De bigu com a modernidade

Rentabilidade dos carros usados bate recorde

O ticket médio de venda dos carros usados no Brasil atingiu o valor de R$ 81.908,00, o maior registrado desde julho de 2022 (R$ 82.041), de acordo com os dados do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU). O levantamento mostra bom momento positivo vivido pelo mercado. E mais: o giro do estoque recuou para 35 dias, o menor desde dezembro de 2023, e a margem bruta praticamente se manteve, atualmente em 10,8%. “O que estamos presenciando é uma dinâmica aquecida de mercado, apresentando rápido giro de estoque, manutenção da boa margem média bruta e ticket médio crescente”, avalia Fábio Braga, gerente da MegaDealer. Para se ter uma ideia, em junho do ano passado o giro do estoque era de 48 dias e a margem bruta de 10,6%.

Segundo os dados da Anfavea, no mês de junho quase 1 milhão de carros e comerciais leves usados (958 mil precisamente) foram comercializados, 11% acima do mesmo mês do ano anterior, e 9% acima de maio de 2024. A mesma tendência positiva foi sentida na plataforma Auto Avaliar, que registrou recorde mensal de veículos avaliados. Ao todo, foram realizadas 217.532 avaliações, contra 206.862 em maio. O retorno sobre o investimento (ROI) das concessionárias ficou em 78%, crescimento de 0,4 ponto percentual em relação a maio. O número também é o maior do ano.  O destaque ficou com a Hyundai (116%), seguida pela Honda (96%)e Nissan (90%).

Tragédia ambiental – Fábio Braga ressalta que os números de junho seriam ainda mais positivos se não fossem os efeitos da tragédia ambiental do Rio Grande do Sul. “Com exceção ao mercado gaúcho, é possível perceber um aumento gradual da convicção dos brasileiros em apostar nos veículos usados de maior valor”, afirma, ao lembrar que é preciso prestar atenção ao comportamento do mercado no Sul diante da substituição de estoques de usados perdidos nas inundações, gerando reposição oriunda de outros estados. “O impacto da disponibilidade de estoque de novos, devido à quebra de produção das fábricas afetadas pela falta de peças por questões logísticas, são temas relevantes para os próximos meses”, completa. Entre as redes de concessionárias que tiveram a maior taxa de conversão (avaliação versus captação), seis marcas se destacaram, ficando acima da média de 18%: Citroën (22%), Fiat e Chevrolet (21%), Jeep (20%), Hyundai e Nissan (19%). Já a Caoa Chery (7%), Toyota (11%) e Ford (12%) apresentaram as menores taxas de conversão.

Yaris na liderança – O Toyota Yaris Hatch reassumiu a liderança de carro com maior rentabilidade de junho, depois de ficar em segundo lugar em maio, atrás do Fiat Cronos. No mês passado, o modelo registrou preço médio de R$ 85 mil, margem de 11,3% e giro médio de 28 dias. O segundo lugar no ranking ficou com o Hyundai Creta, que registrou preço médio: R$106 mil, margem de 10,3% e giro médio de 30 dias. A terceira ocupação no ranking ficou com o Nissan Kicks: preço médio de R$ 96 mil, margem de 10,3% e giro médio de 30 dias. O Fiat Cronos, destaque em rentabilidade durante maio, caiu da primeira para a quarta posição em junho. A amostra do estudo engloba 2.707 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas na plataforma Auto Avaliar. Com presença em sete países, a Auto Avaliar atende, atualmente, 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes e realiza US$ 1,4 bilhão de vendas anualmente.

Combustível: tudo fica mais caro – A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, revelou que todos os combustíveis registraram aumento nos postos de abastecimento do Nordeste na primeira quinzena de julho. O preço médio do litro do etanol fechou o período a R$ 4,68, com aumento de 0,86% ante o consolidado de junho. Já o diesel comum e o S-10 foram, ambos, encontrados a R$ 6,21, após aumentos de 3,33% e de 2,14%, respectivamente. O preço da gasolina também subiu na região. Com o aumento de 0,97%, o litro do combustível foi encontrado, em média, a R$ 6,22. “O aumento identificado em Sergipe para o diesel comum (9,56%), na Bahia para o diesel S-10 (3,80%) e no Maranhão para a gasolina (2,33%) foram os maiores de todo o país”, destaca Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

De cada 10 elétricos, nove são chineses – Os brasileiros compraram no primeiro semestre deste ano 31,1 mil veículos leves totalmente elétricos. Destes, quase 27 mil pertencem a quatro marcas de origem chinesa — BYD, GWM, JAC e, por meio de parceria com o Grupo Caoa, a Chery. Outros 2,1 mil são da Volvo, integrante do Grupo Geely, também chinês. Em suma: segundo levantamento do portal AutoIndústria a partir de dados da Fenabrave, mais de 29,1 mil veículos, ou 93% de todos os elétricos vendidos no período, ou foram montados na China ou têm capital chinês em sua origem. Só os modelos da BYD responderam por 22,4 mil licenciamentos, 72% do total, enquanto a GMW, com 3,7 mil, por 11,8%. A marca “não-chinesa” que mais vendeu elétricos no Brasil de janeiro a junho foi a Renault, que negociou 613 unidades, seguida da BMW, com 467 veículos, Peugeot, 345 licenciamentos, e Ford, 161.

BYD King faz até 44,2 km/litro – E por falar em elétricos, mais um feito da chinesa BYD no mercado brasileiro: segundo o Inmetro divulgou na semana passada, o sedã BYD King chega a fazer até 44,2 km/litro quando está usando a combinação do motor a combustão com o elétrico. A autonomia no modo elétrico, na versão mais cara, chega a 80km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). A versão GS, com o motor 1.5 e baterias de 18,3 kWh, faz 44,2 km/litro na cidade e 36,7 km/litro na estrada. Considerando somente o motor a combustão, o sedã registrou 16,8 km/litro e 14,7 km/litro, respectivamente. A versão GL, de entrada e que usa baterias de 8,3 kWh, o Inmetro aponta para um rendimento de 43,3 km/litro no ciclo urbano e 32,7 km/litro no ciclo rodoviário.

Blazer elétrica terá autonomia de 481 km – A Chevrolet acaba de divulgar mais detalhes sobre a versão elétrica do SUV Blazer. O modelo terá baterias de 102 kWh e vai garantir autonomia de 481 km, já no padrão do Inmetro. Com isso, será o segundo carro elétrico com tanto alcance – atrás somente do BMW iX xDrive 50, que roda 528 km com uma carga. Isso será possível, segundo a General Motors, em função da configuração de baterias – a mais completa disponível para o modelo, composta por 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. Para o Chevrolet Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC). Essa velocidade de recarga é 3,5 vezes maior quando comparada a veículos elétricos de gerações anteriores. A versão que será vendida aos brasileiros é a RS – de design esportivo, com rodas de 21 polegadas, faróis e lanternas com assinatura de LED e interior escurecido. O motor elétrico gera 347cv e tem tração nas rodas traseiras.

A chinesa da Stellantis – E para ainda ficar no assunto dos elétricos, uma novidade importante: a gigante Stellantis também vai usar uma marca chinesa para entrar no mercado brasileiro. É a Leapmotor. Até o vice-presidente já foi nomeado: é o executivo Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina & América Central da Stellantis. Segundo ele, a Leapmotor oferece uma linha de veículos elétricos inovadores e de alta qualidade, que se encaixam perfeitamente na crescente demanda por soluções de mobilidade sustentável na América Latina”.

O Mercedes-AMG de 680cv – A marca alemã acaba de anunciar a chegada ao Brasil do Mercedes-AMG C63 S E Performance, um sedã de luxo que usa um motor 2.0 híbrido plug-in de 680cv e vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. O preço? Simplesmente R$ 906.900. Só o motor a combustão entrega 476 cv de potência e 55,5 kgfm no torque. Ele, por sinal, usa tecnologia derivada dos carros de Fórmula 1 para melhorar a resposta desde a marcha lenta, reduzindo o turbo lag, e é assistido eletricamente. No eixo traseiro, um motor elétrico que entrega 95cv continuos, mas vai até 204 cv e 32,6 kgfm (entregue durante 10 s). O Mercedes-AMG C63 S E Performance tem câmbio automático de nove marchas e a velocidade máxima é limitada a 280 km/h.

Limite de pontuação da CNH – Para alguns parlamentares, é preciso mudar as regras de trânsito sempre – nem que seja para pior. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), por exemplo, quer dobrar o limite de pontuação da CNH de 40 para 80 pontos anuais. A atual lei, do artigo 262 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já aumentou o limite de 20 para 40 pontos, em 2021. Mas a deputada quer reduzir ainda mais as suspensões de CNH para motoristas que atingirem o novo limite, exceto ao cometer uma infração gravíssima, quando o limite de 40 cai para 30. Ao cometer duas infrações gravíssimas, o limite cai para 20. Zambelli afirma, em sua justificativa, que essa mudança é devido ao excesso de números de radares de velocidade nos grandes centros urbanos, fazendo que muitos motoristas e profissionais percam suas devidas CNH. 

O pão, o álcool e o bafômetro – Você sabia que se comer duas fatias do pão Visconti, por exemplo, pode ser pego pelos bafômetros? Pois, é: a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) realizou um estudo curioso, que mostra que 10 populares marcas de pão de forma contêm teor alcoólico suficiente para afetar testes etílicos. A Visconti, por sinal, liderou com 3,37% de teor alcoólico. O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) também fez testes comprovando essa possibilidade. A legislação brasileira permite até 0,04% de álcool no sangue quando estiver dirigindo, e o pão pode facilmente ultrapassar esse limite. Por exemplo, duas fatias de algumas marcas analisadas contêm aproximadamente 0,44 gramas de álcool. Esse fenômeno é resultado do processo de fermentação, onde os açúcares da massa se transformam em etanol. Mas, ao contrário do álcool da cerveja, que pode ficar no corpo por até 12 horas, o encontrado no pão não dura mais do que 3 a 5 minutos no organismo. 

Transporte escolar e avaliação dos itens da suspensão – A manutenção regular dos veículos é crucial para evitar paradas inesperadas no trânsito e prevenir acidentes. Por isso, os motoristas de veículos de passeio devem dedicar atenção especial e realizar inspeções periódicas. Já os condutores de veículos de transporte, como vans escolares, que são responsáveis pelo transporte diário de estudantes para as escolas, devem ter cuidados redobrados. Além dos possíveis transtornos de viagem e acidentes, a falta de manutenção adequada pode afetar o desempenho dos alunos, causando atrasos na chegada ou até mesmo ausências nas atividades escolares. Para evitar problemas durante o transporte escolar, Nakata fez uma pequena cartilha recomendando alguns cuidados de manutenção (atenção, gestores municipais). É essencial, por exemplo, verificar preventivamente todo o sistema de suspensão do veículo a cada 10 mil km ou, sempre que o carro mostrar sinais de desgaste, em qualquer momento.

Sinais de problemas na suspensão – “Forte ruído pode apontar desgaste das buchas, folga na bieleta, pivôs e terminais folgados e coxins danificados; assim como instabilidade na direção pode indicar amortecedor desgastado”, comenta Leandro Leite, coordenador de assistência técnica e garantia da Nakata. Outros indícios de comprometimento do sistema de suspensão são pneus com desgaste escamados, motivado por amortecedor danificado; falta de estabilidade em curvas; vazamento de óleo no amortecedor; perda de contato do pneu com o solo ao passar por irregularidades; perda de altura do veículo por molas arriadas. “Caso as molas quebrem, pode afetar os pneus e comprometer a segurança do condutor e dos passageiros, além de danificarem outras peças da suspensão”, adverte.

 Itens que devem ser revisados – Segundo Leite, todos os componentes do sistema de suspensão devem ser avaliados: amortecedores, molas, buchas, bandeja, barra estabilizadora, bieleta e kit completo do amortecedor – batente, coifa e coxim. Além da manutenção preventiva, o coordenador de assistência da Nakata lembra, ainda, que, além das revisões preventivas e previstas pelo fabricante, condutores de veículos de transporte escolar devem realizar semestralmente, conforme trata o art. 136 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 1997), inspeção para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança do veículo.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

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Diante de tantos atos de agressões, tentativas de homicídios e até assassinatos, os diretórios do PT e do PSB lançaram uma nota conjunta repudiando a violência nas eleições deste ano.

Confira abaixo na íntegra:

Diferentemente de tudo o que se poderia imaginar e desejar, a campanha eleitoral em Pernambuco volta a ser notícia não pela festa democrática de cores, propostas e esperança que invade os municípios, mas por episódios graves de violência.

Há cerca de dez dias, vivenciamos momentos de angústia após a tentativa de homicídio sofrida pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), vítima da intolerância de um opositor político. E na noite da última sexta-feira (6), novamente nos vimos aflitos, desta vez, com a notícia de um atentado a tiros praticado contra Neto de Véia, candidato a vereador de Surubim pelo PSB.

