7 golpes mais comuns ao comprar um carro usado
A compra de um carro envolve alguns segredos, mas com a tecnologia e alguns recursos é possível fazer um bom negócio. Além de muita pesquisa e uma boa dose de precaução, a compra do próximo – ou do primeiro carro – pode ser fácil com alguns cuidados.
E com a tecnologia, golpes e outros segredos são descobertos de forma desmistificada. Mas quais são esses golpes na venda de um carro que o comprador precisa ficar atento? A Visão Total, rede de vistorias com 150 unidades em todo o país, preparou um guia fácil com especialistas no assunto.

1 – Golpe da quilometragem adulterada: Esse é o mais comum, porém hoje em dia é fácil de descobrir. Com um laudo cautelar qualquer alteração na programação do veículo o sistema detecta e a inspeção não é aprovada. Algumas marcas também trazem a informação de rodagem em peças, como o câmbio. Assim, não basta adulterar o hodômetro, pois uma análise de sistema do carro já identifica a fraude.
2 – Carro com passagem por leilão: Antigamente muitos carros podiam ter simplesmente o histórico de leilão apagado em fraudes desse tipo. Muita gente comprava “gato por lebre” e o documento não constava da passagem por leilão. “Essa é a fraude mais comum hoje em dia, mas basta fazer um laudo cautelar que a verificação do sistema é infalível e mostra eventuais problemas no histórico do carro. Mas é preciso ter atenção, pois o laudo ECV, que é mais simples, não aponta a passagem por leilão. Já o laudo cautelar sempre mostra”, explica André Luís Costa, diretor da Visão Total Vistorias. Segundo o especialista, há diferença entre comprar um carro de leilão de financeiras, onde não há registro de batida no veículo ou mesmo leilão judicial, mas em todos os casos, um carro com passagem por leilão é desvalorizado no comércio de veículos.
3 – Carro com histórico de sinistro: Embora seja fácil de identificar carros que foram danificados e reparados, nem sempre é possível dizer só com uma análise cuidadosa que o carro tem um sinistro. O sinistro ocorre quando há uma ocorrência de problemas como uma batida mais forte no veículo, dado que vai para o histórico das seguradoras e gera o chamado “apontamento” nos laudos cautelares. Costa comenta que nem sempre um sinistro significa algo grave. “Há sinistro de média e alta monta, mas esse registro no histórico do carro desvaloriza o veículo, e por isso, o laudo cautelar é indicado. Além disso, nesse tipo de laudo é feita a análise estrutural do carro. Em caso de sinais de batidas fortes na dianteira, traseira ou parte estrutural, como coluna e longarinas, o carro terá essa informação no laudo técnico”, explica Costa.
4 – Carro com restrições administrativas: Muita gente compra um carro e na hora da transferência descobre que não pode fazer o processo. Isso pode ocorrer por restrição administrativa, impostos não pagos, processo judicial por inventário ou envolvimento do veículo em alguma ação criminosa. Por isso, antes de iniciar a negociação é preciso fazer o levantamento. A melhor forma é via laudo cautelar ou uma pesquisa nas bases estaduais da secretaria da fazenda.
5 – Carro com multas: Se por um lado, fazer o laudo cautelar, por outro vale uma atenção especial com as multas. Às vezes o carro não tem multas no momento da negociação e, com o tempo, elas aparecem no histórico do veículo. A recomendação da Visão Total é fazer a pesquisa de multas no Detran do estado onde o carro é registrado. Também é válido fazer um acordo por escrito com o vendedor, onde a data de entrega do veículo vale como responsabilidade por eventuais multas. O dono anterior até aquela data, e o atual proprietário daquele momento em diante.
6 – Golpe do carro batido: Infelizmente muita gente ainda compra carro sem pedir laudo cautelar, sem essa análise estrutural e sem o aval de um mecânico. Carros reparados tem sinais de conserto como: repintura, desgaste anormal de peças de acabamento e um estado deteriorado. “O ideal é levar um mecânico para avaliar o carro e depois fazer um laudo cautelar para se prevenir”, diz André Luís da Visão Total.
7 – Golpe do laudo falso: Infelizmente também é comum que o vendedor – mesmo em loja ou concessionária – apresente laudo que é falso. Ao receber esse documento é possível verificar junto a empresa emissora, via número do documento, atestando sua emissão. “Uma dica é que o próprio interessado leve a um local de sua confiança para fazer o laudo, sendo seu direito levar em um estabelecimento de sua confiança”, explica Costa. “Se a loja não permitir que o cliente leve em local de sua confiança ou exija um documento atualizado é sinal de que há algum problema com aquele veículo”, finaliza.
HB20 ganha três estrelas – A quinta divulgação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, mostra um resultado de três estrelas para o Hyundai HB20, numa escala que vai até 5. Ele conseguiu o feito depois de atualizar o equipamento básico de segurança para seis airbags de série na América do Sul. No geral, o modelo ofereceu estrutura instável, proteção fraca para o peito do motorista no teste de impacto frontal e desempenho ruim na proteção de pedestres, o que o impediu de obter uma classificação melhor. A versão anterior do Hyundai HB20 com apenas dois airbags de série foi avaliada pelo Latin NCAP em 2020 com uma classificação de zero estrela. O fabricante atualizou o modelo adicionando seis airbags de série e acrescentou tecnologias semiautônomas, entre outras atualizações.

