Cúpula da Perpart embolsa pagamentos escandalosos

A diretoria da Perpart (Pernambuco Participações e Investimentos S/A) tem sido alvo de críticas crescentes por parte dos funcionários, que relatam demissões e o cancelamento de benefícios, incluindo planos de saúde, adquiridos há anos pelos colaboradores. No entanto, a situação ganhou contornos ainda mais delicados após a revelação de elevados pagamentos a dois diretores cedidos pela Caixa Econômica Federal.

Conforme documentos obtidos pelo blog, os primos Francisco Amaral e Lucia Helena Amaral, presidente e diretora administrativa da Perpart, respectivamente, receberam em outubro aproximadamente R$ 126 mil cada um. Esses valores foram pagos a título de ressarcimento, pelo fato de serem funcionários da Caixa cedidos à Perpart. