De bigu com a modernidade

Picapes tiveram desvalorização de até 30,88%

O segmento de picapes nunca esteve tão movimentado no Brasil como nos últimos anos. Modelos de diferentes marcas e tamanhos foram lançados ou estão prestes a estrear no país em breve para agradar todos os perfis de consumidores. Para os usuários mais urbanos, há as picapes compactas e compactas-médias derivadas de automóveis. Esses modelos são construídos com estrutura monobloco e apostam na versatilidade da caçamba para atrair clientes – geralmente donos de SUVs – que procuram por um veículo que pode ser utilizado tanto nas tarefas cotidianas quanto em momentos de lazer.

As picapes médias, que utilizam o tradicional chassi de longarinas sob a carroceria e a caçamba, são procuradas pelos consumidores que necessitam de um veículo mais robusto, capaz de suportar o trabalho pesado sem abrir mão do conforto para os ocupantes. Por fim, as picapes de grande porte fazem parte de um nicho de clientes que querem se diferenciar com um veículo ainda mais sofisticado.

Geralmente importados da América do Norte, esses modelos são cultuados pelos fãs de picapes que desejam uma picape ainda mais potente e equipada com as mais avançadas tecnologias de assistências de condução, conforto e conectividade. De olho nesse segmento, a KBB Brasil fez um levantamento para verificar a variação de preços de todas as picapes vendidas no país durante o primeiro semestre de 2023.

Ram 3500 – O estudo considerou desde modelos 2021, que ainda estavam disponíveis como zero quilômetro em janeiro de 2023, até modelos 2024 para obter o ano/modelo mais recente capaz de ser calculado. A Ram 3500 LongHorn 6.7 turbodiesel 22/22 foi a picape que menos depreciou no primeiro semestre do ano. A maior picape vendida oficialmente no Brasil teve uma desvalorização de apenas -0,19% entre janeiro (0km) e junho (seminova) de 2023. Outros dois modelos da marca norte-americana também apresentaram pouca variação de preços no período: Ram 3500 Laramie 22/22 (-2,67%) e Ram 2500 Rodeo 21/21 (-4,01%).

Médias e compactas – Entre as picapes compactas-médias, a recém-lançada nova Chevrolet Montana Premier 1.2 turboflex 2023 sofreu uma desvalorização de apenas -0,21%. No segmento de picapes médias, a Toyota Hilux SR cabine dupla com motorização 2.7 flex automática apresentou uma surpreendente variação menor que a dos modelos a diesel: -1,90%. A menor variação entre as picapes compactas foi verificada na Volkswagen Saveiro Robust cabine dupla 1.6 flex 2022. O modelo depreciou -4,02% entre janeiro (0km) e junho (seminova).

A Nissan Frontier S 2.3 turbodiesel manual 4×4 ano/modelo 2022, por sua vez, foi a picape que mais desvalorizou (-30,88%) nos primeiros seis meses de 2023. De acordo com o levantamento, o preço médio do modelo caiu de R$ 238.700 (0km), em janeiro, para R$ 165 mil (seminovo), em junho.

Elétricos: quem é quem? – O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil teve o melhor semestre da série histórica da ABVE, a associação que reúne os fabricantes desses modelos. Foram 32.239 emplacamentos de janeiro a junho de 2023 – o que representa um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427), e se encontra muito próximo das vendas de todo o ano de 2021 (34.990). Só em junho, foram 6.225 emplacamentos – 53% acima de junho de 2022 (4.073). Foi o melhor mês de junho e o terceiro melhor mês de toda a série histórica, só superado por maio/23 (6.435) e setembro/22 (6.391). Com isso, a frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades, de janeiro de 2012 a junho de 2023.

  • HEV (Hybrid Electric Vehicle) – veículo elétrico híbrido convencional sem recarga externa da bateria;
  • PHEV (Hybrid Electric Plug-in Vehicle) – veículo elétrico híbrido com recarga externa (plug-in);
  • BEV (Battery Electric Vehicle) – veículo 100% elétrico com recarga externa da bateria (plug-in).

Os maiores percentuais de emplacamentos por município se encontram naqueles com alto valor de Produto Interno Bruto (PIB). São Paulo ocupa a primeira posição no ranking das cidades que mais emplacaram veículos eletrificados no 1º semestre de 2023, com 17,5% do total. Em segundo lugar, Brasília, com 6% – com destaque para o emplacamento de veículos elétricos BEV. Sozinho, o DF emplacou 356 unidades de 100% elétricos – igualando-se ao Rio e superando de longe estados como Minas Gerais.

