De bigu com a modernidade

Saiba como anda a esportiva Rampage R/T

A versão R/T da Ram Rampage, a mais potente das picapes 100% brasileiras, até chegou ao mercado no ano passado cheia de recursos – mas tinha muitos opcionais e acessórios, encarecendo-a. Agora, a linha 2024 traz de série vários equipamentos então vendidos à parte – como a iluminação ambiente em LED, bancos do motorista e do passageiro elétricos e som premium Harman Kardon de 10 alto-falantes e 360 watts de potência. E isso a deixou bem mais requintada. Este colunista testou o modelo por mais de 2 mil quilômetros, nas boas – e caras – pedageadas de São Paulo e Goiás. Veja como anda a mais esportiva também exportada para a Argentina e o Chile. O modelo, convenhamos, é muito confortável – embora tenha menos espaço físico do que as tradicionais Chevrolet S10, Toyota Hilux ou Ford Ranger. E ainda tem acabamento superior às picapes rivais. Mas a cabine tem, com certeza, o interior mais premium possível entre as concorrentes, com acabamento acima da média, semelhante ao adotado por modelos como o Commander – da qual herda, por sinal, alguns equipamentos, como os freios a disco na traseira etc.

Esta versão, para reforçar o pacote de (muito) boas conveniências, veio, por exemplo, com capota rígida elétrica – um mimo extra de R$ 12.195 que transforma a caçamba em um porta-malas inviolável, que pode ser pode ser aberta e fechada a distância. Nela, estão todos os equipamentos básicos, digamos assim, para um carro de mais de R$ 300 mil: piloto automático adaptativo, assistente de faixa, frenagem de emergência e sete airbags e controles de estabilidade e de descida e assistente de partida em rampa. O ar-condicionado é automático de duas zonas. O freio de estacionamento é eletrônico, com retenção automática, o tal do Auto Hold. O que seria opcional em outros modelos, como espelhos com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico e até câmera de ré, são básicos em todas as versões. Sem falar dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, do sensor de chuva e do acendimento automático dos faróis.

Conjunto de motor – Bem, mas em estradas boas, chamou mais a atenção o conjunto de motor de câmbio. Até o barulho que os dois escapes proporcionam nas aceleradas marcou o teste. Afinal, é a versão mais esportiva da turma – que inclui a Rebel (diesel ou gasolina), Laramie (diesel ou gasolina). A R/T tem, sob o capô, um motor 2.0 Hurricane 4 a gasolina. Ele gera potência de 272cv e torque de 40,8 kgfm. Segundo a marca, garantem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos – e 220 km/h de velocidade máxima. No caso, o câmbio é automático de 9 marchas e a tração 4×4 permanente – só há, na verdade, apenas um botão para que seja acionada a reduzida. 

Por falar nisso, a versão é tão confortável, num nível de automóvel, que nem parece que ela tem, além do 4×4 (sem bloqueio de diferencial, claro), ângulos de entrada e de saída maiores do que as concorrentes. São, por exemplo, 25,7 cm de vão livre do solo, 25° de ângulo de ataque, 24,5° de saída e 23,1° de ângulo de transposição de rampas. O câmbio, por sinal, é suave, sem trancos – e ainda há a possibilidade, bem legal, de se usar as aletas atrás do volante – e haja, então, acelerações fortes, vigorosas e barulhentas. E principalmente quando a teclinha R/T no painel frontal é acionada, elevando as RPMs.A suspensão é firme, mas sem ser dura, tratando bem os ocupantes em buracos e lombadas – e ainda segura firme nas curvas e inclinações. A direção elétrica, progressiva, dá respostas diretas, agradáveis – passando segurança (e prazer) ao condutor. 

O sucesso dos SUVs e outras novidades do primeiro semestre

Cinco em cada dez automóveis vendidos no Brasil são utilitários esportivos, segundo dados da Fenabrave, a federação dos distribuidores de veículos brasileira. Isso significa uma participação de mercado de 49,7%, contra os 45,5% de 2023. Nos seis primeiros meses de 2024,  conforme dados levantados pelo site Autoo, o Volkswagen T-Cross lidera com 31.519 unidades. O site lembra que o SUV da marca alemã foi o primeiro do segmento médio, entre os mais vendidos, a receber novidades. Passou a ter retoques no desenho e uma nova central multimídia entre as principais mudanças. Em seguida, ainda levando em conta as vendas dos seis primeiros meses do ano, vem o Hyundai Creta (30.531), que terá mudanças ainda neste semestre, adotando o mesmo visual aplicado em outros mercados emergentes, como o da Índia. Depois, em terceiro lugar, vem o Chevrolet Tracker (28.865), outro que vai mudar, mas apenas no primeiro semestre de 2025.

Ainda segundo o levantamento do Autoo, o mercado geral trouxe algumas surpresas nesse período. A picape Fiat Strada, por exemplo, teve mau desempenho em junho, com 7.551 emplacamentos – perdendo para o Volkswagen Polo, que vendeu 9.683 unidades e acabou o semestre como o carro mais vendido do Brasil. Foram 57.864 unidades contra 56.601 da picape da marca italiana, que ficou na segunda colocação. Em relação ao mês de junho, a liderança ficou, no entanto, com o Hyundai HB20, com 9.760 vendas. No acumulado do ano, ficou em terceiro o Chevrolet Onix, com 43.603 emplacamentos. O Fiat Argo fecha os cinco primeiros com 39.624 unidades vendidas. 

Confira os 10 carros mais vendidos no primeiro semestre

PosiçãoModeloTotal
Volkswagen Polo57.862
Fiat Strada56.601
Chevrolet Onix43.603
Hyundai HB2042.696
Fiat Argo39.624
Fiat Mobi32.240
VW T-Cross31.519
Hyundai Creta30.531
Onix Plus29.907
10°Chevrolet Tracker28.865

Eletrificados mostram força – Os 14.396 emplacamentos em junho (o terceiro melhor mês da série histórica) fizeram o primeiro semestre de 2024 registrar um total de 79.304 veículos leves eletrificados vendidos no Brasil. Esse total representa um aumento expressivo de 146% sobre os 32.239 do primeiro semestre de 2023 e de 288% sobre os 20.427 do primeiro semestre de 2022. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) prevê que 2024 terminará com um novo recorde de mais de 150 mil veículos eletrificados vendidos no ano, o que significaria um crescimento em torno de 60% sobre os 93.927 de 2023. Os eletrificados incluem todas as tecnologias: BEV 100% elétricos, PHEV híbridos elétricos plug-in, HEV flex e a gasolina (não plug-in) e os micro-híbridos MHEV, com baixa grau de eletrificação.

Volvo: carregador, só para carro da marca – A Volvo vai começar a cobrar agora em julho pelo carregamento de carros híbridos plug-in e elétricos de outras marcas em seus mais de mil eletropostos. Serão duas taxas: uma de conectividade de R$ 2,50 (para usar o carregador) e mais R$ 4 a cada kWh abastecido. Os donos de modelos da da marca, claro, não precisam pagar nada. Motivo: muitas vezes os clientes da marca encontravam os carregadores lotados e com veículos de outras fabricantes (75% do uso são de veículos “não-Volvo”, provavelmente BYD). A Volvo tem 52 pontos de recarga rápida espalhados em quatro regiões do Brasil: Sudeste com 23 instalações, Centro-Oeste e Sul com sete, cada, e Nordeste, com 13. A Volvo diz que mais de 19 mil quilômetros de rodovias estão conectados e que, com os 101 carregadores prometidos, a cobertura aumenta para 33.650 km.

Chinesa GAC anuncia US$ 1 bi para o Brasil – A montadora chinesa GAC divulgou por meio do seu site mundial a intenção de investir US$ 1 bilhão para construir uma fábrica de veículos e um centro de pesquisas no Brasil. Esse dinheiro seria usado nos planos para estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e depósitos para peças de reposição. A empresa produz automóveis a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in e décadas de experiência em joint ventures com empresas como a Honda e a Toyota.

GWM lança serviço de assinatura – A GWM Brasil acaba de lançar o seu novo serviço de aluguel de automóveis, o Assinatura GWM. Ele segue diversas facilidades para o cliente como permitir, por exemplo, a assinatura do veículo pelo próprio site oficial da marca. Além disso, a montadora trouxe parceiros especializados no setor de locação para cuidar de toda a parte operacional, os quatro maiores do Brasil: Localiza, Unidas, Movida e LM. Inicialmente, a opção está disponível para a linha Haval H6, líder de vendas no mercado de veículos eletrificados em junho. Os planos têm preços a partir de R$ 4.389 para o Haval HEV2. O cliente tem a opção de escolher entre planos de 12, 24, 36 ou 48 meses, com quilometragem mensal de 1.000, 1.500, 2.000, 2.500 ou 3.000 km. Ao finalizar a seleção, o sistema disponibilizará a opção dos quatro parceiros de operação, o que permitirá ao cliente a escolha da operadora que seja mais conveniente para sua região ou com a qual já tenha uma relação de confiança. A previsão é que, dentro de 60 dias, o Assinatura GWM também esteja disponível para a linha Ora. Esse valor coloca o Haval H6 na mesma faixa de preços de carros menores equipados apenas com motores a combustão e com menor nível de equipamentos, o que é outro diferencial muito importante para o consumidor brasileiro interessado em conhecer a nova tecnologia dos modelos eletrificados. A GWM será responsável pela maioria das interfaces com o cliente, como a captação no site ou na concessionária, entrega do veículo e manutenção. E ela garante que enquanto o prazo de entrega nos planos disponíveis no mercado varia, na média, entre 70 e 90 dias, no Assinatura GWM ele será, em média, de 10 a 15 dias.

