Como transportar bicicleta no carro: um guia completo
Segundo dados da Bicycle-Guider, há mais de 1 bilhão de bikes espalhadas por todos os países, com 40 milhões só no Brasil, em média. Nas vias urbanas, aliás, elas estão cada vez mais presentes. Há quem leve a sua até em viagens. Mas, fique atento à legislação para evitar multas. Para te ajudar com isso, a LeasePlan, empresa de gerenciamento de frotas, montou um guia muito interessante para você levar a bicicleta no carro sem ter problemas. Antes de mais nada é importante saber que, no geral, as bicicletas não podem atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro. A única lâmpada que pode ser tampada é a lanterna de freio elevada (brake-light). Também é importante que elas não comprometam a estabilidade ou a condução do veículo. Para aqueles que desejam transportar a bike na tampa traseira, atenção: é preciso usar uma segunda placa! Essa placa de identificação deve ser lacrada na parte estrutural do veículo em que estiver instalada, no lado direito do para-choque ou carroceria.
- Todos os acessórios, tais como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados;
- As bicicletas não podem extrapolar o peso máximo especificado para o carro ou sua largura máxima;
- Não podem ultrapassar a frente do automóvel ou as dimensões autorizadas na Resolução nº 210;
- Extensor de caçamba: a carga não pode ultrapassar 60% da distância entre eixos. As bicicletas devem estar bem acondicionadas, de modo que não se arrastem ou caiam na via;
- O transporte pode ser feito no teto do veículo, desde que fixada em dispositivo apropriado.
Multa – De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo “com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade” é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
Transporte dentro do carro – Só é possível transportar uma bicicleta dentro do automóvel se ela estiver desmontada! Caso queira viajar com ela montada, você pode ser multado. Ainda assim, também é preciso lembrar de prendê-la corretamente, pois, se ficar solta, pode causar acidentes.
Tipos de suporte:
De teto – O benefício desse tipo de suporte é que ele não tampa nenhuma placa e também não atrapalha na hora de abrir o porta-malas. Em relação à altura da bicicleta, segundo a resolução 349, que fala sobre o transporte de bicicletas, não há limite nesses casos. A única preocupação deve ser na hora de passar em lugares com árvores, viadutos com com teto baixo etc.
Traseiro – Esse tipo de suporte pode danificar o veículo – por isso, muito cuidado! A instalação do suporte deve ser feita entre a lataria e o para-lama e precisa ficar a uma altura em que a bicicleta não arraste no chão. O motorista também precisa ficar atento se a bike está tampando a placa. Se sim, é necessário instalar outra placa em local visível. Mas a vantagem desse tipo de suporte é que ele é mais barato. Também é muito mais fácil prender a bicicleta neste tipo de suporte do que no de teto.
De engate – Um dos benefícios desse tipo de suporte é que a bicicleta fica mais afastada, diminuindo o risco de danificar a pintura ou a lataria. Porém, ele impede a abertura do porta-malas e fica em frente a placa e as luzes do automóvel. Sendo assim, a segunda placa se faz necessária. É importante estar atento que somente carros com autorização dos órgãos de trânsito podem usar o engate.
Caçamba – Para aqueles que têm uma picape ou caminhonete, a caçamba também pode ser usada para transportar a bicicleta. Mas, atenção às regras! Só é possível levar a bicicleta com a tampa aberta e uma parte da bike para fora, desde que seja respeitado o comprimento do balanço. Esta distância deve ter no máximo até 60% do espaço entre os eixos do automóvel. A parte de fora da bicicleta também precisa ficar bem-sinalizada; é necessário usar uma luz vermelha e um dispositivo que reflita a luz.