Na região nordestina, Salvador (9º no ranking), emplacou 539 eletrificados (somadas todas as tecnologias); Fortaleza, 487; Recife, 467. Em Pernambuco, por exemplo, foram vendidos apenas 131 modelos 100% elétricos – provavelmente em função da (falta de) infraestrutura de eletropostos, por exemplo.

O microcarro Ami – O próprio presidente da Stellantis, Antonio Filosa, foi quem anunciou a novidade: a Citroën vai trazer para o Brasil (e outros países da América do Sul) o Ami, um microcarro elétrico. Ele tem capacidade para duas pessoas e velocidade máxima limitada a 45 km/h. Só não foi ventilada a data da chegada. Filosa também disse que o Ami não pode ser enquadrado como um carro de passeio e, sim, como um “mobility device” (numa tradução livre, um dispositivo de mobilidade). Ele é equipado com motor de 6kW, que proporciona uma autonomia de até 80 km. O modelo, aliás, tem seu próprio cabo, que pode ser conectado em qualquer tomada de 110 ou 220V, com recarga de 0 a 100% em menos de quatro horas. O Citroën Ami tem 2,41 metros de comprimento e 1,39 metro de largura.

Mais um elétrico na praça – O primeiro modelo da marca Seres, uma norte-americana com tecnologia e investimentos chineses, foi apresentado na semana passada em São Paulo. Compacto, o SUV urbano Seres 3 já pode ser encomendado pela internet pelos preços promocionais de R$ 220 mil e R$ 270 mil (blindado). Esses preços são válidos para as primeiras 10 unidades da versão blindada e 20 unidades da versão sem blindagem. Isso significa descontos de 8,3% e 15,6% em relação aos valores de tabela (respectivamente, R$ 240 mil e R$ 320 mil). Fabricado na planta de Liangjiang, na China, o Seres 3 possui motor elétrico com 120 kW (163cv) de potência. A bateria de lítio com 52,7 kW de capacidade proporciona autonomia que varia de 405km a 300km, dependendo da homologação do ciclo. O tempo de carregamento de 20% a 80% é de 30 minutos em estações de alta potência; o carregamento de 0 a 100% na potência de 6,6 kW é feito em 8 horas. Os números de desempenho são 8,9 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 160 km/h de velocidade máxima.

Volvo Car cresce 70% no semestre – Pioneira em eletrificação, a Volvo Car Brasil é hoje a marca premium que mais vende carros eletrificados no Brasil. Somente neste primeiro semestre de 2023 foram 4,3 mil novos Volvo híbridos e elétricos rodando nas ruas do país. Este número representa um crescimento de 72% nas vendas da marca, comparado ao mesmo período de 2022. A Volvo apostou na eletrificação total de seu portfólio em 2021. Hoje, ocupa o primeiro lugar em vendas de carros eletrificados no Brasil, com 29% de participação total no mercado de híbridos e elétricos plug-in. Os híbridos XC60 e XC90, possuem, juntos, 27,6% de participação total no segmento de carros plug-in. Esta representatividade é ainda maior considerando apenas os modelos premium, onde a marca lidera com mais de 44% de share. O XC60 é o carro híbrido plug-in mais vendido do segmento Premium, com 35% do total de mercado. Já na opção 100% elétrica, o Volvo XC40 é a grande estrela da marca e mantém a liderança em vendas desde seu lançamento, detendo, sozinho, mais de 42% do mercado de luxo.

Comércio global – As vendas mundiais de veículos leves em todo o mundo, nos primeiros seis meses de 2023, chegaram a 42,7 milhões – 10,7% a mais do que no mesmo período de 2022. Os dados mostram que a indústria não enfrenta mais problemas relevantes de abastecimento e logística que prejudicaram a produção durante a pandemia. Essa taxa de crescimento mostra uma estimativa de 93 milhões de unidades vendidas no mercado global no ano, número próximo ao da pré-pandemia. A China, maior mercado do mundo, alcançou em junho seu melhor resultado mensal, com 2,52 milhões de unidades negociadas, superando o resultado de maio (2,5 milhões).

