Davi Alcolumbre defende pacificação política e independência do Senado em discurso pela presidência da Casa

Durante a eleição para a presidência do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), favorito na disputa, defendeu o fortalecimento do diálogo e a pacificação política no país. Em seu discurso, ele destacou sua experiência à frente da Casa entre 2019 e 2020 e ressaltou a necessidade de reconstrução da cordialidade no ambiente político. “Vivemos um momento em que muitos trocaram a conversa pela ofensa, a fala pelo grito, o debate saudável pela discórdia. Precisamos reconstruir pontes e lembrar que adversários são parceiros no debate democrático”, afirmou.

O senador relembrou sua atuação durante a pandemia de Covid-19, quando comandou a criação do sistema de votação remota e a aprovação de medidas como o auxílio emergencial e o novo marco legal do saneamento. Ele se comprometeu a conduzir o Senado com independência e a garantir o respeito às prerrogativas parlamentares. “Meu primeiro compromisso, se for eleito, será com a defesa da voz do povo, do mandato parlamentar e da autonomia desta Casa”, pontuou.

Alcolumbre também mencionou as tensões recentes entre os poderes, especialmente relacionadas à questão das emendas parlamentares e ao papel do Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, o Senado deve atuar como um pilar do equilíbrio institucional, sem abrir mão de suas prerrogativas. “O Senado sempre foi e continuará sendo um símbolo da força da democracia brasileira. Nos momentos de crise, consolidamos nosso papel como uma instituição independente, que dialoga, mas não abre mão da sua autonomia”, afirmou.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

A população de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, passou a ter abastecimento diário de água após a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), obra executada pela Compesa com investimento de R$ 200 mil. A intervenção aumentou em 20 litros por segundo a oferta de água e beneficiou cerca de 20 mil pessoas na área urbana do município, que antes enfrentavam rodízio de oito dias com água e oito dias sem.

Além da obra principal, foram implantados 5,5 mil metros de rede de abastecimento para o Sítio Muquém, em parceria com a prefeitura, levando água tratada a 100 famílias da comunidade. Segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a iniciativa só foi possível após a liberação dos recursos pelo Programa Águas de Pernambuco. “A ampliação da oferta foi um passo decisivo para melhorar a qualidade de vida da população, que não depende mais de calendário de abastecimento em sua rotina”, afirmou.

Outra ação está em andamento no Sítio Papagaio, também em parceria com a prefeitura. Com investimento de R$ 180 mil, estão sendo assentados 3,6 mil metros de rede de abastecimento que devem beneficiar 40 famílias da zona rural até o fim de outubro.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou