Daniel, Guilherme e Débora cotados para secretariado de Raquel  

Encerrada a apuração e declarada a vitória de Raquel Lyra (PSDB) para o Governo de Pernambuco, as atenções agora se voltam para o futuro secretariado que a tucana só deverá anunciar em dezembro. Até lá, muitos nomes devem ser especulados, alguns com maior força e outros nem tanto, mas o desenho do organograma deverá ser montado por Raquel junto com a vice, Priscila Krause (Cidadania), nestes dois meses.

Um dos nomes mais cotados é o do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), que não conseguiu se reeleger. Há quem pense nele como secretário da Casa Civil ou de Governo, embora não seja uma figura tão simpática ao meio político. Mas foi um dos pilares na campanha vitoriosa de Raquel, e precisará ficar em evidência para poder disputar a Prefeitura do Recife em 2024. 

Veja outras postagens

Da CNN Brasil

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), deixou a relatoria do caso envolvendo o Banco Master, mas poderá voltar a analisar o processo caso o julgamento seja remetido para a Segunda Turma da Corte, da qual é membro. A apuração é do analista de Política da CNN Matheus Teixeira.

Toffoli deixou a relatoria do caso após uma reunião a portas fechadas com os demais ministros. A decisão ocorreu em meio a uma série de suspeitas levantadas contra o ministro, que culminaram em um relatório de mais de 200 páginas elaborado pela PF (Polícia Federal) e entregue ao presidente do Supremo, Edson Fachin.

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, filiado à Rede Sustentabilidade, oficializa nesta quarta-feira (18) sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco. Ele deve ser o nome do campo político liderado pelo deputado federal Túlio Gadêlha, grupo que também projeta o ex-deputado Paulo Rubem Santiago como pré-candidato ao Senado. A entrada de Alfredo Gomes na disputa é apresentada como uma alternativa ao cenário de polarização entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife João Campos (PSB).

Apesar do lançamento, o nome do reitor ainda não foi testado nos levantamentos eleitorais. Além disso, o projeto político precisará dialogar com o PSOL, que integra a mesma federação e já colocou o ex-vereador Ivan Moraes como pré-candidato ao Palácio do Campo das Princesas. A tendência é que o plano de governo de Alfredo Gomes seja estruturado a partir da educação como eixo central do desenvolvimento, com propostas voltadas à interiorização de oportunidades, à inclusão social, à justiça social e ao enfrentamento das desigualdades regionais e econômicas do estado. As informações são do Leia Já.

Ipojuca - No Zap

Entre estandartes coloridos e fantasias irreverentes, um bloco de rua no Carnaval pernambucano de 2026 decidiu trocar o frevo pelo debate público. Um desfile apresentou alegorias críticas à governadora Raquel Lyra (PSD) e trouxe como tema central a crise envolvendo a empresa de ônibus intermunicipais Logo Caruaruense, pertencente ao ex-governador João Lyra Neto, pai da gestora. Além disso, o aumento da tarifa de ônibus para R$ 4,50, aprovado com o aval do Governo de Pernambuco, também foi alvo de cobranças por parte das pessoas.

Os brincantes carregavam placas em formato de ônibus, com destaque para a tarifa R$ 4,50, enquanto estandartes faziam trocadilhos com mobilidade, fiscalização e transparência. Em tom de sátira, a cobrança mesclou estética carnavalesca com protesto político, prática tradicional do carnaval de rua pernambucano, historicamente marcado por crítica social.

O escândalo da Logo Caruaruense foi revelado em janeiro deste ano após o portal Metrópoles informar que a empresa do pai da governadora estava operando sem Certificado de Registro Cadastral (CRC) válido desde janeiro de 2023, sem vistorias obrigatórias e sem pagar as taxas estaduais no mesmo período. Além disso, a frota possuía ônibus com idade acima do limite legal e com inspeções vencidas. O episódio gerou repercussão política, incluindo pedido de impeachment protocolado na Assembleia Legislativa.

Após a divulgação das denúncias, a empresa comunicou a devolução das linhas e encerrou definitivamente as atividades em janeiro de 2026, com promessa de pagamento dos direitos trabalhistas aos funcionários. Contudo, até o momento não há informações se os débitos foram quitados.

Caruaru - IPTU 2026

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), anunciou nesta quarta-feira (18) que encaminhou uma representação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, que publicou um vídeo na noite de domingo entregando adesivos com a mensagem: “O Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”. O material também tinha uma imagem do candidato à Presidência pelo PL beijando o pai, Jair.

Em resposta, a ação protocolada por Lindbergh acusa o ex-ministro da prática de propaganda eleitoral antecipada e pede a concessão de liminar para retirada imediata de conteúdo divulgado nas redes sociais. Além disso, o documento solicita o estabelecimento de uma multa para caso de descumprimento e exige o envio do caso ao Ministério Público Eleitoral para apuração de eventual abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. As informações são do jornal O Globo.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o reajuste para servidores do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU), mas vetou trechos da medida que estabelecem benefícios adicionais, os chamados “penduricalhos”. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18).

