De bigu com a modernidade

Yamaha lança oito modelos no Brasil 

A marca japonesa Yamaha surpreendeu e apresentou simultaneamente durante a semana oito modelos de motocicletas no Brasil. Além de provavelmente ditar tendências, trazendo novidades tecnológicas e muita conectividade, eles atendem todos os rígidos parâmetros de emissão de poluentes da nova fase do Promot M5, que entra em vigor em 2025. A grande novidade é a Neo’s –  a primeira motocicleta 100% elétrica da marca fabricada no país. Ela oferece 80km de autonomia com uma carga, mas o tempo de carga é longo se for usada uma tomada comum, de 110V: são necessárias nove horas para carregar as baterias de 0 a 100%. 

Tem um lado bom: as baterias são removíveis e, assim, você pode retirá-las e levá-las para carregar em tomada convencional em casa ou no escritório. Elas pesam apenas 8 kg. O visual da Neo’s é futurista, com lâmpadas de LED. O motor elétrico fica localizado no cubo da roda traseira, com dois modos de pilotagem: o standard e o eco (voltado à economia de energia). A força do motor impressiona: são 13,5kgfm de torque, com potência de 3,08 cv.

Atualizações – Outros modelos tradicionais e já consolidados no mercado ganharam atualizações. Algumas, como as scooters NMax e Xmax, melhoram bastante a sua lista de equipamentos disponíveis. A Factor, por exemplo, teve o design completamente renovado e chega em duas versões, a convencional homônima e a DX, ambas com farol completamente novo e de LED, e novas carenagens do tanque pintadas com acabamento sofisticado. O novo spoiler de motor ficou mais esportivo. Dentre os destaques também está o novo painel estilo “Blackout”, com novo design e interface, que facilita a vida do piloto, melhorando a visualização dos dados exibidos na tela de LCD em todas as situações, de dia e de noite. 

Conectividade – A Fazer FZ25 também aposta no visual renovado e no avanço da conectividade. Pode, por exemplo, ser conectada com o Yamaha Motorcycle Connect. Com ele, você se conecta com a sua moto via bluetooth, baixa o aplicativo e então pode interagir com todas as funções – como conferir o status da bateria e do óleo do motor, conferir onde foi o último lugar que estacionou e acompanhar o registro diário e mensal de consumo dos seus trajetos. A FZ25 também painel de LCD ficou 59% maior e sua interface agora mostra informações como rotação do motor, velocidade, nível de combustível, marcha engatada e hodômetro total e parcial.

E mais – A Lander, trail desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro, recebeu novos apliques plásticos no tanque. A ideia é passar a impressão de ser mais robusta. A carenagem da parte inferior do tanque tem material com mais aderência, para deixar a pilotagem mais segura. O farol dianteiro ganhou luzes de LED com projetor, tornando a iluminação mais eficiente. A XMax 2025, por sua vez, tem em dois níveis e a tela maior é equipada de série com GPS, bastando acessá-lo por meio do aplicativo Garmin StreetCross. A NMax 160 ganhou iluminação full LED, com desenho aprimorado na dianteira e na traseira. E preços? A NMax custa R$ 21.790. A XMax, R$ 34.990. A Lander, 27.490. A Fazer FZ25, por sua vez, tem preço sugerido de R$ 23.590. As demais não tiveram os valores anunciados. 

Tecnologia híbrida, leve etc: agora vem – A Stellantis já havia divulgado que faria, e logo, carros com a tecnologia Bio-Hybrid, combinando eletrificação com motor flex. Na semana passada, a empresa apresentou quatro maquetes de tecnologias híbridas em diferentes níveis que serão gradualmente lançadas no Brasil a partir deste ano: são a Bio-Hybrid (híbrido-leve); Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem (híbrido convencional) e Bio-Hybrid Plug-In (PHEV). E, claro,  o carro 100% elétrico (BEV). Pelo menos um em cada cinco carros do grupo Stellantis terá modelos eletrificados até 2030. Da Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram. Os primeiros híbridos nacionais da Stellantis deverão ser os híbridos leves de 12 volts. Mas os primeiros, segundo o site Autos Segredos, serão o Pulse e o Fastback, nas versões Audace e Impetus, sempre com motor turbo 200 e câmbio CVT.

