De bigu com a modernidade

A GM e os R$ 5,5 bilhões para dois híbridos flex

A General Motors confirmou na quinta-feira (5) que investirá R$ 5,5 bilhões em suas fábricas paulistas para produzir no Brasil modelos híbridos flex. E um deles deverá ser lançado já no ano que vem. A empresa pretendia pular direto dos carros a combustão para os 100% elétricos, mas depois compreendeu que os consumidores – e a estrutura do país, claro – não estavam preparados. De qualquer forma, o Brasil será o primeiro mercado mundial da GM a ter híbrido flex da GM. E a ofensiva local para esse perfil permanece, claro. Os diretores da empresa dizem que serão investidos em dois tipos de motores híbridos – e o foco será no do tipo híbrido leve, o MHEV. 

Esses são assim chamados porque têm apenas um motor que, na verdade, é pequeno gerador elétrico com tensão de 48V que substitui o alternador – e é usado apenas para algumas funções auxiliares. A base deverá ser algum propulsor a combustão – o 1.0 ou 1.2 turbo de três cilindros – já produzido e usado por aqui no Tracker, Onix e Montana. O primeiro, aliás, deverá ter a primazia de lançamento. Afinal, quase 50% dos carros vendidos no Brasil atualmente são SUVs. Um novo SUV deve surgir, para ocupar o espaço de entrada na linha Chevrolet. 

Argentino, mas de olho no Brasil – A Stellantis anunciou que vai investir US$ 385 milhões (cerca de R$ 2 bilhões) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova família de veículos – boa parte deles destinada ao Brasil. Ainda não há informações sobre quais modelos, mas devem ser da marca Fiat (a Stellantis é dona desta, da Jeep, da Peugeot, da Citroën e da Ram, por exemplo). 

A retomada da indústria automobilística – A produção de veículos em agosto voltou ao patamar pré-pandemia. Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, as montadoras puseram no mercado 259.613 veículos, numa alta de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023. “É o maior volume desde outubro de 2019”, disse ele. No acumulado de janeiro a agosto já foram produzidas 1,64 milhão de unidades, expansão de 6,6% sobre o total de 1,54 milhão do mesmo período do ano passado. A Anfavea reúne as empresas que têm fábrica no Brasil. O executivo atribui o fenômeno à reação consistente do mercado interno e à quantidade expressiva de lançamentos nesta segunda metade do ano. Juntando veículos leves e pesados, o Brasil fechou agosto com 237,4 mil emplacamentos – 14,3% a mais que no mesmo mês de 2023. Foi o melhor mês em 2024 em média diária de vendas, com 10,8 mil unidades.

Mais empregos – Com vendas e produção em alta, as montadoras também seguem ampliando o nível de emprego em suas fábricas. Só neste ano foram abertas 5,9 mil vagas, com o efetivo passando de 98,9 mil trabalhadores em dezembro para 105,8 em agosto. Com relação a julho, houve 1,2 mil contratações.

Caminhões –  A Anfavea também considera que as vendas de pesos pesados, principalmente caminhões, estão voltando à normalidade. Em agosto, os fabricantes do segmento produziram 13.101 unidades – uma alta de 10% em relação a julho (11.909 unidades) e de 36,1% na comparação com o mesmo mês de 2023, com apenas 9.623 unidades fabricadas. É o melhor mês desde 2022.

Elétricos – O comércio de carros eletrificados também tem crescido. Até agosto, as vendas totais – elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos convencionais (HEV) e micro-híbridos (MHEV) – chegaram a 109.291 unidades. Isso significa um crescimento de 122,7% em relação ao mesmo período de 2023. Os elétricos (BEV) lideraram as vendas, com 40.993 unidades – numa elevação de incríveis 595,39% comparado ao ano anterior. Os híbridos plug-in (PHEV) também tiveram bom desempenho, com 36.243 unidades vendidas no acumulado do ano – ou 124,7% em comparação com 2023.

E vai crescer mais – Um estudo inédito da Anfavea e da Boston Consulting Group – chamado  “Avançando nos caminhos da descarbonização automotiva no Brasil” – mostra que a partir de 2030 mais de 50% das vendas de veículos por aqui serão de híbridos e elétricos. O trabalho é resultado de 13 meses de produção, mais 5 mil pessoas ouvidas e interlocução com países, indústria, academia e consumidor.