Exportações da Toyota – A liderança entre as montadoras para as exportações de automóveis no primeiro semestre do ano ficou com a Toyota do Brasil. Ela despachou 49.241 unidades dos modelos Etios, Yaris e Corolla Cross, fabricados em Sorocaba – além do sedã Corolla, de Indaiatuba. Segundo Rafael Chang, presidente da marca no Brasil, o número de exportações traz benefícios para o país, impulsionando a produção e promovendo o crescimento do emprego local. Além disso, as exportações também contribuem para a entrada de divisas estrangeiras, fortalecendo a economia brasileira. “Aqui também vale frisar que, ao exportarmos tecnologia de ponta, especialmente no campo da eletrificação. Estamos orgulhosos de que nossa tecnologia híbrida flex, uma inovação nascida no Brasil, está sendo reconhecida e adotada em mercados internacionais”, celebra Chang.

Corpo (e alma) do Bandeirante? – O site Motor1 divulgou imagens da nova geração do icônico Land Cruiser, agora para a versão Prado. Ele terá visual retrô, inspirado nos clássicos Bandeirante que circulam há décadas no interior do Brasil. A apresentação mundial do modelo está programada para esta semana, dia 1º. O formato quadradão, que o deixa mais charmoso, usa elementos retangulares – como o formato dos faróis, da moldura das luzes de neblina e das linhas gerais do para-choque. O novo Toyota Land Cruiser deve ser equipado com motor V6 3.4 litros, que entrega 354 cv. Também pode ter uma versão híbrida com potência de até 443 cv, segundo a imprensa norte-americana.

Ford financia projeto da Ufal – O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, anunciou os oito times de universitários vencedores do Ford C3 (Ford College Community Challenge) deste ano. Os selecionados vão receber um investimento de US$ 2,5 mil para desenvolver projetos sociais em diferentes regiões do país. A 9ª edição do Ford C3 – Building Sustainable Communities tem como foco apoiar projetos que abordam as principais questões de Diversidade & Inclusão em cinco macrotemas: gênero, raça, deficiência, idade, orientação sexual ou identidade de gênero. Um dos selecionados é Eleva, da Universidade Federal de Alagoas (/Ufal). Criado em 2022, ele é voltado à capacitação e valorização de mulheres empreendedoras, cis e trans, para geração de renda. O grupo criou uma metodologia para o desenvolvimento de negócios que passa por quatro etapas: identificação, identidade do negócio, vendas e acompanhamento. Ao longo de todas elas, as participantes recebem capacitação teórica e prática.

Novo Classe A 200: R$ 345 mil – A Mercedes-Benz já pôs nas lojas a versão hatch do novo Classe A 200 AMG Line – que ganhou um tapa no visual e motorização eletrificada, capaz de gerar 163 cv. O carro é chamado híbrido leve por conta de um sistema elétrico adicional de 48 volts. A transmissão é automática de sete velocidades. Internamente, o padrão de luxo da Mercedes, com revestimentos de couro e tecidos feitos de materiais reciclados. De destaque, os sistemas com duas telas independentes de 10,25 polegadas com informações do automóvel, de conectividade e de entretenimento.

Placa antiga de volta? – Trocou de carro e substituiu a placa pela nova, padrão Mercosul? Prepare-se: tem parlamentar querendo trazer de volta a antiga. Projeto de lei que está tramitando no Senado, de autoria do senador Esperidião Amin (PP/SC), prevê o retorno daquelas que tinham o nome da cidade e estado de registro – informações que, segundo ele, são necessárias para identificar infrações e outros crimes relacionados ao trânsito. A proposta está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) à espera de um relator. As novas placas foram adotadas em 2019, após ser adiada por seis vezes devido a disputas judiciais. Com fundo pintado na cor branca, o tipo de veículo é identificado pela cor da fonte: a pintura preta é utilizada para veículos de passeio, a vermelha para veículos comerciais, a azul para carros oficiais, a verde para veículos em teste, a dourada para os automóveis diplomáticos e a prateada para os veículos de colecionadores. No modelo antigo, a placa tinha a cor do fundo cinza. O novo modelo de placa padrão Mercosul conta ainda com itens de segurança, como um QR code presente no canto superior esquerdo, que dificultaria clonagens e falsificações.

