Danilo Cabral destaca importância do Nordeste para vitória de Lula

“Essa é uma vitória das forças democráticas do Brasil. Venceu a democracia, a justiça social, o respeito às instituições. Vamos renovar nossa esperança de voltar a crescer, reduzir as desigualdades. Vamos ter um país mais fraterno, com mais amor, paz, esperança para todos os seus filhos e filhas”, afirmou o deputado Danilo Cabral em comemoração à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República, com 50,8% dos votos, neste domingo (30). 

A importância do Nordeste para o resultado da eleição foi destacada por Danilo. Na região, Lula colocou cerca de 12 milhões de votos de vantagem ao presidente Jair Bolsonaro. Em Pernambuco, por exemplo, Lula obteve quase 67% votos, superando o índice de 65,27% do primeiro turno. “Mais uma vez o Nordeste e Pernambuco fizeram a diferença nessa vitória. Cumprimos nosso objetivo de ampliar a votação de Lula no nosso estado e contribuir para essa bela vitória”, afirmou.

Danilo fez questão de falar sobre o papel do PSB na eleição nacional. “Nós fomos o primeiro partido a compor a aliança liderada pelo presidente Lula, consolidando a frente ampla. A presença de Geraldo Alckmin como vice-presidente na chapa alargou a candidatura, atraindo setores da sociedade refratários a Lula. O deputado comentou sobre as vitórias do PSB na Paraíba e no Espírito Santo, com João Azevedo e Renata Casagrande, respectivamente. “Elegemos três governadores nesta eleição, repetindo o resultado de 2018”, disse. No primeiro turno, o governador Carlos Brandão, do Maranhão, foi reeleito. 

“Também quero parabenizar Raquel Lyra (PSDB) e desejar sucesso na nova gestão do governo do estado. Pernambuco está com a casa arrumada, as contas equilibradas, recursos em caixa e obras a serem entregues. Que ela faça um governo à altura dos anseios dos pernambucanos e pernambucanas”, encerrou. 

Veja outras postagens

Por AFP

O Chile definirá neste domingo (14), em segundo turno, quem será o próximo presidente do país. José Antonio Kast, de extrema direita, é o grande favorito, à frente da candidata de esquerda, Jeannette Jara, após uma campanha marcada pelo medo da criminalidade e o aumento da imigração irregular.

Kast, de 59 anos, líder do Partido Republicano, promete combater o crime por meio da detenção e expulsão de quase 340 mil imigrantes sem documentos que vivem no Chile. Se for eleito, ele se tornará o presidente mais à direita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet em 1990.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Renata Berenguer*

O sertão não é um só. São muitos. São geografias, culturas e ritmos próprios que o mapa não descreve. Há o sertão do Araripe, onde a distância impõe coragem; o Pajeú, onde a poesia e a advocacia dividem a mesma vocação de resistência; o Sertão Central, marcado pela pecuária, pela agricultura e por uma capacidade permanente de reinvenção; o Sertão do São Francisco, moldado pelo rio que movimenta economias e encontros; e o Moxotó, com sua força histórica e social tão particular. Cada cidade revela uma região que existe, que pulsa e que precisa ser ouvida.

Nas últimas semanas, percorri milhares de quilômetros para levar a Ouvidoria da OAB Pernambuco até quem mais precisa ser escutado: a advocacia que sustenta a cidadania no interior do Estado. Em cada cidade, uma realidade distinta. Em algumas, a redução populacional e econômica; em outras, crescimento acelerado. No velho sertão, a seca. No novo, tanques de tilápia, painéis de energia solar, aerogeradores e plantações de coco. Existem quilombos, aldeias indígenas, oásis improváveis e, sobretudo, uma força humana que impressiona.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Em plena era das canções de gosto duvidoso, que fazem a cabeça das novas gerações, tratar nesta crônica do romantismo contagiante das serenatas soa como uma provocação. Mas as serestas, ou serenatas, estão de volta, por incrível que pareça, depois de um longo período adormecidas. Em Pernambuco, o grito de renascimento, a ousadia, vem de Santa Maria da Boa Vista, a 605 km do Recife, modelo para outras cidades.

Ali, o cenário próprio e inerente para uma seresta, com ambientes que reportam ao romantismo europeu, de onde surgiram as serenatas, encanta e seduz. Se passa em casarões e prédios mais que centenários, beirando o Rio São Francisco, com a luz exuberante da lua cheia estendida sobre as águas do Velho Chico, o chamado Rio da Integração Nacional.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Breno Pires, João Batista Jr e Arthur Guimarães
Da Revista Piauí

O Amapá celebrou os últimos dias de 2024 com uma programação que incluiu shows de astros da música como João Gomes, Alceu Valença, Pablo do Arrocha, Alok e a maior estrela, Roberto Carlos. Em um texto de divulgação, o governo do Estado celebrou o próprio governador, Clécio Luís, do Solidariedade, e o senador Davi Alcolumbre (União-AP). Dizia: “O trabalho sério e com responsabilidade de divulgação do Amapá feito pelo governador Clécio, com apoio do senador Davi, vem chamando a atenção da iniciativa privada e garantindo investidores para os eventos”. Não há detalhes de como o parlamentar, que não tem nenhum cargo no governo do Amapá, participou dos preparativos.

Uma versão muito menos congratulatória está detalhada em uma proposta de colaboração premiada apresentada à Procuradoria-Geral da República. Os candidatos a delator são dois investigados em fraudes bilionárias no setor de combustíveis: o empresário Roberto Leme — conhecido como Beto Louco, controlador da Copape, fabricante de gasolina — e seu sócio Mohamad Hussein Mourad, o “Primo”. A dupla propõe revelar como abasteceu boa parte do panteão do Congresso Nacional com dezenas de milhões de reais em troca de influência, entre 2021 e 2025, com destaque para Davi Alcolumbre, presidente do Senado, e Antonio Rueda, presidente do União Brasil.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado estadual Antônio Moraes (PP) foi agraciado hoje (13) com o título de cidadão do município de Exu, concedido a partir de projeto do vereador Roberto Bento. Fã declarado do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o deputado recebeu a homenagem durante as comemorações dos 113 anos de nascimento do artista.

O deputado destinou diversas emendas ao Parque Asa Branca, museu dedicado à história de Luiz Gonzaga. Neste ano, os recursos viabilizaram a pavimentação do estacionamento do memorial. Moraes também é autor da lei, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, que inscreveu o nome do artista no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco. “Luiz Gonzaga é o que a gente pode chamar de embaixador nordestino no Brasil e no mundo. É tão importante que, mesmo depois de morto, cada vez mais a música dele se mostra mais viva. Basta vir aqui em Exu para sentir o clima de festa”, afirmou Moraes.

Pela manhã, o deputado participou de solenidade de hasteamento da bandeira de Pernambuco e da apresentação de vários sanfoneiros e grupos de forró que foram prestar homenagem ao maior ídolo da música popular nordestina. À noite, shows estão previstos para homenagear o Rei do Baião, como Alcymar Monteiro, Dorgival Dantas, Mastruz com Leite, Waldonys e João Gomes. Neste domingo (14), Antônio Moraes também participa da tradicional missa em homenagem a Gonzagão, sempre realizada sob o pé de juazeiro no Parque Asa Branca.

Palmares - Natal Encantado 2025

Do portal Metrópoles

O famoso e abandonado Torre Palace Hotel, que fica no Setor Hoteleiro Norte, será implodido, cerca de 12 anos após fechar as portas. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

De acordo com a progressista, a implosão deve ocorrer em 21 de dezembro, último domingo antes do Natal. O espaço, que está fechado desde 2013, foi comprado por um grupo do ramo hoteleiro e dará lugar a um novo empreendimento, que ainda não teve detalhes divulgados.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A corridinha diária de 8 km, hoje, em Arcoverde, se deu, há pouco, num cenário deslumbrante de pôr do sol, ao longo do Parque Verde. Foi um esquente para a corrida Arco City, amanhã, com largada às 6h30, defronte das Lojas Americanas, no Bandeirantes.

