De bigu com a modernidade

CNH: psicotécnico em cada renovação? 

A Câmara dos Deputados começou a analisar um projeto de lei, o nº 4111/23, que obriga a realização de exames psicológicos para motoristas em cada renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Hoje, essa obrigatoriedade é exigida apenas na primeira obtenção. Nas renovações, é necessário apenas um exame médico e o pagamento de taxas. Até agora, só motoristas profissionais –  como os de ônibus e carretas – são submetidos ao exame psicotécnico mais de uma vez. Mas essa exigência é necessária mesmo? O autor do PL, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), acredita que sim. “Aumenta a segurança nas estradas”, diz ele. Afinal, defende, a condição psicológica dos condutores pode variar consideravelmente ao longo dos anos, o que justifica avaliações regulares. Já o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), relator do projeto, recomenda a aprovação com base na segurança pública. “É notória a elevação no número de brigas e acidentes de trânsito ligados ao estado psicológico dos motoristas”, diz ele.

Amarok renovada – A Volkswagen trouxe, enfim, a Amarok reestilizada ao Brasil – mantendo a opção única do motor V6 turbodiesel, em três versões, e preços que variam entre R$ 310 mil e R$ 351 mil. De novidade visual, destaque para a dianteira. Agora os faróis são fullLEDs – e com um filete de LED interligando-os pela grade. Por sinal, todas as peças da dianteira são novas, como capô e para-lamas. As rodas ganharam novo desenho. A traseira ganhou lanternas com acabamento escurecido. Finalmente, por dentro, novos materiais e combinações. A central multimídia com tela de 9″ já é usada na Saveiro, linha 2025, com espelhamentos Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Há um bom pacote de assistentes de condução – com aviso de saída de faixa, de colisão frontal, alerta de pedestres, monitoramento de tráfego e indicador de limite máximo de velocidade. Reforçando: são só alertas, sem intervenção em caso de emergência. Ainda em relação à segurança, 6 airbags. 

Hyundai Palisade – A marca coreana Hyundai começa agora em setembro a vender no Brasil o SUV de grande porte Palisade, na versão Signature. Ele tem 4.995 mm de comprimento, 1.975 mm de largura e 1.750 mm de altura – e altura em relação ao solo de 203 mm, com 2.900 mm de entre-eixos. A configuração de bancos permite levar oito ocupantes: 2 na frente, 3 na fileira central e 3 na última fileira. O motor é 3.8 V6 a gasolina, capaz de produzir 295 cv e 36kgfm de torque – e transmissão automática de 8 marchas com tração integral. As duas versões fazem 7,3 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada, segundo o Inmetro. Ele custará R$ 450 mil na pré-venda, com garantia de 5 anos sem limite de quilometragem. 

Hyundai Ioniq 5 – E por falar em Hyundai, o Ioniq 5 será o próximo lançamento da marca coreana no Brasil. Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil, disse que ampliar a oferta para todos os estilos de clientes era uma prioridade. “Nas concessionárias da Hyundai, os clientes encontrarão modelos que conquistaram o mercado nacional, como o HB20 e o Creta, lado a lado com o Palisade, e, em breve, o Ioniq 5, nosso SUV 100% elétrico”, disse ele. O Ioniq 5 é baseado na plataforma dedicada E-GMP, o modelo pode contar com sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo.

Chega a nova Ducato – A Fiat revelou na semana passada a linha 2025 da Ducato, alterando principalmente o catálogo de configurações – com a opção da versão para passageiros Luxo (R$ 329 mil.), que se soma às Comfort de 19 lugares e Executivo de 17 lugares. Ela tem 16 lugares e a primeira fileira de bancos traseiros vem com três assentos, não quatro como na que lhe deu origem. A linha começa na Cargo (R$ 250 mil), vai para a MaxiCargo (R$ 256 mil), Multi (R$ 270 mil), Comfort (R$ 320 mil) e Executivo (R$ 330 mil). A motorização não muda: o motor 2.2 turbodiesel entrega 140 cv de potência, com 34,7 kgfm de torque. Novidade: o propulsor ganhou um sistema start-stop. O câmbio é manual de 6 marchas. O consumo oficial médio é de 10 km/l (9,5 km/l nas Minibus) em uso urbano e de 9,9 km/l na estrada (9,8 km/l e 9,3 km/l nas Minibus Comfort e Executivo, respectivamente). A Fiat garante que é até 13% mais eficiente que o anterior. 