Novo BMW X2 no Brasil – A BMW acaba de apresentar no Brasil a nova geração do X2 no Brasil. São duas versões: uma a combustão, com motor 2.0 turbo de quatro cilindros, e outra elétrica (a iX2 xDrive30 M Sport). Ambas vêm com o pacote M Sport e têm preço de R$ 388.950 e R$ 443.950, respectivamente. Na versão a combustão, o 2.0 turbo é capaz de entregar 204 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. O câmbio, por sua vez, é automatizado de sete marchas e a tração integral. Com esse conjunto, a velocidade máxima é de 231 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos. A configuração elétrica faz o o X2 render 230 cv de potência e 50,3 kgfm de torque. Para o final do ano, a marca alemã vai trazer do X2 xDrive35i M Sport com motor 3.0 de seis cilindros.

Nordeste tem o etanol mais caro do país – A mais recente análise do índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, revelou que o preço médio do litro do etanol comercializado a R$ 4,64 na região Nordeste no fechamento de junho foi o mais caro de todo o país, registrando também o aumento mais expressivo ante a primeira quinzena, de 0,43%. O litro da gasolina foi encontrado a R$ 6,16, com preço estável. Já o diesel comum e o S-10 apresentaram aumento de 0,67% e 0,50%, fechando a R$ 6,01 e R$ 6,08, respectivamente. “Estados como Pernambuco ocupam o topo do ranking dos aumentos mais expressivos de todo o país para o etanol e para a gasolina. Além disso, em Sergipe foi encontrado o litro do etanol pela média mais cara. Como resultado, o combustível foi considerado mais econômico para abastecimento somente na Bahia e no Piauí”, diz Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

Bajaj inaugura fábrica em Manaus – A montadora de motos indiana Bajaj inaugurou oficialmente na semana passada, em Manaus, no Amazonas, a primeira fábrica da marca fora da Índia, com capacidade para 20 mil motos por ano. Ela já produz a Dominar 400, principal produto da marca no mercado brasileiro e a expectativa é de que já a partir de julho 1,5 mil unidades saiam da linha de montagem mensalmente. A Bajaj tem 21 concessionárias e quer ultrapassar 30 até o fim deste ano — e já negociou 7,5 mil unidades. A fábrica localizada no Polo Industrial de Manaus tem 150 funcionários diretos e indiretos e opera em regime de CKD, quando se monta os kits e componentes trazidos da Índia. 

BMW R12 brasileira – As vendas no mercado brasileiro começam em setembro, mas desde o fim de junho que a BMW R 12 está sendo fabricada na unidade industrial do grupo alemão em Manaus, no Amazonas. Nesta nova geração, a R 12 tem motor boxer que entrega 95cv a 6.500. Seu tanque é no formato clássico de gota, que junto com o assento e o amplo paralama da roda traseira criam um design clássico de uma Cruiser. A R 12 também conta com rodas de 19” e 16” e fornece uma posição de pilotagem muito confortável. Com sete anos de existência, a planta amazonense acumula produção de mais de 100 mil motocicletas.

Sahara 300 tem recall – A Honda anunciou essa semana a convocação dos donos de todas as versões do modelo Sahara 300, ano/modelo 2024, para substituição da fiação principal da motocicleta. A campanha envolve 24.369 unidades e o atendimento aos clientes terá início neste 8 de julho. Segundo a Honda, em algumas unidades pode ocorrer o desligamento repentino do motor por rompimento do filamento do fusível principal. “Essa ocorrência, em situação de tráfego em velocidade, poderá causar queda, danos materiais, lesões graves e até fatais aos ocupantes da motocicleta e/ou a terceiros”, explica o comunicado da empresa.

Estacionar em frente à rampa de acesso pode ser infração gravíssima – A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, essa semana, um projeto que define como infração gravíssima estacionar na frente das rampas de acesso para pessoas com deficiência ou de mobilidade reduzida (PL 1211/2019). A proposta é do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e foi relatada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), por sinal cadeirante.

Férias e aluguel de carros: quais cuidados tomar? – Julho, mês das aguardadas férias escolares, geralmente é marcado por viagens em família. Segundo um levantamento realizado pela empresa de viagens CVC, o setor de turismo terá um aumento de 10% em comparação ao mesmo período no ano passado. A  agência de viagens Decolar, por exemplo, registrou um crescimento de 107% na procura por pacotes em relação a 2023. Na maior parte dos casos, esses roteiros são feitos de carros – e preferencialmente alugados. Mas quais são as orientações para acertar na hora da locação? A gerente comercial do V1 Aluguel, serviço de locação de carros 100% digital, Thaís Augusta, traz algumas dicas para você não vacilar na hora de escolher o veículo mais apropriado para a sua viagem.

Evite alugar carros no aeroporto – Para quem vai viajar de avião e pretende alugar um carro no destino, a locação no aeroporto pode parecer uma boa pedida. Entretanto, há taxas adicionais que costumam encarecer o serviço. “É importante realizar uma pesquisa com antecedência e determinar se vale a pena a economia de tempo ao locar o carro no aeroporto. Principalmente devido às filas que se formam por conta da alta demanda nos aeroportos, além das taxas e preços mais altos”, explica.

Escolha o veículo mais apropriado – Optar pelo carro mais em conta nem sempre vai suprir as necessidades da viagem. Por isso, vale analisar quantas pessoas irão viajar, por quanto tempo o veículo será utilizado e por onde ele passará: serão estradas de terra ou ruas asfaltadas, por exemplo? É importante ter isso definido com antecedência para poder escolher o carro ideal para sua viagem.

Acompanhe a vistoria – Um erro comum dos motoristas é não ler a descrição do veículo e suas características, resultando em gastos imprevistos. Antes de sair da locadora com o automóvel, verifique se há riscos e marcas, se o estepe, macaco e chaves de roda estão no veículo, e não deixe de levar uma cópia da inspeção. Embora o cotidiano corrido em que vivemos hoje pode tornar mais difícil a vistoria presencial, a gerente comercial afirma que é um passo imprescindível. “Estar presente para verificar item por item e se o veículo condiz com o que foi contratado é de suma importância. Assim, o motorista evita qualquer desentendimento em relação ao automóvel que utilizará durante sua viagem.”

Use pacotes de proteção – A contratação das proteções têm um impacto significativo no conforto durante a viagem, uma vez que as coberturas incluem eventos adversos como furtos, incêndios, acidentes de trânsito e afins.

Viaja com criança? Leve a cadeirinha – Item obrigatório para o transporte de crianças de até quatro anos de idade, a cadeirinha pode pesar no contrato de locação. Portanto, o ideal é levar uma cadeirinha própria.

Cancelamento gratuito – Para quem procura economizar, o cancelamento gratuito é ideal. Realizar uma  pesquisa a cada duas semanas, com a mesma data e local de retirada, pode revelar valores mais baixos. Tudo depende da temporada e da demanda corrente.

Tanque cheio – Enquanto algumas locadoras oferecem a opção de devolver o veículo com  tanque cheio ou vazio, o mais recomendado é optar pelo tanque cheio. “Para muitos, o cálculo e planejamento para entregar o veículo com o tanque vazio são difíceis. O mais indicado é optar pela devolução com o tanque cheio “, afirma.

Quilometragem – Com opções de quilometragem livre ou controlada, alguns motoristas ficam em conflito: economizo optando pela controlada, mas limito o quanto posso rodar no dia, ou pago um pouco mais e ando de carro sem limite diário? Por isso, o planejamento é muito importante, uma vez que o usuário sabe o quanto irá se deslocar e quais pontos turísticos quer conhecer.

Aluguel de carros online Para maior conforto, agilidade e tranquilidade, a locação de veículos por meios digitais é ideal. Na maioria das locadoras digitais, o usuário realiza tudo pelo aplicativo — cadastro, documentação, local de retirada do veículo — e, em questão de minutos, já está dirigindo. “Outra opção que traz maior conforto para o usuário é a entrega do veículo onde ele está, facilitando ainda mais seu deslocamento”, diz Thaís Augusta.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Veja outras postagens

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, teve uma conversa comigo ontem, na festa dos 80 anos do ex-senador José Jorge, em Brasília. Girou em torno da possibilidade da governadora Raquel Lira fazer a travessia do PSDB para o PSD, conforme já foi especulado na mídia. Kassab me disse que fez o convite à governadora, com quem esteve em algumas oportunidades, e, quando eu perguntei se o martelo estaria batido, ele respondeu: “Agora só depende dela”.

Kassab disse ainda que o ingresso da governadora seria um reforço muito grande para os quadros do seu partido. Afirmou que o PSD já integra o governo de Raquel, e o presidente estadual, André de Paula, tem uma relação já bastante estreita com a governadora. O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos em todo o país no pleito deste ano. O partido conquistou as prefeituras de 887 municípios, sendo cinco capitais, o que representa aumento de 35% se comparado ao resultado da eleição anterior.

Petrolina - Testemunhal

Paulo Câmara, o candidato de Lula

Ouvi em Brasília, nos últimos dias, que a sucessão da governadora Raquel Lyra (PSDB), em 2026, pode ter um ingrediente novo e explosivo: o PT fora do palanque de João Campos, natural e provável candidato a governador pelo PSB.

A legenda petista, segundo o que foi soprado nos meus ouvidos, lançaria uma candidatura própria – o ex-governador Paulo Câmara, hoje na presidência do Banco do Nordeste, em Fortaleza, por delegação pessoal do presidente Lula.

Principal liderança do PT no Estado, o senador Humberto Costa iria à reeleição na chapa de Paulo Câmara, que seria, naturalmente, o palanque de Lula em Pernambuco. A tese, que a princípio pode parecer uma maluquice, é baseada no fato de que nem João nem Raquel estariam dispostos a bancar o palanque de Lula.

Tudo em razão do Governo Federal, sob o comando de Lula pela terceira vez, não ter encontrado ressonância na sociedade brasileira. Os mesmos que me sopraram a notícia ressaltam que João já não assumiu Lula na campanha da sua reeleição no Recife, o que teria irritado profundamente as forças mais lulistas no Estado.

Quanto à Raquel, a governadora está buscando a travessia para o PSD, partido aliado ao Planalto, em busca de construir um palanque lulista no Estado, iludida com a tese de que o presidente teria dois palanques no Estado. Acontece que se a tucana andar por esse caminho, perderá os votos dos bolsonaristas.

Sendo assim, sua reeleição ficaria mais difícil ainda. Em 2022, na eleição de segundo turno contra Marília Arraes (SD), a quem derrotou, Raquel não assumiu lado na corrida presidencial – nem no palanque de Lula nem tampouco o de Bolsonaro. Ganhou fácil pela adesão em massa dos bolsonaristas.

Mas 2026 abre um cenário bem diferente. Na política, a história não se repete. Raquel pode até fazer a travessia do PSDB para o PSD, mas o palanque de Lula no Estado, com a possibilidade de não ser o de João Campos, será único – o do ex-governador Paulo Câmara, que irá se filiar ao PT.

SILVIO FILHO NA CHAPA DE CÂMARA – Se o fato novo Paulo Câmara for uma realidade, o Republicanos, do ministro Sílvio Costa Filho, ficaria na chapa de João Campos? O que se diz em Brasília aponta na direção contrária. Silvinho, como é mais conhecido e que sonha em disputar uma das vagas ao Senado, seria o segundo candidato na chapa de Câmara, ao lado de Humberto, por determinação e exigência do presidente Lula.

Desgaste e saudade – Aos que porventura acharem essa alternativa Paulo Câmara um sonho de verão: diante do desgaste da governadora Raquel Lyra, cuja gestão é reprovada por 57% dos pernambucanos, segundo pesquisa recente do instituto Opinião, a população já estaria com saudade dele, achando que, em comparação ao Governo tucano, fez uma gestão por excelência. E mais do que isso, chegaria com o apoio e respaldo do presidente Lula em sua inteireza.

Estado arrumado – Aliados do ex-governador Paulo Câmara exibem pesquisas internas de que seu maior feito foi o ajuste fiscal do Estado, mesmo depois de encontrar as finanças em frangalhos, herança do Governo gastador de Eduardo Campos. Dizem que Câmara fez tão bem o dever de casa nas finanças que Raquel se deparou com o Estado extremamente equilibrado de caixa, com tamanha capacidade de endividamento que a tucana já assinou dois empréstimos, sendo o último, de R$ 3,4 bilhões, aprovada no início desta semana pela Assembleia Legislativa.

Cid volta a ser ouvido – Não há outro assunto em Brasília, a não ser a trama de quatro militares malucos para eliminar o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). O tenente-coronel Mauro Cid presta depoimento hoje à tarde ao ministro Alexandre de Moraes, outro alvo. O magistrado vai decidir se Cid deve ser punido por, segundo a Polícia Federal, ter omitido em seus depoimentos o plano para assassinar autoridades, como o próprio Moraes, o presidente Lula (PT) e o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), no fim de 2022, antes da posse deles.

Cara a cara com Moraes – O ministro Alexandre de Moraes, contrariando o que é de praxe na Corte, não nomeou um juiz-auxiliar para conduzir o depoimento e tomou para si a responsabilidade. Ele ficará frente a frente com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O depoimento foi marcado após a PF revelar novos detalhes da investigação sobre golpe de Estado nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro (PL).

CURTAS

RELATÓRIO – Os capítulos narrados pela corporação em relatório que motivou novas prisões na última terça comprometem outros nomes importantes — entre eles o do próprio ex-presidente — e dão gás para que a apuração lance luz sobre mais detalhes da suposta trama golpista que era discutida nos gabinetes do antigo governo.

NEGOU – Ao acessar aparelhos eletrônicos apreendidos em operação anterior, a PF encontrou um plano golpista nomeado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria de autoria do general da reserva com cargo no governo. Entre as tarefas elencadas estava o assassinato dos candidatos eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), além do próprio ministro Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Cid negou, ainda na terça, saber do plano.

DOCUMENTO – Os investigadores ainda constataram que o documento foi impresso no Palácio do Planalto, em dezembro de 2022, quando o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro estavam no local. Somado a isso, a PF descobriu que havia o plano de prender e até matar o ministro Alexandre de Moraes em 15 de dezembro de 2022.

Perguntar não ofende: Paulo Câmara vai voltar?

Conheça Petrolina

O oitentão José Jorge reúne, neste momento, um grande número de amigos na sua festa de 80 anos, no Iate Clube, em Brasília. Vim com minha Nayla e podemos comprovar, mais uma vez, como ele é querido. Até o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, veio de São Paulo abraçar o ex-senador e ministro aposentado do Tribunal de Contas da União.

A festa tem ritmo de forró, um São João antecipado, com comidas típicas trazidas do Recife. José Jorge recebe seus convidados ao lado da sua Socorro, também vestida de matuta.

Os municípios de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, no Agreste, serão os próximos municípios a entrar na rota de abastecimento do rio São Francisco. Para levar mais água às duas cidades, estão sendo executadas pela Compesa as obras da Adutora do Agreste que vão permitir o início da operação dos trechos de tubulação já assentados a partir do município de Belo Jardim e em direção aos dois municípios. A iniciativa resultará em uma mudança significativa no abastecimento, que seguem atualmente um severo calendário. 

Com investimento de R$ 27 milhões, a obra vai beneficiar 100 mil pessoas a partir de junho do próximo ano. Com 93% das tubulações já implantadas, restam assentar cerca de 4km de tubos de diâmetro entre 900 a 250mm, incluindo uma travessia sobre o Rio Ipojuca no trecho para São Bento do Una. Porém, em uma obra desta magnitude não há apenas o assentamento de tubulações a ser realizado. Diversas outras estruturas importantes estão sendo construídas. 

“Ventosas e descargas são dispositivos de operação e segurança da adutora. As ventosas servem para permitir a saída de ar na tubulação, evitando inclusive, em caso extremo de alta pressão, o estouramento da adutora. As descargas são dispositivos utilizados para a limpeza inicial das tubulações e o esvaziamento da adutora em caso de necessidade de manutenção”, explica o engenheiro responsável pela execução desse trecho, Max Coutinho.

Já a travessia que será construída sobre o rio Ipojuca terá 112 metros de extensão. Trata-se de uma armação metálica, apoiada em blocos de concreto armado. Esta estrutura aérea que tem previsão de conclusão para fevereiro de 2025, foi pensada por diversos motivos, como facilitar o acesso à adutora em caso de manutenção e devido a extensão e profundidade do rio naquele ponto, que impossibilitou passar a tubulação por dentro dele.

Retomada em junho deste ano, pela gestão da governadora Raquel Lyra, após ficar paralisada desde 2021, a obra representa um trecho importante do projeto da Adutora do Agreste. “O Sistema Adutor do Agreste foi concebido para atender a região Agreste, que historicamente sofre com fenômenos cíclicos de estiagem e a finalização deste trecho atenderá ao município de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, onde há reduzida segurança hídrica. As águas oriundas do Rio São Francisco vão mudar a realidade da população das cidades”, destaca o presidente da Compesa, Alex Campos.

Em Brejo da Madre de Deus, a expectativa da Companhia é reduzir significativamente o rodízio na distribuição de água com a conclusão das obras. Hoje a maior parte da cidade conta com esquema de seis dias com água e cinco dias sem. Já no município de São Bento do Una a Companhia espera reduzir expressivamente o atual regime, que é de três dias com água e 25 dias sem. A previsão de conclusão desse trecho da Adutora do Agreste é para junho de 2025, quando serão iniciados os testes para posterior início da operação do sistema.

O Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do vereador Edmilson Alexandre Fragoso da Silva, de Água Preta, na Mata Sul, por infidelidade partidária. Ele havia assumido a cadeira na Câmara Municipal em Junho, como 1º suplente do PSB, após a saída de um dos vereadores para assumir o Executivo, já que o prefeito e o vice-prefeito do município foram cassados, trocou o partido pelo PRD dois meses antes de tomar posse, o que gerou a ação.

Com isso, quem assume a vaga aberta é Paulo de Luzemário. “Agradeço a Deus pela oportunidade de poder assumir a vaga de Vereador pela minha amada Água Preta. Irei com certeza lutar pelo nosso povo mesmo sendo nestes 40 dias que faltam para terminar o mandato. Mas a minha felicidade é a mesma de poder lutar pelo meu povo. Dias melhores virão”, pontuou.

Por Letícia Lins*

Duas datas marcam a vida de Vilma Queiroz, no mês de novembro: os dias do Empreendedorismo Feminino (19) e o da Consciência Negra (20). Preta, 50+ e plus size, ela sempre gostou de moda, embora a achasse excludente, e que necessitasse de protagonismo para a diversidade. Após aposentar-se, decidiu realizar o evento Pretinhas na Moda, que abre as portas para mulheres negras que atuam no mercado fashion e também para aquelas que desejam desfilar. E com o qual pretende valorizar a moda black, fortalecendo sua identidade, dando-lhe maior visibilidade e ainda movimentar a economia criativa.

Vilma começou a se encantar com vestuário ainda menina, quando via a avó confeccionando roupinhas para bonecas de pano. Aos doze, aprendeu a costurar, a técnica do patchwork, crochê e tricô. No próximo sábado (23) concretiza um velho sonho, ao realizar em São Paulo, pela primeira vez, o evento “Pretinhas na Moda” . Será na Fábrica de Cultura Nova Cachoeirinha, onde haverá, também, uma Feira de Economia Criativa. A realização é do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas com recursos da Lei Paulo Gustavo. 

