Danilo Cabral destaca importância do Nordeste para vitória de Lula

“Essa é uma vitória das forças democráticas do Brasil. Venceu a democracia, a justiça social, o respeito às instituições. Vamos renovar nossa esperança de voltar a crescer, reduzir as desigualdades. Vamos ter um país mais fraterno, com mais amor, paz, esperança para todos os seus filhos e filhas”, afirmou o deputado Danilo Cabral em comemoração à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República, com 50,8% dos votos, neste domingo (30). 

A importância do Nordeste para o resultado da eleição foi destacada por Danilo. Na região, Lula colocou cerca de 12 milhões de votos de vantagem ao presidente Jair Bolsonaro. Em Pernambuco, por exemplo, Lula obteve quase 67% votos, superando o índice de 65,27% do primeiro turno. “Mais uma vez o Nordeste e Pernambuco fizeram a diferença nessa vitória. Cumprimos nosso objetivo de ampliar a votação de Lula no nosso estado e contribuir para essa bela vitória”, afirmou.

Danilo fez questão de falar sobre o papel do PSB na eleição nacional. “Nós fomos o primeiro partido a compor a aliança liderada pelo presidente Lula, consolidando a frente ampla. A presença de Geraldo Alckmin como vice-presidente na chapa alargou a candidatura, atraindo setores da sociedade refratários a Lula. O deputado comentou sobre as vitórias do PSB na Paraíba e no Espírito Santo, com João Azevedo e Renata Casagrande, respectivamente. “Elegemos três governadores nesta eleição, repetindo o resultado de 2018”, disse. No primeiro turno, o governador Carlos Brandão, do Maranhão, foi reeleito. 

“Também quero parabenizar Raquel Lyra (PSDB) e desejar sucesso na nova gestão do governo do estado. Pernambuco está com a casa arrumada, as contas equilibradas, recursos em caixa e obras a serem entregues. Que ela faça um governo à altura dos anseios dos pernambucanos e pernambucanas”, encerrou. 

Veja outras postagens

Por Anthony Santana – Blog da Folha

O ministro de Portos e Aeroportos, SIlvio Costa Filho (Republicanos), fez questão de negar que existe articulação para que ele ocupe a posição de vice numa eventual chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao governo do estado. 

Por meio de nota divulgada à imprensa, Silvio reafirmou que o seu projeto é disputar o Senado Federal. O ministro, no entanto, tem como concorrentes a ex-deputada federal Marília Arraes (SD), o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB) e o atual senador Humberto Costa (PT). 

Petrolina - Destino

Após passar por audiência de custódia em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (4), foi mantida a prisão do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Ele foi detido pela manhã por determinação do ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), em nova fase da operação Compliance Zero, que apura suspeitas de fraude na instituição financeira. As informações são da CNN.

Ipojuca - No Zap

José Netto Euclides Rodrigues da Silva não é mais o secretário de Licitações, Compras e Contratos da Prefeitura de Paulista. Segundo informações obtidas pelo Observatório de Paulista, o gestor pediu para deixar o cargo após retornar de férias no início de março. Servidor público concursado do Tribunal de Justiça de Pernambuco, ele deverá retomar suas funções no órgão após pouco mais de um ano na administração municipal.

Os motivos da saída não foram divulgados oficialmente. Nos bastidores, há relatos de insatisfação com a condução administrativa e com questões internas da gestão. Com a saída de José Netto, já são quatro os secretários que deixaram o governo municipal, após as saídas de Shisneyda Furtado, da Saúde, Leonardo Moura, de Obras e Serviços Públicos, e Edvaldo Santos, da Administração. Com informações da Rede Observatório.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

Terminou há pouco, em Cupira, no Agreste, a tarde de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. Mais cedo, pela manhã, estive em Passira, também no Agreste, dando sequência à agenda de apresentações da obra nas escolas da rede municipal. Em Cupira, o encontro aconteceu em um auditório completamente lotado e teve caráter essencialmente educacional, reunindo professores, alunos, diretores e representantes da Secretaria de Educação.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O ministro Flávio Dino foi especialmente rápido ao analisar o pedido da lobista Roberta Luchsinger para evitar ter seus sigilos bancário e fiscal quebrados na CPMI do INSS. O pedido da lobista e herdeira foi decidido por Dino em pouco mais de 24 horas.

O sistema de peticionamento eletrônico do Supremo Tribunal Federal mostra que a petição inicial da defesa de Roberta Luchsinger foi apresentada às 9h19 desta terça-feira (3). Já os metadados do PDF da decisão de Flávio Dino indicam que o arquivo foi criado às 10h31min48s desta quarta-feira (4), no horário de Brasília (UTC-3). Entre os dois momentos se passaram 25 horas e 12 minutos. As informações são do Metrópoles.