Antifurto: saiba qual usar – Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que o país registrou um aumento de 8% nas ocorrências de roubos e furtos de carros em 2022, quando comparado com o ano anterior. Foram registrados mais de 373 mil casos ao longo de todo o ano, o que dá mais de mil por dia. Mas o que fazer para evitar uma situação dessas? Quais mecanismos podem ser utilizados para aumentar a segurança do veículo? De acordo com Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos, um dos mais comuns é o alarme – que é acessível e chama bastante a atenção quando acionado. “Existem diversos tipos de alarme hoje em dia. Os mais usados são os que emitem aviso sonoro diante da tentativa de abertura das portas, da presença de pessoas no interior do veículo e tem até com sensor de movimentação, no caso do veículo ser guinchado, por exemplo”.

Rastreador – Outro recurso bastante usado, inclusive pelas seguradoras pela sua eficiência, é o rastreador. Com eles, os proprietários conseguem acompanhar remotamente a movimentação do veículo e têm acesso a um histórico desde o momento do roubo até ele ser encontrado. A instalação costuma ser feita em local sigiloso e, se por um lado, o rastreador costuma ser mais barato que o valor de um seguro, por outro, quando o carro é vendido, o dispositivo precisa ser retirado.

Bloqueador – Outra opção são os bloqueadores, que cortam o combustível ou a corrente elétrica, então por mais que o veículo saia do lugar, em poucos metros, ele vai parar de funcionar devido a ativação do sistema antifurto, que pode ser até pelo celular.

Trava – Uma alternativa bastante conhecida e popular é a trava para volante, que pode ser facilmente instalada pelo próprio motorista e fica entre o volante e os pedais com o objetivo de travar o movimento do carro. Este é um item barato e quanto mais chamativo, melhor, assim já inibe a ação criminosa. “É claro que o seguro é quase que obrigatório para quem mora nas grandes cidades, mas os itens de segurança adicionais também ajudam bastante e quando podem continuar no carro no momento da venda, ainda agregam algum valor adicional”, ressalta o superintendente.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

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A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciaram nesta quinta-feira (21) uma operação contra fraudes no Banco do Brasil. O prejuízo foi de R$ 40 milhões.

Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) saíram para cumprir 16 mandados de busca e apreensão contra 11 investigados. Entre os alvos estão funcionários e terceirizados.

Segundo as investigações, os criminosos utilizavam dispositivos eletrônicos clandestinos para acessar sistemas internos de agências bancárias e obter dados sigilosos de clientes.

Os ataques foram identificados em dezembro de 2023 em agências no Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Vila Isabel e Centro, no Rio de Janeiro, além de unidades em Niterói, Tanguá, Nilópolis e Duque de Caxias.

O grupo atuava de forma organizada, com divisão de tarefas específicas entre aliciadores, aliciados, instaladores, operadores financeiros e chefes.

Quem era quem na quadrilha

  • Aliciadores recrutavam colaboradores do banco e terceirizados para obter senhas funcionais;
  • Aliciados forneciam suas credenciais mediante pagamento;
  • Instaladores conectavam dispositivos aos sistemas do banco;
  • Operadores financeiros movimentavam valores desviados;
  • Chefes organizavam e coordenavam todas as etapas do esquema, incluindo aquisição de dispositivos, aliciamento e execução das fraudes.

Outras modalidades de fraude
No mês passado, a DRF deflagrou uma operação para combater uma fraude semelhante, também contra o Banco do Brasil. Na ocasião, apurou-se que a quadrilha contava com a colaboração de um gerente de Mato Grosso, um funcionário de TI e terceirizados do banco.

Em julho, a delegacia prendeu 3 pessoas de um bando que “hackeava” agências bancárias. Os criminosos instalavam dispositivos no cabeamento de dados dos bancos e assim fazia transferências, furtando de correntistas aleatórios.

Do g1.

Petrolina - Testemunhal

A Justiça Eleitoral da 62ª Zona de Sertânia determinou a cassação do registro de candidatura e declarou a inelegibilidade por oito anos de Pollyanna Abreu (PSDB), prefeita eleita do município, e sua vice, Teresa Raquel. A decisão foi baseada em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação Frente Popular de Sertânia, que apontou abuso de poder econômico durante a campanha de 2024. Segundo o juiz Gustavo Silva Hora, Pollyanna teria utilizado sua empresa, PBA Transportes, para promover eventos, distribuir brindes e realizar obras como manutenção de estradas com fins eleitorais.