Preços e versões da BMW R 12 no Brasil – A motocicleta BMW R 12 está oficialmente lançada no Brasil. Ela chega equipada com um motor boxer de 1.170 cilindradas, que entrega 95 cv de potência e 110 Nm de torque. O câmbio é de seis marchas. O tanque de combustível tem 14 litros de capacidade, sendo 3,5 litros de reserva. A nova BMW R 12 tem 2,20 m de comprimento, 0,83 m de largura, 1,1 m de altura e 1,52 m de entre-eixos. O banco do piloto tem altura de 0,75 m e o modelo pesa 227 kg em ordem de marcha. O visual aposta nas linhas de uma motocicleta clássica, mas com pilotagem confortável e em posição relaxada, graças ao banco baixo e o guidão largo. O design é limpo e as linhas harmônicas, com uma pegada retrô-moderna. O escapamento com saída dupla e traseira curta dão o tom de esportividade típico das motos da BMW Motorrad. As rodas são de 19 polegadas na dianteira e 16 polegadas na traseira. Três versões estão disponíveis no Brasil: R 12, R 12 Cruiser e R 12 Option 719. Preços de lançamento: R$ 89.900; R$94.900; e R$105.900, respectivamente.

Usados batem recorde – O mês passado foi o melhor do ano para a venda de carros usados. As concessionárias brasileiras obtiveram o maior retorno sobre o investimento do ano, atingindo a média de 84%, bem acima dos 78% obtidos em julho. Nos meses anteriores, o indicador ficou ao redor de 70%. Na liderança da rentabilidade, destaca-se a marca Peugeot, com 121%, seguida pela Hyundai 119% e Honda 117%. Ainda se destacam a Caoa Cherry (116%) e Citroën (103%). Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU),  “O mês foi marcado pela boa rentabilidade e velocidade no giro de estoque. O crescimento do número de avaliações e captações foi da ordem de 10% sobre o mês anterior. O percentual é recorde dos últimos 12 meses”, afirma Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, ao lembrar que os dados de julho reforçam o fenômeno de crescimento do mercado já percebido nos meses anteriores, principalmente em junho. O período foi marcado pelo aumento da velocidade do giro de estoque, que caiu para a média de 34 dias, o menor do ano. Já a margem bruta média subiu para 11% ante 10,8% do mês anterior e o tíquete médio de venda alcançou R$ 81.168. Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) destacam que, em julho, foram comercializados 1,08 milhão de carros e comerciais leves usados, alta de 20% sobre julho de 2023 e de 13% sobre junho de 2024. 

Vendas na primeira quinzena de agosto – E como foram os primeiros quinze dias de emplacamentos no Brasil em agosto. Os dados registrados mostravam uma liderança confortável da picape Fiat Strada , com 7.597 unidades, abrindo mais de 1,6 mil unidades de vantagem sobre o VW Polo, com 5.980. O Hyundai HB20 (3.874) e o Chevrolet Onix (4.945) completam o pódio. Entre os SUVs, o Chevrolet Tracker (3.137) completa o top 5 com vantagem pequena sobre um Kicks (2.891).

Versa, o mais rentável de julho – No mês passado, o Nissan Versa foi o campeão no quesito maior ROI (retorno sobre o investimento). O modelo, que no mês anterior não aparecia no ranking dos 10 mais rentáveis, permaneceu no estoque, em média, por apenas 27 dias, seu preço médio foi de R$ 77,633 mil e a margem de 10,9%. Já o Toyota Yaris Sedan saiu da décima para a segunda colocação, com giro médio de 31 dias e margem de 12,3% para um preço médio de R$ 87 mil. Na terceira posição está o Toyota Yaris Hatch, antes líder de rentabilidade. O preço médio ficou em R$ 86 mil, margem de 11,1% e giro de 28 dias. O Fiat Cronos, que em junho figurou na primeira posição, não ficou entre os Top 10 do mês de julho. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU),

