De bigu com a modernidade

Preços da linha 2025 do City

Com o Civic praticamente fora de alcance (por ser um híbrido caro), a Honda está apostando na família City. Na quinta-feira, a marca japonesa apresentou as versões da linha 2025 do modelo – com opção hatch e sedã. Ela vem com equipamentos extras e mudanças no visual, com intenções claras de diferenciá-los. O sedã, por exemplo, teve atualizado o para-choque, grade e acabamento (que é cromado na parte superior). Isso resultou num aumento de 25mm no comprimento total. No hatch, a grade ganhou acabamento mais esportivo. Ambos adotam novas rodas. As versões EX, EXL e Touring do sedã e do hatch passam a ter freio de estacionamento eletrônico. Essas três também ganham carregador sem fio para celulares e central multimídia para Android Auto e Apple CarPlay também sem fio. O consumo divulgado pela marca fica na faixa dos 13,2 km/l (urbano, com gasolina) a até 15,5 km/l (rodoviário com gasolina). Todas as versões vêm com seis airbags. E Honda Sensing de série a partir da versão EX (com controle de cruzeiro adaptativo e uma função que permite o uso a velocidades mais baixas e mitiga riscos de colisão frontal). 

Confira os preços 

City sedã

LX – R$ 117.500
EX – R$ 126.000
EXL – R$ 134.200
Touring – R$ 142.400

City hatch

LX – R$ 117.500

EX – R$ 125.000

EXL – R$ 133.200

Touring – R$ 141.400

UX 300h custa R$ 300 mil – A Lexus confirmou a chegada do novo UX 300h ao Brasil, em configuração única, por R$ 300 mil. A 5ª geração do SUV ganhou mais equipamentos de série, com melhorias inclusive no sistema híbrido. Ele une motor 2.0 a gasolina de 152cv e 18,8kgfm a um elétrico de 112 cv e 20,6kgfm, com 198cv de potência combinada. Visualmente, quase nenhuma mudança. Mas, por dentro, novo quadro de instrumentos com tela de 12,3” com três diferentes estilos de mostradores (alternando o layout de acordo com o modo de condução). A multimídia também de 12,3” é compatível (e sem fio) com Apple CarPlay e Android Auto. Para quem não vive sem celular, há cinco portas USB e um carregador por indução no console central. Mas, além do bom acabamento e sofisticação, a família Lexus tem também bom pacote de segurança – como oito airbags. O Safety Exit Assist, por exemplo, monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como bicicletas ou motos. Sem falar nos outros recursos de segurança ativa, como o controle de cruzeiro dinâmico por radar em todas as velocidades, assistente de manutenção de faixa e de direção etc. Do ponto de vista de conveniência e conforto, há teto solar elétrico, limpadores de pára-brisa com sensor de chuva e tampa do porta-malas com abertura por sensor de movimento.

O fim do Logan – O sedã da Renault saiu de linha no Brasil, segundo antecipou esta semana a revista Autoesporte. O modelo, vendido no Brasil desde 2007, deve sumir das concessionárias até o fim do ano. Aliás, a Mobiauto apurou com alguns concessionários que ele já não é mais oferecido para pessoas físicas, mas ainda pode ser encontrado para frotas empresariais e taxistas.

Nova Ford Transit – A Ford anunciará nesta segunda-feira (4) na Fenatran, em São Paulo, a Transit reformulada, mas só a colocará à venda no ano que vem, ainda no primeiro semestre. A van terá duas versões a combustão, com transmissão automática e manual. Além de uma elétrica com autonomia de 200 km. O modelo terá novas tecnologias de assistência ao motorista, como sistema de frenagem automática, controle de estabilidade e monitoramento de pontos cegos. A picape Ranger ‘pé-duro’, de cabines simples, também vai ser apresentada no evento, mas, segundo a diretoria da empresa, apenas para teste de mercado. Além de mais capacidade de carga – 1.250 kg e 1.876 litros –, a Nova Ranger cabine simples oferece grande versatilidade de transformações, também a partir da derivação chassi-cabine.