A produção e direção são da própria Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação. O evento terá oficinas e palestras sobre moda, evidenciando a ancestralidade. Vilma já trabalhou em vários setores, mas sempre foi ligada em moda, chegando até a participar de desfiles como modelo.

“Sou negra, 50+ e plus size e por muito tempo não me sentia representada pela moda. Eu já amava moda, tinha o sonho de atuar no mercado de moda, mas não sonhava em ser modelo quando jovem. Aos 47 anos, participei do evento Dia de Modelo Plus Size, da Renata Poskus, gostei muito do resultado, da autoestima, ao me ver representada por mim que investi em um curso para modelos plus size. A Moda ainda é muito excludente, a moda não deve ser algo padrão. É identidade social, representatividade e temos que ter nesse universo pessoas de diversas faixas etárias principalmente 50+, corpos diversos e maior visibilidade a pessoas negras. Hoje realizo eventos de empoderamento feminino negro para que mulheres pretas de todas as idades alcancem seus sonhos, pois sonhar, lutar, acreditar e ter possibilidade é a força que impulsiona as mulheres negras na sociedade”, afirmou.

No Brasil, 40% dos adultos negros são empreendedores, com negócios que movimentam R$ 1,7 trilhão, segundo a Pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, realizada em 2021. O estudo destaca que 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres, mas que esse percentual sobe exponencialmente quando o foco é o empreendedorismo negro, com as mulheres representando 61,5% do total.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses negócios representam 17% do total no país e que, entre essas mulheres, 49% são as responsáveis financeiras pelo próprio núcleo familiar. Dentro desse contexto o “Pretinhas na Moda” tem entre seus objetivos incentivar e orientar empreendedoras negras no mundo da moda – as que já atuam no mercado e principalmente aquelas que desejam empreender na área – e a programação totalmente gratuita destaca palestras e oficinas – todas ministradas por mulheres pretas que são referência em seus segmentos. 

Entre as palestras e oficinas, há preocupação com a sustentabilidade:  “Saiba criar brincos e acessórios com materiais sustentáveis”; “Do lixo ao luxo: aprenda a criar novas roupas usando a arte do upcycling”; “Moda é arte e ser modelo é ser artista”.  Acompanhe Pretinhas na Moda pelo @pretinhasoficial.

*Jornalista do Oxe Recife

Patrimônio Vivo de Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá foi anunciada, nesta quarta-feira (20), como futura secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Prefeitura de Itamaracá. Ela integrará a gestão do prefeito eleito Paulo Galvão (PSDB).

Maria Madalena Correa, a Lia, tem 80 anos de idade e 50 de carreira artística. Será a primeira vez que a artista (que já traz Itamaracá em seu nome artístico) representará oficialmente o município.

Em um post conjunto nas contas do instagram de Paulo Galvão e da cirandeira, o prefeito eleito destacou: “Lia será nossa voz no turismo e na cultura nacional e internacional. A Rainha da Ciranda irá conversar com governos, empresários, instituições e entidades para recolocar Itamaracá num espaço de respeito e relevância como nunca foi visto antes.”

Já Lia comemorou a escolha do seu nome para o secretariado. “Estou muito feliz. Meu papel será parecido com algo que eu já faço, que é o de levar o nome de Itamaracá para todo o Brasil e para o mundo, só que agora como Secretária. Quero abrir portas para trazer investimentos para a Ilha que eu carrego no meu nome”, afirmou Lia.

Da Folha de Pernambuco

No terceiro dia da missão em Londres, o prefeito Simão Durando e a comitiva de líderes do partido União Brasil participaram de uma reunião com o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antônio Patriota. O encontro ocorreu na sede da Embaixada Brasileira, na capital inglesa, durante a manhã desta quarta (20). Os líderes conversaram com Patriota sobre a relação comercial e as oportunidades potenciais entre o Brasil e os países que formam o Reino Unido.

O prefeito de Petrolina focou em tratar sobre a exportação de frutas. Simão relatou o potencial econômico da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco e pediu ao embaixador para fortalecer as relações comerciais com as nações britânicas. “Petrolina é um dos maiores polos exportadores de uva e manga do Brasil, e a Inglaterra é um mercado importante para o nosso Vale do São Francisco. O apoio da embaixada é fundamental para ampliarmos esse diálogo e consolidarmos parcerias que impulsionem nossa economia”, afirmou o prefeito.

Simão Durando ainda convidou Antônio Patriota para uma visita institucional ao Vale do São Francisco para ver de perto todo o processo produtivo da fruticultura e derivados. “Hoje, essa é nossa mola propulsora para a economia da região. Petrolina é uma das cidades que mais cresceu e gera empregos no Nordeste. Isso se deve em grande parte aos produtores, ao setor da fruticultura. Então, é importante que o governo brasileiro possa facilitar ainda mais os processos para ampliar negócios no exterior. O embaixador Patriota é parte importante nisso e tenho certeza que ele vindo a nossa cidade vai ter mais convicção dessa necessidade”, explicou o prefeito após o encontro.

