
Honda CG chega à 10ª geração. Veja preços
A popular motocicleta Honda CG, que está no mercado em quatro versões (Start, Cargo, Fan e Titan), teve a linha 2025 apresentada na semana passada. Ela chega com mudanças no visual e outros elementos, como motor, quadro, suspensão e até no tanque de combustível (que agora suporta 14 litros). Outro item importante agregado é o freio ABS, embora somente na Titan, topo de linha – e apenas na roda dianteira. Todas as demais ganharam disco de freio dianteiro como equipamento padrão. Toda linha passou a ter painel de instrumentos com computador de bordo – e indicador de marcha. As mais caras, novo farol de LED. O motor de 162cc foi recalibrado, por exigências legais relacionadas à emissão de poluentes. Ficou, por exemplo, menos potente, com 14,7cv (etanol) e 14,4cv (gasolina). O torque também foi reduzido de 1,54 kgfm para 1,43 kgm. As motos têm três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Já os preços subiram, em média, em 10%, dependendo da versão.
Confira
Start – R$ 16.194
Cargo – R$ 17.175
Fan – R$ 17.723
Titan – R$ 19.230


Nova Rocket 3 Storm – A fabricante inglesa Triumph anunciou a chegada ao Brasil da nova Rocket 3 Storm – que ganhou avanços em desempenho, torque e tecnologia. O motor de três cilindros de 2.458 cm³ agora gera 182cv, com torque de 22,9 kgfm. As rodas são de alumínio fundido de 10 raios, com 17 polegadas na dianteira e 16 na traseira. O pacote de equipamentos de conforto e segurança é caprichado. Tem iluminação toda em LED, freios ABS Brembo, controle de tração sensível ao ângulo de inclinação e mapas de aceleração comutáveis. A moto ainda dispõe de mapas de aceleração personalizáveis, oferecendo uma condução segura e dinâmica. São duas configurações disponíveis: a R custa R$ 127.990; a GT, R$ 132.990.
Os novos híbridos da Fiat – A Stellantis revelou recentemente que o seu primeiro híbrido-flex concebido e produzido no Brasil seria da Fiat. Agora, divulgou que – com o lançamento previsto para novembro – o Fastback e o Pulse vão inaugurar, em dose dupla, a nova tecnologia batizada de Hybrid. Assim, a marca confirma o protagonismo no desenvolvimento e produção local de soluções sustentáveis. Mas já há informações circulando de que, em breve, outros dois modelos de marcas do grupo – no caso, Citroën e Peugeot – terão a motorização: o recém-lançado Basalt e o 2008, respectivamente. E mais: a nova tecnologia também deverá ser adotada em outros mercados, como o da Índia. No geral, ela junta o 1.0 turbo, bicombustível, de três cilindros – de até 130cv – , a um dispositivo elétrico que aciona o alternador e o motor de partida. Além de fornecer energia mecânica e elétrica, gera força extra para o todo o conjunto. E, também, produz eletricidade para as baterias adicionais de íons de lítio de 12 volts.

Picape da BYD custa R$ R$ 379.800 – A picape híbrida plug-in da marca chinesa BYD já está nas lojas, por R$ 379.800. Médio, o modelo é concorrente das já consolidadas Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Mede, por exemplo, 5.457mm, com entre-eixos de 3.260mm. A capacidade da caçamba é de 835 kg ou 1.450 litros. A Shark tem motor 1.5 turbo e dois elétricos, um em cada eixo, com 437cv de potência combinada e torque de 65kgfm. A picape acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. E um detalhe interessante: ela usa propulsão por meio dos motores elétricos em até 80% do tempo. O número de consumo combinado (entre ciclo urbano e rodoviário) é de 24 km/l. Combinando o combustível fóssil e a energia das baterias, tem uma autonomia de 840 km. Em modo 100% elétrico, pode rodar até 100 km.
Nivus já nas lojas – A Volkswagen já pôs nas suas concessionárias a linha 2025 do renovado (mas nem tanto assim) SUV compacto Nivus. Na verdade, ele ganhou novos equipamentos, mas manteve o perfil visual e motorização. A grande e boa novidade é o pacote de auxílio à condução Adas como opcional, com detector de ponto cego, assistente de estacionamento, alerta e manutenção na faixa e controle de cruzeiro adaptativo. Também ganha chave presencial e ar condicionado digital. Há também novos produtos – como rastreador, alarme perimétrico etc. Tudo como acessórios, claro. O conjunto mecânico não muda: o motor 200TSI três cilindros turbo gera até 128cv e 20,4kgfm de torque, com transmissão automática de seis velocidades.