Novo SUV da Volks – A marca alemã no Brasil promete para esta segunda (4) revelar o nome de seu SUV inédito que está sendo produzido em Taubaté, no interior de São Paulo. O modelo será lançado no mercado brasileiro no ano que vem. As opções de nomes foram feitas pelos consumidores, por meio das redes sociais da Volkswagen. As denominações têm até cinco letras. O SUV, que foi apresentado no Rock in Rio, em setembro, com camuflagem especial e envolvido por uma redoma de LED glass, faz parte da meta de lançamentos de 16 novos produtos até 2028. A família de SUVs da Volks já conta com T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

Strada chega a 2 milhões de unidades – A Fiat Strada, desenvolvida e produzida no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), atingiu a impressionante marca de 2 milhões de unidades emplacadas no Brasil. Aliás, o ano está sendo especial para a picape, que bateu outros recordes históricos no volume de vendas nos últimos meses, e está com mais de 115 mil unidades emplacadas somente em 2024. Lançada em 1998, a Strada teve uma trajetória de sucesso e protagonismo – como, por exemplo, a introdução da cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta em 2013.   

Fiat 500: 15 anos – E por falar em efemérides, o Fiat 500 está completando 15 anos do Brasil. O modelo, conhecido como “Cinquecento” ou “Quinhentos”, chegou em outubro de 2009, e agora está na versão 100% elétrica, o 500e. Ele é baseado no clássico Nuova 500, grande sucesso da marca produzido na Itália entre 1957 e 1975, voltado ao público urbano. O pacote de equipamentos era completo para a época, equipado com itens como direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e até sistema eletrônico de estabilidade.

Nova fábrica da Toyota – A empresa japonesa lançou a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba (SP. A iniciativa faz parte do maior plano de investimento da Toyota no país: R$ 11 bilhões até 2030, para expandir a capacidade produtiva de veículos e motores, além de introduzir dois novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com o uso de biocombustíveis. A nova unidade contará com o processo produtivo completo dos veículos – estamparia, funilaria, pintura e montagem. A expansão ainda permitirá à Toyota aumentar de maneira sólida e expressiva sua capacidade produtiva local, apoiando a expansão das vendas e a exportação para 23 países. Com isso, vai criar 2 mil novos postos de trabalho até 2030.  

A força do setor elétrico – A eletromobilidade brasileira movimentou quase R$ 600 bilhões em faturamento anual, segundo o primeiro Anuário da Cadeia Produtiva da Eletromobilidade, da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). E pelo menos sete em cada 10 empresas investiram diretamente em eletromobilidade, num total de R$ 1 bilhão (em investimentos já realizados). O trabalho da ABVE dá um panorama do setor, com dados sobre faturamento, investimento e geração de empregos. A maioria das empresas participantes está concentrada no setor de infraestrutura, abrangendo áreas como recarga, energia, software, manutenção, gestão de frota, e outros serviços. Das 110 catalogadas, 50% já operam no mercado há pelo menos 14 anos, evidenciando um segmento maduro, mas com foco em inovação e novas tecnologias automotivas.

Carros antigos – E um estudo interessante da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que a busca por carros usados dos anos 1980 a 2000 na plataforma cresceu 34% entre dezembro de 2023 e agosto deste ano. Para a CMO da Webmotors, Natalia Spigai, esse crescimento mostra que os usuários do marketplace estão cada vez mais diversificando suas preferências. “É um movimento que pode indicar um público que procura por mais economia ou pelo desejo de reviver a estética e o estilo de décadas passadas.” O levantamento também apresenta uma lista com os veículos usados referentes a essas três décadas mais pesquisados na plataforma nos últimos 12 meses. O Volkswagen Gol aparece em primeiro lugar, seguido por Chevrolet Corsa (2°), Honda Civic (3°) e dois clássicos da Fiat – Palio (4°) e Uno (5°).

Multas, só com foto? – E um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados quer tornar obrigatório a anexação de imagens da infração de trânsito e da placa do veículo em notificações registradas por equipamentos eletrônicos, como radares e câmeras. Segundo a autora, a deputada Dayany Bittencourt (União-CE), o objetivo da medida é assegurar ao condutor do veículo multado o direito à ampla defesa nos processos administrativos. Nos casos de autuações pelo sistema de videomonitoramento, deve-se aplicar a teoria da prova dinâmica- a prova deve ser apresentada por quem detém melhores mecanismos e condições de fazê-lo. “Neste caso, os próprios órgãos de trânsito”, diz a parlamentar. Ela sustenta que o projeto pretende combater a chamada “indústria da multa”, garantindo que as imagens obtidas no videomonitoramento sejam disponibilizadas e encaminhadas juntamente com as notificações de autuação, assegurando o direito de defesa do cidadão.

