades, tanto o prefeito João Campos, como a governadora (Raquel Lyra), se vocês puderem me ajudar a recuperar meu relógio”, destacou no vídeo.

Do JC.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista do cantor e compositor Nonato Neto ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Por Rodrigo Fernandes
Do JC

José Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos e irmão mais novo do prefeito do Recife João Campos (PSB) e do deputado federal Pedro Campos (PSB), debutou em atos públicos de campanha nesta semana. Ele participou de carreatas de candidatos do PSB nas cidades de Carpina, na Mata Norte, e Surubim, no Agreste.

A primeira agenda aconteceu na noite da quarta-feira (25), ao lado do candidato a prefeito de Carpina, Joaquim Lapa (PSB), e da candidata a vice Soledade Moraes (União Brasil). José desfilou pelas ruas da cidade em carro aberto ao lado da dupla.

No dia seguinte, ele foi para Surubim, no Agreste, e participou de atos ao lado da candidata a prefeita Véia de Aprígio (PSB) e da vice dela, Ivete do Sindicato (PT). José discursou para a militância e também esteve em uma carreata, que foi do bairro da Cohab II até Bela Vista.

O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), que tem seu reduto eleitoral em Surubim, também estava presente, assim como a atual prefeita Ana Célia (PSB).

Embora já tenha estado presente em alguns atos públicos, essas foram as primeiras vezes em que Zé, como é conhecido, representou sozinho a família Campos em atos políticos.

José tem 19 anos, é estudante universitário e possui perfil discreto. Nas redes sociais, ele não costuma usar o espaço para expor posicionamentos políticos, exceto alguns raros acenos feitos ao pai e aos irmãos.

Após a participação nas recentes agendas, iniciou-se um burburinho sobre o possível futuro político do jovem. Nos corredores socialistas, porém, a informação é de que ele foi escalado para dar conta dos compromissos do PSB no interior, uma vez que Pedro Campos segue em outras agendas e João está focado na campanha do Recife, e que, no momento, não há qualquer conversa sobre os próximos passos de Zé.

A candidata à Prefeitura de Sertânia pela Frente Popular, Rita Rodrigues (PSB), denunciou ao blog que, na manhã desta sexta-feira (27), sua adversária, Pollyanna Abreu (PSDB), teria “desrespeitado as leis e o processo eleitoral ao invadir a privacidade de eleitores”.

Rita afirmou que Pollyanna entrou na residência de uma eleitora sem autorização enquanto a própria candidata da situação conversava com moradores. Além disso, alega que Pollyanna passou a manhã a seguindo e filmando suas interações com eleitores sem consentimento.

Segundo a denúncia, Pollyanna teria se aproximado das casas com o celular em mãos, registrando as conversas sem permissão e provocando sua adversária. Rita acusa a candidata do PSDB, ainda, de incitação à violência.

Por Pablo Diego Veras Medeiros*

Alguns dos perfis que têm crescido bastante na Internet têm como conteúdo entrevistar profissionais de sucesso com a seguinte pergunta: “Como você fez para chegar até o lugar que está hoje?”. O mote principal é incentivar quem está começando, através do seu exemplo. Como primeiro advogado do meu núcleo familiar, filho do meio de cinco filhos, muitas vezes me perguntei como os grandes advogados e advogadas se tornaram referências.

A verdade é que os mais antigos pavimentaram suas histórias em um cenário muito diferente do atual, que, com a tecnologia e as redes sociais, exige do novo profissional cada vez mais.

Se antes era fácil passar no Exame de Ordem ou nos concursos públicos, hoje a hiperconectividade e o ambiente competitivo mudaram tudo. É por isso que a Ordem dos Advogados, em sua atual gestão, tem chegado tão perto de quem mais precisa: quem está começando.

Um ex-presidente da OAB-PE publicou um texto que expressa bem a arrogância de quem nunca precisou de ajuda na carreira. O ponto central do texto — convido todos a lerem — é: a gestão atual se tornou, nas suas palavras, “muito assistencial”.

