Dani Portela solta o verbo contra Gilson: “retrocesso”

A deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura do Recife Dani Portela, do PSOL, criticou Gilson Machado, ex-ministro e pré-candidato pelo PL, ao falar sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife. As informações são da Folha de Pernambuco.

Portela destacou a inaptidão política de Machado, afirmando que ele é “melhor sanfoneiro do que político” e afirmou que o Recife possui tradição progressista.

“Gilson foi um péssimo ministro; é melhor sanfoneiro do que político. Não vejo quem possa polarizar. Recife não é uma capital conservadora; esta cidade foi palco de muitas lutas revolucionárias. A história de Recife sempre foi de progresso, mudança e revolução. Não cabe retrocesso”, declarou a parlamentar.

“Precisamos colocar Gilson nesse lugar e lembrar que ele representa o pior presidente que este país já teve, que não trouxe nada para Pernambuco e Recife”, completou.

Ela enfatizou a necessidade de se distinguir no cenário político, destacando a importância de focar no futuro e não em alinhamentos tradicionais à esquerda ou à direita.

“Acho que precisamos demarcar nosso espaço e mostrar que somos diferentes. Vamos disputar a cidade, não apontando para a esquerda ou para a direita, mas para um futuro menos desigual. Afinal, em pleno século XXI, vivemos em uma das capitais mais desiguais do país”, afirmou a pré-candidata pelo PSOL à Prefeitura do Recife, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

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Saiba como anda a esportiva Rampage R/T

A versão R/T da Ram Rampage, a mais potente das picapes 100% brasileiras, até chegou ao mercado no ano passado cheia de recursos – mas tinha muitos opcionais e acessórios, encarecendo-a. Agora, a linha 2024 traz de série vários equipamentos então vendidos à parte – como a iluminação ambiente em LED, bancos do motorista e do passageiro elétricos e som premium Harman Kardon de 10 alto-falantes e 360 watts de potência. E isso a deixou bem mais requintada. Este colunista testou o modelo por mais de 2 mil quilômetros, nas boas – e caras – pedageadas de São Paulo e Goiás. Veja como anda a mais esportiva também exportada para a Argentina e o Chile. O modelo, convenhamos, é muito confortável – embora tenha menos espaço físico do que as tradicionais Chevrolet S10, Toyota Hilux ou Ford Ranger. E ainda tem acabamento superior às picapes rivais. Mas a cabine tem, com certeza, o interior mais premium possível entre as concorrentes, com acabamento acima da média, semelhante ao adotado por modelos como o Commander – da qual herda, por sinal, alguns equipamentos, como os freios a disco na traseira etc.

Esta versão, para reforçar o pacote de (muito) boas conveniências, veio, por exemplo, com capota rígida elétrica – um mimo extra de R$ 12.195 que transforma a caçamba em um porta-malas inviolável, que pode ser pode ser aberta e fechada a distância. Nela, estão todos os equipamentos básicos, digamos assim, para um carro de mais de R$ 300 mil: piloto automático adaptativo, assistente de faixa, frenagem de emergência e sete airbags e controles de estabilidade e de descida e assistente de partida em rampa. O ar-condicionado é automático de duas zonas. O freio de estacionamento é eletrônico, com retenção automática, o tal do Auto Hold. O que seria opcional em outros modelos, como espelhos com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico e até câmera de ré, são básicos em todas as versões. Sem falar dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, do sensor de chuva e do acendimento automático dos faróis.

Conjunto de motor – Bem, mas em estradas boas, chamou mais a atenção o conjunto de motor de câmbio. Até o barulho que os dois escapes proporcionam nas aceleradas marcou o teste. Afinal, é a versão mais esportiva da turma – que inclui a Rebel (diesel ou gasolina), Laramie (diesel ou gasolina). A R/T tem, sob o capô, um motor 2.0 Hurricane 4 a gasolina. Ele gera potência de 272cv e torque de 40,8 kgfm. Segundo a marca, garantem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos – e 220 km/h de velocidade máxima. No caso, o câmbio é automático de 9 marchas e a tração 4×4 permanente – só há, na verdade, apenas um botão para que seja acionada a reduzida. 

Por falar nisso, a versão é tão confortável, num nível de automóvel, que nem parece que ela tem, além do 4×4 (sem bloqueio de diferencial, claro), ângulos de entrada e de saída maiores do que as concorrentes. São, por exemplo, 25,7 cm de vão livre do solo, 25° de ângulo de ataque, 24,5° de saída e 23,1° de ângulo de transposição de rampas. O câmbio, por sinal, é suave, sem trancos – e ainda há a possibilidade, bem legal, de se usar as aletas atrás do volante – e haja, então, acelerações fortes, vigorosas e barulhentas. E principalmente quando a teclinha R/T no painel frontal é acionada, elevando as RPMs.A suspensão é firme, mas sem ser dura, tratando bem os ocupantes em buracos e lombadas – e ainda segura firme nas curvas e inclinações. A direção elétrica, progressiva, dá respostas diretas, agradáveis – passando segurança (e prazer) ao condutor. 

O sucesso dos SUVs e outras novidades do primeiro semestre

Cinco em cada dez automóveis vendidos no Brasil são utilitários esportivos, segundo dados da Fenabrave, a federação dos distribuidores de veículos brasileira. Isso significa uma participação de mercado de 49,7%, contra os 45,5% de 2023. Nos seis primeiros meses de 2024,  conforme dados levantados pelo site Autoo, o Volkswagen T-Cross lidera com 31.519 unidades. O site lembra que o SUV da marca alemã foi o primeiro do segmento médio, entre os mais vendidos, a receber novidades. Passou a ter retoques no desenho e uma nova central multimídia entre as principais mudanças. Em seguida, ainda levando em conta as vendas dos seis primeiros meses do ano, vem o Hyundai Creta (30.531), que terá mudanças ainda neste semestre, adotando o mesmo visual aplicado em outros mercados emergentes, como o da Índia. Depois, em terceiro lugar, vem o Chevrolet Tracker (28.865), outro que vai mudar, mas apenas no primeiro semestre de 2025.

Ainda segundo o levantamento do Autoo, o mercado geral trouxe algumas surpresas nesse período. A picape Fiat Strada, por exemplo, teve mau desempenho em junho, com 7.551 emplacamentos – perdendo para o Volkswagen Polo, que vendeu 9.683 unidades e acabou o semestre como o carro mais vendido do Brasil. Foram 57.864 unidades contra 56.601 da picape da marca italiana, que ficou na segunda colocação. Em relação ao mês de junho, a liderança ficou, no entanto, com o Hyundai HB20, com 9.760 vendas. No acumulado do ano, ficou em terceiro o Chevrolet Onix, com 43.603 emplacamentos. O Fiat Argo fecha os cinco primeiros com 39.624 unidades vendidas. 

Confira os 10 carros mais vendidos no primeiro semestre

PosiçãoModeloTotal
Volkswagen Polo57.862
Fiat Strada56.601
Chevrolet Onix43.603
Hyundai HB2042.696
Fiat Argo39.624
Fiat Mobi32.240
VW T-Cross31.519
Hyundai Creta30.531
Onix Plus29.907
10°Chevrolet Tracker28.865

Eletrificados mostram força – Os 14.396 emplacamentos em junho (o terceiro melhor mês da série histórica) fizeram o primeiro semestre de 2024 registrar um total de 79.304 veículos leves eletrificados vendidos no Brasil. Esse total representa um aumento expressivo de 146% sobre os 32.239 do primeiro semestre de 2023 e de 288% sobre os 20.427 do primeiro semestre de 2022. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) prevê que 2024 terminará com um novo recorde de mais de 150 mil veículos eletrificados vendidos no ano, o que significaria um crescimento em torno de 60% sobre os 93.927 de 2023. Os eletrificados incluem todas as tecnologias: BEV 100% elétricos, PHEV híbridos elétricos plug-in, HEV flex e a gasolina (não plug-in) e os micro-híbridos MHEV, com baixa grau de eletrificação.

Volvo: carregador, só para carro da marca – A Volvo vai começar a cobrar agora em julho pelo carregamento de carros híbridos plug-in e elétricos de outras marcas em seus mais de mil eletropostos. Serão duas taxas: uma de conectividade de R$ 2,50 (para usar o carregador) e mais R$ 4 a cada kWh abastecido. Os donos de modelos da da marca, claro, não precisam pagar nada. Motivo: muitas vezes os clientes da marca encontravam os carregadores lotados e com veículos de outras fabricantes (75% do uso são de veículos “não-Volvo”, provavelmente BYD). A Volvo tem 52 pontos de recarga rápida espalhados em quatro regiões do Brasil: Sudeste com 23 instalações, Centro-Oeste e Sul com sete, cada, e Nordeste, com 13. A Volvo diz que mais de 19 mil quilômetros de rodovias estão conectados e que, com os 101 carregadores prometidos, a cobertura aumenta para 33.650 km.

Chinesa GAC anuncia US$ 1 bi para o Brasil – A montadora chinesa GAC divulgou por meio do seu site mundial a intenção de investir US$ 1 bilhão para construir uma fábrica de veículos e um centro de pesquisas no Brasil. Esse dinheiro seria usado nos planos para estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e depósitos para peças de reposição. A empresa produz automóveis a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in e décadas de experiência em joint ventures com empresas como a Honda e a Toyota.