Equinox elétrica custa R$ 419 mil – E finalmente a Chevrolet apresentou aos consumidores brasileiros o Equinox EV, seu segundo SUV elétrico nesta nova fase de eletrificação da empresa. Ele vem com dois motores elétricos, com 292 cv totais, num sistema de tração integral, oferecendo 443 km de autonomia, segundo dados do Inmetro. Ele vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. O preço? Por R$ 419 mil. Destaque para o pacote de assistentes de condução, com piloto automático adaptativo; alerta de colisão frontal com detecção de pedestres; frenagem automática e manobras de ré; alerta de abertura de portas com detecção de pedestres, veículos e pedestres; alerta de ponto-cego com direção ativa; auxiliar de permanência em faixas; one Pedal com três modos de condução etc. Quanto ao visual, há faróis e lanternas Full-LED formando filetes horizontais com iluminação interativa, para-choques decorados com textura 3D e puxadores de porta embutidos. A lateral segue um conceito futurista, digamos assim. Internamente, existem alguns diferenciais: o seletor de marchas é na coluna de direção, abrindo-se espaço para um grande console central com porta-copos e objetos. A tela de entretenimento é de 17,7″ com Google Built-In, sistema operacional desenvolvido para veículos e que não depende de espelhamento externo para uso de aplicativos. Já o painel de instrumentos é de 11″, configurável. 

BYD agora com picape – A marca chinesa BYD começou a pré-venda da  picape Shark – ‘anunciada’ como a mais potente e com desempenho superior em relação ao segmento das médias brasileiras.A Shark é a primeira picape híbrida plug-in da BYD. O modelo possui uma distância entre eixos de 3.260 mm. Do ponto de vista visual, se inspira em tubarões (shark), com uma luz de LED que atravessa toda a frente remetendo à boca aberta de um deles. As laterais possuem linhas fluidas que refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira do animal. Em termos de potência, a BYD Shark tem motor 1.5 turbo capaz de gerar 436 cavalos. Sua aceleração de 0 a 100 quilômetros é de apenas 5.7 segundos. Outra característica importante é em relação às capacidades: carga é de 835kg, reboque chega a 2.500kg e a de transporte de mercadoria é de 1.200 litros. A BYD Shark tem tanque de combustível de 60 litros e uma autonomia puramente elétrica de 100 km. A bateria Blade é de 29.6 kWh.

O novo Zeekr 001 – Marca premium de veículos elétricos pertencente ao grupo Geely, a Zeekr chegou de vez ao Brasil e com duas versões: a Premium (R$ 428 mil) e a Flagship (R$ 475 mil). O modelo, uma perua, tem design arrojado, tecnologia de ponta e alta performance e muito luxo. A empresa quer competir diretamente com marcas tradicionais como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche. O 001 tem tração integral e dois motores elétricos que entregam 544 cv de potência e 70 kgfm de torque. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h. Sua autonomia, homologada pelo padrão Inmetro, é de 426 km nas duas versões. A premium traz o sistema de som da Yamaha, rodas de 22 polegadas, conectividade 5G e ADAS. No topo de linha Flagship é adicionada a suspensão a ar, pintura em dois tons e as rodas de liga leve de 22 polegadas são forjadas. 

Por dentro, materiais de muita sofisticação – como suede e Alcantara. Os bancos possuem 14 vias de regulagem, memória e massagem. O teto solar panorâmico é fixo e possui fator de proteção solar 50. A perua 001 será vendida em 10 pontos pelo Brasil, com maioria nas regiões sul e sudeste, uma em Brasília e uma em Pernambuco. 

Novo Creta ganha motor turbo – A Hyundai acaba de revelar o Creta 2025. Linha atualizada do SUV mais vendido no Brasil (no varejo) conta com cinco versões e a nova motorização 1.6 turbo a gasolina. Também mudam os designs externo e interno. De mais relevante, a chegada do motor 1.6 turbo a gasolina exclusivamente na versão Ultimate. Com potência máxima de 193 cv e 27 kgfm de torque, o Creta 2025 se torna o SUV compacto mais potente do país. O motor é combinado com o câmbio automatizado de dupla embreagem. A Ultimate, por sinal, faz 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada – números que, segundo os engenheiros da empresa, tornam o consumo 9% melhor que o motor 1.0 turbo. Este, por sua vez, também ficou mais econômico: 12,4 km/l com gasolina na estrada e 12 km/l na cidade. Com etanol, o SUV consome 9 km/l na estrada e 8,4 na cidade. O pacote de segurança é caprichado: vem com sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa, assistente de centralização em faixa, assistente de ponto cego, assistente de tráfego cruzado traseiro e por aí vai. 

Preços do Creta 2025 

  • Comfort – R$ 141.890 
  • Limited – R$ 156.490 
  • Platinum – R$ 172.690 
  • N Line – R$ 182.090 
  • Ultimate – R$ 189.990 

Série especial do Basalt – O SUV cupê da Citroën foi lançado há menos de um mês, mas já ganhou uma edição limitada, a First Edition. Exclusiva cor branca perolizada, tem preço de R$ 107.390. O motor é o turbo 200 de até 130 cv, associado a um câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução, incluindo a opção de trocas sequenciais pela alavanca. A série especial é baseada na Shine Turbo 200 e tem itens únicos, como rodas de 16” de liga-leve em tom escurecido, acabamentos cromados ao redor da grade dianteira e logotipos que a identificam nas portas da frente. Também o interior é exclusivo, com teto totalmente escurecido, pedaleiras e soleiras em acabamento cromado e tapetes em acabamento único. No painel, uma faixa bitom na cor Gray Smart identifica a First Edition.