Por José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Do UOL

Recém-lançada pelo centro de estudos do Núcleo de Informações do Comitê Gestor da Internet no Brasil, a pesquisa TIC.BR 2025 revela que um em cada cinco brasileiros com mais de 10 anos fez apostas on-line nos últimos três meses: 14% das mulheres e 25% dos homens. É muito? É uma Las Vegas, ou até mais do que uma Las Vegas.

O documento oficial que analisou os resultados da pesquisa fala em 30 milhões de apostadores, talvez porque use dados do Censo 2022 para fazer a projeção. Façamos uma média dos dois resultados: dá 32,5 milhões de apostadores nos últimos três meses.

Da Agência Brasil

Pelo menos 10,7% dos agentes penitenciários brasileiros tiveram diagnósticos de depressão, aponta pesquisa realizada com 22,7 mil profissionais da área entre 2022 e 2024 em todo o país.

Outros dados relacionados à saúde mental divulgados nesta semana pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostram, por exemplo, que 20,6% afirmaram ter transtorno de ansiedade, além de haver 4,2% com relatos de transtorno de pânico.

Do jornal O Globo

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reunirá com o departamento jurídico da Casa, amanhã (14), para analisar a decisão em que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anula a decisão da Casa preservando o mandato da deputada Carla Zambelli e determina a cassação, como a Corte já havia ordenado anteriormente. A tendência, segundo aliados de Motta, é que possa ser declarada a cassação e a posse do suplente da parlamentar, Adilson Barroso.

O ato da Câmara deve ser publicado na segunda-feira. Moraes deu 48 horas para que a decisão seja cumprida. Ontem, a ordem foi referendada por unanimidade pela Primeira Turma do STF. Ainda que não haja caminho jurídico diferente de cumprir a determinação do Supremo, aliados de Motta veem a reunião com a equipe jurídica como necessária para dar uma resposta política ao caso. Em plenário, não houve votos suficientes para cassar a parlamentar. De acordo com a colunista Malu Gaspar, do Globo, Motta havia prometido a ministros da Corte que Zambelli seria cassada.

Por Leonardo Sakamoto
Do UOL

O bolsonarismo poderia se juntar ao campo democrático na luta por um ensino básico melhor e mais atraente. Talvez assim, eles não teriam faltado às aulas de inglês e saberiam o que significam as expressões “America First” e “Make America Great Again”, usadas por Donald Trump para expressar a natureza de sua política. Mas como não fizeram isso, estamos vendo um rosário de lamentações de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Como não gosto de acender vela a quem defendia trair o próprio país para salvar o pescoço de um condenado por tentativa de golpe, falo dos milagres sem citar os santos. Há deputado da extrema direita que postou estar decepcionado com Trump porque, ao final, ele só queria negociar (Ah, vá! Jura?). Outro senador que reclamou que o norte-americano preferiu reduzir a inflação da comida nos EUA com a redução das tarifas aos nossos produtos — ignorando que ele é, veja só, presidente do povo dos EUA. Outro parlamentar basicamente disse que Trump se tornava cúmplice dos crimes cometidos no Brasil.

Do Jornal do Commercio

Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco promovem o ato “Sem Anistia para Golpistas” no Recife e nas cidades de Caruaru e Petrolina, amanhã (14). Na capital pernambucana, a mobilização está marcada para 14h, na Rua da Aurora. Já em Caruaru, o ato acontece às 8h, na Praça do Grande Hotel. Em Petrolina, a manifestação está marcada para 15h, na Praça 21 de Setembro.

O ato integra a “Jornada Nacional em Defesa da Democracia”, em resposta aos acontecimentos da última semana no Congresso Nacional, com a aprovação da chamada “Lei da Dosimetria” que, entre seus desdobramentos, pode reduzir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros condenados pela tentativa de golpe de Estado de 8 janeiro de 2023.

A direção estadual do PT se integrou à convocação das centrais sindicais e de diversas organizações populares, chamando a militância para participar ativamente dos atos em todas as regiões de Pernambuco.

“Não podemos aceitar anistia para quem tentou destruir o país. Por isso, convocamos toda a militância, os movimentos sociais e o povo pernambucano a ocupar as ruas neste domingo. É hora de defender a democracia, o Brasil e o povo brasileiro”, afirmou Carlos Veras, deputado federal e presidente do PT-PE.