BMW 330e Sport – A linha do BMW Série 3 no Brasil acaba de ganhar o 330e M Sport atualizado, mas nem tanto assim: a versão híbrida plug-in do 330i passa a ter novas rodas de 19″, novo volante com base achatada e marcação central de 12 horas (topo do volante) e saídas de ar do painel desenhadas e com acabamento mais requintado. Ele vem com o sistema híbrido plug-in com potência combinada de 292 cavalos e torque combinado de 42,8 kgfm – garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e velocidade máxima de 230 km/h. O turbo 2.0 a combustão, com 184 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, se soma ao elétrico com bateria de íon-lítio de alta voltagem de 19,5 kWh – com potência equivalente a 109 cavalos e 27 kgfm de torque. O modelo custa R$ 437.950.

Novo Mini ALL4 por R$ 380 mil – A Mini trouxe mais um modelo renovado para o Brasil: o John Cooper Works Countryman ALL4, que custa R$ 380 mil. Ele tem motor 2.0 quatro cilindros que rende 317cv de potência e 40,0kgfm de torque. A transmissão é automática de dupla embreagem de sete velocidades com paddle shifts no volante. A tração é integral ALL4. Esse conjunto o torna o carro mais veloz da marca à venda no Brasil, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e com velocidade máxima de 250 km/h. O esportivo compacto possui 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras de visão surround no total. Eles dão suporte aos sistemas de assistência ao motorista, aumentando a segurança a bordo.
O Works também vem com o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), câmera de visão traseira, controle de cruzeiro ativo e visualização 360° no entorno do carro.

Panamera chega duas versões – E a Porsche acaba de trazer ao Brasil a terceira geração do Panamera, que ganha motorização híbrida e duas versões: a Panamera 4 E-Hybrid, por R$ 803 mil, e a Panamera 4S E-Hybrid, por R$ 922 mil. E haja potência. A primeira, por exemplo, tem motor V6 2.9 turbo de 304cv, auxiliado por um elétrico de 190 cv, chegando a 470 cv e torque de 66,3 kgfm. A velocidade máxima é de 280 km/h, com 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. A segunda tem motor a combustão mais potente, de 353 cv, elevando a potência combinada e o torque máximo para, respectivamente, 544 cv e 76,5 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 3,7 segundos para ser feita e a velocidade máxima é de 290 km/h.
Sprinter ganha mais equipamentos – A van Sprinter ganhou algumas atualizações – e, com elas, mais equipamentos. Por exemplo: o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) ganhou um recurso que, agora, evita colisões em veículos parados à frente em velocidade de 80 km/h – e que também auxilia na frenagem em cruzamentos a 60 km/h em eventual risco de acidente. Outro item de segurança são os sensores de chuva. Também foi adotado o tacógrafo digital nas versões van, furgão vidrado e de cinco toneladas, para facilitar a leitura ao gestor de frota. Um novo painel de instrumentos substitui a tela monocromática por cores e o volante multifuncional ganha botão de acionamento do controle de velocidade de cruzeiro. Por fim, os Sprinter passam a oferecer a mais recente geração do MBUX, a central multimídia da Mercedes-Benz em tela de 10,25 polegadas. O sistema atende comando de voz pelo “Olá, Mercedes”, tem conexão sem fim com Apple CarPlay e Android Auto, além de permitir apps como Waze e Google Maps diretamente no display. O preço público sugerido é a partir de R$ 250.730.
Vendas da nova chinesa – A marca Neto Auto reprogramou para o próximo dia 1º o início da pré-venda dos modelos Aya e X. As primeiras entregas estão agendadas para dezembro. Curiosamente, as vendas serão feitas em lojas em shoppings, não em concessionárias. A Neta deverá ter dois SUVs elétricos. Um, o Aya, compacto de 4,07 metros de comprimento e 2,42 m de entre-eixos – com porta-malas de 335 litros. O motor de 95cv e 15,3mkgf garante autonomia de até 263 km. As duas versões – Comfort e Luxury – custam, respectivamente, R$ 124.990 e R$ 134.990. O X, por sua vez, tem 4,62m de comprimento e 2,77 de entre-eixos – com porta-malas de 508 litros. O motor entrega 163cv e 21,4mkgf. São três versões, que variam de R$ 194.900, R$ 204.900 a R$ 214.900.
Consórcio de carros em alta – Os veículos continuam sendo os grandes objetos de desejo via consórcios. Tanto que as adesões chegaram a 8,6 milhões em setembro de 2024 – numa alta de 9,9% se comparado com o ano anterior. Isso significa algo como 2,5 milhões de novas cotas – neste caso, incluídos carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas. Segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, o volume de créditos comercializados nesses nove meses chegou a R$ 140,9 bilhões, numa alta de 10%. Dos 8,65 milhões de participantes ativos em veículos automotores, 55,1% pertencem ao grupo de veículos leves, 35,1% ao de motocicletas e 9,8 % ao de pesados.
Briga de trânsito pode virar infração – Comum nas ruas brasileiras, a briga de trânsito poderá virar infração, pelo que propõe projeto de lei que começou a tramitar na Câmara dos Deputados. De autoria do deputado Marx Beltrão (PP/AL), o PL pretende criar uma nova infração de trânsito. Se aprovado, será infração de trânsito utilizar-se de veículo para intimidar outro motorista, por meio de manobras perigosas, perseguição, fechadas e arremesso de objetos. A infração será gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão direta do direito de dirigir. O deputado diz que o objetivo da mudança é diminuir as brigas de trânsito e punir aqueles que se envolvam em discussões e que usam o veículo para assustar e intimidar outros motoristas em vias públicas. Beltrão diz que toda limitação da liberdade dos motoristas e proprietários de veículos tem o intuito de proteger vidas. “Como fica evidenciado em obrigações como as de usar cinto de segurança e capacetes, para motociclistas, e limitações de velocidade.”