Custo-benefício do carro usado – Trocar ou comprar um carro é uma ação que normalmente põe diversas questões na balança. E uma das principais é:  escolher um carro usado ou zero quilômetros? Mas, se você decidiu por um carro usado, sabe qual a melhor forma para comprá-lo? Geralmente, não existe uma “receita” para ensinar isso, mas certas dicas e análises podem ajudar a fazer a escolha ideal. Por isso, a Super Visão, rede de vistorias automotivas do Brasil, elaborou um guia para você que quer investir em um bom carro. Aprenda o que olhar no veículo escolhido para averiguar se ele está em excelentes condições e dentro das expectativas.

  1. Escolha o modelo sem pressa – Na hora de decidir como comprar carros usados com segurança, o primeiro passo é definir com clareza o modelo e o valor que você está disposto a gastar. Pesquise com calma, considerando o ano de fabricação, a quilometragem e as características que você deseja em um carro. Ter essas informações em mente ajuda a focar a busca e pode evitar compras por impulso.
  2. Cuidado com os anúncios – Aqueles sedutores são comuns, mas é preciso ter cautela. Avalie a reputação do vendedor, a procedência do veículo e o estado de conservação. Como comprar um carro usado com segurança envolve verificar se há problemas ocultos, lembre-se de que as vistorias automotivas são essenciais neste momento.
  3. Pesquise em cidades próximas – Ampliar a busca para cidades vizinhas pode aumentar suas chances de encontrar o carro ideal. Muitas vezes, envolve explorar opções além do seu município, onde pode haver preços mais competitivos e veículos em melhor estado.
  4. Atenção aos documentos – Para garantir que você está comprando um veículo de forma segura, certifique-se de que toda a documentação esteja em dia e no nome do vendedor. Verificar a regularidade do IPVA, licenciamento e multas é essencial para evitar problemas futuros.
  5. Histórico do veículo – Conhecer o histórico do carro é fundamental para evitar surpresas. Pesquise se o veículo já passou por acidentes, se possui multas ou restrições judiciais. Esta é uma dica fundamental para saber como comprar um carro usado com segurança.
  6. Faça um test drive – Nunca compre um carro sem antes fazer um test drive. Isso permite que você avalie o desempenho do veículo, identifique possíveis ruídos estranhos e confira o conforto ao dirigir. Esse também é um passo essencial para evitar arrependimentos.
  1. Inspeção e vistoria – Uma análise mecânica detalhada é indispensável para garantir o bom funcionamento do carro. Leve o carro em um mecânico da sua confiança para uma análise dos itens funcionais. 
  2. Fique atento aos trâmites – Após escolher o veículo, é hora de cuidar dos trâmites financeiros e documentais. Certifique-se de que todos os documentos estejam corretos e que o pagamento seja feito de maneira segura, evitando depósitos em contas suspeitas.

Lembre-se de que quem quer saber como comprar carros usados com segurança, deve incluir atenção redobrada nessa fase.

Outros pontos de atenção

  • Veículos importados: tome cuidado com eles, pois podem ser mais difíceis de manter, devido à escassez de peças no país e custos elevados;
  • Carros com muitos problemas: evite veículos com muitos defeitos ou que exigem reparos complexos. Eles podem se tornar um grande problema financeiro a longo prazo;
  • Manutenção de carros nacionais: geralmente, carros nacionais têm manutenção e seguros mais baratos, além de peças mais acessíveis;
  • Revisão completa: após a compra, faça uma revisão completa, verificando freios, óleo, correias, suspensão e pneus. Esse cuidado é essencial para garantir a segurança e a longevidade do veículo;
  • Consumo de combustível: avalie o consumo de combustível do carro, pois veículos mais econômicos podem representar uma economia significativa a longo prazo;
  • Valor do seguro: considere o valor do seguro antes de fechar o negócio. Carros com muitos sinistros ou de marcas específicas podem ter seguros mais caros;
  • Custo de manutenção: pesquise sobre o custo de manutenção do modelo escolhido. Algumas marcas têm peças e serviços mais caros, o que pode pesar no seu bolso.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o grande problema do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a comunicação.

“Lamentavelmente, o grande problema do nosso governo é a comunicação. Não conseguimos mostrar, nesse país polarizado, todo o lado positivo do avanço de políticas públicas. Mas temos mais um ano para fazer esse trabalho”, disse a ministra em entrevista à revista Carta Capital.

Tebet cita programas do governo, como o Pé-de-Meia, e dados positivos na economia nacional, como o baixo desemprego, como pontos de destaque, que deveriam ser divulgados com mais ênfase. As informações são da CNN Brasil.

Apesar das críticas à habilidade do governo de se comunicar, Tebet elogiou o trabalho do ministro da Secretaria de Comunicação do governo, Sidônio Palmeira.