Mercado de usados – Os seminovos estão registrando bom desempenho de vendas este ano: cresceram, por exemplo, 13% no acumulado de janeiro a setembro – de 1,66 milhão de unidades para 1,87 milhão. Em setembro, os modelos com até 3 anos de usado totalizaram 198,3 mil unidades. Os demais segmentos, segundo levantamento do AutoIndústria, nesse mesmo comparativo, sofreram quedas na faixa de 6% a 6,5%, com um índice médio de 5,9% no mês passado. No ano, foram negociados 11,6 milhões de veículos usados, incluindo leves, pesados e motos, alta de 9% sobre total de 10,6 milhões no mesmo período de 2023.

Conheça os tipos de estepe – Você sabe, claro, que o estepe é um item fundamental para qualquer carro – e pode ser a diferença entre seguir viagem ou ficar na estrada com um pneu furado. Geralmente guardado no porta-malas, esse pneu reserva, tantas vezes negligenciado, é um item obrigatório na maioria dos carros, mas de uso somente para emergências. Além disso, não é sempre igual: existe mais de um tipo de estepe, e alguns bastante tecnológicos. É um item de segurança, que deve ser utilizado somente até que o motorista consiga auxílio para consertar o pneu furado ou então conseguir um novo. Ele pode ser do mesmo tamanho da roda utilizada, pode ser de tamanho menor que a roda utilizada ou ainda pode ser do tipo Run Flat. O estepe pode ser também do tipo temporário: mais fino, ocupa menos espaço no porta-malas, mas não pode rodar grandes distâncias. No primeiro caso, a utilização do estepe não prejudica em nada a dirigibilidade do veículo, uma vez que ele é igual ao conjunto de roda e pneu original. Já no segundo caso há certo prejuízo na dirigibilidade: o conjunto menor prejudica a aceleração e frenagem, principalmente se forem bruscas. Esse estepe só pode rodar poucas distâncias e velocidades não maiores que 80 km/h.

O tamanho – A Resolução 540/15 do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, estipula que “o diâmetro externo do conjunto roda e pneu sobressalente deve ser igual ao do conjunto rodas e pneus rodantes”, só podendo variar caso a montadora estipule o contrário e dê todas as condições de garantia e segurança. Na mesma Resolução, expressa a necessidade de que o estepe respeite as normas do Inmetro.

O que a lei diz – Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, o estepe fora dos padrões definidos pelo Contran ou ainda completamente ausente é uma infração de trânsito grave, passível de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Contudo, há exceções: é o caso do pneu Run Flat. Este tipo de pneu tecnológico foi criado para ser capaz de rodar sem ar por até 80 quilômetros de distância, a uma velocidade de 90 quilômetros por hora, mesmo quando furado.

Pneus mais modernos – O Run Flat é um tipo de pneu reforçado e que não deforma, pois sua estrutura interior é capaz de fazer uma espécie de selamento em pequenos furos. Cerca de 35% dos carros novos já saem sem estepe de fábrica e, geralmente, equipados com esse tipo de pneu. Acompanham também uma garrafa com selante junto de um compressor para que, quando o motorista for alertado no painel de que um pneu furou, possa encostar o carro e encher o pneu. Porém, esse tipo de pneu não comporta consertos definitivos, e, se furado, a troca deve ser realizada. O problema é o custo, chegando a R$ 900 uma unidade. Outro sistema, ainda mais raro, é o de pneu temporário murcho. Ocupando pouco espaço do porta-malas, os carros equipados com este tipo de estepe vêm com um compressor, que deve ser ligado na bateria de 12 volts do carro. O motorista infla o pneu, e então faz a troca.

Calibragem e validade – No mais, é fundamental não descuidar do estepe. Deve ser sempre calibrado conforme especificado no manual do veículo e ter sua validade conferida. Seja um estepe de emergência mais fino ou um estepe integral, do tamanho da roda do veículo, de pneu 185/65 R15, por exemplo, o importante é tê-lo sempre ao alcance das mãos e em bom estado. Afinal, nunca se sabe quando precisará dele.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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Paulo Câmara, o candidato de Lula

Ouvi em Brasília, nos últimos dias, que a sucessão da governadora Raquel Lyra (PSDB), em 2026, pode ter um ingrediente novo e explosivo: o PT fora do palanque de João Campos, natural e provável candidato a governador pelo PSB.