Seu carro e os raios ultravioletas – O Brasil (e sabemos bem disso) é um país com níveis elevados de radiação ultravioleta (UV). E o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) reforça isso sempre. Os raios ultravioletas fazem mal não apenas a pele humana, mas também a lataria dos veículos. Proteger o carro contra os raios solares é essencial para preservar tanto a estética quanto a durabilidade do automóvel. Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, separou algumas dicas:
Prevenção de danos à pintura – A exposição excessiva à radiação UV pode causar o desbotamento da cor da pintura do carro, deixando-o com uma aparência opaca e envelhecida. Além disso, pode acelerar o processo de oxidação da coloração, o que leva a manchas e corrosão. “É possível encontrar no mercado uma super cera que cria uma película de proteção sobre a lataria, vedando os microporos da pintura”, diz o CEO da KoalaCar. “Isso leva a menos danos provocados pelos raios solares e é ideal para quem tem o hábito de deixar o carro estacionado no sol o dia inteiro. Para quem já está com a tintura do veículo prejudicada, é possível fazer o polimento para reavivar a cor e o brilho da lataria, além de eliminar riscos”, reforça ele.
Proteção das partes plásticas – Os componentes plásticos e emborrachados, como os para-choques e as borrachas das janelas, são mais vulneráveis à radiação UV. O Sol pode ressecar e rachar essas partes, comprometendo sua integridade e causando problemas como infiltrações de água. “ A exposição do veículo ao sol e a chuva pode provocar esse problema. É possível recuperar com um produto que faz a revitalização de plásticos, trazendo mais vida e um visual mais atraente às peças que vão se desbotando ao longo do tempo”, explica Marco.
Manutenção do interior do veículo – O interior do carro também pode ser prejudicado com a exposição dos raios UV, especialmente em dias quentes. Bancos de couro podem ressecar e rachar, e os de tecido podem desbotar. Além disso, o painel pode perder sua cor e apresentar rachaduras. As películas de proteção solar podem ser soluções para essa questão, pois bloqueiam essa radiação, protegem o interior do carro e regulam a temperatura interna.
Proteção dos vidros – Os vidros do carro, especialmente o para-brisa, também podem ser afetados pela radiação UV. Com o tempo, a exposição ao sol pode comprometer a visibilidade, causando manchas e opacidade no vidro. Utilizar capas ou cobrir o carro em estacionamentos expostos ao sol pode ser uma maneira eficaz de minimizar a ação desses raios. “Cuidar da proteção contra UV e da manutenção do veículo não só prolonga a vida útil dos componentes, como também ajuda a manter a estética do carro em boas condições”, diz o CEO da KoalaCar.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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