A sentença também condenou outros envolvidos na campanha, como o vereador Dorgival Rodrigues e o candidato Gustavo Menezes. Entre as irregularidades destacadas estão patrocínios ostensivos a eventos como a “X Cavalgada dos Amigos de Sertânia” e a “4ª Caminhada do Forró”, além do uso de maquinário da PBA Transportes para serviços que beneficiaram comunidades locais. Essas ações foram consideradas graves o suficiente para comprometer a integridade do processo eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral reforçou as acusações, enquanto a defesa da prefeita alegou que todas as contratações e pagamentos foram realizados de forma lícita. A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Conheça Petrolina

A convite da União dos Vereadores de Pernambuco, a UVP, vou falar no último congresso do ano da categoria, marcado entre os dias 10 e 13 próximos, em Triunfo. O tema: “O recado das urnas, minha visão sobre o resultado das eleições municipais no País e seus desdobramentos com vistas às eleições para presidente e governador, em 2026. A palestra acontece na quinta-feira (12), às 15h.

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, inicia no próximo dia 1º de dezembro o recadastramento anual para servidores públicos efetivos, aposentados e pensionistas. A ação, regulamentada pelo Decreto nº 055/2024, tem como objetivo atualizar os dados funcionais e pessoais, além de identificar os locais de lotação e atuação dos servidores.

O processo de recadastramento será presencial e os servidores devem preencher todas as informações necessárias e comparecer no auditório da prefeitura à Secretaria de Administração. Aqueles afastados, cedidos ou fora do estado devem seguir as orientações específicas previstas no decreto.

O formulário que deve ser preenchido e apresentado no ato do recadastramento pode ser encontrado acessando o link oficial: https://brejomdeus.pe.gov.br/recadastramento2024.

Os servidores que não realizarem o recadastramento dentro do período estipulado, de 1º a 30 de dezembro, estarão sujeitos a bloqueios nos vencimentos ou proventos, conforme estabelece o artigo 7º, caput, do decreto. A regularização do pagamento será efetuada pela Secretaria Municipal de Administração somente após a realização do recadastramento pendente.

Em encontro realizado ontem (20) em Brasília, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping anunciaram a abertura do mercado chinês para as uvas brasileiras, após quatro anos de negociações. Além das uvas frescas, o acordo prevê a exportação de gergelim, sorgo e produtos derivados de peixe, como farinha e óleo.

O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, destacou o impacto positivo do acordo. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, afirmou Coelho.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, teve uma conversa comigo ontem, na festa dos 80 anos do ex-senador José Jorge, em Brasília. Girou em torno da possibilidade da governadora Raquel Lira fazer a travessia do PSDB para o PSD, conforme já foi especulado na mídia. Kassab me disse que fez o convite à governadora, com quem esteve em algumas oportunidades, e, quando eu perguntei se o martelo estaria batido, ele respondeu: “Agora só depende dela”.

Kassab disse ainda que o ingresso da governadora seria um reforço muito grande para os quadros do seu partido. Afirmou que o PSD já integra o governo de Raquel, e o presidente estadual, André de Paula, tem uma relação já bastante estreita com a governadora. O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos em todo o país no pleito deste ano. O partido conquistou as prefeituras de 887 municípios, sendo cinco capitais, o que representa aumento de 35% se comparado ao resultado da eleição anterior.

Paulo Câmara, o candidato de Lula

Ouvi em Brasília, nos últimos dias, que a sucessão da governadora Raquel Lyra (PSDB), em 2026, pode ter um ingrediente novo e explosivo: o PT fora do palanque de João Campos, natural e provável candidato a governador pelo PSB.

A legenda petista, segundo o que foi soprado nos meus ouvidos, lançaria uma candidatura própria – o ex-governador Paulo Câmara, hoje na presidência do Banco do Nordeste, em Fortaleza, por delegação pessoal do presidente Lula.

Principal liderança do PT no Estado, o senador Humberto Costa iria à reeleição na chapa de Paulo Câmara, que seria, naturalmente, o palanque de Lula em Pernambuco. A tese, que a princípio pode parecer uma maluquice, é baseada no fato de que nem João nem Raquel estariam dispostos a bancar o palanque de Lula.

Tudo em razão do Governo Federal, sob o comando de Lula pela terceira vez, não ter encontrado ressonância na sociedade brasileira. Os mesmos que me sopraram a notícia ressaltam que João já não assumiu Lula na campanha da sua reeleição no Recife, o que teria irritado profundamente as forças mais lulistas no Estado.

