Yamaha lança oito modelos no Brasil
A marca japonesa Yamaha surpreendeu e apresentou simultaneamente durante a semana oito modelos de motocicletas no Brasil. Além de provavelmente ditar tendências, trazendo novidades tecnológicas e muita conectividade, eles atendem todos os rígidos parâmetros de emissão de poluentes da nova fase do Promot M5, que entra em vigor em 2025. A grande novidade é a Neo’s – a primeira motocicleta 100% elétrica da marca fabricada no país. Ela oferece 80km de autonomia com uma carga, mas o tempo de carga é longo se for usada uma tomada comum, de 110V: são necessárias nove horas para carregar as baterias de 0 a 100%.
Tem um lado bom: as baterias são removíveis e, assim, você pode retirá-las e levá-las para carregar em tomada convencional em casa ou no escritório. Elas pesam apenas 8 kg. O visual da Neo’s é futurista, com lâmpadas de LED. O motor elétrico fica localizado no cubo da roda traseira, com dois modos de pilotagem: o standard e o eco (voltado à economia de energia). A força do motor impressiona: são 13,5kgfm de torque, com potência de 3,08 cv.
Atualizações – Outros modelos tradicionais e já consolidados no mercado ganharam atualizações. Algumas, como as scooters NMax e Xmax, melhoram bastante a sua lista de equipamentos disponíveis. A Factor, por exemplo, teve o design completamente renovado e chega em duas versões, a convencional homônima e a DX, ambas com farol completamente novo e de LED, e novas carenagens do tanque pintadas com acabamento sofisticado. O novo spoiler de motor ficou mais esportivo. Dentre os destaques também está o novo painel estilo “Blackout”, com novo design e interface, que facilita a vida do piloto, melhorando a visualização dos dados exibidos na tela de LCD em todas as situações, de dia e de noite.
Conectividade – A Fazer FZ25 também aposta no visual renovado e no avanço da conectividade. Pode, por exemplo, ser conectada com o Yamaha Motorcycle Connect. Com ele, você se conecta com a sua moto via bluetooth, baixa o aplicativo e então pode interagir com todas as funções – como conferir o status da bateria e do óleo do motor, conferir onde foi o último lugar que estacionou e acompanhar o registro diário e mensal de consumo dos seus trajetos. A FZ25 também painel de LCD ficou 59% maior e sua interface agora mostra informações como rotação do motor, velocidade, nível de combustível, marcha engatada e hodômetro total e parcial.
E mais – A Lander, trail desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro, recebeu novos apliques plásticos no tanque. A ideia é passar a impressão de ser mais robusta. A carenagem da parte inferior do tanque tem material com mais aderência, para deixar a pilotagem mais segura. O farol dianteiro ganhou luzes de LED com projetor, tornando a iluminação mais eficiente. A XMax 2025, por sua vez, tem em dois níveis e a tela maior é equipada de série com GPS, bastando acessá-lo por meio do aplicativo Garmin StreetCross. A NMax 160 ganhou iluminação full LED, com desenho aprimorado na dianteira e na traseira. E preços? A NMax custa R$ 21.790. A XMax, R$ 34.990. A Lander, 27.490. A Fazer FZ25, por sua vez, tem preço sugerido de R$ 23.590. As demais não tiveram os valores anunciados.
Tecnologia híbrida, leve etc: agora vem – A Stellantis já havia divulgado que faria, e logo, carros com a tecnologia Bio-Hybrid, combinando eletrificação com motor flex. Na semana passada, a empresa apresentou quatro maquetes de tecnologias híbridas em diferentes níveis que serão gradualmente lançadas no Brasil a partir deste ano: são a Bio-Hybrid (híbrido-leve); Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem (híbrido convencional) e Bio-Hybrid Plug-In (PHEV). E, claro, o carro 100% elétrico (BEV). Pelo menos um em cada cinco carros do grupo Stellantis terá modelos eletrificados até 2030. Da Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram. Os primeiros híbridos nacionais da Stellantis deverão ser os híbridos leves de 12 volts. Mas os primeiros, segundo o site Autos Segredos, serão o Pulse e o Fastback, nas versões Audace e Impetus, sempre com motor turbo 200 e câmbio CVT.