Citroën C4 Cactus – A fabricante francesa começou a vender uma uma nova versão do SUV compacto Citroën C4 Cactus. Trata-se da Noir, edição limitada a 1.300 mil unidades e que aposta em um pacote visual diferente, aplicados sobre a versão Shine Pack. Está disponível por R$131 mil. O Citroën C4 Cactus Noir traz algumas mudanças no design, com adesivos na coluna C e no capô e frisos laterais e moldura dos faróis de neblina pintadas de preto brilhante e rodas de liga leve de 17 polegadas também em preto. No interior, a fabricante adicionou uma forração exclusiva para os bancos de couro, apliques no painel de instrumentos e tapetes personalizados. Como é baseado na versão Shine Pack da linha 2024, traz central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador sem fio para smartphones, chave presencial, ar-condicionado digital automático, painel de instrumentos digital, controles de estabilidade e tração, seis airbags, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro, faróis de neblina, câmera de ré, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, monitoramento de pressão dos pneus, alerta de saída de faixa e mais. Sob o capô está o motor 1.6 turbo de quatro cilindros, gerando 173 cv e 24,5 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque. Nesta versão, conta com o sistema Grip Control, que ajusta os controles de estabilidade e tração de acordo com o tipo de piso escolhido.

Compass ganha pacote visual Dark – O conjunto especial de design Dark Pack acaba de chegar ao Jeep Compass, versões Longitude T270 turboflex e TD350 turbodiesel. A lista de equipamentos é mais recheada?: rodas de 18″, grade e friso lateral com pintura de tonalidade escurecida, além da nova opção de cor Sting Gray e, principalmente, uma plataforma de serviços conectados, batizada de Adventure Intelligence, que oferece assistência em tempo real, conectividade embarcada e sistema de navegação integrado. Há ainda carregador de celular por indução, central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e park assist. Completam a lista sistema de som premium Beats (com 8 alto falantes e subwoofer) e sistema Remote Start, que permite ligar o veículo remotamente. O Dark Pack custa R$ 8.000 – sobre a Longitude T270 turboflex (R$ 192.390) e TD350 turbodiesel (R$ 239.590)
Silverado bate recorde – Há uma semana, a Chevrolet começou a pré-venda da nova Silverado Brasil. Resultado: todas as primeiras 500 unidades compradas, ao custo de R$ 520 mil cada – num faturamento de, no mínimo, R$ 260 milhões em 1,5 hora. Agora, ela acaba de abrir mais um lote de 200 unidades – e pelo mesmo preço. Mas só a partir desta segunda-feira, 11.
Procura por picapes aumenta – A demanda está sendo decisiva para o crescimento do mercado brasileiro: a venda de automóveis teve alta de 9,2% até agosto, atingindo 1,06 milhão de unidades; já a de picapes saltou 22,6%, batendo as 250,6 mil unidades. Considerando o segmento total de comerciais leves, que também inclui os furgões, o crescimento é de 17,7%
Mercado de usados – A Fenauto, entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos, registrou um aumento de 12,8% em relação a julho. Com esse total, o acumulado de vendas no ano chegou a 9.444.206 unidades. Os números positivos não param por aí. O relatório também mostra que, na comparação com agosto de 2022, o crescimento foi de 4,5%. O acumulado de 2023 também registrou um resultado positivo de 10,7% em comparação com o ano de 2022. A instituição espera fechar o ano em torno de 15 milhões de veículos comercializados.
Ford Transit ganha duas versões – A Ford Pro inicia este mês a venda da Transit Chassi, nova versão da van que amplia a gama de aplicações da linha. Com esse lançamento, a marca dá mais um passo para a expansão do seu negócio de veículos comerciais, que conta com uma estrutura completa de engenharia, manufatura, venda e pós-venda 100% focada em proporcionar o máximo retorno do investimento para o cliente.
Ele vem com PBT de 3,5 t ou 4,7 t, e oferece um custo de posse 25% menor que a principal concorrente· A Transit Chassi chega com preço de R$ 260.000 na versão de 4,7 t e de R$ 273.000 na versão de 3,5 t. . Para o lançamento, a Ford criou uma ação especial que oferece a versão de 4,7 t pelo preço de R$ 240.000 e a versão de 3,5 t por R$ 250.000, limitada às primeiras 100 unidades somando ambos os modelos.
Comércio de eletrificados – As vendas desse segmento de automóveis tiveram um novo recorde em agosto no Brasil – incluindo os totalmente elétricos. O destaque do mês foi a montadora chinesa BYD, que liderou o segmento de BEVs e ainda emplacou os três modelos mais vendidos. Foram 1.167 emplacamentos de veículos elétricos no Brasil em agosto, sendo 656 unidades da BYD, que ficou em primeiro lugar no ranking de vendas de veículos 100% elétricos no mês passado – número seis vezes maior que o da segunda colocada, segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).


Nova Hunter 350 chega ao Brasil – A Royal Enfield, líder mundial no segmento de motocicletas de média cilindrada (250cc-750cc), acaba de em duas rodas com o lançamento oficial da Hunter 350 no Brasil. A novidade é integrante da família da plataforma J, que tem Meteor 350 e Classic 350 e privilegia o uso urbano. O motor é um 349cc, que entrega 20,2 cv de potência e torque máximo de 2,70kgmf, com transmissão de cinco velocidades. O conjunto de suspensão é composto por garfo telescópico de 41mm na dianteira, com curso de 130mm. Na traseira, dois amortecedores com ajuste de pré-carga de mola em seis níveis, com curso de 90mm. Os freios dianteiros têm 300mm com pinça flutuante e pistão duplo e, na traseira, disco de 270mm com pinça flutuante e pistão simples. O sistema ABS, que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas, é de duplo canal. Hunter 350 chega em duas versões: a Dapper, de entrada, tem preço sugerido de R$ 20 mil; a Rebel, topo de linha, R$ 22 mil.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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