Adeus ao E-208 – E por falar em carros elétricos, o Peugeot E-208 GT( lançado no Brasil em setembro de 2021) saiu de linha no nosso mercado. A informação foi confirmada ao Inside EVs Brasil por Rafael Filon, chefe de marketing de produto da Peugeot para a América do Sul. A Peugeot focará em apenas um veículo de passeio elétrico e um comercial elétrico: no caso, o E-2008 e o E-Expert, respectivamente.

A Volvo e os 100% elétricos – A marca sueca hoje pertencente à chinesa Geely pretendia chegar a 2030 sem ter mais carros híbridos ou a combustão, claro, no seu portfólio. Recuou – e espera que pelo menos 10% das vendas sejam híbridos leves. Isso em razão de quase todo o mundo estar taxando a importação (sim) dos veículos chineses. E mais: apenas 26% dos veículos vendidos no mundo são 100% elétricos. A Volvo tem no Brasil dois híbridos plug-in (XC60 e XC90) e três elétricos (EX30, XC40 e C40).

Recorde da Stellantis – A empresa global dona da Fiat, Jeep, Ram etc encerrou agosto com recorde em dose dupla. Na América do Sul, foram produzidos 88.709 veículos produzidos. Só no Polo Automotivo de Betim foi alcançado o maior volume de veículos desde 2021, quando a empresa foi criada, pelo segundo mês consecutivo, com 45,5 unidades fabricadas na planta mineira. Líder do mercado automotivo na região, a Stellantis alcançou a marca de 68,6 mil unidades vendidas no Brasil – representando um aumento de 3,1 mil emplacamentos em comparação com o mesmo período do ano anterior, e participação de 30,7%. De janeiro a agosto, a companhia comercializou mais de 456 mil unidades, com 29,8% de market share no acumulado do ano. 

Fiat – Com o resultado de 16,4 mil unidades emplacadas, a picape Strada registrou o maior volume de emplacamento desde seu lançamento,em 1998. Em agosto, a marca garantiu o 1º lugar no ranking, com 22,1% de participação no mercado e 49.428 unidades emplacadas. Isso representa 13,3 mil unidades à frente do segundo colocado no mês. A Fiat teve três dos seus modelos no ranking geral dos 10 mais vendidos do país: a Strada em primeiro lugar, o Argo na quarta posição, com 7.768 unidades vendidas, e a Toro alcançou a décima posição do ranking, com 5.549 unidades. 

Jeep – Com 11.213 unidades emplacadas em agosto, a Jeep conquistou 5% do mercado total neste mês e já soma 77.235 emplacamentos em 2024.  O Jeep Commander liderou a categoria dos SUVs grandes de 7 lugares em agosto, com 1.673 vendas. O modelo já conta com 10.445 emplacamentos nos oitos meses do ano. Vale ressaltar, que as novas versões do Jeep Commander com motor Hurricane superaram os 35% das vendas do modelo em agosto. Já o Jeep Renegade continua avançando e ocupa a quarta posição no segmento SUVs médios, com 5.517 unidades comercializadas em agosto.

Ram – A marca registrou no mês de agosto 2.463 picapes vendidas no país. Já no acumulado do ano, a Ram comercializou 19.930 unidades, um crescimento de 214% em relação ao mesmo período do ano passado e alcançou uma participação de 1,3%, considerando o mercado total de veículos de passeio e comerciais leves. 

BYD Pro por R$ 182.800 – A BYD lançou na quinta-feira (5) o Yuan Pro no Brasil. É o SUV elétrico mais barato da marca chinesa. Ele tem versão única e é equipado com um motor de 177cv (ou 130 kW) de potência e 29,5 kgfm de torque. A marca informa que ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 160 km/h. A bateria Blade tem 45,1 kWh de capacidade e fornece autonomia de 250 km pelo padrão Inmetro. No entanto, garante a BYD, pode alcançar entre 320 e 350 km com uma carga. Visualmente, o SUV se caracteriza pelos para-choques robustos, faróis estreitos de LEDs, colunas escurecidas, maçanetas embutidas, lanternas integradas, spoiler de teto e proteções plásticas nas caixas de rodas. Mede 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. No interior, quadro de instrumentos digital com tela de 8,8 polegadas. O sistema de entretenimento, em tela giratória, tem 12,8 polegadas.

