Meio automotivo: Brasil é destaque na igualdade de gênero
Um estudo realizado em 11 países com 6,5 mil profissionais pela empresa Gi Group, 5ª maior de recrutamento e seleção da Europa, revela avanços da participação feminina no mundo automotivo, mas com muitos desafios ainda a serem vencidos. Um destaque positivo da pesquisa é que a maioria das empresas ouvidas (80%) informa ter programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) com foco nas mulheres, para incentivá-las a entrar no setor. Mas só a metade (50,3%) das empresas confirmou a existência de ações efetivas para garantir igualdade de remuneração e idênticas oportunidades para as mulheres. Nesse contexto, Brasil e China se destacam pelas respectivas posições de líder (96,4%) e vice-líder (93,5%) no ranking dos países com a maior proporção de companhias trabalhando em prol da eliminação da disparidade de gênero, revela Ana Britto, diretora da divisão de temporários e efetivos da Gi Group.
Na outra ponta, segundo a executiva, Japão (80,1%) e Polônia (78,6%) são os que apresentaram o menor número de empresas com ações para eliminar as assimetria, reforçando o ambiente automotivo como um ambiente adverso para as profissionais do sexo feminino.
Do total dos entrevistados, 40,8% afirmaram que oferecem trabalho flexível, licença maternidade e auxílio alimentício. Entre as empresas pesquisadas, 41,1% anunciaram ações para promover lideranças femininas e 38,4% disseram que a fraca visibilidade dada a essas lideranças no setor afasta as mulheres desse mercado de trabalho. Os estereótipos também as desencorajam a exercerem atividades na indústria automotiva, tradicionalmente dominada por homens, disseram 38,1% dos pesquisados.
Para 31,5%, a fraca percepção da representação de gênero nas empresas espanta as profissionais, além da falta de consciência e de campanhas de recrutamento voltadas para mulheres, fatores importantes para 27,1% dos respondentes. “No entanto, parece que há desvantagens de ordem prática que também afetam as decisões das mulheres, como o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (35,1%) e a desigualdade na evolução de carreira (34,4%)”, analisa Ana Britto.
O estudo, que mostra as tendências de contratações na indústria automotiva, foi realizado em parceria com a maior universidade de tecnologia da Itália, a Politecnico di Milano, e a empresa de inteligência de dados INTWIG Data Management no Brasil, Estados Unidos, China, Reino Unido, Alemanha, França, Hungria, Itália, Japão, Espanha e Polônia.
Design como atributo de compra de um veículo – Diante do mosaico de decisões para a escolha de um veículo, os consumidores brasileiros destacam atributos de segurança, custo-benefício e estrutura como os mais relevantes no momento da compra. No entanto, uma pesquisa da Bain realizada por meio da plataforma NPS Prism mostra que, entre os proprietários de automóveis mais novos – com ano/modelo 2020 ou posteriores –, atributos relacionados ao design têm relevância de até 12 pontos percentuais a mais do que para proprietários de carros mais antigos. Entre os atributos pesquisados, a segurança é considerada o mais relevante, enquanto o item com menos menções é a sustentabilidade. No entanto, a valorização de veículos sustentáveis é uma das características que mais cresceram na pesquisa, com 11 pontos percentuais a mais que nos anos anteriores, com expansão menor que entretenimento (+16pp) e design exterior (+12pp). Uma mudança que reflete uma importante evolução de valores para os consumidores, com maior conscientização das práticas ESG.
A pesquisa também mostra que, no processo de compra, quando o consumidor ainda não tem definição sobre qual modelo vai adquirir, quase metade dos clientes busca informações específicas a respeito de motor e cores, por exemplo, além de fotos e vídeos do veículo para avaliar seu design.
A importância que os consumidores atribuem ao se deparar com as configurações desejadas para personalização em uma concessionária é bem grande. O NPS da jornada de compra pode cair até 22 pontos percentuais quando não são encontrados veículos com as características desejadas. O levantamento ainda mostra que isso ocorre com um em cada dez compradores potenciais e, entre eles, ao menos um em cada três tem dificuldades em achar modelos e cores de sua preferência.
Já em relação aos motivos para recomendar um veículo a amigos ou parentes, o design interior é mais citado que o design exterior. Características como visual, conforto e ergonomia se destacam em diversas categorias de veículos, mas têm apelo mais forte para proprietários de SUVs e pick-ups, mulheres, clientes de classes sociais mais altas e nas faixas etárias acima de 30 anos.
Novo BMW i5 M60 tem 601 cv – A nova geração BMW Série 5 enfim chegou ao Brasil. O modelo 100% elétrico na versão esportiva M60 tem preço sugerido de R$ 759.950 e oferece autonomia de 391km. Luxuoso e sóbrio, o sedã mede 5.060m de comprimento, 1.900m de largura e 1.515m de altura, com entre-eixos de 2.995m. O i5 M60 é equipado com dois motores, um em cada eixo, com tração integral e potência conjunta de até 601 cv e 83,6 kgfm de torque. Segundo engenheiros da marca, a aceleração dele de 0 a 100 km/h é feita em 3,8 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h limitada eletronicamente para garantir a preservação da bateria. A bateria tem capacidade energética utilizável de 81,2 kWh e entrega autonomia de até 391 quilômetros – sendo que o sistema Max Range, se o motorista assim o preferir, pode aumentar a autonomia em até 25% , limitando potência, velocidade e desativando as funções de conforto. A BMW Wallbox oferece 22kW de potência e o carrega em 4h15 (nos ultrarrápidos, pode ser carregado de 10 a 80% em apenas 30 minutos).
Vem aí a van elétrica E-Transit com versão chassi – A Ford Pro vai iniciar as vendas da E-Transit no Brasil no final de março, trazendo uma nova opção para o cliente de veículos comerciais que busca sustentabilidade nas suas operações com mais eficiência e produtividade. Além do modelo furgão, que desde 2022 vem sendo testado em um programa-piloto com frotistas, a van elétrica inclui uma inédita versão chassi cabine – a primeira do mercado brasileiro no segmento de até 5 toneladas. A Ford Pro iniciou as operações em 2021 com a Transit Minibus, seguida do lançamento da Transit Furgão. No ano passado, a marca introduziu três novos produtos: a Transit automática, pioneira no segmento, a Transit Chassi e a nova geração da Ranger, com as versões XL e XLS. Os resultados são positivos. A E-Transit é equipada com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 43,0kgfm . Além da tração traseira e torque instantâneo, ela tem como diferencial a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.
Renault e Volks: elétrico juntos? – As montadoras europeias Volkswagen e a Renault planejam fabricar juntos um veículo elétrico urbano que seja barato, segundo o presidente da marca francesa, Luca de Meo. “Temos capacidade produtiva, plataforma e sabemos como fazer”, disse ele. Ele acredita que veículos de entrada, com preços próximos ou similares aos movidos a combustão interna, são essenciais para ganhos de escala, o que aumentaria o poder de competitividade com os chineses.
Desvalorização de usados – Estudo feito pela Mobiauto, a partir da análise de preço de quase 200 modelos usados (de anos distintos) vendidos no Brasil, mostra que a maioria teve desvalorização. Apenas 55, na verdade, tiveram alguma valorização. Em 2023, o segmento de seminovos e usados (leves, motos, comerciais leves e pesados) vendeu 14,5 milhões de unidades – uma alta de 8,7% em relação ao ano anterior. O Chevrolet Meriva 1.8, ano 2004, por exemplo, perdeu 14,13% do valor de revenda (caiu de R$ 24.161 em 2022 para R$ 20.748 em 2023). O Chevrolet Astra 2.0, ano 2007, por sua vez, se desvalorizou 17,14%. O Peugeot 207, ano 2009, caiu 16,95% (em 2022, R$ 26.900; no ano passado, R$ 22.143).