Equinox elétrica custa R$ 419 mil – E finalmente a Chevrolet apresentou aos consumidores brasileiros o Equinox EV, seu segundo SUV elétrico nesta nova fase de eletrificação da empresa. Ele vem com dois motores elétricos, com 292 cv totais, num sistema de tração integral, oferecendo 443 km de autonomia, segundo dados do Inmetro. Ele vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. O preço? Por R$ 419 mil. Destaque para o pacote de assistentes de condução, com piloto automático adaptativo; alerta de colisão frontal com detecção de pedestres; frenagem automática e manobras de ré; alerta de abertura de portas com detecção de pedestres, veículos e pedestres; alerta de ponto-cego com direção ativa; auxiliar de permanência em faixas; one Pedal com três modos de condução etc. Quanto ao visual, há faróis e lanternas Full-LED formando filetes horizontais com iluminação interativa, para-choques decorados com textura 3D e puxadores de porta embutidos. A lateral segue um conceito futurista, digamos assim. Internamente, existem alguns diferenciais: o seletor de marchas é na coluna de direção, abrindo-se espaço para um grande console central com porta-copos e objetos. A tela de entretenimento é de 17,7″ com Google Built-In, sistema operacional desenvolvido para veículos e que não depende de espelhamento externo para uso de aplicativos. Já o painel de instrumentos é de 11″, configurável.
BYD agora com picape – A marca chinesa BYD começou a pré-venda da picape Shark – ‘anunciada’ como a mais potente e com desempenho superior em relação ao segmento das médias brasileiras.A Shark é a primeira picape híbrida plug-in da BYD. O modelo possui uma distância entre eixos de 3.260 mm. Do ponto de vista visual, se inspira em tubarões (shark), com uma luz de LED que atravessa toda a frente remetendo à boca aberta de um deles. As laterais possuem linhas fluidas que refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira do animal. Em termos de potência, a BYD Shark tem motor 1.5 turbo capaz de gerar 436 cavalos. Sua aceleração de 0 a 100 quilômetros é de apenas 5.7 segundos. Outra característica importante é em relação às capacidades: carga é de 835kg, reboque chega a 2.500kg e a de transporte de mercadoria é de 1.200 litros. A BYD Shark tem tanque de combustível de 60 litros e uma autonomia puramente elétrica de 100 km. A bateria Blade é de 29.6 kWh.
O novo Zeekr 001 – Marca premium de veículos elétricos pertencente ao grupo Geely, a Zeekr chegou de vez ao Brasil e com duas versões: a Premium (R$ 428 mil) e a Flagship (R$ 475 mil). O modelo, uma perua, tem design arrojado, tecnologia de ponta e alta performance e muito luxo. A empresa quer competir diretamente com marcas tradicionais como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche. O 001 tem tração integral e dois motores elétricos que entregam 544 cv de potência e 70 kgfm de torque. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h. Sua autonomia, homologada pelo padrão Inmetro, é de 426 km nas duas versões. A premium traz o sistema de som da Yamaha, rodas de 22 polegadas, conectividade 5G e ADAS. No topo de linha Flagship é adicionada a suspensão a ar, pintura em dois tons e as rodas de liga leve de 22 polegadas são forjadas.
Por dentro, materiais de muita sofisticação – como suede e Alcantara. Os bancos possuem 14 vias de regulagem, memória e massagem. O teto solar panorâmico é fixo e possui fator de proteção solar 50. A perua 001 será vendida em 10 pontos pelo Brasil, com maioria nas regiões sul e sudeste, uma em Brasília e uma em Pernambuco.
Novo Creta ganha motor turbo – A Hyundai acaba de revelar o Creta 2025. Linha atualizada do SUV mais vendido no Brasil (no varejo) conta com cinco versões e a nova motorização 1.6 turbo a gasolina. Também mudam os designs externo e interno. De mais relevante, a chegada do motor 1.6 turbo a gasolina exclusivamente na versão Ultimate. Com potência máxima de 193 cv e 27 kgfm de torque, o Creta 2025 se torna o SUV compacto mais potente do país. O motor é combinado com o câmbio automatizado de dupla embreagem. A Ultimate, por sinal, faz 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada – números que, segundo os engenheiros da empresa, tornam o consumo 9% melhor que o motor 1.0 turbo. Este, por sua vez, também ficou mais econômico: 12,4 km/l com gasolina na estrada e 12 km/l na cidade. Com etanol, o SUV consome 9 km/l na estrada e 8,4 na cidade. O pacote de segurança é caprichado: vem com sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa, assistente de centralização em faixa, assistente de ponto cego, assistente de tráfego cruzado traseiro e por aí vai.
Preços do Creta 2025
- Comfort – R$ 141.890
- Limited – R$ 156.490
- Platinum – R$ 172.690
- N Line – R$ 182.090
- Ultimate – R$ 189.990
Série especial do Basalt – O SUV cupê da Citroën foi lançado há menos de um mês, mas já ganhou uma edição limitada, a First Edition. Exclusiva cor branca perolizada, tem preço de R$ 107.390. O motor é o turbo 200 de até 130 cv, associado a um câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução, incluindo a opção de trocas sequenciais pela alavanca. A série especial é baseada na Shine Turbo 200 e tem itens únicos, como rodas de 16” de liga-leve em tom escurecido, acabamentos cromados ao redor da grade dianteira e logotipos que a identificam nas portas da frente. Também o interior é exclusivo, com teto totalmente escurecido, pedaleiras e soleiras em acabamento cromado e tapetes em acabamento único. No painel, uma faixa bitom na cor Gray Smart identifica a First Edition.
Mercado de usados – Os seminovos estão registrando bom desempenho de vendas este ano: cresceram, por exemplo, 13% no acumulado de janeiro a setembro – de 1,66 milhão de unidades para 1,87 milhão. Em setembro, os modelos com até 3 anos de usado totalizaram 198,3 mil unidades. Os demais segmentos, segundo levantamento do AutoIndústria, nesse mesmo comparativo, sofreram quedas na faixa de 6% a 6,5%, com um índice médio de 5,9% no mês passado. No ano, foram negociados 11,6 milhões de veículos usados, incluindo leves, pesados e motos, alta de 9% sobre total de 10,6 milhões no mesmo período de 2023.
Conheça os tipos de estepe – Você sabe, claro, que o estepe é um item fundamental para qualquer carro – e pode ser a diferença entre seguir viagem ou ficar na estrada com um pneu furado. Geralmente guardado no porta-malas, esse pneu reserva, tantas vezes negligenciado, é um item obrigatório na maioria dos carros, mas de uso somente para emergências. Além disso, não é sempre igual: existe mais de um tipo de estepe, e alguns bastante tecnológicos. É um item de segurança, que deve ser utilizado somente até que o motorista consiga auxílio para consertar o pneu furado ou então conseguir um novo. Ele pode ser do mesmo tamanho da roda utilizada, pode ser de tamanho menor que a roda utilizada ou ainda pode ser do tipo Run Flat. O estepe pode ser também do tipo temporário: mais fino, ocupa menos espaço no porta-malas, mas não pode rodar grandes distâncias. No primeiro caso, a utilização do estepe não prejudica em nada a dirigibilidade do veículo, uma vez que ele é igual ao conjunto de roda e pneu original. Já no segundo caso há certo prejuízo na dirigibilidade: o conjunto menor prejudica a aceleração e frenagem, principalmente se forem bruscas. Esse estepe só pode rodar poucas distâncias e velocidades não maiores que 80 km/h.
O tamanho – A Resolução 540/15 do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, estipula que “o diâmetro externo do conjunto roda e pneu sobressalente deve ser igual ao do conjunto rodas e pneus rodantes”, só podendo variar caso a montadora estipule o contrário e dê todas as condições de garantia e segurança. Na mesma Resolução, expressa a necessidade de que o estepe respeite as normas do Inmetro.
O que a lei diz – Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, o estepe fora dos padrões definidos pelo Contran ou ainda completamente ausente é uma infração de trânsito grave, passível de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Contudo, há exceções: é o caso do pneu Run Flat. Este tipo de pneu tecnológico foi criado para ser capaz de rodar sem ar por até 80 quilômetros de distância, a uma velocidade de 90 quilômetros por hora, mesmo quando furado.
Pneus mais modernos – O Run Flat é um tipo de pneu reforçado e que não deforma, pois sua estrutura interior é capaz de fazer uma espécie de selamento em pequenos furos. Cerca de 35% dos carros novos já saem sem estepe de fábrica e, geralmente, equipados com esse tipo de pneu. Acompanham também uma garrafa com selante junto de um compressor para que, quando o motorista for alertado no painel de que um pneu furou, possa encostar o carro e encher o pneu. Porém, esse tipo de pneu não comporta consertos definitivos, e, se furado, a troca deve ser realizada. O problema é o custo, chegando a R$ 900 uma unidade. Outro sistema, ainda mais raro, é o de pneu temporário murcho. Ocupando pouco espaço do porta-malas, os carros equipados com este tipo de estepe vêm com um compressor, que deve ser ligado na bateria de 12 volts do carro. O motorista infla o pneu, e então faz a troca.
Calibragem e validade – No mais, é fundamental não descuidar do estepe. Deve ser sempre calibrado conforme especificado no manual do veículo e ter sua validade conferida. Seja um estepe de emergência mais fino ou um estepe integral, do tamanho da roda do veículo, de pneu 185/65 R15, por exemplo, o importante é tê-lo sempre ao alcance das mãos e em bom estado. Afinal, nunca se sabe quando precisará dele.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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