Quanto à Raquel, a governadora está buscando a travessia para o PSD, partido aliado ao Planalto, em busca de construir um palanque lulista no Estado, iludida com a tese de que o presidente teria dois palanques no Estado. Acontece que se a tucana andar por esse caminho, perderá os votos dos bolsonaristas.

Sendo assim, sua reeleição ficaria mais difícil ainda. Em 2022, na eleição de segundo turno contra Marília Arraes (SD), a quem derrotou, Raquel não assumiu lado na corrida presidencial – nem no palanque de Lula nem tampouco o de Bolsonaro. Ganhou fácil pela adesão em massa dos bolsonaristas.

Mas 2026 abre um cenário bem diferente. Na política, a história não se repete. Raquel pode até fazer a travessia do PSDB para o PSD, mas o palanque de Lula no Estado, com a possibilidade de não ser o de João Campos, será único – o do ex-governador Paulo Câmara, que irá se filiar ao PT.

SILVIO FILHO NA CHAPA DE CÂMARA – Se o fato novo Paulo Câmara for uma realidade, o Republicanos, do ministro Sílvio Costa Filho, ficaria na chapa de João Campos? O que se diz em Brasília aponta na direção contrária. Silvinho, como é mais conhecido e que sonha em disputar uma das vagas ao Senado, seria o segundo candidato na chapa de Câmara, ao lado de Humberto, por determinação e exigência do presidente Lula.

Desgaste e saudade – Aos que porventura acharem essa alternativa Paulo Câmara um sonho de verão: diante do desgaste da governadora Raquel Lyra, cuja gestão é reprovada por 57% dos pernambucanos, segundo pesquisa recente do instituto Opinião, a população já estaria com saudade dele, achando que, em comparação ao Governo tucano, fez uma gestão por excelência. E mais do que isso, chegaria com o apoio e respaldo do presidente Lula em sua inteireza.

Estado arrumado – Aliados do ex-governador Paulo Câmara exibem pesquisas internas de que seu maior feito foi o ajuste fiscal do Estado, mesmo depois de encontrar as finanças em frangalhos, herança do Governo gastador de Eduardo Campos. Dizem que Câmara fez tão bem o dever de casa nas finanças que Raquel se deparou com o Estado extremamente equilibrado de caixa, com tamanha capacidade de endividamento que a tucana já assinou dois empréstimos, sendo o último, de R$ 3,4 bilhões, aprovada no início desta semana pela Assembleia Legislativa.

Cid volta a ser ouvido – Não há outro assunto em Brasília, a não ser a trama de quatro militares malucos para eliminar o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). O tenente-coronel Mauro Cid presta depoimento hoje à tarde ao ministro Alexandre de Moraes, outro alvo. O magistrado vai decidir se Cid deve ser punido por, segundo a Polícia Federal, ter omitido em seus depoimentos o plano para assassinar autoridades, como o próprio Moraes, o presidente Lula (PT) e o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), no fim de 2022, antes da posse deles.

Cara a cara com Moraes – O ministro Alexandre de Moraes, contrariando o que é de praxe na Corte, não nomeou um juiz-auxiliar para conduzir o depoimento e tomou para si a responsabilidade. Ele ficará frente a frente com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O depoimento foi marcado após a PF revelar novos detalhes da investigação sobre golpe de Estado nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro (PL).

CURTAS

RELATÓRIO – Os capítulos narrados pela corporação em relatório que motivou novas prisões na última terça comprometem outros nomes importantes — entre eles o do próprio ex-presidente — e dão gás para que a apuração lance luz sobre mais detalhes da suposta trama golpista que era discutida nos gabinetes do antigo governo.

NEGOU – Ao acessar aparelhos eletrônicos apreendidos em operação anterior, a PF encontrou um plano golpista nomeado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria de autoria do general da reserva com cargo no governo. Entre as tarefas elencadas estava o assassinato dos candidatos eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), além do próprio ministro Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Cid negou, ainda na terça, saber do plano.

DOCUMENTO – Os investigadores ainda constataram que o documento foi impresso no Palácio do Planalto, em dezembro de 2022, quando o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro estavam no local. Somado a isso, a PF descobriu que havia o plano de prender e até matar o ministro Alexandre de Moraes em 15 de dezembro de 2022.

Perguntar não ofende: Paulo Câmara vai voltar?