GWM lança serviço de assinatura – A GWM Brasil acaba de lançar o seu novo serviço de aluguel de automóveis, o Assinatura GWM. Ele segue diversas facilidades para o cliente como permitir, por exemplo, a assinatura do veículo pelo próprio site oficial da marca. Além disso, a montadora trouxe parceiros especializados no setor de locação para cuidar de toda a parte operacional, os quatro maiores do Brasil: Localiza, Unidas, Movida e LM. Inicialmente, a opção está disponível para a linha Haval H6, líder de vendas no mercado de veículos eletrificados em junho. Os planos têm preços a partir de R$ 4.389 para o Haval HEV2. O cliente tem a opção de escolher entre planos de 12, 24, 36 ou 48 meses, com quilometragem mensal de 1.000, 1.500, 2.000, 2.500 ou 3.000 km. Ao finalizar a seleção, o sistema disponibilizará a opção dos quatro parceiros de operação, o que permitirá ao cliente a escolha da operadora que seja mais conveniente para sua região ou com a qual já tenha uma relação de confiança. A previsão é que, dentro de 60 dias, o Assinatura GWM também esteja disponível para a linha Ora. Esse valor coloca o Haval H6 na mesma faixa de preços de carros menores equipados apenas com motores a combustão e com menor nível de equipamentos, o que é outro diferencial muito importante para o consumidor brasileiro interessado em conhecer a nova tecnologia dos modelos eletrificados. A GWM será responsável pela maioria das interfaces com o cliente, como a captação no site ou na concessionária, entrega do veículo e manutenção. E ela garante que enquanto o prazo de entrega nos planos disponíveis no mercado varia, na média, entre 70 e 90 dias, no Assinatura GWM ele será, em média, de 10 a 15 dias.

Novo BMW X2 no Brasil – A BMW acaba de apresentar no Brasil a nova geração do X2 no Brasil. São duas versões: uma a combustão, com motor 2.0 turbo de quatro cilindros, e outra elétrica (a iX2 xDrive30 M Sport). Ambas vêm com o pacote M Sport e têm preço de R$ 388.950 e R$ 443.950, respectivamente. Na versão a combustão, o 2.0 turbo é capaz de entregar 204 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. O câmbio, por sua vez, é automatizado de sete marchas e a tração integral. Com esse conjunto, a velocidade máxima é de 231 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos. A configuração elétrica faz o o X2 render 230 cv de potência e 50,3 kgfm de torque. Para o final do ano, a marca alemã vai trazer do X2 xDrive35i M Sport com motor 3.0 de seis cilindros.

Nordeste tem o etanol mais caro do país – A mais recente análise do índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, revelou que o preço médio do litro do etanol comercializado a R$ 4,64 na região Nordeste no fechamento de junho foi o mais caro de todo o país, registrando também o aumento mais expressivo ante a primeira quinzena, de 0,43%. O litro da gasolina foi encontrado a R$ 6,16, com preço estável. Já o diesel comum e o S-10 apresentaram aumento de 0,67% e 0,50%, fechando a R$ 6,01 e R$ 6,08, respectivamente. “Estados como Pernambuco ocupam o topo do ranking dos aumentos mais expressivos de todo o país para o etanol e para a gasolina. Além disso, em Sergipe foi encontrado o litro do etanol pela média mais cara. Como resultado, o combustível foi considerado mais econômico para abastecimento somente na Bahia e no Piauí”, diz Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

Bajaj inaugura fábrica em Manaus – A montadora de motos indiana Bajaj inaugurou oficialmente na semana passada, em Manaus, no Amazonas, a primeira fábrica da marca fora da Índia, com capacidade para 20 mil motos por ano. Ela já produz a Dominar 400, principal produto da marca no mercado brasileiro e a expectativa é de que já a partir de julho 1,5 mil unidades saiam da linha de montagem mensalmente. A Bajaj tem 21 concessionárias e quer ultrapassar 30 até o fim deste ano — e já negociou 7,5 mil unidades. A fábrica localizada no Polo Industrial de Manaus tem 150 funcionários diretos e indiretos e opera em regime de CKD, quando se monta os kits e componentes trazidos da Índia. 

