Saiba quais foram os dez carros usados mais procurados em 2024 no Brasil

A Webmotors, portal de negócios do segmento automotivo, acaba de revelar que o Honda Civic foi o carro mais procurado do Brasil em 2024. A informação faz parte de um levantamento inédito para apontar os 10 modelos de automóveis mais buscados do ano pelos usuários da plataforma em todo o país. Segundo o levantamento, o clássico da Honda recebeu 4,5% do total de visitas de usuários da plataforma entre janeiro e dezembro de 2024. O ranking é seguido pelo Toyota Corolla (3,7%) e Chevrolet Onix (2,8%), por exemplo (veja, abaixo, o top 10).
“É interessante observar que os modelos de entrada, como Onix, HB20, Gol e Polo seguem mantendo sua força no mercado brasileiro. No entanto, os dois modelos mais procurados no país em 2024 foram Civic e Corolla. Isso indica que a escolha de compra do brasileiro tem em grande parte o preço como influência, mas também considera atributos, como espaço, conforto, design e desempenho”, observa Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors. No portal da Mobiauto, o campeão de procura foi outro: mesmo tendo saído de linha em 2022, o Volkswagen Gol continua sendo bastante desejado por quem pretende comprar ou trocar de carro. O hatch foi o modelo mais buscado na plataforma por clientes nas cinco regiões do Brasil em janeiro de 2025. Atrás do Gol na preferência dos consumidores, o Chevrolet Onix — que ocupa a vice-liderança nas buscas nas regiões Sudeste e Sul. O Fiat Palio, por sua vez, é o segundo modelo mais procurado no Nordeste e no Norte do país.
Na região Centro-Oeste, a segunda posição no ranking de buscas por modelo é ocupada pelo Volkswagen Voyage. O posto de terceiro carro mais procurado pelos consumidores se repete somente nas regiões Nordeste e Norte, com o Hyundai HB20. No Centro-Oeste, região do agronegócio, a Fiat Strada foi o terceiro modelo mais procurado. Mesmo fora de linha, os veteranos Fiat Uno e Chevrolet Celta ocupam a terceira posição nas buscas no Sudeste e no Sul, respectivamente.
Leia maisOs carros mais buscados em 2024 no Brasil na Webmotors
- Honda Civic
- Toyota Corolla
- Chevrolet Onix
- Honda HR-V
- Hyundai HB20
- Volkswagen Gol
- Volkswagen Polo
- Jeep Compass
- Honda Fit
- Volkswagen Jetta


Má gestão de frotas e os gastos com pneus – Os pneus de uma frota carregam muito mais do que o peso dos veículos. Eles representam 8% dos custos totais de uma frota, ficando atrás apenas de combustível e manutenção, segundo o sindicato das empresas de transportes de carga de São Paulo. Porém, algumas empresas do setor relatam que os gastos com esse item podem chegar até 20% – se houver má gestão da frota. Com esse impacto financeiro e a segurança em jogo, fica claro que a gestão eficiente dos pneus é mais que necessária. “Ela é capaz de prolongar sua durabilidade e reduzir custos, além de garantir mais segurança nas estradas”, diz Paulo Raymundi, CEO da Gestran, desenvolvedora de soluções tecnológicas para a gestão de frotas. Segundo ele, pneus desgastados perdem aderência e tornam o veículo mais propenso à aquaplanagem, elevando o risco de acidentes.
Dados do Datasus mostram que os acidentes de transporte terrestre causam cerca de 45 mil mortes por ano no Brasil. Isso sem contar que também elevam o consumo de combustível, já que o motor precisa trabalhar mais. Dessa forma, tecnologias que automatizam e simplificam a gestão de frotas surgem como uma aliada estratégica. “Tradicionalmente, a administração de frotas era feita manualmente, com pouca visibilidade e controle. Hoje, existem soluções inovadoras que realizam leituras detalhadas, avaliando a profundidade dos sulcos e níveis de calibragem, permitindo a identificação de desgastes, falhas potenciais e a necessidade de substituição”, diz Raymundi, sobre a Pneufit, solução recém-desenvolvida pela Gestran. Ele diz que o software de gestão de pneus pode gerar uma economia de até 25% nos custos operacionais relacionados à frota, ao otimizar processos como controle de desgaste, recapagens e monitoramento da pressão dos pneus, garantindo maior durabilidade e eficiência no uso dos recursos.

