Recarga de elétricos: dicas para instalar a infraestrutura em casas e condomínios

O crescimento das vendas dos veículos híbridos e elétricos, que alcançou a marca de mais de 125 mil veículos emplacados em 2024 no país, está movimentando a demanda por serviços de infraestrutura de recarga, ao mesmo tempo que aumenta a busca por orientação da parte de muitos consumidores sobre como proceder para instalar pontos de carregamento em suas casas ou condomínios.
A Revo – Electric Revolution, dedicada à implantação de infraestrutura de eletrificação, montou uma pequena cartilha para seus clientes observarem pontos importantes para a definição da solução que melhor se adequa às suas necessidades e do que é necessário para implantá-la. Luiz Felipe Santos, gerente da Revo, explica que as soluções disponíveis para clientes pessoas físicas vão da simples instalação de pontos rápidos de recarga à implantação da infraestrutura elétrica completa para a colocação dos wallboxes, como são chamados os pontos de recarga.
“Muitos carros eletrificados vendidos hoje já vêm com o carregador portátil, que pode ser conectado em uma tomada de 220 V, padrão três pinos de 20 amperes (A). Sua capacidade de carregamento, no entanto, é de apenas até 3 kW”, explica ele. “Com um tempo de recarga que pode ser superior a 8h, o carregador portátil é indicado para a carga de oportunidade e mais apropriado para os veículos híbridos”.
Leia mais- Veículos 100% elétricos requerem uma infraestrutura mais potente de recarga. Embora haja wallbox com capacidade a partir de 3,7 kW, o modelo mais encontrado no mercado é o que oferece 7 kW, mas isso requer atenção sobre a instalação elétrica da residência ou do condomínio. “O equipamento padrão de 7 kW absorve 32 amperes, e pode sobrecarregar a instalação elétrica do local. Isso significa que se ele estiver conectado ao mesmo circuito que alimenta, por exemplo, o chuveiro ou micro-ondas, e ligados ao mesmo tempo, haverá sobrecarga e o disjuntor, geralmente de 50 amperes, irá desarmar. O ideal é que seja feita uma readequação da instalação elétrica e que o wallbox esteja em um circuito exclusivo”, alerta o gerente da empresa.
- Para um wallbox com potência acima de 7 kW, para recargas rápidas, ou em instalações com mais de um wallbox – situação comum em condomínios de casas ou apartamentos -, o cliente precisa avaliar bem a infraestrutura elétrica necessária. Só a partir do momento que ela tiver sido adequada, o equipamento é instalado, o que inclui a definição do local em que ele será colocado, a instalação dos cabos e dispositivos de proteção – de preferência do tipo A, de 30 amperes – para controlar eventuais sobrecarga na rede, e de que ponto a energia será captada.
- O processo de instalação de pontos de carregamento em condomínios requer mais atenção. “Muitas vezes é preciso a aprovação do condomínio, seja para instalar um ponto individual de carregamento, ou mesmo para se estabelecer uma infraestrutura que, posteriormente, poderá atender outros moradores”, destaca.
- Luiz Santos afirma que o recomendável é que o wallbox seja ligado diretamente ao medidor de cada unidade consumidora, a fim de facilitar o controle da energia consumida. “Nos casos em que o medidor não está localizado em uma central de medição, a alternativa é instalar o carregador diretamente na rede do condomínio. Será necessário, então, que cada wallbox tenha seu próprio medidor”, explica.
- Operado por meio de um cartão de acesso, esse medidor fornecerá ao condomínio a quantidade de energia exata que cada condômino consumir, para o rateamento proporcional dos gastos. No caso de wallbox individual, existe a opção de colocar uma chave que impede sua utilização, sem autorização, por outro condômino.
- O valor a ser gasto na instalação da infraestrutura de carregamento depende da demanda necessária para viabilizar o serviço. Isso inclui desde o tipo de carregador que o cliente possui ou deseja adquirir, a distância entre a caixa de disjuntores e o local de instalação do wallbox, por conta da extensão dos cabos, e a dimensão da estrutura seca (eletrocalhas) necessária, no caso de instalações aparentes, ou a necessidade de embutir toda a fiação. Nos projetos mais simples, em que o cliente já tem um carregador portátil, o custo começa a partir de R$ 3 mil, situando-se em R$ 8 mil se for um padrão, por wallbox. “O custo vai variar com as características do local. Por exemplo, uma instalação cuja extensão alcança 80m ou 100m pode chegar perto de R$ 17 mil, ou superar este valor se for necessário embutir o fio na parede”, acrescenta Santos.

GWM mantém preço do Tank 300 em R$ 333 mil – O primeiro SUV híbrido plug-in com proposta de luxo off-road da GWM, o Tank 300 foi lançado há menos de um mês. Mas a procura foi tão grande que a GWM Brasil decidiu estender o período de validade do preço especial de lançamento, que deveria ter se encerrado no dia 1º de maio. Na primeira semana, o modelo já havia somado 518 unidades vendidas, superando os 500 veículos previstos para o primeiro mês. Agora, em apenas 25 dias o SUV atingiu mais de 1.000 unidades comercializadas. Com essa demanda tão alta, o primeiro lote do Tank 300 esgotou-se rapidamente e algumas concessionárias estão enfrentando fila de espera.
Em respeito aos clientes que buscam finalizar a compra com o preço especial de R$ 333 mil, a GWM Brasil anuncia que vai estender o período de validade deste preço para regularizar o abastecimento de todas as 101 concessionárias da GWM espalhadas pelo Brasil. O Tank 300 é equipado com um conjunto híbrido plug-in de última geração, composto por um motor 2.0 turbo a gasolina de injeção direta e um motor elétrico, conectados a um câmbio automático de 9 marchas. Juntos, entregam 394 cv de potência e impressionantes 750 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos.
Linha 2026 do Ora 03 ganha mais tecnologia – Já está disponível para o consumidor brasileiro a linha 2026 do GWM Ora 03, que chega às concessionárias com uma nova identidade visual, mudanças de nomenclatura e nível de equipamentos atualizado. A partir de agora, os modelos passam a se chamar Ora 03 Skin BEV48 e Ora 03 GT BEV63, reforçando a identidade elétrica e a diferenciação entre as versões. BEV significa Battery Electric Vehicle e os números representam a capacidade das baterias, de 48 kWh e 58 kWh, respectivamente. Entre os destaques de equipamentos, o Ora 03 Skin BEV48 passa a contar agora com teto solar de série. Na linha 2026, o 03 Skin BEV48 passa a custar R$ 169 mil; o GT BEV63, R$ 199 mil.

Nivus GTS custará 175 mil – A Volkswagen confirmou a chegada e o preço do Nivus GTS: ele estará nas revendas em 9 de maio por R$ 175 mil. A marca diz que a versão é uma verdadeira esportiva e não esportivada – aquele cheia de penduricalhos estéticos. O motor é TSI 1.4 de 150cv de potência, com alterações na suspensão e calibrações de sistemas para assegurar maior estabilidade. Segundo a montadora, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. A velocidade máxima é de 206 km/h. De série, além de seis airbags, a versão tem pacote Adas com controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, assistentes ativos de permanência de faixa e de condução.

Kicks ganha site próprio – O novo Nissan Kicks já começou a ser produzido no Brasil e, agora, ganhou um hotsite exclusivo. Nele, os interessados poderão ter acesso, em primeira mão, a detalhes, vídeos e imagens sobre o SUV e sua chegada ao mercado. O hotsite ganhará, gradativamente, novas funcionalidades e informações para tirar todas as dúvidas dos consumidores sobre o novo Nissan Kicks. Além disso, será possível inscrever-se para receber por correio eletrônico mais informações sobre o modelo. Para saber mais sobre o novo Nissan Kicks, confira os vídeos nos canais oficiais da Nissan do Brasil no YouTube e no Instagram.

Novo Aston Martin DBX S tem 727cv – A Aston Martin acaba de revelar o DBX S, a nova versão topo de linha do SUV DBX. O modelo traz maior potência, menor peso e um visual diferenciado, tanto no interior quanto no exterior. O motor, por sinal, é uma versão melhorada do V8 biturbo de 4.0 litros já usado antes, mas que agora entrega 727 cv devido a turbocompressores de maior diâmetro e outras modificações nos componentes internos. O DBX S tem aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, com velocidade máxima de 310 km/h. O escapamento também foi modificado para melhorar o som do motor. O Aston Martin DBX S já pode ser encomendado, com as entregas previstas para setembro de 2025. Os preços ainda não foram divulgados pela marca.
Peugeot 208 pode travar direção – A Peugeot anunciou um recall para o modelo 208, ano 2024, devido a um defeito que pode travar a direção. A orientação é que os proprietários façam o agendamento o quanto antes para evitar situações perigosas. Segundo a marca, foi identificada a possibilidade de rachaduras na cremalheira da direção. Com isso, o volante pode endurecer ou até mesmo travar durante o uso. Em situações extremas, isso pode causar acidentes graves ou até fatais. Portanto, a correção do defeito deve ser feita com urgência.
Para resolver o problema, a Peugeot realizará o reparo de forma gratuita. O serviço deve ser feito em concessionárias autorizadas e dura cerca de três horas, segundo a marca. Além disso, o agendamento prévio é necessário para garantir o atendimento e evitar espera nos pontos de serviço. Quem for dono de Peugeot 208 2024 deve entrar em contato com a rede autorizada e agendar o reparo para garantir a sua segurança. A campanha é nacional e cobre todos os carros afetados sem nenhum custo para o consumidor. Para mais informações, a Peugeot oferece atendimento pelo telefone 0800 703 24 24.
Hyundai também faz recall do Creta – A marca coreana anunciou um recall para o Creta 1.6 TGDI ano-modelo 2025 – mas apenas das unidades fabricadas entre 13 de janeiro e 5 de fevereiro de deste ano. Segundo a Hyundai, a falha está no sistema da unidade de controle eletrônico (ECU). Por conta disso, o diagnóstico de bordo não segue totalmente as regras do Proconve L8. Ainda que o defeito não afete o funcionamento do carro, é necessário resolver a questão para garantir a conformidade com as normas ambientais do país. A montadora informou que o problema não oferece risco à segurança dos ocupantes. A atualização leva cerca de uma hora e é feita sem custo para o consumidor. O agendamento pode ser feito diretamente com a concessionária de preferência ou via Central de Relacionamento Hyundai pelo número 0800-770-3355.


BMW começa produzir a nova S 1000 RR em Manaus – A BMW Motorrad no Brasil acaba de ganhar um reforço de peso: a produção da nova BMW S 1000 RR, em Manaus. Ainda mais esportiva e com recursos inéditos, a superesportiva chega ao mercado com visual renovado e ajustes que aprimoram a pilotagem. Ela está equipada com novas asas dianteiras, que proporcionam até 37% a mais de downforce que o modelo anterior, resultando em uma motocicleta ainda mais estável em altas velocidades.
Outra novidade são os dutos de freio M, que proporcionam melhor refrigeração do conjunto de freios dianteiro, melhorando a performance dos freios. A nova versão da BMW S 1000 RR sai de fábrica com 210 cv de potência, que fazem dela o modelo Motorrad mais potente produzido no Brasil e vem de série com sete modos de pilotagem. Outra novidade é o acelerador M de punho rápido, com curso reduzido, proporcionando respostas mais rápidas e uma conexão mais direta entre o punho e o motor. Não foi divulgado o preço.

Mais um navio carregado da BYD – Na última semana, deixou o porto de Jiangsu, na China, o Shenzen, outro navio da montadora, com 7 mil veículos a bordo, com destino ao Brasil. No final de março, já havia chegado outro no Espírito Santo com 5,5 carros. A intenção da marca é fugir da tarifa integral de 35% de imposto de importação, que só começa a valer no ano que vem. O Shenzem é uma embarcação que foi entregue à BYD há apenas uma semana. Tem 220 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e 12 conveses – e é o maior transportador de veículos do mundo, comportando até 9,2 mil automóveis. A viagem inaugural para o Brasil se justifica: o país é o maior mercado externo da BYD. No ano passado, foram licenciados aqui 76,7 mil automóveis e comerciais leves da marca. Já no primeiro trimestre deste ano, foram 21,7 mil – crescimento da ordem de 45%.

Fiat Panorama completa 45 anos – Em 1980, depois de quatro anos de sua chegada ao mercado brasileiro, a Fiat dava um passo importante na sua história, ao se aventurar no mercado de peruas, um segmento em ebulição na época. A marca que já comercializava o icônico 147, assim como suas variações voltadas para o trabalho, a Pickup e a Furgão, apresentava ao mercado sua primeira perua compacta no Brasil, o Fiat Panorama, modelo que completa 45 anos de existência. O Panorama trazia um visual moderno, espaço interno inteligente e um desempenho urbano eficiente. Desenvolvido com base no Fiat 147, o Panorama era espaçoso e contava com uma grande área envidraçada, o que justificava seu nome.
Favorecido por manter o estepe junto ao motor, na dianteira, o modelo tinha como outro grande atributo o porta-malas, que tinha capacidade para 730 litros de volume de carga até o teto, sendo que este volume saltava para 1.440 litros, quando o banco traseiro era rebatido. O Panorama também chegou com melhorias mecânicas como a suspensão traseira mais macia e um novo sistema de lubrificação do câmbio, que tornava o funcionamento da caixa mais suave. Com acréscimo de peso, na ordem de 25 kg, o motor escolhido para equipar o modelo foi o 1.300, que oferecia 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque no motor a gasolina e 62 cv de potência e 11,5 kgfm de torque com o motor a etanol. Em 1986, com a chegada da Elba, o Fiat Panorama parou de ser produzido.
Preço da gasolina cai 0,76% no Nordeste – O preço médio do litro do etanol, em abril, foi de R$ 4,48 nos postos de abastecimento do país, registrando queda de 0,67% na comparação com a média de março. Já o custo médio da gasolina caiu, no mesmo período, 0,46%, com o combustível sendo comercializado, em média, a R$ 6,46. Os números são da mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível.
O Nordeste e o Centro-Oeste apresentaram a maior queda no período para a gasolina: ambas as regiões viram o produto ficar 0,76% mais barato em abril, com preços médios de R$ 6,50 e R$ 6,55, respectivamente. Na análise por estados, o etanol apresentou sua maior alta do período no estado do Piauí, onde passou a custar R$ 5,07, após alta de 1,81%. O Ceará foi o único estado a registrar aumento para a gasolina no período: de 0,45%, chegando ao preço médio de R$ 6,75. A maior queda da gasolina entre estados, de 2,11%, ocorreu no Rio Grande do Norte, que registrou média de R$ 6,51.

Pneus: quais cuidados tomar? – A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) apoia a 12ª edição da campanha Maio Amarelo, voltada à promoção de segurança no trânsito. Neste ano, o movimento liderado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. Ao longo do mês serão realizadas diversas atividades para promover a conscientização de motoristas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que contribuam para a redução de acidentes e mortes.
Somente em 2024 mais de 6 mil pessoas morreram e cerca de 84 mil ficaram feridas em acidentes de trânsito nas estradas federais no Brasil, segundo dados do Anuário Estatístico da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No estado de São Paulo, de acordo com dados do Infosiga, sistema de monitoramento de letalidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram cerca de 6,1 mil óbitos em acidentes de trânsito no ano passado.
A Anip reforça a importância do pneu como um componente essencial para a segurança no trânsito, sendo responsável por garantir a aderência ao solo, a estabilidade dos veículos e a eficácia das frenagens. Todos os produtos fabricados pela indústria pneumática instalada no Brasil contam com alta tecnologia e são atestados pelos órgãos de controle, como o Inmetro, garantindo eficiência, durabilidade e segurança aos consumidores.
Para contribuir com um trânsito mais seguro, a Anip reuniu dicas de cuidados com pneus para diversos tipos de veículos. Confira:
Pneus de passeio
- Ruídos e trepidações ao rodar podem indicar problemas nos pneus ou na suspensão. Ignorar esses sinais pode custar caro.
- Evite impactos em meio-fio, buracos e valetas. Eles podem causar danos internos que não aparecem de imediato.
- Se o volante vibra ou o carro puxa para o lado, pode ser falta de alinhamento e balanceamento. Manutenção preventiva é essencial. Além da segurança, você economiza no desgaste dos pneus.
Pneus de motocicleta
- Verifique o desgaste dos desenhos da banda de rodagem. Isso pode comprometer a aderência, especialmente em pista molhada.
- Rachaduras e bolhas são sinais de atenção e de que o pneu pode falhar a qualquer momento. Ao notar qualquer anormalidade, procure substituir o produto imediatamente.
- Evite carregar mais peso do que o recomendado. Isso força a suspensão e os pneus, reduzindo a vida útil.
Pneus de veículos pesados
- Inspeção visual deve ser rotina em pneus de caminhões e ônibus. Longas jornadas exigem atenção especial na manutenção dos produtos.
- Observe se há cortes, bolhas, desgaste irregular e objetos presos nos pneus. Quanto antes detectar alguma anormalidade, mais seguro é circular com o veículo.
- Caminhões e ônibus exigem calibração adequada para cada eixo e carga. Verifique com frequência, de preferência a frio.
- Alterne a posição dos pneus conforme o tipo de eixo e aplicação. Isso evita desgaste irregular e aumenta a vida útil dos produtos.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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