O fenômeno das autopeças chinesas – O site AutoIndústria fez um levantamento curioso sobre como anda a “invasão chinesa” nesse segmento específico de autopeças – usado, claro, para abastecimento do mercado de reposição. A Neta, lembra a AutoIndústria, só começa a venda de carros 100% elétricos vindos da China aqui em setembro, mas já anunciou que tem um Centro de Distribuição de Peças em São Bernardo do Campo, SP, com 75 mil itens já estocados. A BYD, por sua vez, já tem um centro de distribuição em Cariacica, no Espírito Santo – com capacidade para mais de 370 mil peças – e ainda em fase de expansão. O fato é: as compras na China atingiram US$ 357,5 milhões, com alta de 49% sobre os US$ 240,2 milhões importados de lá no mesmo mês de 2023. No acumulado dos sete primeiros meses, a expansão está em 20,4%, de US$ 1,72 bilhão para US$ 2,07 bilhões. Até maio, o crescimento era de 15%. A participação da China nas compras internacionais de autopeças chegou a 19% em julho e está em 17,6% em 2024. Há um ano o índice era de 15%.

O Nordeste e o roubo de cargas – No primeiro semestre de 2024, o Sudeste foi a região com o maior índice de roubo de cargas, representando 80,6% do total de prejuízos. Em 2023, a região também registrou o maior número de sinistros da modalidade, abrangendo 82,8% das ocorrências anuais. O Nordeste ficou em segundo lugar, com 15,8% de prejuízo – um aumento de 10% se comparado ao primeiro semestre de 2023. É o que aponta o estudo Análise de Roubo de Cargas, da nstech, empresa de software para cadeia de suprimentos. Os dados, obtidos pelas três gerenciadoras de risco do grupo – BRK, Buonny e Opentech – indicam que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais somam, juntos, 81,4% dos prejuízos. O ponto de atenção vai para o Maranhão, que saltou de 0,4% em 2023 para 7,5% em 2024, ocupando assim a quarta posição do ranking. As quintas-feiras (18,1%), as segundas-feiras (17,3%) e as sextas-feiras (16,8%) foram os dias de maior sinistralidade. As madrugadas e as noites foram os períodos mais críticos, representando 58,9% dos prejuízos. As madrugadas concentraram 31,1% dos sinistros, apresentando aumento em relação ao mesmo período de 2023 (20%), enquanto as noites totalizam mais de um quarto dos prejuízos (27,8%), com aumento de 4,7% em comparação ao último ano.

Betim na era Stellantis – A fábrica de Betim (MG) bateu em julho seu recorde ao registrar mais de 43 mil veículos produzidos desde que sua controladora, a Stellantis, foi fundada, em 2021. A picape Strada foi a líder, com 15,7 mil unidades produzidas. A unidade também é responsável pela produção de outros modelos da marca, como o Argo, Mobi, Pulse e Fastback – além dos comerciais leves Fiorino e Peugeot Partner Rapid. A fábrica tem 48 anos.

Transmissão automática: dicas para manutenção preventiva – O câmbio automático caiu na graça dos brasileiros. Alguns dos modelos que já saem com esse câmbio de fábrica têm batido recordes de venda no país. Por isso, esse sistema tem despertado a curiosidade de todo mundo – e a Nakata produziu uma pequena cartilha sobre ele. Por exemplo: suas principais características e até se é possível modificar um câmbio manual para um automático. E, claro, sobre as necessidades de manutenção e cuidados básicos por parte dos proprietários. Mas, em primeiro lugar, é importante relembrar o papel principal de um sistema de transmissão: fazer com que a força do motor seja levada até as rodas do carro. É com essa pressão (torque) que as rodas finalmente giram e o veículo se movimenta. Quando o carro tem transmissão automática, e o condutor não precisa fazer a troca de marchas de maneira manual, o próprio veículo “nota” que é preciso fazer isso. Por isso, não precisa ter uma embreagem. A transmissão automática só é possível pela utilização das chamadas engrenagens planetárias. Esses componentes se encaixam ao redor de outras engrenagens, como se estivessem em órbita em volta delas. Para evitar confusões entre os conceitos, vale lembrar que também existe uma transmissão conhecida como automatizada, uma mistura entre o modelo automático e o manual. Nesse modelo, o sistema é muito semelhante à transmissão automática em termos de condução. Contudo, o câmbio manual está presente pela própria caixa de câmbio. A diferença em relação aos modelos puramente manuais é que no sistema automatizado há alguns atuadores hidráulicos que proporcionam o acesso à embreagem.

Remoção e instalação – Uma questão que gera muita discussão entre mecânicos e amantes de carros é a seguinte: é possível instalar o câmbio automático em veículos com transmissão manual? A resposta é: geralmente sim, mas há alguns fatores que devem ser levados em conta. Contudo, esse processo não é barato e requer um nível de conhecimento técnico elevadíssimo. A quantidade de componentes que precisa ser substituída vai levar o custo da operação a um nível que o torna inviável. É melhor vender o modelo com câmbio mecânico e comprar outro modelo que já saiu de fábrica com o equipamento.

Reparo de transmissão automática – De modo geral, a manutenção em carros com transmissão automática é rara. Isso não significa, claro, que alguns problemas mais avançados não possam surgir. Os mecânicos precisam ter atenção a relatos de vazamentos por parte dos clientes. Eles são ocasionados principalmente por uma lubrificação deficiente. Utilizar um câmbio que não esteja adequadamente lubrificado gera sérios problemas, como o desgaste de engrenagens. Ele afeta borrachas de vedação e retentores. Outro problema que pode ser relatado é a sensação de que o veículo está “patinando”, como se estivesse deslizando por um terreno cheio de lama — mesmo que a via esteja em condições normais. Nesse caso, o câmbio não transmite o torque necessário para as rodas. Por fim, outro detalhe que deve estar no radar do mecânico é a presença de ruídos. Esses barulhos sinalizam que uma peça está encostando em outra, mas sem a lubrificação necessária para que isso ocorra. Em casos mais graves, um componente interno se rompeu e está solto, se chocando com outros. Por isso, vale a pena checar essa possibilidade.

Cuidados e orientações – Por todas as vantagens citadas até aqui, é natural que os clientes estejam cada vez mais interessados em utilizar veículos com transmissão automática. Os próprios dados do mercado brasileiro apontam isso: mais de 60% dos veículos comercializados no país são equipados com o câmbio automático.  Um detalhe é que esse dado também se estende aos seminovos, não apenas aos veículos novos. Contudo, mesmo com toda essa preferência, é importante conscientizar os clientes em relação ao fato de que um carro com câmbio automático não está totalmente imune a problemas.

Alguns hábitos que causam desgaste e que todo condutor deve evitar são os seguintes:

engatar a ré com o carro já em movimento:

utilizar a posição Park (P) com o carro já em movimento;

posicionar o câmbio na posição neutra (N) com o carro ainda em movimento;

deixar a mão no câmbio por um longo período.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

Veja outras postagens

A convite da União dos Vereadores de Pernambuco, a UVP, vou falar no último congresso do ano da categoria, marcado entre os dias 10 e 13 próximos, em Triunfo. O tema: “O recado das urnas, minha visão sobre o resultado das eleições municipais no País e seus desdobramentos com vistas às eleições para presidente e governador, em 2026. A palestra acontece na quinta-feira (12), às 15h.

Petrolina - Testemunhal

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, inicia no próximo dia 1º de dezembro o recadastramento anual para servidores públicos efetivos, aposentados e pensionistas. A ação, regulamentada pelo Decreto nº 055/2024, tem como objetivo atualizar os dados funcionais e pessoais, além de identificar os locais de lotação e atuação dos servidores.

O processo de recadastramento será presencial e os servidores devem preencher todas as informações necessárias e comparecer no auditório da prefeitura à Secretaria de Administração. Aqueles afastados, cedidos ou fora do estado devem seguir as orientações específicas previstas no decreto.

O formulário que deve ser preenchido e apresentado no ato do recadastramento pode ser encontrado acessando o link oficial: https://brejomdeus.pe.gov.br/recadastramento2024.

Os servidores que não realizarem o recadastramento dentro do período estipulado, de 1º a 30 de dezembro, estarão sujeitos a bloqueios nos vencimentos ou proventos, conforme estabelece o artigo 7º, caput, do decreto. A regularização do pagamento será efetuada pela Secretaria Municipal de Administração somente após a realização do recadastramento pendente.

Conheça Petrolina

Em encontro realizado ontem (20) em Brasília, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping anunciaram a abertura do mercado chinês para as uvas brasileiras, após quatro anos de negociações. Além das uvas frescas, o acordo prevê a exportação de gergelim, sorgo e produtos derivados de peixe, como farinha e óleo.