Pesquisa publicada pelo instituto Paraná Pesquisas no final de abril mostra que a desaprovação do governo do presidente Lula cresceu mais de dois pontos percentuais e atingiu 57,4%.

A aprovação, por sua vez, diminuiu, chegando a 39,2%. Os que não sabem e não opinaram somam 3,4%.

A queda na popularidade do presidente Lula tem preocupado o Planalto.

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

Por Blog Cenário

O senador Humberto Costa (PT), que está cumprindo também a função de presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, falou sobre a disputa que vem sendo construída no Processo de Eleição Direta em Pernambuco. O prazo para o registro de candidaturas encerra hoje (9), mas Humberto espera que até o dia 26 de maio seja possível construir um consenso.

“Nós temos até o dia 26 para fechar todos os possíveis, entendimentos. Hoje na CNB há três nomes que se apresentaram como candidatos; eu creio que ao longo dessa semana nós vamos trabalhar para encontrarmos um denominador comum com um único nome. Nós também vamos ter outras conversas com especialmente com a senadora Teresa Leitão, para ver se é possível ampliar esse espectro da unidade. Eu estou animado, que aqui em Perambuco nós vamos ter um bom PED”, afirmou.

Costa ainda comentou as pretensões da senadora Teresa Leitão (PT) em lançar Messias Mello como candidato, porque não tem há um entendimento na CNB, maior tendencia do partido, que vem tendo debates “fragmentados”. Humberto, voltou a afirmar que acredita no entendimento, mas disse que as disputas políticas são naturais no Partido dos Trabalhadores.

“A CNB vai se entender. Nós, como eu disse, ao longo dessa semana, vamos chegar à indicação de um único nome. Eu devo, essa semana, conversar com ela também. Agora, se não for possível se chegar a unidade, é da vida do PT ter disputas políticas. O importante é que, passada a disputa política, a gente esteja todo mundo junto”, completou.

Dulino Sistema de ensino

Por Natanael Sarmento*
Para o Jornal O Poder

O Congresso distancia-se cada vez mais da maioria da nação. Não trataremos de distorções do sistema representativo ou vícios eleitorais sobre os quais penas ilustres já gastaram muita tinta. Abordaremos o escândalo do dia: o aumento de cadeiras e custos parlamentares.

Para começo de conversa

O CN brasileiro é o 2º mais oneroso do mundo. Perde na gastança apenas para os EUA. A Câmara hoje tem 513 deputados (ontem aprovou aumento para 531 cadeiras) e são 81 senadores. O custo individual é de 7 milhões anuais, 6 vezes maior que o dos pares da França. Maiores que na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Bélgica — países com menos pobres que nós.

Qualidade

A degradação do CN envergonha. 111 deputados e 20 senadores respondem a processos. Muitos estão livres pela blindagem da “imunidade do mandato parlamentar”. A República é fatiada privativamente, em corporativas reacionárias, vide as bancadas BBB – Bíblia, Boi e Bala. A maioria fisiológica do chamado Centrão, do qual o governo Lula é refém, apresenta sintomas da “síndrome de Estocolmo”, com tantas concessões.

Jabá institucional

O “orçamento secreto” é acintoso. Onde se viu sigilo com dinheiro da Fazenda Pública? Os representantes de “nós, o povo” movem montanhas para manter o sigiloso jabá. As emendas do relator dispõem de bilhões de reais para deputados individualmente decidirem onde e como aplicá-los, independentemente de política de governo, conforme seu próprio interesse. O acionado STF fez um remendo conciliador. Puxou o freio de mão, mas não aboliu essa farra do boi do orçamento da União.

“Lei de Responsabilidade”

Tem mão única nos cortes orçamentários das áreas sociais: educação, saúde, cultura, previdência social etc. Objetiva poupar, fazer o “superávit primário”. “Não gastar mais do que arrecada”, economia elementar, meu caro Watson. Na real, fazem caixa para pagar os investidores — internos e externos — e alimentam a ciranda financeira, na rolagem da dívida. Contraem novos empréstimos (dívidas) para pagar dívidas, aumentadas pelos juros e correção monetária.

A minoria

Menos de 1% dos mais de 200 milhões de brasileiros riem à toa: são bilionários. A maioria sofre. Carestia de vida e precárias condições de vida e trabalho. A cada 1% de aumento da taxa da Selic, a dívida pública cresce 55 bilhões (Banco Central). Pobres pagam o banquete dos ricos investidores.