Nos dois municípios, o PSB e o PT estão juntos apresentando projetos marcados pelo forte apelo popular: em Sertânia, com Rita Rodrigues (PSB) e Dr. Orestes (PT), e em Surubim, com Véia de Aprígio (PSB) e Ivete do Sindicato (PT). Pelo visto, isso está incomodando quem está acostumado a achar que o poder do dinheiro e de uma arma na cintura vence as eleições.

Mais do que nos solidarizar, dar total apoio e desejar pronta recuperação às vítimas, nós do PSB e do PT repudiamos veementemente esses episódios de violência e voltamos a cobrar das autoridades policiais providências céleres e enérgicas para esses casos, no que concerne à prisão dos agressores e ao reforço da segurança nesses municípios. A população pernambucana precisa ter a garantia de que poderá ir às urnas no dia 6 de outubro com a certeza de que sua vontade soberana será respeitada.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, comentou hoje (7) a demissão do ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. A demissão ocorreu após denúncias de assédio sexual suspostamente cometido por ele contra mais de uma dezena de mulheres.

“A parte política já passou com a demissão. Agora, como todas as pessoas, [ele] tem direito à ampla defesa e, depois, se fará justiça”, afirmou Barroso. A declaração foi dada na saída do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O presidente da suprema corte disse ainda que o colegiado da Primeira Turma do STF tem competência regimental para analisar os recursos apresentados pela rede social X (antigo Twitter) e por outras plataformas contra decisões do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, relacionadas ao bloqueio de perfis na internet e da própria rede social no país.

Ontem (6), a Primeira Turma do STF negou recursos do X, manteve a suspensão da rede social e o bloqueio de perfis na internet. 

Dia da Independência

O presidente do STF avaliou como positiva a participação de representantes dos três poderes da República no desfile. “Foi uma cerimônia muito bonita, com a presença dos chefes dos três poderes, demonstrando que o país vive a mais plena normalidade institucional. É um bom momento para a nacionalidade.”

Declaração semelhante foi dada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre a data. “O Dia da Independência tem que ser uma vitória da democracia”, afirmou.

Perguntado sobre o simbolismo da presença dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e do Supremo, Luís Roberto Barroso, no desfile em Brasília, Múcio disse que “é o fortalecimento da democracia, a força da política.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deu declarações ao deixar o local. Apenas cumprimentou populares que estavam nas arquibancadas para assistir aos desfiles. 

Da Agência Brasil

O deputado estadual Alberto Feitosa (PL) acompanhou a mobilização encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo pastor Silas Malafaia, na Avenida Paulista. O parlamentar estava acompanhado do candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado, do deputado federal Pastor Eurico e dos candidatos a vereador do Recife Gilson Filho e Netinho Eurico – além do vereador de Caruaru, Val Lima.

“Um evento pacífico que reuniu, mais uma vez, milhares de brasileiros. Hoje se comemora historicamente o dia da independência do Brasil, mas é preciso novamente fazer história. Os brasileiros que se mobilizaram hoje não só aqui na Paulista, como em outras cidades , diz não a um País onde querem impor a ditadura. A exemplo da Venezuela, Cuba, Guatemala. Pela liberdade do Brasil, pelo respeito à constituição, pela preservação de nossa soberania. Eu estive em mais esse ato democrático. Ficou claro nessa mobilização de hoje que esse desejo é de milhares de brasileiros. Estamos juntos e cada vez mais fortes!”, ressaltou Feitosa.

O candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), participou do ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, na Avenida Paulista. Ele não foi o único: Marina Helena (Novo) também deu as caras na manifestação, mas nenhum dos dois discursou. Diferente do atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, que estava ao lado do líder da direita brasileira e fez uso do microfone.

Marçal chegou à avenida após o discurso de Bolsonaro. Aplaudido por manifestantes, ele circulou pela área próxima ao carro de som em que estava Bolsonaro, mas não chegou a subir. O prefeito Nunes não estava mais no veículo quando o adversário apareceu.

Marçal e Nunes estão empatados tecnicamente com Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, segundo a última pesquisa Datafolha.