Ainda durante esta quarta-feira, a comitiva brasileira visitou instituições como a The Royal Institution of Great Britain, uma fundação de inovação que atua como um hub para resolver desafios sociais. A programação contou ainda com uma imersão no principal centro de inovação para Cidades Inteligentes, fechando com uma pauta voltada à educação no Department of Education do Reino Unido, que desempenha um papel vital na definição e coordenação das políticas educacionais de longo prazo.

A missão na Inglaterra segue até o final da semana, com atividades que abordam modelos inovadores de administração pública, sustentabilidade, parcerias e encontros com autoridades internacionais.

A Câmara de Vereadores do Recife aprovou o projeto de lei, do vereador e ex-secretário de Esportes da capital pernambucana, Rodrigo Coutinho (Republicanos), que altera o nome do Campo do Pina, localizado na Zona Sul do Recife, para Gramadão Armando Monteiro Filho, ex-senador e ex-ministro de Estado que faleceu em 2018, aos 92 anos.

“Armando Monteiro Filho foi um homem público de trajetória exemplar, que sempre esteve comprometido com o desenvolvimento do nosso estado e com a melhoria da qualidade de vida dos recifenses. Dar o nome dele ao Gramadão é reconhecer sua contribuição para o país e para o Recife”, afirmou Rodrigo ao blog do Jamildo.

“Esse é um espaço frequentado por milhares de moradores e visitantes. Com essa mudança, também trazemos para o presente a lembrança de um pernambucano que deixou um legado de trabalho e compromisso com a sociedade”, pontuou Rodrigo Coutinho.

Mergulhar na construção do universo lúdico de uma criança e suas descobertas, experiências e saberes – e tirar desse mundo próprio uma narrativa que desafie outras crianças a entrar e participar desse espaço: essa é a proposta da obra “O Jardim de Clara”, da jornalista e escritora Zalxijoane Ferreira.

Inspirado nas vivências da própria mãe – e sua observação na construção de um infinito que cabe no jardim da filha – a obra convida a enxergar o mundo com a mesma curiosidade e encantamento da pequena Clara.

Também como elementos do cotidiano, como o cheiro da chuva, o frescor de um banho de mangueira e o carinho da família são tão importantes nessa fase do desenvolvimento. Ao lado da própria mãe, do irmão Chico, da amiga Cileide, do cãozinho Nando, e com a ajuda da avó Dôra e do jardineiro Djalma, Clara explora cada cantinho do jardim, cultivando memórias e experiências inesquecíveis.

Um lembrete de que o extraordinário mora nas pequenas coisas e no amor ao nosso redor. Com uma linguagem leve e cativante, O Jardim de Clara desperta em cada criança a importância de valores como natureza, família e afeto.

Uma saborosa experiência para as crianças, mas também para envolver toda a família, levando todos para dentro do universo de Clara, com possibilidades como uma roda para contação de suas histórias e o despertar para a descoberta do mundo que habita cada criança.

Sobre a autora

Zalxijoane Ferreira é formada em Radialismo e TV, pela Universidade Federal de Pernambuco, e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com exitosa carreira no rádio e na TV. Tem passagens por Rádio Jornal AM, Rádio Universitária AM, Rádio 103 FM e Rádio Itapuama FM, onde atua hoje no programa “De Primeira Categoria” e também coordenando o Departamento de Jornalismo da emissora. É mãe de dois filhos, Clara e Francisco.

Serviço:

Lançamento de “O Jardim de Clara”, de Zalxijoane Ferreira

Feira Literária do Sertão (FELIS) 2024 – Leitura, Literatura e Livro

Sábado, 23 de novembro – 17 horas

Praça Winston Ferreira (Virgínia Guerra), centro de Arcoverde

Informações (81) 9 9226-6110

O Deputado Joel da Harpa votou contra dedicar a ‘Medalha Antirracista Marta Almeida’, comenda especial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), à ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco. A comenda é para pessoas ou organizações que se destaquem na luta antirracista, porém o parlamentar acredita que a ministra não tem serviços relevantes prestados ao povo pernambucano que justifique tal honraria.

“Meu voto reflete esse entendimento e o compromisso com homenagens que realmente reconheçam ações significativas para Pernambuco”, afirma. Joel destaca que também é negro, mas não se sente representado pela ministra. “É importante que a gente lute contra o racismo, mas sem querer fazer política partidária. E é isso que esses grupos tentam fazer em todo tempo. Por conta disso, sou contrário a homenagem”, explica.

Lembrando que Joel da Harpa é o autor da principal lei de combate ao racismo do Estado. A Lei Vini Jr. Atos discriminatórios praticados contra negros, mulheres ou população LGBTQIA+ em espaços esportivos serão punidos com ainda mais rigor em Pernambuco. É o que determina a Lei n° 18.576/2024, aprovada pela Alepe e em vigor desde agosto. Além de impor o pagamento de multas de até R$ 200 mil, a norma proíbe os infratores de frequentarem as arenas e ginásios do Estado por até 30 anos.