O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, destacou o impacto positivo do acordo. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, afirmou Coelho.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, teve uma conversa comigo ontem, na festa dos 80 anos do ex-senador José Jorge, em Brasília. Girou em torno da possibilidade da governadora Raquel Lira fazer a travessia do PSDB para o PSD, conforme já foi especulado na mídia. Kassab me disse que fez o convite à governadora, com quem esteve em algumas oportunidades, e, quando eu perguntei se o martelo estaria batido, ele respondeu: “Agora só depende dela”.

Kassab disse ainda que o ingresso da governadora seria um reforço muito grande para os quadros do seu partido. Afirmou que o PSD já integra o governo de Raquel, e o presidente estadual, André de Paula, tem uma relação já bastante estreita com a governadora. O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos em todo o país no pleito deste ano. O partido conquistou as prefeituras de 887 municípios, sendo cinco capitais, o que representa aumento de 35% se comparado ao resultado da eleição anterior.

Paulo Câmara, o candidato de Lula

Ouvi em Brasília, nos últimos dias, que a sucessão da governadora Raquel Lyra (PSDB), em 2026, pode ter um ingrediente novo e explosivo: o PT fora do palanque de João Campos, natural e provável candidato a governador pelo PSB.

A legenda petista, segundo o que foi soprado nos meus ouvidos, lançaria uma candidatura própria – o ex-governador Paulo Câmara, hoje na presidência do Banco do Nordeste, em Fortaleza, por delegação pessoal do presidente Lula.

Principal liderança do PT no Estado, o senador Humberto Costa iria à reeleição na chapa de Paulo Câmara, que seria, naturalmente, o palanque de Lula em Pernambuco. A tese, que a princípio pode parecer uma maluquice, é baseada no fato de que nem João nem Raquel estariam dispostos a bancar o palanque de Lula.

Tudo em razão do Governo Federal, sob o comando de Lula pela terceira vez, não ter encontrado ressonância na sociedade brasileira. Os mesmos que me sopraram a notícia ressaltam que João já não assumiu Lula na campanha da sua reeleição no Recife, o que teria irritado profundamente as forças mais lulistas no Estado.

Quanto à Raquel, a governadora está buscando a travessia para o PSD, partido aliado ao Planalto, em busca de construir um palanque lulista no Estado, iludida com a tese de que o presidente teria dois palanques no Estado. Acontece que se a tucana andar por esse caminho, perderá os votos dos bolsonaristas.

Sendo assim, sua reeleição ficaria mais difícil ainda. Em 2022, na eleição de segundo turno contra Marília Arraes (SD), a quem derrotou, Raquel não assumiu lado na corrida presidencial – nem no palanque de Lula nem tampouco o de Bolsonaro. Ganhou fácil pela adesão em massa dos bolsonaristas.

Mas 2026 abre um cenário bem diferente. Na política, a história não se repete. Raquel pode até fazer a travessia do PSDB para o PSD, mas o palanque de Lula no Estado, com a possibilidade de não ser o de João Campos, será único – o do ex-governador Paulo Câmara, que irá se filiar ao PT.

SILVIO FILHO NA CHAPA DE CÂMARA – Se o fato novo Paulo Câmara for uma realidade, o Republicanos, do ministro Sílvio Costa Filho, ficaria na chapa de João Campos? O que se diz em Brasília aponta na direção contrária. Silvinho, como é mais conhecido e que sonha em disputar uma das vagas ao Senado, seria o segundo candidato na chapa de Câmara, ao lado de Humberto, por determinação e exigência do presidente Lula.

Desgaste e saudade – Aos que porventura acharem essa alternativa Paulo Câmara um sonho de verão: diante do desgaste da governadora Raquel Lyra, cuja gestão é reprovada por 57% dos pernambucanos, segundo pesquisa recente do instituto Opinião, a população já estaria com saudade dele, achando que, em comparação ao Governo tucano, fez uma gestão por excelência. E mais do que isso, chegaria com o apoio e respaldo do presidente Lula em sua inteireza.

Estado arrumado – Aliados do ex-governador Paulo Câmara exibem pesquisas internas de que seu maior feito foi o ajuste fiscal do Estado, mesmo depois de encontrar as finanças em frangalhos, herança do Governo gastador de Eduardo Campos. Dizem que Câmara fez tão bem o dever de casa nas finanças que Raquel se deparou com o Estado extremamente equilibrado de caixa, com tamanha capacidade de endividamento que a tucana já assinou dois empréstimos, sendo o último, de R$ 3,4 bilhões, aprovada no início desta semana pela Assembleia Legislativa.