Segundo o Palácio do Planalto, Lula vetou os dispositivos que previam reajustes escalonados até 2029 porque a fixação de aumentos para períodos posteriores ao término do atual mandato contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal, que veda a criação de despesa obrigatória nos últimos dois quadrimestres do mandato que não possa ser cumprida integralmente dentro dele. Portanto, a decisão do presidente prevê o aumento para 2026, mas veta aumentos para os exercícios de 2027, 2028 e 2029. As informações são do Correio Braziliense.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

No último dia oficial da folia no Recife, o prefeito João Campos (PSB) antecipou um balanço do Carnaval na cidade. Afirmou, na noite de ontem (17), ter sido ainda mais especial porque a festa contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o prefeito, o presidente Lula telefonou no dia seguinte para dizer que ficou encantado com o Galo da Madrugada e gostado muito da festa do maior bloco do mundo, de acordo com o Guiness Book. “Tão importante quanto ele ter vindo é a gente ver o carinho com que o povo trata ele. É impressionante”, declarou, reforçando ter ficado ao lado dele o tempo todo. Um camarote especial foi montado ao lado do espaço oficial do Galo. O acesso foi restrito a algumas autoridades.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Rudolfo Lago
Do Correio da Manhã

Para não dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem, como dizia Chico Buarque, assessores de VDM na sua equipe, ele foi aconselhado lá atrás a declinar quando a Acadêmicos de Niterói resolveu que seu enredo de 2026 iria homenageá-lo e contar a sua história. Lula respondeu que homenagem não se recusa. Sugeriu-se a transferência do enredo para 2027, ano não eleitoral. Assim não aconteceu. Mas a verdade é que nos dias que antecederam ao domingo (15), a ficha do risco começou a cair pesada no Palácio do Planalto. E feita, então, toda uma megaoperação de contenção de danos. Nenhum ministro desfilou. Nenhum petista com mandato saiu na escola.

Lula cumprimentou todas as escolas

A primeira-dama Janja da Silva declinou de sair no alto de um carro alegórico. Escoltado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), Lula desceu à avenida e cumprimentou o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Acadêmicos de Niterói. Mas depois fez o mesmo com os representantes de todas as outras escolas que desfilaram no domingo de Carnaval. Não poderia vir a ser acusado de ter privilegiado só a escola que lhe homenageou.

Morreu ontem (17), aos 92 anos, em Recife, o engenheiro Mário Antonino. Em Afogados da Ingazeira e no Pajeú, era muito lembrado por ser o engenheiro responsável pela construção da Barragem de Brotas. A causa da morte não foi informada. Também não há informações sobre velório e sepultamento.

A Barragem de Brotas teve início em 1974 e o seu término ocorreu no ano de 1976. O gestor do município era Silvério Queiroz e o governador, Eraldo Gueiros Leite, com participação de nomes como o então Secretário Francisco Perazzo. As informações são do Blog do Nill Júnior.

Por Silvino Teles*

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma condição de saúde mental que vai além da preocupação cotidiana. Caracterizado por medo excessivo e persistente, muitas vezes sem causa específica, o transtorno impacta de forma profunda diferentes áreas da vida, como as relações sociais, a estabilidade financeira e os vínculos afetivos.

No convívio social, pessoas com TAG costumam enfrentar dificuldades para manter interações frequentes. A antecipação constante de problemas, o receio de julgamentos e a necessidade de controle podem levar ao afastamento de amigos, familiares e eventos sociais. Esse isolamento progressivo contribui para sentimentos de solidão e pode agravar ainda mais os sintomas de ansiedade.

No carnaval, muitos turistas pousaram na capital pernambucana cantando “Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço”, canção do cantor e compositor Luiz Bandeira. Parodiando o grande mestre de frevos, entre os quais “É de fazer chorar (Quarta-feira ingrata)”, cantei “Voltei, Bonito”. Fugindo do agito da folia, regressei, na verdade, ao hotel Refúgio do Rio Bonito, onde passei o carnaval do ano passado e adorei.

Tem de tudo que se busca para um relax completo em quatro dias: conforto na hospedagem, com chalés e suítes maravilhosos, uma paisagem campestre encantadora, friozinho de montanha, piscina aquecida, trilhas na mata atlântica e um jeito muito especial de acolher o hóspede, além de uma comida gostosa, a começar pelo café da manhã bem regional.

Joel de Hollanda*

No último 31 de janeiro, cercado pelo afeto da família, lúcido como sempre foi e atento às inquietações institucionais que hoje desafiam o Brasil, o senador Pedro Simon completou 96 anos de vida.

Noventa e seis anos não apenas de existência, mas de coerência. De altivez. De compromisso público. Tive o privilégio de com ele conviver durante quatro anos no Senado Federal. Ele, honrando o Rio Grande do Sul. Eu, representando Pernambuco.

O Carnaval apagado de Raquel

A máxima de que políticos precisam ser vistos em eventos populares, como o Carnaval, São João ou procissões religiosas, segue mais atual do que nunca. Não foi à toa que o próprio Lula (PT), em plena pré-campanha à reeleição, dispensou o tradicional descanso dos presidentes em praias restritas para circular pela folia do Recife, de Salvador e do Rio de Janeiro.

E, por bem ou por mal, virou pauta nacional pela controvérsia envolvendo o desfile em sua homenagem na Sapucaí. Já em Pernambuco, o contrário ocorreu com Raquel Lyra (PSD). Mesmo apelando a dezenas de postagens nas redes sociais, ela levou a pior e acabou ironizada até por artistas nacionais.