O candidato do PL a prefeito de Caruaru, Fernando Rodolfo, deu um timing na sua campanha e participou em São Paulo da manifestação bolsonarista em defesa da democracia. Atendeu ao convite do próprio Bolsonaro, que já esteve em Caruaru participando de atos do aliado. “O Brasil já deu o seu grito de independência, Caruaru vai fazer isso no próximo dia 6 , se libertando de 40 anos nas mãos dessas famílias que tiraram o protagonismo da nossa cidade”, disse, numa conversa com o blog.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, neste sábado (7), de um ato contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Avenida Paulista, em São Paulo. Também estavam presentes o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito da capital e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), o pastor Silas Malafaia, fiador do evento, e parlamentares.

Os manifestantes vestiam, em sua maioria, camisas verdes e amarelas e carregavam cartazes em que pediam intervenção militar, o que é inconstitucional, e criticavam o bloqueio da rede social X e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autor da decisão – posteriormente referendada por outros ministros da Corte.

Em seu discurso, Bolsonaro voltou a defender a anistia para os condenados pelos ataques de 8/1, disse crer na reversão, pelo Congresso, da sua inelegibilidade, e chamou de ditador o ministro Moraes, relator de inquéritos nos quais o ex-presidente é investigado.

“Eu espero que o Senado Federal bote um freio em Alexandre de Moraes, esse ditador que faz mais mal ao Brasil que o próprio Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o ex-presidente.

Confira o discurso do ex-presidente:

Manifestantes se reúnem na tarde deste sábado (7), dia da Independência, na Avenida Paulista, para o ato convocado por bolsonaristas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ato, organizado pelo pastor Silas Malafaia, conta com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outros políticos e parlamentares da direita.

A Avenida Paulista foi fechada para receber o público, que se concentra em frente ao Masp. O primeiro a falar, em cima de um carro de som, foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Vestindo a camiseta do X e ao lado do pai, Eduardo pediu o fim das “prisões políticas”, a anistia para todos os “presos políticos”, o encerramento do que chamou de “inquéritos ilegais derivados do inquérito do fim do mundo” e terminou pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Alguns participantes do ato também seguravam cartazes com pedido de impeachment do ministro.

Bolsonaro falou por volta das 16h. O ex-presidente se referiu ao ministro Alexandre de Moraes como “ditador” durante seu discurso e pediu que o Senado “coloque freio no ministro” do STF.

Além de Bolsonaro e Eduardo, discursaram no evento o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o pastor Silas Malafaia, o senador Magno Malta (PL-ES), os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF), Gustavo Gayer (PL-GO).

Sem citar o nome do ministro Moraes, Tarcísio criticou o banimento do X em seu discurso, disse que a manifestação é uma “oportunidade de construir a história” em defesa da liberdade e gritou “volta, Bolsonaro”.

De acordo com a âncora da CNN Tainá Falcão, a Polícia Federal (PF) vai monitorar eventuais “ataques à democracia ou ameaças contra autoridades”.

Da CNN

O ex-deputado estadual e ex-prefeito das cidades do Cabo de Santo Agostinho e do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, celebrou, em mensagem enviada ao empresário João Carlos Paes Mendonça, os 35 anos de atividade da Fundação Pedro Paes Mendonça.

Marcada pela inauguração, em 1989, no Lar Dona Conceição, a instituição atualmente atende a 280 crianças e jovens que estudam na escola em horário integral, com quatro refeições diárias, fardamento e material didático.

“Muitas das boas experiências ali executadas certamente servirão como inspiração na adoção de parcerias análogas aqui, na nossa amada cidade do Jaboatão dos Guararapes, onde nasceu a pátria e o exército brasileiro”, registrou Elias Gomes.

Após a Justiça suspender a veiculação de informações “difamatórias, caluniosas e inverídicas” sobre a gestão das creches da cidade, como publicado por este blog, a assessoria do candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado (PL), afirmou que “as notícias abordadas em sua propaganda eleitoral e nas redes sociais são baseadas em fatos verídicos e continuam sendo discutidas”.

“A verdade é que houve liminares solicitando a suspensão de algumas peças publicitárias, alegando ofensa. Dessa forma, a Justiça, liminarmente, determinou a suspensão de algumas peças publicitárias para evitar ofensa a pessoas específicas, mas não proibiu a discussão do tema das creches. Na realidade, não há fake news nas críticas, visto que o próprio prefeito João Campos (PSB) reconheceu irregularidades nas creches (como confirmou na sabatina JC 90,3)”, complementou a campanha de Gilson.