As opções da Neta – A mais nova empresa chinesa no Brasil, a Neta Auto, confirmou no meio da semana que começará suas operações no Brasil com três veículos elétricos: modelos Neta Aya, Neta X e Neta GT. E promete ter 30 lojas até o final do ano. O Aya foi lançado na China em 2020 e reestilizado em 2023. Mede 4.070 mm de comprimento, 1.690 mm de largura e 1.540 mm de altura, com 2.420 mm de entre-eixos. O porta-malas leva 355 litros. No Brasil, terá motor elétrico de 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos. A bateria de 40 kWh garante 263 km de autonomia pelo Inmetro. O X é maior, com 4.530 mm de comprimento, 1.866 m de largura, 1.626 mm de altura e 2.771 m de entre-eixos – e com porta-malas de 508 litros. O motor elétrico gera 163cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O cupê Neta GT está à venda na China desde o ano passado. E vem em duas versões: uma com tração traseira com 231 cv e outra com tração AWD com 394cv. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos nesta segunda opção. A autonomia chega até 580 km.

Audi traz o Q6 e-tron – A marca alemã Audi começou a trazer para os consumidores brasileiros o Q6 e-tron, um inédito (para o país) modelo elétrico. As versões Performance quattro e Performance Black quattro têm preços a partir de R$ 530 mil na venda direta. O modelo nasceu sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE), desenvolvimento compartilhado com a Porsche com promessa de redução de custo, mais eficiência e aprimoramentos em desempenho. Em ambas as versões, o Q6 e-tron tem conjunto um de baterias de íon lítio com capacidade de 100 kWh, o que gera potência combinada de 387cv e 54,5kgfm de torque. A marca informa que o SUV é capaz de fazer de 0 a 100 km em 5,9 segundos e acelerar até 210 km/h (máxima limitada eletronicamente). Pela classificação do Inmetro, a autonomia é de 411 quilômetros.

A indiana Tata no Brasil? – O site Automotive Business trouxe na semana uma informação relevante: a gigante indiana Tata Motors está negociando uma fábrica no Brasil – mais especificamente com o governo de São Paulo. A fonte é o secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, Jorge Lima. O governo paulista oferece, segundo ele, um parque de fornecedores desenvolvido – e próximo das áreas que concentram outras montadoras. A Tata é conhecida por criar o Nano, o “carro mais barato do mundo”.

Mais etanol na gasolina – O Senado aprovou um projeto de lei que cria a possibilidade de aumentar a quantidade de etanol na gasolina comum para até 35%. Ainda falta a Câmara, em segunda votação, aprovar a medida. O PL, conhecido como “combustíveis do futuro”, ainda prevê o aumento do biodiesel no diesel e cria regras sobre temas como combustíveis de aviação, biometano, diesel verde, combustíveis sintéticos e até mesmo a estocagem de gás carbônico. E como fica? A margem de mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Hoje, é de 18% a 27,5%. 

Diesel no Nordeste: preço cai – A mais recente análise do índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, revelou que o preço médio do litro da gasolina foi comercializado a R$6,46 no Nordeste no acumulado de agosto – um aumento de 1,73% ante ao de julho. O etanol também aumentou, sendo encontrado a R$ 4,89, após aumento significativo de 2,52%. Em contrapartida, os dois tipos de diesel registraram baixa na região. Enquanto o preço médio para o litro do S-10 foi de R$ 6,22, com redução de 0,16%, o tipo comum foi comercializado a R$ 6,17, após queda de 0,96%.

Palhetas de para-brisa: fique atento ao barulho – Um estudo recente da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que mais de 30% dos veículos brasileiros circulam com limpadores de para-brisa em mau estado de conservação. Isso pode desencadear uma série de problemas para o motorista. Primeiro, há a redução da visibilidade: palhetas desgastadas não removem a água e a sujeira do para-brisa de maneira eficaz, especialmente em condições climáticas mais adversas, aumentando o risco de acidentes. Outro problema é que o barulho constante dos limpadores avariados pode causar cansaço e irritação ao motorista, afetando sua concentração na direção. Além disso, existe a possibilidade de danificar o para-brisa do veículo, levando à necessidade de reparos ou troca completa. Para evitar esses contratempos e garantir uma direção mais segura e confortável, Leonardo Salomé, CEO da Autoimpact, empresa líder no desenvolvimento de palhetas automotivas, dá algumas dicas:

  • Verifique e troque os limpadores regularmente: inspecione as palhetas a cada seis meses ou no checklist da troca de óleo. Observe se estão desgastadas, rachadas ou deformadas.
  • Escolha palhetas de qualidade: opte por marcas reconhecidas no mercado que desenvolvam limpadores com materiais duráveis e tecnologia de ponta.
  • Confira a condição do para-brisa: pequenos trincados comprometem a limpeza eficaz.
  • Analise a pressão do braço: a desregulagem impede o bom funcionamento do sistema limpador do veículo.
  • Mantenha o para-brisa limpo: acúmulo de poeira e outros detritos reduzem a vida útil das palhetas.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Veja outras postagens

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, teve uma conversa comigo ontem, na festa dos 80 anos do ex-senador José Jorge, em Brasília. Girou em torno da possibilidade da governadora Raquel Lira fazer a travessia do PSDB para o PSD, conforme já foi especulado na mídia. Kassab me disse que fez o convite à governadora, com quem esteve em algumas oportunidades, e, quando eu perguntei se o martelo estaria batido, ele respondeu: “Agora só depende dela”.

Kassab disse ainda que o ingresso da governadora seria um reforço muito grande para os quadros do seu partido. Afirmou que o PSD já integra o governo de Raquel, e o presidente estadual, André de Paula, tem uma relação já bastante estreita com a governadora. O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos em todo o país no pleito deste ano. O partido conquistou as prefeituras de 887 municípios, sendo cinco capitais, o que representa aumento de 35% se comparado ao resultado da eleição anterior.

Petrolina - Testemunhal

Paulo Câmara, o candidato de Lula

Ouvi em Brasília, nos últimos dias, que a sucessão da governadora Raquel Lyra (PSDB), em 2026, pode ter um ingrediente novo e explosivo: o PT fora do palanque de João Campos, natural e provável candidato a governador pelo PSB.

A legenda petista, segundo o que foi soprado nos meus ouvidos, lançaria uma candidatura própria – o ex-governador Paulo Câmara, hoje na presidência do Banco do Nordeste, em Fortaleza, por delegação pessoal do presidente Lula.

Principal liderança do PT no Estado, o senador Humberto Costa iria à reeleição na chapa de Paulo Câmara, que seria, naturalmente, o palanque de Lula em Pernambuco. A tese, que a princípio pode parecer uma maluquice, é baseada no fato de que nem João nem Raquel estariam dispostos a bancar o palanque de Lula.

Tudo em razão do Governo Federal, sob o comando de Lula pela terceira vez, não ter encontrado ressonância na sociedade brasileira. Os mesmos que me sopraram a notícia ressaltam que João já não assumiu Lula na campanha da sua reeleição no Recife, o que teria irritado profundamente as forças mais lulistas no Estado.

Quanto à Raquel, a governadora está buscando a travessia para o PSD, partido aliado ao Planalto, em busca de construir um palanque lulista no Estado, iludida com a tese de que o presidente teria dois palanques no Estado. Acontece que se a tucana andar por esse caminho, perderá os votos dos bolsonaristas.

Sendo assim, sua reeleição ficaria mais difícil ainda. Em 2022, na eleição de segundo turno contra Marília Arraes (SD), a quem derrotou, Raquel não assumiu lado na corrida presidencial – nem no palanque de Lula nem tampouco o de Bolsonaro. Ganhou fácil pela adesão em massa dos bolsonaristas.

Mas 2026 abre um cenário bem diferente. Na política, a história não se repete. Raquel pode até fazer a travessia do PSDB para o PSD, mas o palanque de Lula no Estado, com a possibilidade de não ser o de João Campos, será único – o do ex-governador Paulo Câmara, que irá se filiar ao PT.

SILVIO FILHO NA CHAPA DE CÂMARA – Se o fato novo Paulo Câmara for uma realidade, o Republicanos, do ministro Sílvio Costa Filho, ficaria na chapa de João Campos? O que se diz em Brasília aponta na direção contrária. Silvinho, como é mais conhecido e que sonha em disputar uma das vagas ao Senado, seria o segundo candidato na chapa de Câmara, ao lado de Humberto, por determinação e exigência do presidente Lula.

Desgaste e saudade – Aos que porventura acharem essa alternativa Paulo Câmara um sonho de verão: diante do desgaste da governadora Raquel Lyra, cuja gestão é reprovada por 57% dos pernambucanos, segundo pesquisa recente do instituto Opinião, a população já estaria com saudade dele, achando que, em comparação ao Governo tucano, fez uma gestão por excelência. E mais do que isso, chegaria com o apoio e respaldo do presidente Lula em sua inteireza.