Palmares - IPTU 2026

A Prefeitura de Agrestina realizou, nesta terça-feira (3), o 1º Encontro de Educação Inclusiva: Um Olhar Além das Explicações. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a APAE Agrestina e a Federação das APAEs de Pernambuco, reunindo coordenadores da rede municipal para discutir práticas pedagógicas voltadas ao atendimento de estudantes da educação inclusiva.

A programação incluiu roda de conversa, dinâmicas, orientações técnicas e estudo de casos, com troca de experiências entre profissionais da rede. O encontro também buscou ampliar a articulação entre o ensino regular e a instituição especializada, com foco no acompanhamento de estudantes atendidos pela educação inclusiva.

Durante a atividade, o presidente da APAE Agrestina, Josenildo Santos, destacou a importância da atuação conjunta entre escola, família e rede de apoio. “Quando falamos em educação inclusiva, não estamos tratando apenas da sala de aula, mas de todo um contexto que envolve família, profissionais e rede de apoio. Nosso papel é contribuir com conhecimento técnico e acompanhamento especializado, somando forças com o município para garantir que cada estudante tenha suas necessidades compreendidas e respeitadas”, afirmou.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) criticou o governo de Pernambuco após a divulgação dos dados mais recentes do Censo Escolar. Segundo o parlamentar, o Estado vive um “retrocesso” em uma área que já foi motivo de orgulho para os pernambucanos.

“O cenário atual mostra que a educação de Pernambuco está sendo desmontada. Por fora, é muita propaganda. Por dentro, a educação está caindo aos pedaços”, afirmou. O deputado lembrou que, em 2015, Pernambuco alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), consolidando-se como referência nacional em educação integral. O período também foi marcado pela expansão do ensino técnico e profissional e pela ampliação da rede de ensino em tempo integral.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participará nesta quinta-feira (5) do fórum Pernambuco Export, evento voltado ao debate sobre infraestrutura de transportes, energia e mineração. Promovido pelo Brasil Export, o encontro será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife, a partir das 9h.

Durante a programação, o ministro integrará o painel dedicado à infraestrutura portuária, um dos principais temas do evento. O fórum reúne lideranças empresariais, gestores públicos e especialistas para discutir desafios e perspectivas do setor logístico e portuário no estado e no país.

O Pernambuco Export também contará com homenagens a representantes do setor portuário brasileiro. As discussões devem abordar temas relacionados à gestão portuária, investimentos em infraestrutura e estratégias para ampliar a competitividade logística.

Familiares e amigos de Isa Geane Soares Campelo da Paz iniciaram uma campanha para mobilizar doadores de sangue em favor da paciente, que está internada no Hospital Dom Helder Câmara, no Recife. As doações podem ser feitas no Hemope Recife, na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30. Após a doação, os voluntários devem enviar o comprovante para o número (81) 99736-0891, para identificação da campanha.

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu a decisão da CPMI do INSS, tomada em votação simbólica e feita em bloco na quinta-feira (26), de quebrar os sigilos da empresária Roberta Luchsinger, amiga de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O magistrado concordou em parte com o pedido da defesa da empresária. Para Dino, a CPMI não poderia ter aprovado a quebra de sigilo em uma votação em bloco, mas sim em análise individualizada do requerimento. As informações são da CNN.

Por Dércio Alcântara

Quando no 8 de janeiro de 2023 o Congresso foi invadido e vandalizado, um paraibano estava na cadeira de presidente da instituição e não titubeou em defender a democracia, autorizando as primeiras prisões dos golpistas.

O nome dele é Veneziano Vital do Rêgo, o cara que entrou para a história como a última linha de defesa do estado democrático de direito e em defesa do parlamento naquele dia.

O deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) foi novamente indicado para a vice-liderança do governo do presidente Lula na Câmara dos Deputados, consolidando sua permanência, pelo quarto ano consecutivo, em uma das posições mais estratégicas da articulação política do Palácio do Planalto no Congresso Nacional.

A recondução reforça o prestígio político de Waldemar junto à base governista e evidencia seu peso nas articulações que sustentam a agenda do Executivo na Câmara. Sua permanência no posto demonstra confiança, capacidade de diálogo e presença ativa nas negociações de temas relevantes para o país.

Com atuação firme e trânsito político em Brasília, Waldemar segue ocupando um espaço de destaque dentro da engrenagem do governo, contribuindo para a construção de entendimentos e para o fortalecimento da governabilidade.