A legenda petista, segundo o que foi soprado nos meus ouvidos, lançaria uma candidatura própria – o ex-governador Paulo Câmara, hoje na presidência do Banco do Nordeste, em Fortaleza, por delegação pessoal do presidente Lula.

Principal liderança do PT no Estado, o senador Humberto Costa iria à reeleição na chapa de Paulo Câmara, que seria, naturalmente, o palanque de Lula em Pernambuco. A tese, que a princípio pode parecer uma maluquice, é baseada no fato de que nem João nem Raquel estariam dispostos a bancar o palanque de Lula.

Tudo em razão do Governo Federal, sob o comando de Lula pela terceira vez, não ter encontrado ressonância na sociedade brasileira. Os mesmos que me sopraram a notícia ressaltam que João já não assumiu Lula na campanha da sua reeleição no Recife, o que teria irritado profundamente as forças mais lulistas no Estado.

Quanto à Raquel, a governadora está buscando a travessia para o PSD, partido aliado ao Planalto, em busca de construir um palanque lulista no Estado, iludida com a tese de que o presidente teria dois palanques no Estado. Acontece que se a tucana andar por esse caminho, perderá os votos dos bolsonaristas.

Sendo assim, sua reeleição ficaria mais difícil ainda. Em 2022, na eleição de segundo turno contra Marília Arraes (SD), a quem derrotou, Raquel não assumiu lado na corrida presidencial – nem no palanque de Lula nem tampouco o de Bolsonaro. Ganhou fácil pela adesão em massa dos bolsonaristas.

Mas 2026 abre um cenário bem diferente. Na política, a história não se repete. Raquel pode até fazer a travessia do PSDB para o PSD, mas o palanque de Lula no Estado, com a possibilidade de não ser o de João Campos, será único – o do ex-governador Paulo Câmara, que irá se filiar ao PT.

SILVIO FILHO NA CHAPA DE CÂMARA – Se o fato novo Paulo Câmara for uma realidade, o Republicanos, do ministro Sílvio Costa Filho, ficaria na chapa de João Campos? O que se diz em Brasília aponta na direção contrária. Silvinho, como é mais conhecido e que sonha em disputar uma das vagas ao Senado, seria o segundo candidato na chapa de Câmara, ao lado de Humberto, por determinação e exigência do presidente Lula.

Desgaste e saudade – Aos que porventura acharem essa alternativa Paulo Câmara um sonho de verão: diante do desgaste da governadora Raquel Lyra, cuja gestão é reprovada por 57% dos pernambucanos, segundo pesquisa recente do instituto Opinião, a população já estaria com saudade dele, achando que, em comparação ao Governo tucano, fez uma gestão por excelência. E mais do que isso, chegaria com o apoio e respaldo do presidente Lula em sua inteireza.

Estado arrumado – Aliados do ex-governador Paulo Câmara exibem pesquisas internas de que seu maior feito foi o ajuste fiscal do Estado, mesmo depois de encontrar as finanças em frangalhos, herança do Governo gastador de Eduardo Campos. Dizem que Câmara fez tão bem o dever de casa nas finanças que Raquel se deparou com o Estado extremamente equilibrado de caixa, com tamanha capacidade de endividamento que a tucana já assinou dois empréstimos, sendo o último, de R$ 3,4 bilhões, aprovada no início desta semana pela Assembleia Legislativa.

Cid volta a ser ouvido – Não há outro assunto em Brasília, a não ser a trama de quatro militares malucos para eliminar o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). O tenente-coronel Mauro Cid presta depoimento hoje à tarde ao ministro Alexandre de Moraes, outro alvo. O magistrado vai decidir se Cid deve ser punido por, segundo a Polícia Federal, ter omitido em seus depoimentos o plano para assassinar autoridades, como o próprio Moraes, o presidente Lula (PT) e o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), no fim de 2022, antes da posse deles.

Cara a cara com Moraes – O ministro Alexandre de Moraes, contrariando o que é de praxe na Corte, não nomeou um juiz-auxiliar para conduzir o depoimento e tomou para si a responsabilidade. Ele ficará frente a frente com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O depoimento foi marcado após a PF revelar novos detalhes da investigação sobre golpe de Estado nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro (PL).

CURTAS

RELATÓRIO – Os capítulos narrados pela corporação em relatório que motivou novas prisões na última terça comprometem outros nomes importantes — entre eles o do próprio ex-presidente — e dão gás para que a apuração lance luz sobre mais detalhes da suposta trama golpista que era discutida nos gabinetes do antigo governo.

NEGOU – Ao acessar aparelhos eletrônicos apreendidos em operação anterior, a PF encontrou um plano golpista nomeado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria de autoria do general da reserva com cargo no governo. Entre as tarefas elencadas estava o assassinato dos candidatos eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), além do próprio ministro Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Cid negou, ainda na terça, saber do plano.

DOCUMENTO – Os investigadores ainda constataram que o documento foi impresso no Palácio do Planalto, em dezembro de 2022, quando o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro estavam no local. Somado a isso, a PF descobriu que havia o plano de prender e até matar o ministro Alexandre de Moraes em 15 de dezembro de 2022.

Perguntar não ofende: Paulo Câmara vai voltar?

Petrolina - Testemunhal

O oitentão José Jorge reúne, neste momento, um grande número de amigos na sua festa de 80 anos, no Iate Clube, em Brasília. Vim com minha Nayla e podemos comprovar, mais uma vez, como ele é querido. Até o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, veio de São Paulo abraçar o ex-senador e ministro aposentado do Tribunal de Contas da União.

A festa tem ritmo de forró, um São João antecipado, com comidas típicas trazidas do Recife. José Jorge recebe seus convidados ao lado da sua Socorro, também vestida de matuta.

Conheça Petrolina

Os municípios de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, no Agreste, serão os próximos municípios a entrar na rota de abastecimento do rio São Francisco. Para levar mais água às duas cidades, estão sendo executadas pela Compesa as obras da Adutora do Agreste que vão permitir o início da operação dos trechos de tubulação já assentados a partir do município de Belo Jardim e em direção aos dois municípios. A iniciativa resultará em uma mudança significativa no abastecimento, que seguem atualmente um severo calendário. 

Com investimento de R$ 27 milhões, a obra vai beneficiar 100 mil pessoas a partir de junho do próximo ano. Com 93% das tubulações já implantadas, restam assentar cerca de 4km de tubos de diâmetro entre 900 a 250mm, incluindo uma travessia sobre o Rio Ipojuca no trecho para São Bento do Una. Porém, em uma obra desta magnitude não há apenas o assentamento de tubulações a ser realizado. Diversas outras estruturas importantes estão sendo construídas. 

“Ventosas e descargas são dispositivos de operação e segurança da adutora. As ventosas servem para permitir a saída de ar na tubulação, evitando inclusive, em caso extremo de alta pressão, o estouramento da adutora. As descargas são dispositivos utilizados para a limpeza inicial das tubulações e o esvaziamento da adutora em caso de necessidade de manutenção”, explica o engenheiro responsável pela execução desse trecho, Max Coutinho.

Já a travessia que será construída sobre o rio Ipojuca terá 112 metros de extensão. Trata-se de uma armação metálica, apoiada em blocos de concreto armado. Esta estrutura aérea que tem previsão de conclusão para fevereiro de 2025, foi pensada por diversos motivos, como facilitar o acesso à adutora em caso de manutenção e devido a extensão e profundidade do rio naquele ponto, que impossibilitou passar a tubulação por dentro dele.

Retomada em junho deste ano, pela gestão da governadora Raquel Lyra, após ficar paralisada desde 2021, a obra representa um trecho importante do projeto da Adutora do Agreste. “O Sistema Adutor do Agreste foi concebido para atender a região Agreste, que historicamente sofre com fenômenos cíclicos de estiagem e a finalização deste trecho atenderá ao município de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, onde há reduzida segurança hídrica. As águas oriundas do Rio São Francisco vão mudar a realidade da população das cidades”, destaca o presidente da Compesa, Alex Campos.

Em Brejo da Madre de Deus, a expectativa da Companhia é reduzir significativamente o rodízio na distribuição de água com a conclusão das obras. Hoje a maior parte da cidade conta com esquema de seis dias com água e cinco dias sem. Já no município de São Bento do Una a Companhia espera reduzir expressivamente o atual regime, que é de três dias com água e 25 dias sem. A previsão de conclusão desse trecho da Adutora do Agreste é para junho de 2025, quando serão iniciados os testes para posterior início da operação do sistema.

O Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do vereador Edmilson Alexandre Fragoso da Silva, de Água Preta, na Mata Sul, por infidelidade partidária. Ele havia assumido a cadeira na Câmara Municipal em Junho, como 1º suplente do PSB, após a saída de um dos vereadores para assumir o Executivo, já que o prefeito e o vice-prefeito do município foram cassados, trocou o partido pelo PRD dois meses antes de tomar posse, o que gerou a ação.

Com isso, quem assume a vaga aberta é Paulo de Luzemário. “Agradeço a Deus pela oportunidade de poder assumir a vaga de Vereador pela minha amada Água Preta. Irei com certeza lutar pelo nosso povo mesmo sendo nestes 40 dias que faltam para terminar o mandato. Mas a minha felicidade é a mesma de poder lutar pelo meu povo. Dias melhores virão”, pontuou.