Tudo dominado

A ideologia dominante alimenta o sistema cruel reproduzindo falácias: “cada povo tem o governo que merece […] o Congresso é reflexo da sociedade”, etc. Porque a resposta é sim e não. Há disfunções entre a representação política e a sociedade, refém de regras elaboradas pelo alto, sem o povão decidir. O sistema político burguês é corruptor e mantido pelos “donos do poder” e seus prepostos.

É absurdo

Para a burguesia, é absurdo se falar em aumentos de salários e reduções de jornadas de trabalho, em combater a precarização dos contratos de trabalho. Dizem que isso “quebra o país”. É o uivo dos lobos do mercado: investidores em títulos da dívida pública, compradores de ações da Bolsa, banqueiros credores dos empréstimos e outras “mãos invisíveis”. Faz coro o terrorismo da mídia corporativa. Nenhuma palavrinha sobre decretação da moratória da dívida e a taxação das grandes fortunas. Isso é coisa de comunista. É. E não é. Quem leu qualquer manual de materialismo histórico-dialético entende a superação do quadradinho lógico-formal, mas, se persistirem dúvidas, fazemos tutorial à distância, graciosamente.

Natanael Sarmento é professor e escritor do Diretório Nacional da Unidade Popular Pelo Socialismo*

Petrolina - O melhor São João do Brasil

Por Blog Dantas Barreto

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, garantiu, nesta sexta-feira (9), que nenhum aposentado prejudicado com os descontos irregulares ficará sem ressarcimento. Segundo ele, não há limite de prazo para essa situação ser resolvida, porque a qualquer momento a vítima da fraude poderá acessar o Meu INSS e comunicar que não autorizou os descontos. O ministro está em Caruaru pela primeira vez depois que assumiu o Ministério.

“Nós já divulgamos todas as medidas legais quanto ao ressarcimento, o estudo já foi colocado ontem e estamos seguindo a orientação do presidente Lula. Ele me pediu para organizar o que precisasse ser organizado, com autonomia total para gerir. Estamos cuidando dos nossos aposentados para que nenhum deles sofra qualquer tipo de prejuízo”, afirmou Wolney.

Quanto ao prazo para ressarcir todas as vítimas dos golpes com o INSS, o ministro disse que o período de 15 dias para as associações comprovarem a autorização e outros 15 para devolver o dinheiro foi o tempo necessário para este momento.

“Quinze dias é o prazo para iniciar esse processo, e eu acho que foi um recorde do INSS e da AGU. A gente conseguiu montar essa estrutura para, em 15 dias, já começar a estar com esse processo. Mas isso é uma coisa que não vai ter fim. Não vai ter um momento para acabar. A qualquer tempo que qualquer aposentado quiser entrar lá e pedir as informações, ele vai poder. Então, é o prazo que começa, mas não termina. Era preciso começar”, esclareceu.

CPI

Questionado sobre a tentativa da oposição de instalar comissões de inquérito no Congresso Nacional, Wolney Queiroz acha que não faz sentido, pois as investigações da Polícia Federal e da Corregedoria-Geral da União já estão avançadas. Ele alerta que os trabalhos poderão ser prejudicados se houver interferência de caráter político.

“Todos esses dados já estão sendo colocados pelo próprio Governo, então não há o que investigar. Se for começar uma CPI, vai retroceder e, na verdade, nós já estamos lá na frente, porque agora já estamos bloqueando os bens, já estamos divulgando quem são os responsáveis. Essa CPI, do jeito que está solicitada, me parece muito mais aquela disputa política e de narrativas, mas acho que até pode ser que atrapalhe as investigações”, disse.

De acordo com Wolney, a Advocacia-Geral da União está estudando cada caso, “porque é preciso que vá buscar os bens das empresas que fraudaram e os bens das pessoas que são os donos das empresas, para poder, com esse dinheiro, ressarcir os aposentados e usar o mínimo de dinheiro possível (do Governo), se for usar”, assinalou.

O ministro garantiu que as associações envolvidas no golpe foram cortadas do INSS e nem deverão voltar a firmar convênios. E que todos os descontos estão suspensos.

PDT

A nomeação de Wolney foi contestada pela bancada federal, o que levou os 17 deputados a deixarem a base do Governo Lula, mas ele acredita numa recomposição. “Sou amigo pessoal de toda a bancada, tanto da Câmara quanto do Senado. Nessa semana inicial, não pude cuidar disso porque tive outras tarefas, mas, na próxima semana, eu quero me reunir com a bancada, quero falar com os deputados. Vou ver o que posso fazer para ajudar a criar essas pontes, para que a gente possa retornar, fazer com que a bancada retorne à base do Governo, retomar o bom diálogo. O PDT sabe que o presidente precisa muito do partido, dos votos e da participação da bancada tanto da Câmara como no Senado”, colocou o ministro da Previdência Social.