Estado arrumado – Aliados do ex-governador Paulo Câmara exibem pesquisas internas de que seu maior feito foi o ajuste fiscal do Estado, mesmo depois de encontrar as finanças em frangalhos, herança do Governo gastador de Eduardo Campos. Dizem que Câmara fez tão bem o dever de casa nas finanças que Raquel se deparou com o Estado extremamente equilibrado de caixa, com tamanha capacidade de endividamento que a tucana já assinou dois empréstimos, sendo o último, de R$ 3,4 bilhões, aprovada no início desta semana pela Assembleia Legislativa.

Cid volta a ser ouvido – Não há outro assunto em Brasília, a não ser a trama de quatro militares malucos para eliminar o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). O tenente-coronel Mauro Cid presta depoimento hoje à tarde ao ministro Alexandre de Moraes, outro alvo. O magistrado vai decidir se Cid deve ser punido por, segundo a Polícia Federal, ter omitido em seus depoimentos o plano para assassinar autoridades, como o próprio Moraes, o presidente Lula (PT) e o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), no fim de 2022, antes da posse deles.

Cara a cara com Moraes – O ministro Alexandre de Moraes, contrariando o que é de praxe na Corte, não nomeou um juiz-auxiliar para conduzir o depoimento e tomou para si a responsabilidade. Ele ficará frente a frente com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O depoimento foi marcado após a PF revelar novos detalhes da investigação sobre golpe de Estado nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro (PL).

CURTAS

RELATÓRIO – Os capítulos narrados pela corporação em relatório que motivou novas prisões na última terça comprometem outros nomes importantes — entre eles o do próprio ex-presidente — e dão gás para que a apuração lance luz sobre mais detalhes da suposta trama golpista que era discutida nos gabinetes do antigo governo.

NEGOU – Ao acessar aparelhos eletrônicos apreendidos em operação anterior, a PF encontrou um plano golpista nomeado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria de autoria do general da reserva com cargo no governo. Entre as tarefas elencadas estava o assassinato dos candidatos eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), além do próprio ministro Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Cid negou, ainda na terça, saber do plano.

DOCUMENTO – Os investigadores ainda constataram que o documento foi impresso no Palácio do Planalto, em dezembro de 2022, quando o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro estavam no local. Somado a isso, a PF descobriu que havia o plano de prender e até matar o ministro Alexandre de Moraes em 15 de dezembro de 2022.

Perguntar não ofende: Paulo Câmara vai voltar?

Conheça Petrolina

O oitentão José Jorge reúne, neste momento, um grande número de amigos na sua festa de 80 anos, no Iate Clube, em Brasília. Vim com minha Nayla e podemos comprovar, mais uma vez, como ele é querido. Até o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, veio de São Paulo abraçar o ex-senador e ministro aposentado do Tribunal de Contas da União.

A festa tem ritmo de forró, um São João antecipado, com comidas típicas trazidas do Recife. José Jorge recebe seus convidados ao lado da sua Socorro, também vestida de matuta.

Os municípios de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, no Agreste, serão os próximos municípios a entrar na rota de abastecimento do rio São Francisco. Para levar mais água às duas cidades, estão sendo executadas pela Compesa as obras da Adutora do Agreste que vão permitir o início da operação dos trechos de tubulação já assentados a partir do município de Belo Jardim e em direção aos dois municípios. A iniciativa resultará em uma mudança significativa no abastecimento, que seguem atualmente um severo calendário. 

Com investimento de R$ 27 milhões, a obra vai beneficiar 100 mil pessoas a partir de junho do próximo ano. Com 93% das tubulações já implantadas, restam assentar cerca de 4km de tubos de diâmetro entre 900 a 250mm, incluindo uma travessia sobre o Rio Ipojuca no trecho para São Bento do Una. Porém, em uma obra desta magnitude não há apenas o assentamento de tubulações a ser realizado. Diversas outras estruturas importantes estão sendo construídas. 

“Ventosas e descargas são dispositivos de operação e segurança da adutora. As ventosas servem para permitir a saída de ar na tubulação, evitando inclusive, em caso extremo de alta pressão, o estouramento da adutora. As descargas são dispositivos utilizados para a limpeza inicial das tubulações e o esvaziamento da adutora em caso de necessidade de manutenção”, explica o engenheiro responsável pela execução desse trecho, Max Coutinho.

Já a travessia que será construída sobre o rio Ipojuca terá 112 metros de extensão. Trata-se de uma armação metálica, apoiada em blocos de concreto armado. Esta estrutura aérea que tem previsão de conclusão para fevereiro de 2025, foi pensada por diversos motivos, como facilitar o acesso à adutora em caso de manutenção e devido a extensão e profundidade do rio naquele ponto, que impossibilitou passar a tubulação por dentro dele.

Retomada em junho deste ano, pela gestão da governadora Raquel Lyra, após ficar paralisada desde 2021, a obra representa um trecho importante do projeto da Adutora do Agreste. “O Sistema Adutor do Agreste foi concebido para atender a região Agreste, que historicamente sofre com fenômenos cíclicos de estiagem e a finalização deste trecho atenderá ao município de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, onde há reduzida segurança hídrica. As águas oriundas do Rio São Francisco vão mudar a realidade da população das cidades”, destaca o presidente da Compesa, Alex Campos.

Em Brejo da Madre de Deus, a expectativa da Companhia é reduzir significativamente o rodízio na distribuição de água com a conclusão das obras. Hoje a maior parte da cidade conta com esquema de seis dias com água e cinco dias sem. Já no município de São Bento do Una a Companhia espera reduzir expressivamente o atual regime, que é de três dias com água e 25 dias sem. A previsão de conclusão desse trecho da Adutora do Agreste é para junho de 2025, quando serão iniciados os testes para posterior início da operação do sistema.

O Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do vereador Edmilson Alexandre Fragoso da Silva, de Água Preta, na Mata Sul, por infidelidade partidária. Ele havia assumido a cadeira na Câmara Municipal em Junho, como 1º suplente do PSB, após a saída de um dos vereadores para assumir o Executivo, já que o prefeito e o vice-prefeito do município foram cassados, trocou o partido pelo PRD dois meses antes de tomar posse, o que gerou a ação.

Com isso, quem assume a vaga aberta é Paulo de Luzemário. “Agradeço a Deus pela oportunidade de poder assumir a vaga de Vereador pela minha amada Água Preta. Irei com certeza lutar pelo nosso povo mesmo sendo nestes 40 dias que faltam para terminar o mandato. Mas a minha felicidade é a mesma de poder lutar pelo meu povo. Dias melhores virão”, pontuou.

Por Letícia Lins*

Duas datas marcam a vida de Vilma Queiroz, no mês de novembro: os dias do Empreendedorismo Feminino (19) e o da Consciência Negra (20). Preta, 50+ e plus size, ela sempre gostou de moda, embora a achasse excludente, e que necessitasse de protagonismo para a diversidade. Após aposentar-se, decidiu realizar o evento Pretinhas na Moda, que abre as portas para mulheres negras que atuam no mercado fashion e também para aquelas que desejam desfilar. E com o qual pretende valorizar a moda black, fortalecendo sua identidade, dando-lhe maior visibilidade e ainda movimentar a economia criativa.

Vilma começou a se encantar com vestuário ainda menina, quando via a avó confeccionando roupinhas para bonecas de pano. Aos doze, aprendeu a costurar, a técnica do patchwork, crochê e tricô. No próximo sábado (23) concretiza um velho sonho, ao realizar em São Paulo, pela primeira vez, o evento “Pretinhas na Moda” . Será na Fábrica de Cultura Nova Cachoeirinha, onde haverá, também, uma Feira de Economia Criativa. A realização é do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas com recursos da Lei Paulo Gustavo. 

A produção e direção são da própria Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação. O evento terá oficinas e palestras sobre moda, evidenciando a ancestralidade. Vilma já trabalhou em vários setores, mas sempre foi ligada em moda, chegando até a participar de desfiles como modelo.

“Sou negra, 50+ e plus size e por muito tempo não me sentia representada pela moda. Eu já amava moda, tinha o sonho de atuar no mercado de moda, mas não sonhava em ser modelo quando jovem. Aos 47 anos, participei do evento Dia de Modelo Plus Size, da Renata Poskus, gostei muito do resultado, da autoestima, ao me ver representada por mim que investi em um curso para modelos plus size. A Moda ainda é muito excludente, a moda não deve ser algo padrão. É identidade social, representatividade e temos que ter nesse universo pessoas de diversas faixas etárias principalmente 50+, corpos diversos e maior visibilidade a pessoas negras. Hoje realizo eventos de empoderamento feminino negro para que mulheres pretas de todas as idades alcancem seus sonhos, pois sonhar, lutar, acreditar e ter possibilidade é a força que impulsiona as mulheres negras na sociedade”, afirmou.