O oitentão José Jorge reúne, neste momento, um grande número de amigos na sua festa de 80 anos, no Iate Clube, em Brasília. Vim com minha Nayla e podemos comprovar, mais uma vez, como ele é querido. Até o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, veio de São Paulo abraçar o ex-senador e ministro aposentado do Tribunal de Contas da União.

A festa tem ritmo de forró, um São João antecipado, com comidas típicas trazidas do Recife. José Jorge recebe seus convidados ao lado da sua Socorro, também vestida de matuta.

Os municípios de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, no Agreste, serão os próximos municípios a entrar na rota de abastecimento do rio São Francisco. Para levar mais água às duas cidades, estão sendo executadas pela Compesa as obras da Adutora do Agreste que vão permitir o início da operação dos trechos de tubulação já assentados a partir do município de Belo Jardim e em direção aos dois municípios. A iniciativa resultará em uma mudança significativa no abastecimento, que seguem atualmente um severo calendário. 

Com investimento de R$ 27 milhões, a obra vai beneficiar 100 mil pessoas a partir de junho do próximo ano. Com 93% das tubulações já implantadas, restam assentar cerca de 4km de tubos de diâmetro entre 900 a 250mm, incluindo uma travessia sobre o Rio Ipojuca no trecho para São Bento do Una. Porém, em uma obra desta magnitude não há apenas o assentamento de tubulações a ser realizado. Diversas outras estruturas importantes estão sendo construídas. 

“Ventosas e descargas são dispositivos de operação e segurança da adutora. As ventosas servem para permitir a saída de ar na tubulação, evitando inclusive, em caso extremo de alta pressão, o estouramento da adutora. As descargas são dispositivos utilizados para a limpeza inicial das tubulações e o esvaziamento da adutora em caso de necessidade de manutenção”, explica o engenheiro responsável pela execução desse trecho, Max Coutinho.

Já a travessia que será construída sobre o rio Ipojuca terá 112 metros de extensão. Trata-se de uma armação metálica, apoiada em blocos de concreto armado. Esta estrutura aérea que tem previsão de conclusão para fevereiro de 2025, foi pensada por diversos motivos, como facilitar o acesso à adutora em caso de manutenção e devido a extensão e profundidade do rio naquele ponto, que impossibilitou passar a tubulação por dentro dele.

Retomada em junho deste ano, pela gestão da governadora Raquel Lyra, após ficar paralisada desde 2021, a obra representa um trecho importante do projeto da Adutora do Agreste. “O Sistema Adutor do Agreste foi concebido para atender a região Agreste, que historicamente sofre com fenômenos cíclicos de estiagem e a finalização deste trecho atenderá ao município de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, onde há reduzida segurança hídrica. As águas oriundas do Rio São Francisco vão mudar a realidade da população das cidades”, destaca o presidente da Compesa, Alex Campos.

Em Brejo da Madre de Deus, a expectativa da Companhia é reduzir significativamente o rodízio na distribuição de água com a conclusão das obras. Hoje a maior parte da cidade conta com esquema de seis dias com água e cinco dias sem. Já no município de São Bento do Una a Companhia espera reduzir expressivamente o atual regime, que é de três dias com água e 25 dias sem. A previsão de conclusão desse trecho da Adutora do Agreste é para junho de 2025, quando serão iniciados os testes para posterior início da operação do sistema.

O Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do vereador Edmilson Alexandre Fragoso da Silva, de Água Preta, na Mata Sul, por infidelidade partidária. Ele havia assumido a cadeira na Câmara Municipal em Junho, como 1º suplente do PSB, após a saída de um dos vereadores para assumir o Executivo, já que o prefeito e o vice-prefeito do município foram cassados, trocou o partido pelo PRD dois meses antes de tomar posse, o que gerou a ação.

Com isso, quem assume a vaga aberta é Paulo de Luzemário. “Agradeço a Deus pela oportunidade de poder assumir a vaga de Vereador pela minha amada Água Preta. Irei com certeza lutar pelo nosso povo mesmo sendo nestes 40 dias que faltam para terminar o mandato. Mas a minha felicidade é a mesma de poder lutar pelo meu povo. Dias melhores virão”, pontuou.