Ipojuca - No Grau 2025

O Conselho Distrital de Fernando de Noronha solicitou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a realização de uma audiência pública para discutir temas centrais para o arquipélago, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 21/2024, que prevê eleições diretas para o cargo de Administrador Geral do Distrito Estadual. O pedido foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros durante reunião ordinária realizada em 6 de maio e encaminhado ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto.

Além da PEC, a pauta inclui segurança pública e alterações na Lei Orgânica nº 11.304/1995, que trata de medidas administrativas em Noronha. O ofício também foi enviado à governadora Raquel Lyra e assinado por Milton Luna da Silva, presidente do Conselho Distrital.

Caruaru - São João na Roça

Por Blog Cenário

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), pretende pedir, em breve, a autorização para a contratação de um novo empréstimo no valor de R$ 1,7 bilhão, que assim como o que tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco, também será aplicado em infraestrutura.

Atualmente, o Palácio aguarda o aval da Alepe para um outro pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão, que foi enviado ainda em março, pela então governadora em exercício, Priscila Krause (PSD). Segundo o Poder Executivo, o recurso será investido em obras de infraestrutura, entre elas, a duplicação da BR-232 até Arcoverde e a construção do Arco Metropolitano.

A matéria chegou a ser aprovada na Comissão de Justiça, mas sofreu alteração na Comissão de Finanças, e agora precisará ser votado novamente pelo principal colegiado. Ainda não há um prazo para que esta proposta seja analisada.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

A mensagem do ‘Maio Verde’ é clara: não espere pelos sintomas do glaucoma. Considerada “o ladrão silencioso da visão”, a doença avança de forma imperceptível e pode resultar em cegueira irreversível, se não diagnosticada a tempo. Para marcar o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio, a Assembleia Legislativa de Pernambuco abre, na próxima segunda-feira (12/05), os agendamentos para um mutirão de atendimento gratuito em diagnóstico e tratamento da doença. Serão oferecidas 300 vagas à população. A ação é uma parceria com a Fundação Altino Ventura.

Os agendamentos serão realizados, exclusivamente, pela central telefônica da Assembleia Legislativa no período de 12 a 16 de maio (segunda a sexta-feira da próxima semana). Devem ser feitos durante os horários de expediente da Alepe, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, pelos telefones 3183-2443, 3183-2242 e 3183-2026.

Já os atendimentos serão realizados na semana seguinte, nos dias 20, 21 e 22, das 9h às 16 horas, no pavimento térreo do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, na Boa Vista. Serão realizados 100 atendimentos por dia. Segundo a Assistente Social e Coordenadora de Projetos Externos da Fundação Altino Ventura, Joana Ferreira, os pacientes agendados serão atendidos por oftalmologistas que farão a medição da pressão intraocular e o exame de fundo de olho, compondo assim a triagem para o glaucoma.

“Caso a equipe médica identifique a necessidade de exames complementares ou suspeita de diagnóstico de glaucoma, o paciente será encaminhado à Fundação Altino Ventura para investigação de diagnóstico e acompanhamento”, complementa.

A iniciativa de celebrar o ‘Maio Verde’ faz parte de uma agenda social, voltada para a população, que é cumprida anualmente pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe. Em março deste ano, a Alepe promoveu, também gratuitamente, um mutirão para triagem e tratamento da catarata. Segundo o superintendente de Saúde, Wildy Ferreira, “a Alepe procura contribuir para que a população tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade”.

Superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira

“Esse mutirão promovido pela Alepe, em parceria com a Fundação Altino Ventura, vem contribuir com o diagnóstico precoce e tratamento eficaz do glaucoma. Além de ser uma forma de reforçar a importância do ‘Maio Verde’ de conscientização da população da saúde ocular e de prevenção da doença”, ressaltou Wildy Ferreira.