Por Letícia Lins*

Duas datas marcam a vida de Vilma Queiroz, no mês de novembro: os dias do Empreendedorismo Feminino (19) e o da Consciência Negra (20). Preta, 50+ e plus size, ela sempre gostou de moda, embora a achasse excludente, e que necessitasse de protagonismo para a diversidade. Após aposentar-se, decidiu realizar o evento Pretinhas na Moda, que abre as portas para mulheres negras que atuam no mercado fashion e também para aquelas que desejam desfilar. E com o qual pretende valorizar a moda black, fortalecendo sua identidade, dando-lhe maior visibilidade e ainda movimentar a economia criativa.

Vilma começou a se encantar com vestuário ainda menina, quando via a avó confeccionando roupinhas para bonecas de pano. Aos doze, aprendeu a costurar, a técnica do patchwork, crochê e tricô. No próximo sábado (23) concretiza um velho sonho, ao realizar em São Paulo, pela primeira vez, o evento “Pretinhas na Moda” . Será na Fábrica de Cultura Nova Cachoeirinha, onde haverá, também, uma Feira de Economia Criativa. A realização é do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas com recursos da Lei Paulo Gustavo. 

A produção e direção são da própria Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação. O evento terá oficinas e palestras sobre moda, evidenciando a ancestralidade. Vilma já trabalhou em vários setores, mas sempre foi ligada em moda, chegando até a participar de desfiles como modelo.

“Sou negra, 50+ e plus size e por muito tempo não me sentia representada pela moda. Eu já amava moda, tinha o sonho de atuar no mercado de moda, mas não sonhava em ser modelo quando jovem. Aos 47 anos, participei do evento Dia de Modelo Plus Size, da Renata Poskus, gostei muito do resultado, da autoestima, ao me ver representada por mim que investi em um curso para modelos plus size. A Moda ainda é muito excludente, a moda não deve ser algo padrão. É identidade social, representatividade e temos que ter nesse universo pessoas de diversas faixas etárias principalmente 50+, corpos diversos e maior visibilidade a pessoas negras. Hoje realizo eventos de empoderamento feminino negro para que mulheres pretas de todas as idades alcancem seus sonhos, pois sonhar, lutar, acreditar e ter possibilidade é a força que impulsiona as mulheres negras na sociedade”, afirmou.

No Brasil, 40% dos adultos negros são empreendedores, com negócios que movimentam R$ 1,7 trilhão, segundo a Pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, realizada em 2021. O estudo destaca que 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres, mas que esse percentual sobe exponencialmente quando o foco é o empreendedorismo negro, com as mulheres representando 61,5% do total.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses negócios representam 17% do total no país e que, entre essas mulheres, 49% são as responsáveis financeiras pelo próprio núcleo familiar. Dentro desse contexto o “Pretinhas na Moda” tem entre seus objetivos incentivar e orientar empreendedoras negras no mundo da moda – as que já atuam no mercado e principalmente aquelas que desejam empreender na área – e a programação totalmente gratuita destaca palestras e oficinas – todas ministradas por mulheres pretas que são referência em seus segmentos. 

Entre as palestras e oficinas, há preocupação com a sustentabilidade:  “Saiba criar brincos e acessórios com materiais sustentáveis”; “Do lixo ao luxo: aprenda a criar novas roupas usando a arte do upcycling”; “Moda é arte e ser modelo é ser artista”.  Acompanhe Pretinhas na Moda pelo @pretinhasoficial.

*Jornalista do Oxe Recife

Patrimônio Vivo de Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá foi anunciada, nesta quarta-feira (20), como futura secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Prefeitura de Itamaracá. Ela integrará a gestão do prefeito eleito Paulo Galvão (PSDB).

Maria Madalena Correa, a Lia, tem 80 anos de idade e 50 de carreira artística. Será a primeira vez que a artista (que já traz Itamaracá em seu nome artístico) representará oficialmente o município.

Em um post conjunto nas contas do instagram de Paulo Galvão e da cirandeira, o prefeito eleito destacou: “Lia será nossa voz no turismo e na cultura nacional e internacional. A Rainha da Ciranda irá conversar com governos, empresários, instituições e entidades para recolocar Itamaracá num espaço de respeito e relevância como nunca foi visto antes.”

Já Lia comemorou a escolha do seu nome para o secretariado. “Estou muito feliz. Meu papel será parecido com algo que eu já faço, que é o de levar o nome de Itamaracá para todo o Brasil e para o mundo, só que agora como Secretária. Quero abrir portas para trazer investimentos para a Ilha que eu carrego no meu nome”, afirmou Lia.