No Brasil, 40% dos adultos negros são empreendedores, com negócios que movimentam R$ 1,7 trilhão, segundo a Pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, realizada em 2021. O estudo destaca que 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres, mas que esse percentual sobe exponencialmente quando o foco é o empreendedorismo negro, com as mulheres representando 61,5% do total.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses negócios representam 17% do total no país e que, entre essas mulheres, 49% são as responsáveis financeiras pelo próprio núcleo familiar. Dentro desse contexto o “Pretinhas na Moda” tem entre seus objetivos incentivar e orientar empreendedoras negras no mundo da moda – as que já atuam no mercado e principalmente aquelas que desejam empreender na área – e a programação totalmente gratuita destaca palestras e oficinas – todas ministradas por mulheres pretas que são referência em seus segmentos. 

Entre as palestras e oficinas, há preocupação com a sustentabilidade:  “Saiba criar brincos e acessórios com materiais sustentáveis”; “Do lixo ao luxo: aprenda a criar novas roupas usando a arte do upcycling”; “Moda é arte e ser modelo é ser artista”.  Acompanhe Pretinhas na Moda pelo @pretinhasoficial.

*Jornalista do Oxe Recife

Patrimônio Vivo de Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá foi anunciada, nesta quarta-feira (20), como futura secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Prefeitura de Itamaracá. Ela integrará a gestão do prefeito eleito Paulo Galvão (PSDB).

Maria Madalena Correa, a Lia, tem 80 anos de idade e 50 de carreira artística. Será a primeira vez que a artista (que já traz Itamaracá em seu nome artístico) representará oficialmente o município.

Em um post conjunto nas contas do instagram de Paulo Galvão e da cirandeira, o prefeito eleito destacou: “Lia será nossa voz no turismo e na cultura nacional e internacional. A Rainha da Ciranda irá conversar com governos, empresários, instituições e entidades para recolocar Itamaracá num espaço de respeito e relevância como nunca foi visto antes.”

Já Lia comemorou a escolha do seu nome para o secretariado. “Estou muito feliz. Meu papel será parecido com algo que eu já faço, que é o de levar o nome de Itamaracá para todo o Brasil e para o mundo, só que agora como Secretária. Quero abrir portas para trazer investimentos para a Ilha que eu carrego no meu nome”, afirmou Lia.

Da Folha de Pernambuco

No terceiro dia da missão em Londres, o prefeito Simão Durando e a comitiva de líderes do partido União Brasil participaram de uma reunião com o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antônio Patriota. O encontro ocorreu na sede da Embaixada Brasileira, na capital inglesa, durante a manhã desta quarta (20). Os líderes conversaram com Patriota sobre a relação comercial e as oportunidades potenciais entre o Brasil e os países que formam o Reino Unido.

O prefeito de Petrolina focou em tratar sobre a exportação de frutas. Simão relatou o potencial econômico da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco e pediu ao embaixador para fortalecer as relações comerciais com as nações britânicas. “Petrolina é um dos maiores polos exportadores de uva e manga do Brasil, e a Inglaterra é um mercado importante para o nosso Vale do São Francisco. O apoio da embaixada é fundamental para ampliarmos esse diálogo e consolidarmos parcerias que impulsionem nossa economia”, afirmou o prefeito.

Simão Durando ainda convidou Antônio Patriota para uma visita institucional ao Vale do São Francisco para ver de perto todo o processo produtivo da fruticultura e derivados. “Hoje, essa é nossa mola propulsora para a economia da região. Petrolina é uma das cidades que mais cresceu e gera empregos no Nordeste. Isso se deve em grande parte aos produtores, ao setor da fruticultura. Então, é importante que o governo brasileiro possa facilitar ainda mais os processos para ampliar negócios no exterior. O embaixador Patriota é parte importante nisso e tenho certeza que ele vindo a nossa cidade vai ter mais convicção dessa necessidade”, explicou o prefeito após o encontro.

Ainda durante esta quarta-feira, a comitiva brasileira visitou instituições como a The Royal Institution of Great Britain, uma fundação de inovação que atua como um hub para resolver desafios sociais. A programação contou ainda com uma imersão no principal centro de inovação para Cidades Inteligentes, fechando com uma pauta voltada à educação no Department of Education do Reino Unido, que desempenha um papel vital na definição e coordenação das políticas educacionais de longo prazo.

A missão na Inglaterra segue até o final da semana, com atividades que abordam modelos inovadores de administração pública, sustentabilidade, parcerias e encontros com autoridades internacionais.