Já para o primeiro secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, a realização do mutirão de Glaucoma, dentro da campanha Maio Verde da Alepe, “é uma importante iniciativa de saúde pública e conscientização sobre essa doença silenciosa, que pode levar à cegueira se não for identificada e tratada precocemente”. “Essa é mais uma ação do ‘Programa Alepe Cuida’ em defesa da prevenção, do cuidado e do acesso à saúde. Estamos falando de garantir dignidade, enxergar o futuro com esperança e reafirmar nosso compromisso com a vida das pessoas”, pontuou o deputado.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

A governadora Raquel Lyra (PSD) estará em Arcoverde, hoje, onde inaugura, às 16h, a Clínica Escola de Odontologia Avançada da UPE, ao lado do prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos). A unidade vai reforçar a formação dos estudantes e ampliar os atendimentos gratuitos à população em diversas especialidades odontológicas

Além da entrega, a expectativa é que Raquel anuncie novos cursos para o campus da universidade, inaugurado em 2017 e que já atende mais de 300 alunos nos cursos de Direito e Odontologia.

A estrutura faz parte da política de interiorização do ensino superior promovida pela UPE desde 2011, quando os primeiros cursos de bacharelado em Direito e Odontologia foram implantados em Arcoverde, ainda durante o segundo mandato do atual prefeito Zeca Cavalcanti. Inicialmente, as aulas aconteciam em cinco salas da Escola Estadual Senador Vitorino Freire, o tradicional ‘Polivalente’. A nova clínica funciona de segunda a sexta, com serviços como cirurgias, radiologia, urgência, odontopediatria e estética, marcando mais um passo na interiorização do ensino superior e na oferta de saúde pública de qualidade.

Toritama - FJT 2025

O clima de São João já começa a esquentar no Lounge Music, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Considerada uma das maiores casas de shows do estado, a Lounge preparou uma programação especial para o mês de maio, dedicada inteiramente ao forró. A temporada começa no dia 10 de maio, com shows imperdíveis de Anjo Azul, Juarez e Cydia Lima, artistas que representam a força do forró romântico e prometem colocar todo mundo para dançar.

O Lounge Music segue com uma agenda recheada de atrações durante todo o mês, valorizando os ritmos nordestinos e celebrando a cultura popular com muito estilo e estrutura de ponta. Em maio, o forró é quem manda no palco do Lounge!

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, hoje, da inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, ao lado da governadora Raquel Lyra, do ministro da Saúde, Alexandra Padilha, e demais autoridades. A unidade, que teve as obras paralisadas por mais de uma década, foi concluída e entregue como parte das ações do Governo de Pernambuco para ampliar a rede de assistência materno-infantil no interior do Estado. Durante a cerimônia, Rodrigo destacou a parceria institucional com o Governo do Estado e o papel da Prefeitura na requalificação do entorno do equipamento de saúde.

“Essa obra representa um marco para a saúde da mulher e para o futuro de Caruaru. A nova Avenida José Rodrigues de Jesus, por exemplo, foi planejada já pensando nesse complexo médico. É uma entrega que nos enche de orgulho, porque dialoga com as necessidades da população e com o planejamento urbano da cidade”, afirmou o prefeito. Ele também ressaltou a importância da articulação entre os entes públicos e da união com a sociedade civil para garantir obras de impacto como esta.

Rodrigo Pinheiro também reforçou o compromisso com o desenvolvimento da cidade e deixou uma mensagem para quem torce por Caruaru. “Independentemente de quem torça contra, eu tenho certeza de que a maioria absoluta dos caruaruenses está conectada com o futuro. Essa parceria entre o Governo Municipal e o Governo Estadual vai continuar olhando para frente e cuidando das pessoas e das gerações futuras”, concluiu.

Por Osvaldo Matos Jr.*

A recente cobertura midiática em torno da morte do Papa e da escolha de seu sucessor trouxe à tona uma verdade inegável: a Igreja Católica é muito maior do que ela própria imagina. Não se trata apenas dos pouco mais de 1,2 bilhão de fiéis oficialmente contabilizados em todo o mundo, mas de um impacto cultural, histórico e espiritual que se estende muito além das fronteiras eclesiásticas.

O fenômeno midiático observado durante esse período revela uma realidade que até mesmo muitos católicos podem não perceber plenamente: a Igreja de Yeshua permanece uma força central na história.

Em um mundo saturado por uma multiplicidade de canais de comunicação e plataformas digitais, onde cada segundo de programação é disputado por interesses diversos, é notável observar como a cobertura da morte do Papa e da eleição do novo Pontífice se tornou um evento global. Televisões, rádios, sites de notícias, redes sociais e até mesmo veículos seculares destinaram espaços significativos para acompanhar, comentar e analisar os acontecimentos.