Toro ganha versões a diesel – A Fiat trouxe na linha 2025 uma boa opção para os consumidores fãs da picape Toro: a Volcano e a Ranch, ambas no patamar mais alto de equipamentos e preços, passam a ser equipadas com um novo motor diesel. É o mesmo 2.2 turbo usado na Ram Rampage. Os engenheiros dizem que agora ele passa a ter 200cv de potência e 45,9kgfm de torque, um ganho de 18% no primeiro e de 29% no segundo (o anterior tinha 170cv e 35,7kgfm). Este incremento garante maior desempenho em todos os tipos de terrenos. E ainda pode andar a 120km/h em uma rotação abaixo de 1500 rpm. A mudança, que deve se estender a modelos da Jeep, outra marca da Stellantis, foi motivada pelas novas regras de emissão e consumo – que, este ano, estão bem mais rigorosas. Dados como preço e consumo não foram divulgados.

Kicks Play chega com novidades – O SUV da Nissan, que no ano passado bateu seu recorde histórico de vendas, com crescimento de 19%, passa a ter sobrenome: Play. Produzido em Resende, no estado do Rio, o agora Kicks Play chega em fevereiro aos concessionários da marca. Essa nova estratégia, que será adotada gradativamente durante 2025, faz com que a linha passe a ter três versões: Active Plus, Sense e Advance Plus. Os preços não foram divulgados. Todas, externamente, passam a ter sobrenome Play identificado no lado esquerdo inferior da tampa do porta-malas, embaixo do nome do modelo.
Adequado à nova legislação Proconve L8, que entrou em vigor em janeiro, o motor 1.6 16V do Nissan Kicks Play desenvolve até 113cv de potência. A mudança é só uma preparação, na verdade, para a chegada da nova geração do modelo – maior e mais caro e que deve conviver junto ao antigo. Os compradores (pessoas físicas) da família Play vão ganhar, sem custos, um ano de assinatura do serviço de streaming de áudio da Amazon Music, no plano Unlimited. Disponível para iOS, Android e na web, o serviço oferece mais de 100 milhões de músicas de diferentes estilos e a possibilidade de se ouvir podcasts variado.
Os 100 anos da GM: as novidades do centenário – A General Motors está festejando os 100 anos de Brasil. Claro que, para marcar a data, viria algo por aí. Pois bem: é uma série especial com os modelos Onix hatch, Tracker e S10. É um modelo cada – de fábricas diferentes, para públicos diferentes, preços idem… “Mostramos a relevância que cada um deles representa para o mercado nacional”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul. Os veículos da série especial terão lotes limitados e serão lançados ao longo do ano, em momentos distintos. Todos com cores diferenciadas e elementos exclusivos, como de acabamento. A primeira a chegar será a S10, com customizações, como a suspensão e os pneus especiais. A marca também promete cinco lançamentos para este ano.

A Leapmotor no Brasil – E vem aí a chinesa Leapmotor, a 15ª marca de veículos da gigante Stellantis em todo o mundo. No Brasil, ela não terá somente opções elétricas, segundo garantiu recentemente Emanuele Cappellano, o chefão da empresa. Lá na China, a marca produz modelos a gasolina e híbridos, mas deve trazer apenas híbridos e elétricos. Não há data definida para a chegada da Leapmotor, mas certamente será este ano.
Venda de leves cresce em janeiro – Os brasileiros continuam apostando no transporte individual. Em janeiro, por exemplo, foram vendidos diariamente 7,2 mil carros – num total de 158,3 emplacamentos, um aumento de 4,2% sobre janeiro do ano passado. Os eletrificados continuam ter bom mercado, com um crescimento de 35% nesta mesma comparação. As marcas chinesas, claro, se destacaram, aumentando a participação no mercado de veículos leves para 8,8%.


Bajaj inaugura três concessionárias no Nordeste – O grupo indiano Bajaj, com 40 empresas e 36 mil funcionários e terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, abriu mais três concessionárias no Nordeste. Elas estão nas cidades de Arapiraca (AL), Feira de Santana (BA) e João Pessoa (PB). Com isso, a Bajaj do Brasil passa a ter 9 endereços na região – e 36 em todo o Brasil. “O Nordeste é uma das regiões onde a moto desempenha um papel social muito importante, sendo muitas vezes, além de um meio transporte, um instrumento de trabalho e geração de renda”, diz Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

O carro e o verão: como protegê-lo? – Em temporadas de verão no Brasil, a combinação de praia, sol e mar pode ser excelente para quem está de férias ou quer aproveitar as altas temperaturas. No entanto, para quem tem carro, é preciso redobrar os cuidados para evitar danos causados pelo calor extremo e raios ultravioletas (UV). Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar, microfranquia de limpeza a seco de automóveis, separou cinco dicas:
- Vidros – Eles, especialmente o para-brisa, podem ser afetados pela radiação UV o ano todo, mas no verão o risco é ainda maior. Com o tempo, essa exposição pode comprometer a visibilidade, causando manchas e opacidade no vidro. O ideal é estacionar sempre na sombra – mas, se não for possível, use capas ou cubra o carro em estacionamentos abertos. Outra opção é fazer a cristalização da pintura, que traz de volta o brilho da lataria e remove micro riscos, ocasionando uma proteção duradoura contra os efeitos adversos do tempo. “Esses cuidados não só prolongam a vida útil dos componentes, como também ajudam a manter a estética do carro em boas condições”, diz o CEO da KoalaCar.
- Partes plásticas – Os componentes plásticos e emborrachados, como os para-choques e as borrachas das janelas, são mais vulneráveis à radiação. O sol pode ressecar e rachar essas partes, comprometendo sua integridade e causando problemas como infiltrações de água. “A exposição do veículo ao Sol e à chuva podem provocar esse problema. É possível recuperar por meio de um produto que faz a revitalização de plásticos, trazendo mais vida e um visual mais atraente às peças que vão se desbotando ao longo do tempo”, explica Marco.
- Pintura – A exposição excessiva à radiação UV também pode causar o desbotamento da coloração da pintura, deixando-o com uma aparência opaca e envelhecida. Além disso, pode acelerar o processo de oxidação da cor, o que leva a manchas e corrosão. “É possível encontrar no mercado uma super cera que cria uma película de proteção sobre a lataria, vedando os microporos da pintura. Isso leva a menos danos provocados pelos raios solares e é ideal para quem tem o hábito de deixar o carro estacionado no sol o dia inteiro. Para quem já está com a tintura do veículo prejudicada, é possível fazer o polimento para reavivar a cor e o brilho da lataria, eliminando riscos”, diz o CEO da KoalaCar.
- Interior – É outra parte que pode ser prejudicada com a exposição dos raios UV, especialmente em dias quentes. Bancos de couro podem ressecar e rachar – e os de tecido, desbotar. Além disso, o painel corre o risco de perder sua cor e apresentar rachaduras. As películas de proteção solar podem ser soluções para essas questões, pois bloqueiam essa radiação, protegem o interior do carro e regulam a temperatura interna.
- Protetores – As películas solares são essenciais, principalmente em épocas de muito calor. Elas bloqueiam uma parte significativa dos raios UV, mantendo o interior mais fresco. Já os protetores de pára-brisa, que são aqueles refletores que ficam dentro do carro, evitam o superaquecimento do painel, do volante e protegem os vidros das altas temperaturas.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
Leia menos