A GM e os R$ 5,5 bilhões para dois híbridos flex
A General Motors confirmou na quinta-feira (5) que investirá R$ 5,5 bilhões em suas fábricas paulistas para produzir no Brasil modelos híbridos flex. E um deles deverá ser lançado já no ano que vem. A empresa pretendia pular direto dos carros a combustão para os 100% elétricos, mas depois compreendeu que os consumidores – e a estrutura do país, claro – não estavam preparados. De qualquer forma, o Brasil será o primeiro mercado mundial da GM a ter híbrido flex da GM. E a ofensiva local para esse perfil permanece, claro. Os diretores da empresa dizem que serão investidos em dois tipos de motores híbridos – e o foco será no do tipo híbrido leve, o MHEV.
Esses são assim chamados porque têm apenas um motor que, na verdade, é pequeno gerador elétrico com tensão de 48V que substitui o alternador – e é usado apenas para algumas funções auxiliares. A base deverá ser algum propulsor a combustão – o 1.0 ou 1.2 turbo de três cilindros – já produzido e usado por aqui no Tracker, Onix e Montana. O primeiro, aliás, deverá ter a primazia de lançamento. Afinal, quase 50% dos carros vendidos no Brasil atualmente são SUVs. Um novo SUV deve surgir, para ocupar o espaço de entrada na linha Chevrolet.
Argentino, mas de olho no Brasil – A Stellantis anunciou que vai investir US$ 385 milhões (cerca de R$ 2 bilhões) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova família de veículos – boa parte deles destinada ao Brasil. Ainda não há informações sobre quais modelos, mas devem ser da marca Fiat (a Stellantis é dona desta, da Jeep, da Peugeot, da Citroën e da Ram, por exemplo).
A retomada da indústria automobilística – A produção de veículos em agosto voltou ao patamar pré-pandemia. Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, as montadoras puseram no mercado 259.613 veículos, numa alta de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023. “É o maior volume desde outubro de 2019”, disse ele. No acumulado de janeiro a agosto já foram produzidas 1,64 milhão de unidades, expansão de 6,6% sobre o total de 1,54 milhão do mesmo período do ano passado. A Anfavea reúne as empresas que têm fábrica no Brasil. O executivo atribui o fenômeno à reação consistente do mercado interno e à quantidade expressiva de lançamentos nesta segunda metade do ano. Juntando veículos leves e pesados, o Brasil fechou agosto com 237,4 mil emplacamentos – 14,3% a mais que no mesmo mês de 2023. Foi o melhor mês em 2024 em média diária de vendas, com 10,8 mil unidades.
Mais empregos – Com vendas e produção em alta, as montadoras também seguem ampliando o nível de emprego em suas fábricas. Só neste ano foram abertas 5,9 mil vagas, com o efetivo passando de 98,9 mil trabalhadores em dezembro para 105,8 em agosto. Com relação a julho, houve 1,2 mil contratações.
Caminhões – A Anfavea também considera que as vendas de pesos pesados, principalmente caminhões, estão voltando à normalidade. Em agosto, os fabricantes do segmento produziram 13.101 unidades – uma alta de 10% em relação a julho (11.909 unidades) e de 36,1% na comparação com o mesmo mês de 2023, com apenas 9.623 unidades fabricadas. É o melhor mês desde 2022.
Elétricos – O comércio de carros eletrificados também tem crescido. Até agosto, as vendas totais – elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos convencionais (HEV) e micro-híbridos (MHEV) – chegaram a 109.291 unidades. Isso significa um crescimento de 122,7% em relação ao mesmo período de 2023. Os elétricos (BEV) lideraram as vendas, com 40.993 unidades – numa elevação de incríveis 595,39% comparado ao ano anterior. Os híbridos plug-in (PHEV) também tiveram bom desempenho, com 36.243 unidades vendidas no acumulado do ano – ou 124,7% em comparação com 2023.
E vai crescer mais – Um estudo inédito da Anfavea e da Boston Consulting Group – chamado “Avançando nos caminhos da descarbonização automotiva no Brasil” – mostra que a partir de 2030 mais de 50% das vendas de veículos por aqui serão de híbridos e elétricos. O trabalho é resultado de 13 meses de produção, mais 5 mil pessoas ouvidas e interlocução com países, indústria, academia e consumidor.
Adeus ao E-208 – E por falar em carros elétricos, o Peugeot E-208 GT( lançado no Brasil em setembro de 2021) saiu de linha no nosso mercado. A informação foi confirmada ao Inside EVs Brasil por Rafael Filon, chefe de marketing de produto da Peugeot para a América do Sul. A Peugeot focará em apenas um veículo de passeio elétrico e um comercial elétrico: no caso, o E-2008 e o E-Expert, respectivamente.