Essa atenção massiva não é apenas uma questão de tradição ou de uma busca por audiência fácil. Ela reflete algo mais profundo: a Igreja Católica continua a ser uma referência de espiritualidade e moralidade em um mundo muitas vezes imerso na relatividade ética e na superficialidade cultural. As audiências dispararam. Milhões de pessoas em diferentes países acompanharam, emocionadas, os rituais fúnebres e aguardaram ansiosamente pelo anúncio do novo Papa. Mas o que explica esse interesse que transcende os próprios fiéis?

A Igreja Católica é, há mais de dois milênios, um farol espiritual e cultural que influenciou a história da civilização ocidental e além. Suas catedrais, suas obras de caridade, suas contribuições para a filosofia, a arte, a música e a educação moldaram sociedades inteiras. Em um mundo onde o secularismo e o materialismo parecem ganhar espaço, a morte de um Papa e a escolha de seu sucessor representam um retorno ao sagrado, uma redescoberta da dimensão espiritual da existência.

É como se, diante desses eventos, até mesmo os mais céticos fossem forçados a admitir que há algo maior, algo que transcende o mero cotidiano e que conecta bilhões de pessoas ao longo dos séculos. Esse “algo maior” é a Igreja de Yeshua, uma instituição que, mesmo em meio a crises e desafios, permanece de pé, com alicerces firmes e sólidos, sustentados pela fé de seus membros e pela herança espiritual que representa.

Os altos índices de audiência, a dedicação de horas de programação e o envolvimento de milhões de pessoas nas redes sociais durante esses eventos são um testemunho vivo da grandeza da Igreja Católica. Ela não é apenas uma organização religiosa entre tantas outras, mas uma realidade espiritual e cultural que transcende qualquer estatística oficial.

O mundo moderno, com todas as suas complexidades e desafios, ainda encontra na Igreja uma referência. Mesmo aqueles que não compartilham da fé católica são impactados por sua presença e por seu papel histórico. E é exatamente por isso que a mídia não consegue ignorar esses eventos. Porque, mesmo que muitos tentem negar, a Igreja de Yeshua é maior do que imaginam, maior do que as próprias estatísticas sugerem. Ela é a rocha sobre a qual a fé de bilhões se constrói e, mais do que isso, é uma fonte de sentido e de esperança em um mundo muitas vezes perdido em meio à dúvida e ao relativismo.

A atenção global dedicada à morte do Papa e à escolha do novo Pontífice é um lembrete de que a Igreja Católica continua a ser uma voz poderosa e uma presença central no mundo. É uma prova de que, mesmo em uma era de mídia fragmentada e superficial, a fé em Yeshua permanece viva e forte, inspirando, confortando e guiando milhões de almas. Os católicos devem reconhecer essa grandeza e, mais do que nunca, reafirmar sua fé e seu compromisso com a verdade que transcende o tempo e o espaço.

*Católico praticante e servo de Yeshua, empresário, cientista social e político, publicitário, MBA em Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico, especialista em Gestão Pública, Marketing, Comércio Exterior, Comunicação Pública e Turismo.

A Engenho Comunicação irá lançar, no auditório do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília, o projeto ‘O Futuro do Jornalismo’. A estreia do projeto vai acontecer no dia 15 de maio, com uma palestra do jornalista Valmir Salaro, seguida da exibição do documentário “Escola Base: Um Repórter Enfrenta Seu Passado”. A programação é gratuita, direcionada a estudantes de Jornalismo. Alunos da UnB, Uniceub, Iesb e Católica estão entre os participantes. Salaro estará em Brasília para falar sobre Precisão da Informação e o Impacto no Jornalismo.

O Futuro do Jornalismo é um projeto lançado para celebrar os vinte anos do Prêmio Engenho de Comunicação. Tem como objetivo principal apoiar a formação das novas gerações de jornalistas, com conteúdos complementares ao programa curricular oferecido nas faculdades. Os coordenadores dos cursos de Jornalismo atuam como co-curadores da programação. A palestra do dia 15 dá início a uma série de atividades, que inclui um concurso de redação para estudantes de Jornalismo, um seminário em agosto e visitas sob mentoria nos veículos de comunicação parceiros do projeto.

Os veículos de comunicação Band, Correio Braziliense, Metrópoles e Record são parceiros de O Futuro do Jornalismo. Eles irão receber os alunos vencedores do concurso de redação para uma semana de experiência em cada redação. A coordenação-geral de O Futuro do Jornalismo é da jornalista Kátia Cubel, presidente do Prêmio Engenho de Comunicação. O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sistema Cofeci-Creci são os patrocinadores do projeto O Futuro do Jornalismo. O STM e o Instituto Palavra aberta conferem apoio institucional à iniciativa direcionada aos universitários.