Por Letícia Lins*

Duas datas marcam a vida de Vilma Queiroz, no mês de novembro: os dias do Empreendedorismo Feminino (19) e o da Consciência Negra (20). Preta, 50+ e plus size, ela sempre gostou de moda, embora a achasse excludente, e que necessitasse de protagonismo para a diversidade. Após aposentar-se, decidiu realizar o evento Pretinhas na Moda, que abre as portas para mulheres negras que atuam no mercado fashion e também para aquelas que desejam desfilar. E com o qual pretende valorizar a moda black, fortalecendo sua identidade, dando-lhe maior visibilidade e ainda movimentar a economia criativa.

Vilma começou a se encantar com vestuário ainda menina, quando via a avó confeccionando roupinhas para bonecas de pano. Aos doze, aprendeu a costurar, a técnica do patchwork, crochê e tricô. No próximo sábado (23) concretiza um velho sonho, ao realizar em São Paulo, pela primeira vez, o evento “Pretinhas na Moda” . Será na Fábrica de Cultura Nova Cachoeirinha, onde haverá, também, uma Feira de Economia Criativa. A realização é do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas com recursos da Lei Paulo Gustavo. 

A produção e direção são da própria Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação. O evento terá oficinas e palestras sobre moda, evidenciando a ancestralidade. Vilma já trabalhou em vários setores, mas sempre foi ligada em moda, chegando até a participar de desfiles como modelo.

“Sou negra, 50+ e plus size e por muito tempo não me sentia representada pela moda. Eu já amava moda, tinha o sonho de atuar no mercado de moda, mas não sonhava em ser modelo quando jovem. Aos 47 anos, participei do evento Dia de Modelo Plus Size, da Renata Poskus, gostei muito do resultado, da autoestima, ao me ver representada por mim que investi em um curso para modelos plus size. A Moda ainda é muito excludente, a moda não deve ser algo padrão. É identidade social, representatividade e temos que ter nesse universo pessoas de diversas faixas etárias principalmente 50+, corpos diversos e maior visibilidade a pessoas negras. Hoje realizo eventos de empoderamento feminino negro para que mulheres pretas de todas as idades alcancem seus sonhos, pois sonhar, lutar, acreditar e ter possibilidade é a força que impulsiona as mulheres negras na sociedade”, afirmou.

No Brasil, 40% dos adultos negros são empreendedores, com negócios que movimentam R$ 1,7 trilhão, segundo a Pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, realizada em 2021. O estudo destaca que 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres, mas que esse percentual sobe exponencialmente quando o foco é o empreendedorismo negro, com as mulheres representando 61,5% do total.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses negócios representam 17% do total no país e que, entre essas mulheres, 49% são as responsáveis financeiras pelo próprio núcleo familiar. Dentro desse contexto o “Pretinhas na Moda” tem entre seus objetivos incentivar e orientar empreendedoras negras no mundo da moda – as que já atuam no mercado e principalmente aquelas que desejam empreender na área – e a programação totalmente gratuita destaca palestras e oficinas – todas ministradas por mulheres pretas que são referência em seus segmentos. 

Entre as palestras e oficinas, há preocupação com a sustentabilidade:  “Saiba criar brincos e acessórios com materiais sustentáveis”; “Do lixo ao luxo: aprenda a criar novas roupas usando a arte do upcycling”; “Moda é arte e ser modelo é ser artista”.  Acompanhe Pretinhas na Moda pelo @pretinhasoficial.

*Jornalista do Oxe Recife

Patrimônio Vivo de Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá foi anunciada, nesta quarta-feira (20), como futura secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Prefeitura de Itamaracá. Ela integrará a gestão do prefeito eleito Paulo Galvão (PSDB).

Maria Madalena Correa, a Lia, tem 80 anos de idade e 50 de carreira artística. Será a primeira vez que a artista (que já traz Itamaracá em seu nome artístico) representará oficialmente o município.

Em um post conjunto nas contas do instagram de Paulo Galvão e da cirandeira, o prefeito eleito destacou: “Lia será nossa voz no turismo e na cultura nacional e internacional. A Rainha da Ciranda irá conversar com governos, empresários, instituições e entidades para recolocar Itamaracá num espaço de respeito e relevância como nunca foi visto antes.”

Já Lia comemorou a escolha do seu nome para o secretariado. “Estou muito feliz. Meu papel será parecido com algo que eu já faço, que é o de levar o nome de Itamaracá para todo o Brasil e para o mundo, só que agora como Secretária. Quero abrir portas para trazer investimentos para a Ilha que eu carrego no meu nome”, afirmou Lia.

Da Folha de Pernambuco