Os comentários criticam a OAB de Pernambuco, destacando que há “muito assistencialismo”. Noutras palavras, demonstram raiva de quem ousou quebrar as correntes do próprio destino para fazer dar certo na advocacia de maneira ética, mesmo sem ter herdado uma carteira de clientes, como parecem os comentaristas.

Criticam, portanto, a atual gestão por trazer muitos serviços aos novos advogados, como capacitação contínua através de cursos e pós-graduações, programas de descontos no primeiro token, descontos na anuidade e espaços de coworking, do cais ao Sertão. Vale dizer que tal figura registra que mudou de lado por não se encaixar mais no grupo que ele teria construído há quase duas décadas e defende a renovação.

Pergunto: renovação para quem? Para um grupo que não sente as dores de quem está começando? Para um grupo que não quer largar as cadeiras que ocupou há quase duas décadas e não quer deixar jovens advogados ascenderem profissionalmente? Para um grupo que diz renovar, mas que nunca elegeu nenhuma mulher?

As fotos na galeria de ex-presidentes fazem a OAB de Pernambuco parecer um clube de homens, que poderiam ser da mesma família. Então, somente hoje, com os auspícios de a OAB -PE ser ocupada pela primeira vez por uma mulher que começou sua carreira do zero, atendendo em coworking, ladeada por outra, ambas professoras e advogadas, o ex-presidente achou que aquele ali não mais era o seu lugar. Faz todo sentido. Provavelmente não é mesmo.

Os cansados caciques, com textos e referências arrogantes à nobreza, não querem levantar para abrir espaço para uma gestão verdadeiramente renovadora, conduzida por uma advogada e professora que se importa com a advocacia, com o exercício profissional, com a capacitação contínua, e que sempre atendeu a todos — inclusive a este advogado e professor, que começou sua carreira atendendo em cafés e que, graças à gestão atual, as novas gerações não mais precisam passar por esse duro começo sozinhas.

A luta do momento é garantir que a OAB-PE continue a avançar, garantindo o exercício profissional, as prerrogativas da advocacia e abrindo portas para quem está começando, portas essas que antes eram abertas apenas para alguns. Isso, em resumo, é o que incomoda a dita renovação, composta, na verdade, por antigos chacais, feras feridas com uma embalagem (essa sim) renovada.

*Advogado, professor, doutorando e mestre em Direito.

Por Blog da Folha

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), reafirmou, nesta sexta-feira (27), o seu apoio à candidatura de Zé Queiroz (PDT) para a Prefeitura de Caruaru. Em um vídeo divulgado pelo pedetista em suas redes sociais, o socialista destacou a história de Queiroz e lembrou da relação do candidato com seu pai, o ex-governador Eduardo Campos.

“Eu vi desde muito cedo a sua convivência com meu pai, a amizade. E o ato de governar como um ato de paixão, de fazer as coisas bem feitas, de fazer de verdade”, fala João no vídeo se dirigindo a Queiroz. O material, que também apareceu no guia eleitoral de Caruaru, João Campos ainda mencionou algumas ações do pedetista quando comandou a cidade anteriormente.

“Você criou a primeira escola integral, a primeira Secretaria da Mulher, parque ambiental na década de 80. Onde você andar aqui na política do Estado, você é um cara conhecido e respeitado. No Congresso, as pessoas lhe conhecem. O presidente Lula tem carinho por você, eu sou testemunha disso. Então você é um cara que tem respeito político Brasil afora”, disse João, ao lado de Queiroz.

O prefeito do Recife também destacou a experiência do pedetista para governar Caruaru: “Eu sei o que é governar uma cidade e posso dizer que não é uma questão de idade. É de você ter a capacidade de sentir a dor do outro, a vontade de fazer, de trabalhar. Mais do que nunca, Caruaru espera essa experiência, essa seriedade, esse trabalho. Se eu morasse em Caruaru e tivesse três votos, eram os três, um atrás do outro, em Zé Queiroz”, enfatizou Campos.