A Volvo e os 100% elétricos – A marca sueca hoje pertencente à chinesa Geely pretendia chegar a 2030 sem ter mais carros híbridos ou a combustão, claro, no seu portfólio. Recuou – e espera que pelo menos 10% das vendas sejam híbridos leves. Isso em razão de quase todo o mundo estar taxando a importação (sim) dos veículos chineses. E mais: apenas 26% dos veículos vendidos no mundo são 100% elétricos. A Volvo tem no Brasil dois híbridos plug-in (XC60 e XC90) e três elétricos (EX30, XC40 e C40).
Recorde da Stellantis – A empresa global dona da Fiat, Jeep, Ram etc encerrou agosto com recorde em dose dupla. Na América do Sul, foram produzidos 88.709 veículos produzidos. Só no Polo Automotivo de Betim foi alcançado o maior volume de veículos desde 2021, quando a empresa foi criada, pelo segundo mês consecutivo, com 45,5 unidades fabricadas na planta mineira. Líder do mercado automotivo na região, a Stellantis alcançou a marca de 68,6 mil unidades vendidas no Brasil – representando um aumento de 3,1 mil emplacamentos em comparação com o mesmo período do ano anterior, e participação de 30,7%. De janeiro a agosto, a companhia comercializou mais de 456 mil unidades, com 29,8% de market share no acumulado do ano.
Fiat – Com o resultado de 16,4 mil unidades emplacadas, a picape Strada registrou o maior volume de emplacamento desde seu lançamento,em 1998. Em agosto, a marca garantiu o 1º lugar no ranking, com 22,1% de participação no mercado e 49.428 unidades emplacadas. Isso representa 13,3 mil unidades à frente do segundo colocado no mês. A Fiat teve três dos seus modelos no ranking geral dos 10 mais vendidos do país: a Strada em primeiro lugar, o Argo na quarta posição, com 7.768 unidades vendidas, e a Toro alcançou a décima posição do ranking, com 5.549 unidades.
Jeep – Com 11.213 unidades emplacadas em agosto, a Jeep conquistou 5% do mercado total neste mês e já soma 77.235 emplacamentos em 2024. O Jeep Commander liderou a categoria dos SUVs grandes de 7 lugares em agosto, com 1.673 vendas. O modelo já conta com 10.445 emplacamentos nos oitos meses do ano. Vale ressaltar, que as novas versões do Jeep Commander com motor Hurricane superaram os 35% das vendas do modelo em agosto. Já o Jeep Renegade continua avançando e ocupa a quarta posição no segmento SUVs médios, com 5.517 unidades comercializadas em agosto.
Ram – A marca registrou no mês de agosto 2.463 picapes vendidas no país. Já no acumulado do ano, a Ram comercializou 19.930 unidades, um crescimento de 214% em relação ao mesmo período do ano passado e alcançou uma participação de 1,3%, considerando o mercado total de veículos de passeio e comerciais leves.
BYD Pro por R$ 182.800 – A BYD lançou na quinta-feira (5) o Yuan Pro no Brasil. É o SUV elétrico mais barato da marca chinesa. Ele tem versão única e é equipado com um motor de 177cv (ou 130 kW) de potência e 29,5 kgfm de torque. A marca informa que ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 160 km/h. A bateria Blade tem 45,1 kWh de capacidade e fornece autonomia de 250 km pelo padrão Inmetro. No entanto, garante a BYD, pode alcançar entre 320 e 350 km com uma carga. Visualmente, o SUV se caracteriza pelos para-choques robustos, faróis estreitos de LEDs, colunas escurecidas, maçanetas embutidas, lanternas integradas, spoiler de teto e proteções plásticas nas caixas de rodas. Mede 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. No interior, quadro de instrumentos digital com tela de 8,8 polegadas. O sistema de entretenimento, em tela giratória, tem 12,8 polegadas.