Seminovos se desvalorizam – Em fevereiro foi registrado um aumento de 11% na média diária de vendas de veículos em relação a janeiro, apesar do feriado de Carnaval e das fortes chuvas que afetaram principalmente o litoral paulista. Cerca de 7,2 mil unidades foram comercializadas diariamente no segundo mês do ano, de acordo com a Anfavea, a associação dos fabricantes. Ao contrário de janeiro, quando foi verificado um pequeno aumento nos preços, os veículos seminovos (até 3 anos de uso) apresentaram em fevereiro uma leve depreciação em todas as faixas de ano/modelo.
Sentra para assinatura – A Nissan incluiu o recém-lançado Novo Sentra no serviço de assinatura de veículos Move. O programa traz tudo incluso no valor da mensalidade, sem sustos e burocracias. O modelo tem parcelas mensais a partir de R$ 3.499 (Advance), R$ 4.049 (Exclusive) e R$ 4.109 (Exclusive com interior Premium). Esses valores incluem seguro, manutenção, taxas, impostos e assistência 24h. Os planos disponíveis permitem a personalização, com opções que vão de 12 a 36 meses de contrato e que levam em consideração variações de quilometragem de rodagem por mês. O serviço pode ser contratado por meio de uma jornada 100% online ou direto nas lojas da marca, que também são o ponto de retirada do veículo. O Nissan Move tem cobertura nacional, em mais de 190 concessionárias em todos os estados e Distrito Federal.
Zontes chega com 3 motos – A marca chinesa acaba de desembarcar oficialmente no Brasil com o grupo JTZ Motors e traz logo três motocicletas de uma vez: a R310, a V310 e a T 310. As vendas começaram esta semana. A R310 é uma esportiva sem carenagem; a V310, custom com estilo moderno, digamos assim; e a T310, aventureira. Os preços vão de R$ 27 mil (R310) a R$ 28 mil (as demais). A Zontes foi fundada em 2003 e faz parte do grupo Tayo Motorcycle Technology, da China. O foco é em motos de média cilindrada. Os três modelos têm motor DOHC, 4 tempos e com refrigeração líquida, com potência de 35,3cv. Além do motor, as motocicletas também compartilham o sistema de freios ABS Bosch de duplo canal e as mesmas tecnologias, como sistema keyless, painel em TFT e diferentes modos de pilotagem.
Yamaha investirá R$ 520 milhões – A marca japonesa anunciou esta semana investimentos de mais de meio bilhão de reais até 2025, principalmente na ampliação da capacidade da planta de Manaus (AM). Segundo os diretores da Yamaha, o dinheiro será aplicado na melhoria de processos produtivos internos e junto aos fornecedores e projetos de logística e iniciativas ambientais.
Novidades elétricas – A Chevrolet expõe até hoje no festival Lollapalooza Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o Bolt EUV. É a primeira vez que o novo SUV compacto 100% elétrico faz uma aparição inaugural por aqui. O modelo é irmão do crossover Bolt já vendido no país desde 2019 e mantém até o conjunto elétrico, com motor de 204cv de potência e 35,7 kgfm de torque e bateria de 65kWh e autonomia de até 390km. A Chevrolet pretende trazer mais dois modelos ao país em 2024: Blazer EUV e Equinox EUV.
VW ID.4 – A Volkswagen, por sua vez, confirmou a chegada do SUV ID.4 ao Brasil para o segundo semestre deste ano, como parte do programa de lançamentos (ao menos 15 produtos) até 2025. O ID.4 mede 4.584 mm de comprimento, 1.852 mm de largura e 1.636 mm de altura – com entre-eixos de 2.771 mm. A VW, por sinal, comemora seus 70 anos de Brasil. O ID.4 fez sua primeira aparição por aqui em 2021, durante a ID. Week (em São Paulo), junto com o ID.3. Depois disso, o modelo foi apresentado a concessionários no Brasil e de países vizinhos, marcou presença no Rock in Rio 2022 e esteve presente em feiras de negócios como o São Paulo Boat Show.