BMW R12 brasileira – As vendas no mercado brasileiro começam em setembro, mas desde o fim de junho que a BMW R 12 está sendo fabricada na unidade industrial do grupo alemão em Manaus, no Amazonas. Nesta nova geração, a R 12 tem motor boxer que entrega 95cv a 6.500. Seu tanque é no formato clássico de gota, que junto com o assento e o amplo paralama da roda traseira criam um design clássico de uma Cruiser. A R 12 também conta com rodas de 19” e 16” e fornece uma posição de pilotagem muito confortável. Com sete anos de existência, a planta amazonense acumula produção de mais de 100 mil motocicletas.

Sahara 300 tem recall – A Honda anunciou essa semana a convocação dos donos de todas as versões do modelo Sahara 300, ano/modelo 2024, para substituição da fiação principal da motocicleta. A campanha envolve 24.369 unidades e o atendimento aos clientes terá início neste 8 de julho. Segundo a Honda, em algumas unidades pode ocorrer o desligamento repentino do motor por rompimento do filamento do fusível principal. “Essa ocorrência, em situação de tráfego em velocidade, poderá causar queda, danos materiais, lesões graves e até fatais aos ocupantes da motocicleta e/ou a terceiros”, explica o comunicado da empresa.

Estacionar em frente à rampa de acesso pode ser infração gravíssima – A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, essa semana, um projeto que define como infração gravíssima estacionar na frente das rampas de acesso para pessoas com deficiência ou de mobilidade reduzida (PL 1211/2019). A proposta é do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e foi relatada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), por sinal cadeirante.

Férias e aluguel de carros: quais cuidados tomar? – Julho, mês das aguardadas férias escolares, geralmente é marcado por viagens em família. Segundo um levantamento realizado pela empresa de viagens CVC, o setor de turismo terá um aumento de 10% em comparação ao mesmo período no ano passado. A  agência de viagens Decolar, por exemplo, registrou um crescimento de 107% na procura por pacotes em relação a 2023. Na maior parte dos casos, esses roteiros são feitos de carros – e preferencialmente alugados. Mas quais são as orientações para acertar na hora da locação? A gerente comercial do V1 Aluguel, serviço de locação de carros 100% digital, Thaís Augusta, traz algumas dicas para você não vacilar na hora de escolher o veículo mais apropriado para a sua viagem.

Evite alugar carros no aeroporto – Para quem vai viajar de avião e pretende alugar um carro no destino, a locação no aeroporto pode parecer uma boa pedida. Entretanto, há taxas adicionais que costumam encarecer o serviço. “É importante realizar uma pesquisa com antecedência e determinar se vale a pena a economia de tempo ao locar o carro no aeroporto. Principalmente devido às filas que se formam por conta da alta demanda nos aeroportos, além das taxas e preços mais altos”, explica.

Escolha o veículo mais apropriado – Optar pelo carro mais em conta nem sempre vai suprir as necessidades da viagem. Por isso, vale analisar quantas pessoas irão viajar, por quanto tempo o veículo será utilizado e por onde ele passará: serão estradas de terra ou ruas asfaltadas, por exemplo? É importante ter isso definido com antecedência para poder escolher o carro ideal para sua viagem.

Acompanhe a vistoria – Um erro comum dos motoristas é não ler a descrição do veículo e suas características, resultando em gastos imprevistos. Antes de sair da locadora com o automóvel, verifique se há riscos e marcas, se o estepe, macaco e chaves de roda estão no veículo, e não deixe de levar uma cópia da inspeção. Embora o cotidiano corrido em que vivemos hoje pode tornar mais difícil a vistoria presencial, a gerente comercial afirma que é um passo imprescindível. “Estar presente para verificar item por item e se o veículo condiz com o que foi contratado é de suma importância. Assim, o motorista evita qualquer desentendimento em relação ao automóvel que utilizará durante sua viagem.”

Use pacotes de proteção – A contratação das proteções têm um impacto significativo no conforto durante a viagem, uma vez que as coberturas incluem eventos adversos como furtos, incêndios, acidentes de trânsito e afins.

Viaja com criança? Leve a cadeirinha – Item obrigatório para o transporte de crianças de até quatro anos de idade, a cadeirinha pode pesar no contrato de locação. Portanto, o ideal é levar uma cadeirinha própria.

Cancelamento gratuito – Para quem procura economizar, o cancelamento gratuito é ideal. Realizar uma  pesquisa a cada duas semanas, com a mesma data e local de retirada, pode revelar valores mais baixos. Tudo depende da temporada e da demanda corrente.

Tanque cheio – Enquanto algumas locadoras oferecem a opção de devolver o veículo com  tanque cheio ou vazio, o mais recomendado é optar pelo tanque cheio. “Para muitos, o cálculo e planejamento para entregar o veículo com o tanque vazio são difíceis. O mais indicado é optar pela devolução com o tanque cheio “, afirma.

Quilometragem – Com opções de quilometragem livre ou controlada, alguns motoristas ficam em conflito: economizo optando pela controlada, mas limito o quanto posso rodar no dia, ou pago um pouco mais e ando de carro sem limite diário? Por isso, o planejamento é muito importante, uma vez que o usuário sabe o quanto irá se deslocar e quais pontos turísticos quer conhecer.

Aluguel de carros online Para maior conforto, agilidade e tranquilidade, a locação de veículos por meios digitais é ideal. Na maioria das locadoras digitais, o usuário realiza tudo pelo aplicativo — cadastro, documentação, local de retirada do veículo — e, em questão de minutos, já está dirigindo. “Outra opção que traz maior conforto para o usuário é a entrega do veículo onde ele está, facilitando ainda mais seu deslocamento”, diz Thaís Augusta.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Por João Batista Rodrigues*

No próximo dia 13 de julho, a cidade turística de Triunfo sediará o encontro de Ex-Xepeiros, nome dado aos sócios internos e externos da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), instituição fundada nos anos 30 por estudantes para oferecer moradia e refeições na capital do estado a alunos do interior de Pernambuco e de outros estados.

Na época da fundação da Casa do Estudante, Recife era o maior centro educacional do Nordeste, oferecendo cursos de Direito, Medicina, Odontologia, Engenharia, entre outros de grande importância na formação acadêmica dos estudantes que sonhavam em conquistar um diploma universitário. A cidade atraía estudantes de todo o Brasil, mas a falta de alojamento e locais para refeições para estudantes pobres do interior motivou a criação desse abrigo estudantil.

Desde então, a CEP tem prestado relevantes serviços à comunidade estudantil, oportunizando a formação e o desenvolvimento econômico de diversas pessoas, especialmente do interior pernambucano, que, sem essa ajuda, dificilmente poderiam estudar na capital, o único centro universitário da época.

A expressão “Namore com um xepeiro(a) e case com um doutor(a)” era frequentemente dita com orgulho pelos beneficiários da Casa em suas tentativas de conquista amorosa na praça do Derby. De fato, a Casa do Estudante formou muitos “doutores” para o Nordeste. Entre estes estão o anestesista do Hospital Português Antônio Silvino Teles, o cardiologista Edmundo Viana do Hospital Santa Marta em Serra Talhada, Dr. Benome, de São José do Egito, João Lopes Bodinho e José Eudes Alencar .

Em Triunfo, onde ocorrerá o encontro, dois prefeitos passaram pela CEP: o atual prefeito e médico anestesiologista Luciano Bonfim, e o ex-prefeito João Batista, advogado municipalista, além dos vereadores Carlos Ferraz e Antônio Estevão.

Na política e na gestão pública, a Casa do Derby abrigou personalidades como Carlos Porto e Adalberto Farias, ex-deputados e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado; o ex-deputado Vital Novaes; o ex-secretário estadual João Arraes; o ex-ministro Everardo Maciel; Tadeu Novaes, ex-prefeito de Carnaubeira da Penha; Brivaldo, ex-prefeito de Bodocó; Tadeu Alencar, ex-vereador de Belém do São Francisco; Euclides Mendes e Ivo, ex-vereadores de Ouricuri; Geni Pereira, ex-prefeito de Serra Talhada; Francisco Freire, ex-presidente da Câmara de Petrolina; Ângelo Ferreira, prefeito de Sertânia; Rona Leite, vereador de São José do Egito; e Renê Alencar, vice-prefeito de Parnamirim, entre outros.

Os músicos Capiba e Ednaldo Queiroz, e o artista plástico Juracy Jusee também são prova de que o talento artístico frequentava os corredores da Casa do Estudante.

Ao longo de sua existência, a CEP enfrentou momentos de turbulência e ameaças de fechamento. Nesses momentos, a voz e a luta de ativistas como Iêdo Ferraz, Marcos Príncipe, Gilberto Rodrigues, Adaildo Carvalho, João Arnaldo, Manoel José e Paulo Novaes foram essenciais para garantir que este patrimônio continuasse a atender os estudantes do interior.

Apesar das dificuldades, a convivência na Casa sempre foi harmoniosa. Para matar as saudades e reviver as histórias, os ex-sócios, agora espalhados por diversos municípios sertanejos e outras regiões brasileiras, se reunirão no próximo final de semana em Triunfo. O evento será uma oportunidade para comemorar o orgulho de terem sido Xepeiros, no “oásis do sertão”, aproveitando o clima friozinho da cidade. Mais informações podem ser obtidas com Iêdo Ferraz pelo telefone 075-99298-8323.

*Advogado Municipalista, ex-Prefeito de Triunfo e ex-Xepeiro.*

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), disse neste sábado (6), ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o estado é o melhor do Brasil porque nunca foi governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O ex-presidente participou da Conferência Anual de Ação Política Conservadora, conhecida como Cpac, realizada em Balneário Camboriú (SC).
“Santa Catarina é o melhor Estado do Brasil porque o PT nunca governou aqui e não vai governar. Se Deus quiser, em 2026 nós vamos ter de novo Jair Bolsonaro como presidente do Brasil”, afirmou Jorginho. As informações são do Poder360.

Mais cedo, o ex-presidente discursou na abertura do evento e afirmou que a direita está unida e irá “redirecionar” o destino do Brasil. “Juntos, podemos redirecionar o destino desta nação. Podemos, não. Nós redirecionaremos o futuro desta nação. Somos um país que tem tudo para ser destaque do mundo. Falta pouquíssima coisa. Tenho certeza que nós atingiremos juntos esse objetivo. Não tenho ambição pelo poder. Eu tenho uma obsessão pelo nosso Brasil”, declarou.

Na noite deste sábado (6), o PSB retirou a pré-candidatura do partido, até então disputada entre Paulo André e Ednaldo Moura Júnior, para fortalecer o escolhido da prefeita Nadegi, Diego Cabral.

O novo cenário fortalece a polarização entre o ex-prefeito Jorge Alexandre e o governista Diego Cabral.

Numa análise rápida, o maior beneficiado com a retirada da pré-candidatura do PSB é Jorge Alexandre, que já vinha liderando a última pesquisa divulgada com 47%, contra 13% de Diego Cabral.

Diego terá que defender o legado da prefeita Nadegi, que apresentou mais de 80% de desaprovação, na última pesquisa registrada no TSE.

Enquanto Jorge terá a missão de continuar agregando aliados contra Diego e Nadegi, e já conta com os apoios do ex-deputado Beto Accioly,  

vice-prefeito Delio Júnior, além de 9 vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Rene Cabral, irmão de Diego Cabral.

A pré-campanha de Diego Cabral em Camaragibe acaba de ganhar um apoio importante: João Campos prefeito do Recife e uma das maiores lideranças do PSB. Esse apoio estratégico foi articulado pelo ministro de Portos e Aeroportos e presidente do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho.

“Diego Cabral é um líder promissor, que já demonstrou seu compromisso com a população de Camaragibe. Seu perfil trabalhador e dedicado se alinha perfeitamente com os valores que defendemos no PSB,” afirmou João Campos durante o anúncio de seu apoio.

“Receber o apoio de João Campos é uma honra e uma responsabilidade. Sua gestão no Recife é um exemplo de inovação e eficiência, e tenho certeza de que, juntos, podemos trazer muitas melhorias para Camaragibe. Estamos aqui para escutar a população e trabalhar duro para transformar nossa cidade. Temos muito a fazer, desde a entrega de novos serviços até a humanização do atendimento público. Nosso objetivo é garantir que cada cidadão de Camaragibe tenha acesso a uma vida digna e a oportunidades de crescimento,” declarou Diego Cabral.

O ministro Silvio Costa Filho enalteceu a aliança política entre Republicanos e PSB. “O que estamos fazendo hoje é uma aliança estratégica em prol do povo de Camaragibe. Aqui estamos unindo a excelência da gestão de João e do PSB com a eficiência do jeito Republicanos de governar. Uma parceria política com o objetivo de fazer a vida do povo de Camaragibe mudar para melhor. Quando começar o jogo, vamos às ruas, conversar com a população e apresentar as nossas ideias”, pontuou. 

Por Ricardo Andrade*

Em todos os lugares se preserva o antigo, em consonância com a edificação do moderno, se ressignifica os espaços de pertencimento e identidade, os chamados “lugares de memória”. 

Recomeçar do zero é o que propõe a atual gestão da cidade do Paulista, na tentativa de total descaracterização do Cine-teatro Paulo Freire, diante da possibilidade da demolição de sua fachada. É como se os seus 80 anos, completados agora no mês de maio, fossem jogados no lixo, apagados da memória dos paulistenses, dos artistas, atores/atrizes, músicos/musicistas, poetas/poetisas.

No projeto do Centro Multicultural Ariano Suassuna, o Cine-teatro terá diminuída sua capacidade de público. Dos atuais 400 lugares, ele diminuirá para 260 lugares. Precisamos de um grande teatro, voltado para grandes espetáculos, e não apenas de um palco giratório, direcionado de forma gratuita, para o público em geral, do lado externo. 

Comparam esse projeto com o Teatro Luiz Mendonça, situado no Parque Dona Lindú, mas se esquecem que lá, o referido teatro conta com 597 lugares na platéia, e ainda tem uma Galeria de Arte e outros equipamentos ao seu redor. 

Como afirmou o ator, diretor e produtor teatral, Roberto Costa, natural do Paulista, “já faz tempo que as escolas fazem seus eventos no shopping e em outros lugares (teatros, Centro de Convenções, etc)”. Paulista merece um teatro que possa receber grandes espetáculos, esse que a Prefeitura irá reconstruir, servirá apenas para reuniões de secretarias e órgãos públicos. Nenhuma peça de renome irá querer vir se apresentar em Paulista pela falta de espaço e de estrutura. O IHGAAP, o Movimento Pró-Museu, a ALAP (Academia de Letras e Artes do Paulista) e o Sindicato dos Tecelões continuarão atentos na defesa de nosso patrimônio histórico-cultural. Inclusive, nessa semana o IHGAAP entregou à Secult/CEPPC (Secretaria Estadual de Cultura e Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, uma proposta de tombamento estadual. 

Viva o Cine-teatro Paulo Freire, patrimônio do povo de Pernambuco.

*Historiador, cientista político e presidente do Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico, Antropológico do Paulista, Coordenador do Movimento-Pró-Museu.

Com a demora na entrega do relatório das joias sauditas, o ministro Alexandre de Moraes só deve tomar qualquer decisão na próxima semana – inclusive a de levantar o sigilo e a de autorizar o compartilhamento do documento com a defesa dos investigados.

O ministro já sinalizou que pretende atuar com celeridade no caso, mas conforme informou o blog, a Procuradoria-Geral da República, caberá à PGR decidir se apresenta uma denúncia contra Bolsonaro – só os os delitos atribuídos ao ex-presidente pela PF possuem penas que podem chegar a 32 anos. Se uma eventual denúncia for aceita pelo STF, uma ação penal será aberta – e Bolsonaro será colocado no banco dos réus. As informações são do blog de Malú Gaspar, do O GLOBO.

Dentro da cúpula do PL, partido de Bolsonaro, já é dado como certo que a PGR vai denunciar o ex-presidente da República pelos mesmos crimes apontados pela PF: peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Na semana que vem, a PF espera concluir o relatório de outra investigação que traz ainda maiores preocupações ao entorno bolsonarista: o da trama golpista instalada no seio da antiga administração para impedir a posse de Lula.

Neste domingo (7), às 17 horas, Tuparetama se prepara para um evento literário marcante: o lançamento do livro “Meu Primeiro Jardim de Poesia”, do advogado e poeta Pedro Torres Filho. O evento acontecerá no recém inaugurado Beco das Artes e contará com a presença confirmada de renomados artistas, como Maciel Melo, Dedé Monteiro e Ésio Rafael.

Pedro Torres, filho de Pedro Torres Tunu, figura proeminente na política pernambucana e também renomado poeta, revela que sua obra é um mosaico de influências poéticas, desde o decassílabo das tradições clássicas até as sextilhas e sonetos que ressoam com a poética nordestina. “Meu Primeiro Jardim de Poesia” teve sua semente plantada em 2009, como um exercício de liberdade e criatividade poética, inspirada tanto pelos poetas da família quanto por figuras do imaginário cultural do autor.

Nascido em São José do Egito e radicado em Tuparetama, Pedro Torres Filho traz em sua obra uma celebração da riqueza cultural e linguística do Nordeste brasileiro, explorando temas que vão desde as paisagens áridas até as profundezas da alma humana. Seu livro é um retrato vívido e sensível da vida e da poesia do “Pajeú das Flores”.

Serviço

Lançamento do livro: “Meu Primeiro Jardim de Poesia”, de Pedro Torres Filho.

Domingo, 07 de julho, às 17h, no Beco das Artes Dona Fofinha, localizado no Centro de Tuparetama.

Valor do livro: R$ 40,00

Entrada gratuita

Nesta sexta-feira (5), o pré-candidato a prefeito de Gravatá, pelo partido Republicanos, Bruno Sales, anunciou nomes de novos aliados na sua chapa eleitoral como Leonardo Giestosa e Rafael Prequé, do partido Solidariedade. Com essa junção, ele passa a contar com mais de 80 pré-candidatos a vereador, tornando-se a segunda via no pleito eleitoral.

 “Essa aliança é o início de uma grande frente unida. Somos um grupo com um mesmo propósito, que é o de mudar o futuro de Gravatá e reestruturar nossa cidade. Estamos em diálogo com outros partidos e com outras lideranças que chegarão para somar. Juntos, sei que podemos e que iremos fazer Gravatá voltar ao rumo certo, o do desenvolvimento”, destacou Sales.

O objetivo do pré-candidato é desbancar o grupo do prefeito padre Joselito Gomes (Avante), que recentemente já perdeu apoios importantes como o do deputado Waldemar Borges e do PSB

O diretor de Regulação do BC (Banco Central), Otávio Damaso, disse na quinta-feira (4) que a autoridade monetária “trabalha firme” pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 65 de 2023, que dispõe sobre a autonomia financeira da autarquia. Na prática, o texto busca desvincular o orçamento da autoridade monetária da União.

“O principal desafio que o Banco Central sofre hoje em relação a essa agenda de inovação está vinculado à questão da PEC da autonomia financeira. Então, o DNA do corpo técnico é muito pró-competição, é muito pró-inovação, mas a gente está começando a ficar estrangulado com a questão de recursos, tanto humano quanto financeiro. Por isso, a diretoria, o Banco Central, trabalha firme para a aprovação da PEC que está no Senado”, declarou em entrevista a jornalistas. As informações são do Poder360.

Otávio Damaso falou sobre o assunto ao ser questionado sobre o fim de seu mandato como diretor do BC, em 31 de dezembro de 2024. Ele, no entanto, não comentou o tema.

As declarações foram dadas ao falar sobre novas medidas do Open Finance –sistema financeiro aberto, que busca simplificar o uso do Pix. Um dos pontos viabiliza o pagamento por aproximação com a ferramenta.

A expectativa é de que a funcionalidade esteja disponível de forma ampla em fevereiro de 2025. Em novembro de 2024, as instituições financeiras devem fazer testes.

As mudanças estão disponíveis em resolução, que também traz outros pontos:

  • amplia o escopo de instituições que serão obrigadas a participar do ecossistema do Open Finance; e
  • estabelece uma estrutura definitiva de governança do Open Finance, que passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias.

“Movimento é pró-competição, pró-abertura do mercado em vez de você ficar restrito a acordos bilaterais que tendem a privilegiar os grandes”, disse Damaso.

Após várias informações serem publicadas, inclusive neste blog, sobre a vereadora Michele Collins estar atuando para impedir que o ex-vereador Maguari assuma a sua vaga na Câmara de Vereadores do Recife, a deputada enviou uma nota afirmando que não é bem assim. 

Michele pediu licença da vereança para assumir o lugar de Clarissa Tércio, como deputada federal. Clarissa se afastou do cargo para focar na disputa pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. 

O que se fala é que Collins está tentando impedir que Maguari use a estrutura de seu gabinete para turbinar a sua campanha deste ano, já que ele é pré-candidato a vereador. A missionária nega. 

Confira a nota na íntegra:

Não é verdade quando dizem que tentei impedir que Amaro Cipriano, Maguari, assuma a suplência na Câmara do Recife. Fiz a minha parte, tirei licença sem remuneração, sem custo nenhum para a Câmara, como tantos outros vereadores de todo o país que estiveram e estão em Brasília como deputados federais temporários. É de direito o suplente requerer esse espaço. Maguari é uma pessoa que considero muito e temos muito respeito um pelo outro. Já estivemos juntos em outras legislaturas, somos colegas de partido e nossa bancada sempre foi unida, todos os passos são feitos em consonância com a unidade. Tentam nos perseguir politicamente, mas espero que ele assuma o mais rápido possível.

A pré-candidata a prefeita de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio (PP), reuniu-se com representantes do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais de Pernambuco (Secovi-PE) para ouvir as necessidades do setor e sua atuação no município. 

Durante o encontro, que aconteceu na sede da entidade, no bairro do Pina, Clarissa se colocou à disposição para encontrar soluções para os problemas apresentados pela categoria.  “Apoiar o setor imobiliário é importante para o desenvolvimento econômico e crescimento social de Jaboatão. Uma gestão pública precisa entender que quando o setor imobiliário está em expansão, há um aumento na geração de empregos, na demanda por materiais de construção, transporte e serviços para o setor, o que beneficia uma ampla gama de setores da economia”, destacou a pré-candidata.

Jaboatão dos Guararapes tem o segundo maior mercado imobiliário de Pernambuco, com 2 mil prédios e mais de 1 mil condomínios associados ao Secovi-PE. Além disso, são mais de 60 imobiliárias credenciadas e mais de 1 mil corretores. 

Na ocasião, o presidente do Sindicato, Márcio Gomes, falou da importância do poder público ser parceiro do setor de imóveis. “Temos mais de 40 mil funcionários trabalhando nos milhares de condomínios em todo o estado. É uma cadeia de geração de emprego e renda para muitas famílias e movimenta a economia”, disse Gomes.