As opções da Neta – A mais nova empresa chinesa no Brasil, a Neta Auto, confirmou no meio da semana que começará suas operações no Brasil com três veículos elétricos: modelos Neta Aya, Neta X e Neta GT. E promete ter 30 lojas até o final do ano. O Aya foi lançado na China em 2020 e reestilizado em 2023. Mede 4.070 mm de comprimento, 1.690 mm de largura e 1.540 mm de altura, com 2.420 mm de entre-eixos. O porta-malas leva 355 litros. No Brasil, terá motor elétrico de 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos. A bateria de 40 kWh garante 263 km de autonomia pelo Inmetro. O X é maior, com 4.530 mm de comprimento, 1.866 m de largura, 1.626 mm de altura e 2.771 m de entre-eixos – e com porta-malas de 508 litros. O motor elétrico gera 163cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O cupê Neta GT está à venda na China desde o ano passado. E vem em duas versões: uma com tração traseira com 231 cv e outra com tração AWD com 394cv. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos nesta segunda opção. A autonomia chega até 580 km.
Audi traz o Q6 e-tron – A marca alemã Audi começou a trazer para os consumidores brasileiros o Q6 e-tron, um inédito (para o país) modelo elétrico. As versões Performance quattro e Performance Black quattro têm preços a partir de R$ 530 mil na venda direta. O modelo nasceu sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE), desenvolvimento compartilhado com a Porsche com promessa de redução de custo, mais eficiência e aprimoramentos em desempenho. Em ambas as versões, o Q6 e-tron tem conjunto um de baterias de íon lítio com capacidade de 100 kWh, o que gera potência combinada de 387cv e 54,5kgfm de torque. A marca informa que o SUV é capaz de fazer de 0 a 100 km em 5,9 segundos e acelerar até 210 km/h (máxima limitada eletronicamente). Pela classificação do Inmetro, a autonomia é de 411 quilômetros.
A indiana Tata no Brasil? – O site Automotive Business trouxe na semana uma informação relevante: a gigante indiana Tata Motors está negociando uma fábrica no Brasil – mais especificamente com o governo de São Paulo. A fonte é o secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, Jorge Lima. O governo paulista oferece, segundo ele, um parque de fornecedores desenvolvido – e próximo das áreas que concentram outras montadoras. A Tata é conhecida por criar o Nano, o “carro mais barato do mundo”.
Mais etanol na gasolina – O Senado aprovou um projeto de lei que cria a possibilidade de aumentar a quantidade de etanol na gasolina comum para até 35%. Ainda falta a Câmara, em segunda votação, aprovar a medida. O PL, conhecido como “combustíveis do futuro”, ainda prevê o aumento do biodiesel no diesel e cria regras sobre temas como combustíveis de aviação, biometano, diesel verde, combustíveis sintéticos e até mesmo a estocagem de gás carbônico. E como fica? A margem de mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Hoje, é de 18% a 27,5%.
Diesel no Nordeste: preço cai – A mais recente análise do índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, revelou que o preço médio do litro da gasolina foi comercializado a R$6,46 no Nordeste no acumulado de agosto – um aumento de 1,73% ante ao de julho. O etanol também aumentou, sendo encontrado a R$ 4,89, após aumento significativo de 2,52%. Em contrapartida, os dois tipos de diesel registraram baixa na região. Enquanto o preço médio para o litro do S-10 foi de R$ 6,22, com redução de 0,16%, o tipo comum foi comercializado a R$ 6,17, após queda de 0,96%.
Palhetas de para-brisa: fique atento ao barulho – Um estudo recente da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que mais de 30% dos veículos brasileiros circulam com limpadores de para-brisa em mau estado de conservação. Isso pode desencadear uma série de problemas para o motorista. Primeiro, há a redução da visibilidade: palhetas desgastadas não removem a água e a sujeira do para-brisa de maneira eficaz, especialmente em condições climáticas mais adversas, aumentando o risco de acidentes. Outro problema é que o barulho constante dos limpadores avariados pode causar cansaço e irritação ao motorista, afetando sua concentração na direção. Além disso, existe a possibilidade de danificar o para-brisa do veículo, levando à necessidade de reparos ou troca completa. Para evitar esses contratempos e garantir uma direção mais segura e confortável, Leonardo Salomé, CEO da Autoimpact, empresa líder no desenvolvimento de palhetas automotivas, dá algumas dicas:
- Verifique e troque os limpadores regularmente: inspecione as palhetas a cada seis meses ou no checklist da troca de óleo. Observe se estão desgastadas, rachadas ou deformadas.
- Escolha palhetas de qualidade: opte por marcas reconhecidas no mercado que desenvolvam limpadores com materiais duráveis e tecnologia de ponta.
- Confira a condição do para-brisa: pequenos trincados comprometem a limpeza eficaz.
- Analise a pressão do braço: a desregulagem impede o bom funcionamento do sistema limpador do veículo.
- Mantenha o para-brisa limpo: acúmulo de poeira e outros detritos reduzem a vida útil das palhetas.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
Leia menos