Cid volta a ser ouvido – Não há outro assunto em Brasília, a não ser a trama de quatro militares malucos para eliminar o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). O tenente-coronel Mauro Cid presta depoimento hoje à tarde ao ministro Alexandre de Moraes, outro alvo. O magistrado vai decidir se Cid deve ser punido por, segundo a Polícia Federal, ter omitido em seus depoimentos o plano para assassinar autoridades, como o próprio Moraes, o presidente Lula (PT) e o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), no fim de 2022, antes da posse deles.

Cara a cara com Moraes – O ministro Alexandre de Moraes, contrariando o que é de praxe na Corte, não nomeou um juiz-auxiliar para conduzir o depoimento e tomou para si a responsabilidade. Ele ficará frente a frente com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O depoimento foi marcado após a PF revelar novos detalhes da investigação sobre golpe de Estado nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro (PL).

CURTAS

RELATÓRIO – Os capítulos narrados pela corporação em relatório que motivou novas prisões na última terça comprometem outros nomes importantes — entre eles o do próprio ex-presidente — e dão gás para que a apuração lance luz sobre mais detalhes da suposta trama golpista que era discutida nos gabinetes do antigo governo.

NEGOU – Ao acessar aparelhos eletrônicos apreendidos em operação anterior, a PF encontrou um plano golpista nomeado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria de autoria do general da reserva com cargo no governo. Entre as tarefas elencadas estava o assassinato dos candidatos eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), além do próprio ministro Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Cid negou, ainda na terça, saber do plano.

DOCUMENTO – Os investigadores ainda constataram que o documento foi impresso no Palácio do Planalto, em dezembro de 2022, quando o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro estavam no local. Somado a isso, a PF descobriu que havia o plano de prender e até matar o ministro Alexandre de Moraes em 15 de dezembro de 2022.

Perguntar não ofende: Paulo Câmara vai voltar?

O oitentão José Jorge reúne, neste momento, um grande número de amigos na sua festa de 80 anos, no Iate Clube, em Brasília. Vim com minha Nayla e podemos comprovar, mais uma vez, como ele é querido. Até o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, veio de São Paulo abraçar o ex-senador e ministro aposentado do Tribunal de Contas da União.

A festa tem ritmo de forró, um São João antecipado, com comidas típicas trazidas do Recife. José Jorge recebe seus convidados ao lado da sua Socorro, também vestida de matuta.

Os municípios de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, no Agreste, serão os próximos municípios a entrar na rota de abastecimento do rio São Francisco. Para levar mais água às duas cidades, estão sendo executadas pela Compesa as obras da Adutora do Agreste que vão permitir o início da operação dos trechos de tubulação já assentados a partir do município de Belo Jardim e em direção aos dois municípios. A iniciativa resultará em uma mudança significativa no abastecimento, que seguem atualmente um severo calendário. 

Com investimento de R$ 27 milhões, a obra vai beneficiar 100 mil pessoas a partir de junho do próximo ano. Com 93% das tubulações já implantadas, restam assentar cerca de 4km de tubos de diâmetro entre 900 a 250mm, incluindo uma travessia sobre o Rio Ipojuca no trecho para São Bento do Una. Porém, em uma obra desta magnitude não há apenas o assentamento de tubulações a ser realizado. Diversas outras estruturas importantes estão sendo construídas. 

“Ventosas e descargas são dispositivos de operação e segurança da adutora. As ventosas servem para permitir a saída de ar na tubulação, evitando inclusive, em caso extremo de alta pressão, o estouramento da adutora. As descargas são dispositivos utilizados para a limpeza inicial das tubulações e o esvaziamento da adutora em caso de necessidade de manutenção”, explica o engenheiro responsável pela execução desse trecho, Max Coutinho.

Já a travessia que será construída sobre o rio Ipojuca terá 112 metros de extensão. Trata-se de uma armação metálica, apoiada em blocos de concreto armado. Esta estrutura aérea que tem previsão de conclusão para fevereiro de 2025, foi pensada por diversos motivos, como facilitar o acesso à adutora em caso de manutenção e devido a extensão e profundidade do rio naquele ponto, que impossibilitou passar a tubulação por dentro dele.