Da Folha de Pernambuco

No terceiro dia da missão em Londres, o prefeito Simão Durando e a comitiva de líderes do partido União Brasil participaram de uma reunião com o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antônio Patriota. O encontro ocorreu na sede da Embaixada Brasileira, na capital inglesa, durante a manhã desta quarta (20). Os líderes conversaram com Patriota sobre a relação comercial e as oportunidades potenciais entre o Brasil e os países que formam o Reino Unido.

O prefeito de Petrolina focou em tratar sobre a exportação de frutas. Simão relatou o potencial econômico da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco e pediu ao embaixador para fortalecer as relações comerciais com as nações britânicas. “Petrolina é um dos maiores polos exportadores de uva e manga do Brasil, e a Inglaterra é um mercado importante para o nosso Vale do São Francisco. O apoio da embaixada é fundamental para ampliarmos esse diálogo e consolidarmos parcerias que impulsionem nossa economia”, afirmou o prefeito.

Simão Durando ainda convidou Antônio Patriota para uma visita institucional ao Vale do São Francisco para ver de perto todo o processo produtivo da fruticultura e derivados. “Hoje, essa é nossa mola propulsora para a economia da região. Petrolina é uma das cidades que mais cresceu e gera empregos no Nordeste. Isso se deve em grande parte aos produtores, ao setor da fruticultura. Então, é importante que o governo brasileiro possa facilitar ainda mais os processos para ampliar negócios no exterior. O embaixador Patriota é parte importante nisso e tenho certeza que ele vindo a nossa cidade vai ter mais convicção dessa necessidade”, explicou o prefeito após o encontro.

Ainda durante esta quarta-feira, a comitiva brasileira visitou instituições como a The Royal Institution of Great Britain, uma fundação de inovação que atua como um hub para resolver desafios sociais. A programação contou ainda com uma imersão no principal centro de inovação para Cidades Inteligentes, fechando com uma pauta voltada à educação no Department of Education do Reino Unido, que desempenha um papel vital na definição e coordenação das políticas educacionais de longo prazo.

A missão na Inglaterra segue até o final da semana, com atividades que abordam modelos inovadores de administração pública, sustentabilidade, parcerias e encontros com autoridades internacionais.

A Câmara de Vereadores do Recife aprovou o projeto de lei, do vereador e ex-secretário de Esportes da capital pernambucana, Rodrigo Coutinho (Republicanos), que altera o nome do Campo do Pina, localizado na Zona Sul do Recife, para Gramadão Armando Monteiro Filho, ex-senador e ex-ministro de Estado que faleceu em 2018, aos 92 anos.

“Armando Monteiro Filho foi um homem público de trajetória exemplar, que sempre esteve comprometido com o desenvolvimento do nosso estado e com a melhoria da qualidade de vida dos recifenses. Dar o nome dele ao Gramadão é reconhecer sua contribuição para o país e para o Recife”, afirmou Rodrigo ao blog do Jamildo.

“Esse é um espaço frequentado por milhares de moradores e visitantes. Com essa mudança, também trazemos para o presente a lembrança de um pernambucano que deixou um legado de trabalho e compromisso com a sociedade”, pontuou Rodrigo Coutinho.

Mergulhar na construção do universo lúdico de uma criança e suas descobertas, experiências e saberes – e tirar desse mundo próprio uma narrativa que desafie outras crianças a entrar e participar desse espaço: essa é a proposta da obra “O Jardim de Clara”, da jornalista e escritora Zalxijoane Ferreira.

Inspirado nas vivências da própria mãe – e sua observação na construção de um infinito que cabe no jardim da filha – a obra convida a enxergar o mundo com a mesma curiosidade e encantamento da pequena Clara.

Também como elementos do cotidiano, como o cheiro da chuva, o frescor de um banho de mangueira e o carinho da família são tão importantes nessa fase do desenvolvimento. Ao lado da própria mãe, do irmão Chico, da amiga Cileide, do cãozinho Nando, e com a ajuda da avó Dôra e do jardineiro Djalma, Clara explora cada cantinho do jardim, cultivando memórias e experiências inesquecíveis.

Um lembrete de que o extraordinário mora nas pequenas coisas e no amor ao nosso redor. Com uma linguagem leve e cativante, O Jardim de Clara desperta em cada criança a importância de valores como natureza, família e afeto.

Uma saborosa experiência para as crianças, mas também para envolver toda a família, levando todos para dentro do universo de Clara, com possibilidades como uma roda para contação de suas histórias e o despertar para a descoberta do mundo que habita cada criança.

Sobre a autora

Zalxijoane Ferreira é formada em Radialismo e TV, pela Universidade Federal de Pernambuco, e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com exitosa carreira no rádio e na TV. Tem passagens por Rádio Jornal AM, Rádio Universitária AM, Rádio 103 FM e Rádio Itapuama FM, onde atua hoje no programa “De Primeira Categoria” e também coordenando o Departamento de Jornalismo da emissora. É mãe de dois filhos, Clara e Francisco.