Fiat garante liderança do mercado de novo – Fevereiro costuma ser um mês historicamente desafiador para o mercado automotivo devido ao menor número de dias úteis por causa do carnaval. Mesmo assim, a Fiat garantiu a liderança do mercado brasileiro, com 22% de market share e 34.328 unidades emplacadas – 11% a mais do que o mês anterior e uma vantagem de mais de 10 mil unidades sobre a segunda colocada. Quem também manteve o topo do pódio foi a Fiat Strada, que com 8.568 emplacamentos se consolidou, mais uma vez, como veículo mais vendido do país. A Fiat teve ainda três modelos no Top 5 do ranking. Além da Strada, a marca colocou mais dois modelos entre os mais comercializados do Brasil, com Argo na terceira posição com 6.507 veículos comercializados e o Mobi em quarto com 6.288 unidades emplacadas, subindo seis posições em comparação ao mês anterior.
Notificação da multa de trânsito deve ter prazo – O Projeto de Lei 87/24 determina que um auto de infração de trânsito deverá ser arquivado, e o registro julgado insubsistente, se a notificação do proprietário do veículo ou do infrator não acontecer em até 30 dias. O texto em análise na Câmara dos Deputados acrescenta essa regra no Código de Trânsito Brasileiro. Atualmente, a norma determina que a notificação da multa será expedida em até 30 dias, mas não especifica um limite para recebimento.
“O tempo entre a infração e o recebimento da notificação pode levar à perda de memória do infrator quanto a eventos específicos, prejudicando a capacidade de apresentar defesa”, disse o autor da proposta, deputado Duarte Jr. (PSB-MA). “A ideia é promover equilíbrio entre o poder punitivo do Estado e a proteção dos direitos individuais, fortalecendo os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório no contexto das infrações de trânsito”, explicou o parlamentar.
e-Frotas oferece alertas de recall – A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) acaba de lançar uma nova funcionalidade do aplicativo e-frotas, sistema voltado para pessoas jurídicas e desenvolvido para a gestão de frotas de veículos. A tecnologia já permitia consultas sobre recall e situações relacionadas a infrações, independentemente do tamanho da frota. Agora, os usuários receberão alertas sobre 25 eventos diferentes, de forma mais dinâmica e eficiente.
Agora, entre outras facilidades, o e-Frotas passa a:
• Avisar quando um veículo se encontra em situação de recall pendente ou atendido;
• Em relação a multas, avisar se ocorre o deferimento de uma defesa prévia, cancelamento ou registro de pagamento de uma infração;
• Permitir consulta por CNPJ e placa, confirmação de propriedade, roubo ou furto e restrições judiciais;
• Baixar o CRLV dos veículos e PDFs das infrações.
Praticidade – Tecnologia desenvolvida pelo Serpro para uso da Senatran, o e-Frotas foi lançado em agosto de 2022. Até o momento, 92 pessoas jurídicas de todo país já aderiram ao serviço. Para acessá-lo, é preciso solicitar acesso à Senatran pelo sistema Credencia, realizar um contrato com o Serpro, habilitar o certificado digital da empresa e desenvolver a integração dos sistemas, uma vez que o aplicativo funciona dentro do próprio ambiente digital dos clientes.
Moto seminova: os cuidados na compra – Quem busca a economia de uma motocicleta na hora do deslocamento e da manutenção muitas vezes também pensa em desembolsar menos no momento da compra. E aí as seminovas viram uma opção mais acessível para encaixar no orçamento do que a 0km. Contudo, surgem dúvidas sobre os cuidados a serem tomados para evitar inconvenientes futuros e, principalmente, prejuízos financeiros.