O candidato reafirmou o seu compromisso com a verdade, transparência e justiça. Ele destacou ainda que não se deve combater uma crítica fundamentada em fatos verídicos com alegações de fake news.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi atendido, neste sábado (7), no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. “Por conta de uma gripe estava sem voz , passou rapidamente pelo Hospital”, escreveu nas redes sociais o advogado do ex-presidente Fabio Wajngarten.

De acordo com a publicação, Bolsonaro foi atendido pelo médico Leandro Echenique, o mesmo que vem tratando o ex-presidente desde a facada sofrida por ele na campanha de 2018.

Wajngarten confirmou a presença do ex-presidente no ato da tarde deste sábado na Avenida Paulista. O ato foi convocado pelo próprio Bolsonaro, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além do pedido de impeachment de Moraes, responsável pela decisão que bloqueou o acesso à rede social X no Brasil, o ato promete movimentar a campanha pelas eleições municipais em São Paulo.

Réplicas do boné usado pelo candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, tomaram a Avenida Paulista. Bolsonaro, por sua vez, apoia oficialmente Ricardo Nunes (MDB), mas disse, em vídeo, que qualquer candidato poderia subir ao palanque, já que o ato é “suprapartidário”.

Durante a semana, Marçal fez suspense sobre sua presença na manifestação, sem cravar que não estaria presente. Ricardo Nunes, pela manhã, participou do desfile de 7 de Setembro ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Do Metrópoles

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

Se havia alguma dúvida de que o PT em Pernambuco entraria de cabeça na campanha à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o senador Humberto Costa, um dos líderes de peso da legenda no Estado, fez questão de afastar qualquer imagem de hesitação do partido ao projeto, na noite de ontem. Após uma caminhada na comunidade de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife, o senador subiu ao palco ao lado de João e do candidato a vice-prefeito na chapa socialista, Victor Marques (PCdoB), e fez um discurso exaltando a trajetória de Campos.

“É um prazer muito grande estarmos aqui, na prática dando o primeiro passo de rua na campanha do prefeito João Campos, que é não somente o candidato do PSB, mas é o candidato do PT nesta eleição”, afirmou Costa. “A eleição de João Campos é uma eleição que todo o Brasil está acompanhando. Primeiro, pela larga diferença que ele tem mostrado até agora nas pesquisas de opinião. Segundo, pelo reconhecimento da sua administração. É um reconhecimento com toda razão de ser, pois o prefeito trabalhou em todas as áreas. Você, sem dúvida, terá a maior votação que um prefeito já teve. Estamos juntos e o presidente Lula (PT) quer manter com você essa grande participação”, enfatizou Humberto Costa. O presidente do diretório municipal do PT, Cirilo Mota, também esteve na caminhada e, assim como Humberto, garantiu a participação em mais atos de João Campos.

Comitê sem PT

No dia 18 de agosto deste ano, João inaugurou o comitê central de campanha, no Poço da Panela, sem a presença de líderes petistas, o que chamou a atenção pelo fato de a chapa ser apoiada pelo presidente Lula. Na ocasião, os petistas informaram outros compromissos. Humberto Costa cumpria agenda do Parlamento do Mercosul em Foz do Iguaçu, no Paraná. Já a senadora Teresa Leitão estava de licença médica.

O deputado estadual João Paulo (PT), por sua vez, não disfarçou o racha existente no PT local em relação ao apoio a João Campos, sobretudo por causa do desgastante processo de escolha do candidato a vice da chapa, no qual o PT saiu rifado. “Observei a ausência do PT e sua militância na inauguração do comitê de João Campos. Eu havia alertado e previsto o que aconteceria quanto à importância do PT na chapa e fui muito mal entendido. Parceria política não é um ato de arrogância, mas sim solidário e o PSB não entendeu isso”, afirmou João Paulo em nota no dia da inauguração do comitê.

João Paulo, inclusive, tem feito gestos à candidata da Federação Psol/Rede, Dani Portela, com quem posou nas redes sociais no último dia 31, depois de presenteá-la com um quadro do Recife. A candidata é ciente da insatisfação de alguns petistas e tem como comitê central de campanha uma casa estrategicamente localizada exatamente na frente da sede do PT, no bairro de Santo Amaro, na Zona Norte do Recife.