Serviço:

Lançamento de “O Jardim de Clara”, de Zalxijoane Ferreira

Feira Literária do Sertão (FELIS) 2024 – Leitura, Literatura e Livro

Sábado, 23 de novembro – 17 horas

Praça Winston Ferreira (Virgínia Guerra), centro de Arcoverde

Informações (81) 9 9226-6110

O Deputado Joel da Harpa votou contra dedicar a ‘Medalha Antirracista Marta Almeida’, comenda especial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), à ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco. A comenda é para pessoas ou organizações que se destaquem na luta antirracista, porém o parlamentar acredita que a ministra não tem serviços relevantes prestados ao povo pernambucano que justifique tal honraria.

“Meu voto reflete esse entendimento e o compromisso com homenagens que realmente reconheçam ações significativas para Pernambuco”, afirma. Joel destaca que também é negro, mas não se sente representado pela ministra. “É importante que a gente lute contra o racismo, mas sem querer fazer política partidária. E é isso que esses grupos tentam fazer em todo tempo. Por conta disso, sou contrário a homenagem”, explica.

Lembrando que Joel da Harpa é o autor da principal lei de combate ao racismo do Estado. A Lei Vini Jr. Atos discriminatórios praticados contra negros, mulheres ou população LGBTQIA+ em espaços esportivos serão punidos com ainda mais rigor em Pernambuco. É o que determina a Lei n° 18.576/2024, aprovada pela Alepe e em vigor desde agosto. Além de impor o pagamento de multas de até R$ 200 mil, a norma proíbe os infratores de frequentarem as arenas e ginásios do Estado por até 30 anos.

Por Letícia Lins*

Todo mundo sabe que as aves são os animais que aparecem no topo do tráfico de animais silvestres no mundo. E o Brasil não é exceção. Calcula-se que cerca de 38 milhões de animais sejam vítimas do tráfico por ano no país, o que representa 15% do contrabando mundial. As aves ocupam um percentual de cerca de 80% entre os animais ilegalmente comercializados. Entre os pássaros, ararajuba é uma das mais visadas. E não é de hoje. No Brasil colônia, a unidade do psitacídeo tinha o valor de dois escravos. A cobiça em cima desses animais de plumagem verde e amarela ainda é tão grande que a espécie, hoje, é ameaçada de extinção.

Felizmente, há projetos em desenvolvimento no Brasil para garantir a preservação da  espécie.  E uma ararajuba está entre 61 animais que acabam de ser repatriados para a Amazônia, de onde – aliás – nunca deveriam ter saído, mas o tráfico não dá trégua. Os bichinhos foram enviados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para o Pará, depois de serem atendidos no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, Cetras Tangará, a quem cabe legalmente abrigar, cuidar e reintroduzir à natureza animais vítimas de tráfico ou de confinamento irregular.

A operação de retorno dos bichinhos é uma ação conjunta da CPRH e Ibama-PE. Os animais viajaram por terra, acompanhados de quatro técnicos dos dois órgãos. Durante o percurso, receberam alimentação e foram hidratados para garantir o bem estar. Antes da viagem, todos passaram por avaliação e exames no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres Cetras Tangara, unidade gerida pela CPRH. Entre os repatriados estavam nove tartarugas da Amazônia e um tracajá (cágado) que viviam confinados em um mini zoológico do Parque Treze Maio, no Recife, que foi fechado em outubro de 2023. Veja quais as espécies de animais repatriados: ararajuba (espécie ameaçada de extinção), três Maracanãs do buriti (“Orthopsittaca manilatus”); uma Maitaca-de-cabeça-azul (“Pionus menstruus”); dois Papagaios-campeiros (“Amazona festiva)”; uma Iraúna-do-norte (“Molothrus oryzovorus”); 38 Tracajás (“Podocnemis unifilis”: 14 adultos e 24 filhotes) e 5 Tartarugas-da-amazônia (“Podocnemis expansa”).

As aves, com a exceção da ararajuba, foram deixadas no CETRAS da Universidade Federal Rural da Amazônia. Elas vão passar por um período de descanso da viagem e por novas avaliações para, posteriormente, serem soltas. A Ararajuba foi deixada no Projeto da Fundação Lymington voltado para a reintrodução da espécie no parque do Utinga, da Iderflor-Bio. Os cágados foram soltos no rio Guamá, no município de Belém-PA. Durante a viagem de volta, os técnicos do Ibama e CPRH repatriaram dois animais para a Região Nordeste, uma jaguatirica (“Leopardus pardalis”) para o CETAS de São Luís/MA, e um sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) para o CETAS de Teresina/PI.

*Jornalista do Oxe Recife