A Câmara de Vereadores do Recife aprovou o projeto de lei, do vereador e ex-secretário de Esportes da capital pernambucana, Rodrigo Coutinho (Republicanos), que altera o nome do Campo do Pina, localizado na Zona Sul do Recife, para Gramadão Armando Monteiro Filho, ex-senador e ex-ministro de Estado que faleceu em 2018, aos 92 anos.

“Armando Monteiro Filho foi um homem público de trajetória exemplar, que sempre esteve comprometido com o desenvolvimento do nosso estado e com a melhoria da qualidade de vida dos recifenses. Dar o nome dele ao Gramadão é reconhecer sua contribuição para o país e para o Recife”, afirmou Rodrigo ao blog do Jamildo.

“Esse é um espaço frequentado por milhares de moradores e visitantes. Com essa mudança, também trazemos para o presente a lembrança de um pernambucano que deixou um legado de trabalho e compromisso com a sociedade”, pontuou Rodrigo Coutinho.

Mergulhar na construção do universo lúdico de uma criança e suas descobertas, experiências e saberes – e tirar desse mundo próprio uma narrativa que desafie outras crianças a entrar e participar desse espaço: essa é a proposta da obra “O Jardim de Clara”, da jornalista e escritora Zalxijoane Ferreira.

Inspirado nas vivências da própria mãe – e sua observação na construção de um infinito que cabe no jardim da filha – a obra convida a enxergar o mundo com a mesma curiosidade e encantamento da pequena Clara.

Também como elementos do cotidiano, como o cheiro da chuva, o frescor de um banho de mangueira e o carinho da família são tão importantes nessa fase do desenvolvimento. Ao lado da própria mãe, do irmão Chico, da amiga Cileide, do cãozinho Nando, e com a ajuda da avó Dôra e do jardineiro Djalma, Clara explora cada cantinho do jardim, cultivando memórias e experiências inesquecíveis.

Um lembrete de que o extraordinário mora nas pequenas coisas e no amor ao nosso redor. Com uma linguagem leve e cativante, O Jardim de Clara desperta em cada criança a importância de valores como natureza, família e afeto.

Uma saborosa experiência para as crianças, mas também para envolver toda a família, levando todos para dentro do universo de Clara, com possibilidades como uma roda para contação de suas histórias e o despertar para a descoberta do mundo que habita cada criança.

Sobre a autora

Zalxijoane Ferreira é formada em Radialismo e TV, pela Universidade Federal de Pernambuco, e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com exitosa carreira no rádio e na TV. Tem passagens por Rádio Jornal AM, Rádio Universitária AM, Rádio 103 FM e Rádio Itapuama FM, onde atua hoje no programa “De Primeira Categoria” e também coordenando o Departamento de Jornalismo da emissora. É mãe de dois filhos, Clara e Francisco.

Serviço:

Lançamento de “O Jardim de Clara”, de Zalxijoane Ferreira

Feira Literária do Sertão (FELIS) 2024 – Leitura, Literatura e Livro

Sábado, 23 de novembro – 17 horas

Praça Winston Ferreira (Virgínia Guerra), centro de Arcoverde

Informações (81) 9 9226-6110

O Deputado Joel da Harpa votou contra dedicar a ‘Medalha Antirracista Marta Almeida’, comenda especial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), à ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco. A comenda é para pessoas ou organizações que se destaquem na luta antirracista, porém o parlamentar acredita que a ministra não tem serviços relevantes prestados ao povo pernambucano que justifique tal honraria.

“Meu voto reflete esse entendimento e o compromisso com homenagens que realmente reconheçam ações significativas para Pernambuco”, afirma. Joel destaca que também é negro, mas não se sente representado pela ministra. “É importante que a gente lute contra o racismo, mas sem querer fazer política partidária. E é isso que esses grupos tentam fazer em todo tempo. Por conta disso, sou contrário a homenagem”, explica.

Lembrando que Joel da Harpa é o autor da principal lei de combate ao racismo do Estado. A Lei Vini Jr. Atos discriminatórios praticados contra negros, mulheres ou população LGBTQIA+ em espaços esportivos serão punidos com ainda mais rigor em Pernambuco. É o que determina a Lei n° 18.576/2024, aprovada pela Alepe e em vigor desde agosto. Além de impor o pagamento de multas de até R$ 200 mil, a norma proíbe os infratores de frequentarem as arenas e ginásios do Estado por até 30 anos.