Retomada em junho deste ano, pela gestão da governadora Raquel Lyra, após ficar paralisada desde 2021, a obra representa um trecho importante do projeto da Adutora do Agreste. “O Sistema Adutor do Agreste foi concebido para atender a região Agreste, que historicamente sofre com fenômenos cíclicos de estiagem e a finalização deste trecho atenderá ao município de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, onde há reduzida segurança hídrica. As águas oriundas do Rio São Francisco vão mudar a realidade da população das cidades”, destaca o presidente da Compesa, Alex Campos.

Em Brejo da Madre de Deus, a expectativa da Companhia é reduzir significativamente o rodízio na distribuição de água com a conclusão das obras. Hoje a maior parte da cidade conta com esquema de seis dias com água e cinco dias sem. Já no município de São Bento do Una a Companhia espera reduzir expressivamente o atual regime, que é de três dias com água e 25 dias sem. A previsão de conclusão desse trecho da Adutora do Agreste é para junho de 2025, quando serão iniciados os testes para posterior início da operação do sistema.

O Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do vereador Edmilson Alexandre Fragoso da Silva, de Água Preta, na Mata Sul, por infidelidade partidária. Ele havia assumido a cadeira na Câmara Municipal em Junho, como 1º suplente do PSB, após a saída de um dos vereadores para assumir o Executivo, já que o prefeito e o vice-prefeito do município foram cassados, trocou o partido pelo PRD dois meses antes de tomar posse, o que gerou a ação.

Com isso, quem assume a vaga aberta é Paulo de Luzemário. “Agradeço a Deus pela oportunidade de poder assumir a vaga de Vereador pela minha amada Água Preta. Irei com certeza lutar pelo nosso povo mesmo sendo nestes 40 dias que faltam para terminar o mandato. Mas a minha felicidade é a mesma de poder lutar pelo meu povo. Dias melhores virão”, pontuou.

Por Letícia Lins*

Duas datas marcam a vida de Vilma Queiroz, no mês de novembro: os dias do Empreendedorismo Feminino (19) e o da Consciência Negra (20). Preta, 50+ e plus size, ela sempre gostou de moda, embora a achasse excludente, e que necessitasse de protagonismo para a diversidade. Após aposentar-se, decidiu realizar o evento Pretinhas na Moda, que abre as portas para mulheres negras que atuam no mercado fashion e também para aquelas que desejam desfilar. E com o qual pretende valorizar a moda black, fortalecendo sua identidade, dando-lhe maior visibilidade e ainda movimentar a economia criativa.

Vilma começou a se encantar com vestuário ainda menina, quando via a avó confeccionando roupinhas para bonecas de pano. Aos doze, aprendeu a costurar, a técnica do patchwork, crochê e tricô. No próximo sábado (23) concretiza um velho sonho, ao realizar em São Paulo, pela primeira vez, o evento “Pretinhas na Moda” . Será na Fábrica de Cultura Nova Cachoeirinha, onde haverá, também, uma Feira de Economia Criativa. A realização é do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas com recursos da Lei Paulo Gustavo. 

A produção e direção são da própria Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação. O evento terá oficinas e palestras sobre moda, evidenciando a ancestralidade. Vilma já trabalhou em vários setores, mas sempre foi ligada em moda, chegando até a participar de desfiles como modelo.

“Sou negra, 50+ e plus size e por muito tempo não me sentia representada pela moda. Eu já amava moda, tinha o sonho de atuar no mercado de moda, mas não sonhava em ser modelo quando jovem. Aos 47 anos, participei do evento Dia de Modelo Plus Size, da Renata Poskus, gostei muito do resultado, da autoestima, ao me ver representada por mim que investi em um curso para modelos plus size. A Moda ainda é muito excludente, a moda não deve ser algo padrão. É identidade social, representatividade e temos que ter nesse universo pessoas de diversas faixas etárias principalmente 50+, corpos diversos e maior visibilidade a pessoas negras. Hoje realizo eventos de empoderamento feminino negro para que mulheres pretas de todas as idades alcancem seus sonhos, pois sonhar, lutar, acreditar e ter possibilidade é a força que impulsiona as mulheres negras na sociedade”, afirmou.