Embora o preço atrativo de uma usada seja tentador, é aconselhável manter a cautela quando ela estiver bem abaixo do valor de mercado. Quando uma moto nova deixa a concessionária, seu preço inicial sofre uma depreciação de cerca de 15%, seguida por uma média de 10% ao ano, independentemente do modelo. Assim, consultar indicadores como a Tabela Fipe é fundamental para verificar o preço real e evitar armadilhas. “Um preço muito baixo pode indicar problemas, como histórico de acidentes, participação em leilões ou até mesmo golpes. Mesmo uma avaria considerada média pode impactar o desempenho da moto”, alerta Cleverson Carvalho, especialista em seminovas da Honda Blokton, maior rede de concessionárias de motos do Paraná.
Documentação e manutenção em dia – Para assegurar uma experiência de compra positiva, é essencial não fechar negócio com pressa e realizar uma pesquisa detalhada. Verificar se a documentação está em ordem, se as manutenções foram realizadas nos prazos previstos e se há garantia de fábrica (de 3 a 5 anos) ou, no caso de motos mais antigas, garantia mínima por lei (90 dias), são passos importantes. “Conferir a procedência do veículo, se está no nome do vendedor e se não existe algum comunicado de venda são passos fundamentais. Essas informações podem ser checadas nos sites dos Detrans, por exemplo”, observa Cleverson. Além disso, é preciso levantar a existência de pendências legais, como dívidas, alienação, bloqueio judicial, multas e impostos atrasados.
Verificação de recalls – Outro ponto frequentemente negligenciado pelos compradores é a verificação de recalls. Convocações feitas pelas montadoras podem ser relacionadas a componentes críticos, como freios, suspensão ou outras peças, cuja substituição é vital para a segurança durante a pilotagem.
Parte mecânica e teste de condução – Na inspeção mecânica e elétrica, observar o motor em busca de barulhos anormais, vazamentos, pontos de ferrugem e fumaça pelo escapamento é requisito básico. “Um teste de condução permite avaliar o alinhamento do chassi, sistema de suspensão, pneus e freios, além de identificar eventuais desconfortos e irregularidades. Ainda é necessário certificar-se se a ciclística do veículo atende o que se procura, especialmente em relação ao desempenho”, orienta Cleverson. Também é preciso dar atenção ao kit de transmissão (corrente, coroa e pinhão) e aos componentes elétricos (iluminação e pisca), e verificar as pedaleiras, manoplas e manetes. Caso estejam muito gastos podem indicar alta quilometragem.
Concessionária tem padrão mais rigoroso – A gerente de Administração de Vendas da Blokton, Munik Maia, conta que todas essas verificações se tornam uma dor de cabeça a menos quando o veículo é adquirido em uma concessionária de referência.
“A opção por adquirir uma moto em concessionária oferece diversas vantagens em comparação com transações particulares ou em lojas independentes. Isso porque as redes autorizadas das marcas geralmente adotam padrões rigorosos para veículos seminovos”, explica.
Munik destaca que, antes de ser disponibilizado para a venda, cada veículo passa por uma inspeção minuciosa realizada por mecânicos treinados pela própria fabricante. Esse processo visa garantir que o veículo esteja em condições ideais. Além disso, a compra em revendas oficiais simplifica os procedimentos administrativos. A concessionária se encarrega da transferência de documentação e demais trâmites, proporcionando um processo mais ágil e descomplicado para o comprador.
Outro ponto positivo é a flexibilidade no financiamento, facilitando o pagamento do veículo. A gerente explica que a Blokton conta com uma mesa de crédito que possibilita uma análise rápida junto a diferentes bancos, oferecendo taxas diversas. “Isso abre novas oportunidades para a aprovação de crédito, adaptando-se às condições do cliente”, destaca a gerente.
Além dessas vantagens, as concessionárias costumam manter um estoque diversificado, com ampla variedade de modelos e marcas. O comprador tem à disposição uma gama de opções para escolher, atendendo às suas preferências e necessidades.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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