Mais um recorde – O comércio de veículos elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo ultrapassou a marca de 10 milhões de unidades vendidas em 2022, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). Isso significa um elétrico/híbrido para cada sete comercializados. E mais: a partir de 2030 eles terão de competir em condição de igualdade com aqueles movidos a fontes não renováveis de energia.
Locadoras investiram R$ 55,2 bi em 2022 – As empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do ano passado, o total de 590.520 automóveis e veículos comerciais leves, que representaram um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas pelo setor em 2021. O investimento em frota chegou a R$ 55,2 bilhões, conforme o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos lançado na quinta-feira (23). As 590.520 unidades compradas pelas locadoras significaram o recorde de 30,1% na participação do setor de locação no total de automóveis e comerciais leves vendidos durante o ano de 2022 no Brasil. Em média, o investimento das locadoras por unidade foi de R$ 93,6 mil. No ranking de emplacamentos, a Stellantis ficou com o primeiro lugar, vendendo 35,8% (211,009 carros) do total. Em seguida, aparece a Volkswagen, com 16,6% (97.974 unidades). O modelo mais emplacado por locadoras em 2022 foi o VW Gol, com 45.796 unidades.
A GM e seus 4,5 milhões de carros – A General Motors brasileira comemora este mês a marca de 4,5 milhões de veículos produzidos só na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Um Chevrolet Onix produzido na cor vermelha marcou o feito histórico. O complexo industrial produz as versões hatch e sedã do modelo. A fábrica iniciou suas atividades em 20 de julho de 2000, com a produção do Chevrolet Celta, um projeto nacional que durou 14 anos. Além de ter sido a primeira unidade da empresa no Brasil fora de São Paulo, ela inaugurou o conceito de condomínio industrial, reunindo ao seu redor os principais fornecedores – até então algo inédito no segmento automotivo mundial.
O fim do Camaro – A General Motors anunciou nos Estados Unidos que a produção do Chevrolet Camaro – um dos modelos mais icônicos do mercado local – vai chegar ao fim em janeiro do ano que vem. No Brasil, ele também é desejado (e pouco conquistado, em função dos mais de R$ 500 mil cobrados). A sexta geração atual, porém, completará uma década de mercado. A GM diz, no entanto, que “não será o capítulo final do modelo”. Mas, se voltar, será elétrico.
Kia Bongo agora é 4×4 – A marca de origem sul-coreana lançou oficialmente o Kia Bongo K2500 em sua versão 4×4 no mercado brasileiro. Ele vem para substituir a versão 4×2, muito utilizada em entregas de encomendas nos centros urbanos. Ele é um comercial urbano de carga e só exige CNH categoria B (mesma de veículos leves). Custa R$ 165 mil. Com a tração integral, ele agora é capaz de enfrentar condições mais adversas, principalmente fora dos grandes centros e no interior do país, onde prevalecem estradas de terra.
Marco do transporte público – A consulta pública ao texto do Projeto de Lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo, realizada pelo Ministério das Cidades, colheu 870 contribuições de cidadãos, empresas, instituições públicas, movimentos e organizações da sociedade civil, segundo o portal Connectedsmartcities. Entre elas, notas técnicas do Ministério da Indústria E Comércio (MDIC) e da ANTT. As propostas vieram de 65 contribuintes das cinco regiões brasileiras. Os colaboradores pertencem a 29 cidades, de 12 estados brasileiros.
As regiões com maior participação foram Sudeste, com 29 contribuintes, e Centro-Oeste, com 14. Em relação ao perfil dos cidadãos, 84% possuem pelo menos o nível superior completo, sendo que 27% (18) possuem mestrado ou doutorado. São, em sua maioria, engenheiros (14), arquitetos (9), e advogados (6). Os trechos que receberam mais sugestões foram os capítulos que dizem respeito, respectivamente, às disposições gerais (princípios fundamentais, objetivos e conceitos da lei) e a organização dos serviços (definições, planejamento, regulação, transparência, publicidade e controle social).
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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