No Brasil, 40% dos adultos negros são empreendedores, com negócios que movimentam R$ 1,7 trilhão, segundo a Pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, realizada em 2021. O estudo destaca que 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres, mas que esse percentual sobe exponencialmente quando o foco é o empreendedorismo negro, com as mulheres representando 61,5% do total.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses negócios representam 17% do total no país e que, entre essas mulheres, 49% são as responsáveis financeiras pelo próprio núcleo familiar. Dentro desse contexto o “Pretinhas na Moda” tem entre seus objetivos incentivar e orientar empreendedoras negras no mundo da moda – as que já atuam no mercado e principalmente aquelas que desejam empreender na área – e a programação totalmente gratuita destaca palestras e oficinas – todas ministradas por mulheres pretas que são referência em seus segmentos. 

Entre as palestras e oficinas, há preocupação com a sustentabilidade:  “Saiba criar brincos e acessórios com materiais sustentáveis”; “Do lixo ao luxo: aprenda a criar novas roupas usando a arte do upcycling”; “Moda é arte e ser modelo é ser artista”.  Acompanhe Pretinhas na Moda pelo @pretinhasoficial.

*Jornalista do Oxe Recife

Patrimônio Vivo de Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá foi anunciada, nesta quarta-feira (20), como futura secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Prefeitura de Itamaracá. Ela integrará a gestão do prefeito eleito Paulo Galvão (PSDB).

Maria Madalena Correa, a Lia, tem 80 anos de idade e 50 de carreira artística. Será a primeira vez que a artista (que já traz Itamaracá em seu nome artístico) representará oficialmente o município.

Em um post conjunto nas contas do instagram de Paulo Galvão e da cirandeira, o prefeito eleito destacou: “Lia será nossa voz no turismo e na cultura nacional e internacional. A Rainha da Ciranda irá conversar com governos, empresários, instituições e entidades para recolocar Itamaracá num espaço de respeito e relevância como nunca foi visto antes.”

Já Lia comemorou a escolha do seu nome para o secretariado. “Estou muito feliz. Meu papel será parecido com algo que eu já faço, que é o de levar o nome de Itamaracá para todo o Brasil e para o mundo, só que agora como Secretária. Quero abrir portas para trazer investimentos para a Ilha que eu carrego no meu nome”, afirmou Lia.

Da Folha de Pernambuco

No terceiro dia da missão em Londres, o prefeito Simão Durando e a comitiva de líderes do partido União Brasil participaram de uma reunião com o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antônio Patriota. O encontro ocorreu na sede da Embaixada Brasileira, na capital inglesa, durante a manhã desta quarta (20). Os líderes conversaram com Patriota sobre a relação comercial e as oportunidades potenciais entre o Brasil e os países que formam o Reino Unido.

O prefeito de Petrolina focou em tratar sobre a exportação de frutas. Simão relatou o potencial econômico da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco e pediu ao embaixador para fortalecer as relações comerciais com as nações britânicas. “Petrolina é um dos maiores polos exportadores de uva e manga do Brasil, e a Inglaterra é um mercado importante para o nosso Vale do São Francisco. O apoio da embaixada é fundamental para ampliarmos esse diálogo e consolidarmos parcerias que impulsionem nossa economia”, afirmou o prefeito.

Simão Durando ainda convidou Antônio Patriota para uma visita institucional ao Vale do São Francisco para ver de perto todo o processo produtivo da fruticultura e derivados. “Hoje, essa é nossa mola propulsora para a economia da região. Petrolina é uma das cidades que mais cresceu e gera empregos no Nordeste. Isso se deve em grande parte aos produtores, ao setor da fruticultura. Então, é importante que o governo brasileiro possa facilitar ainda mais os processos para ampliar negócios no exterior. O embaixador Patriota é parte importante nisso e tenho certeza que ele vindo a nossa cidade vai ter mais convicção dessa necessidade”, explicou o prefeito após o encontro.

Ainda durante esta quarta-feira, a comitiva brasileira visitou instituições como a The Royal Institution of Great Britain, uma fundação de inovação que atua como um hub para resolver desafios sociais. A programação contou ainda com uma imersão no principal centro de inovação para Cidades Inteligentes, fechando com uma pauta voltada à educação no Department of Education do Reino Unido, que desempenha um papel vital na definição e coordenação das políticas educacionais de longo prazo.

A missão na Inglaterra segue até o final da semana, com atividades que abordam modelos inovadores de administração pública, sustentabilidade, parcerias e encontros com autoridades internacionais.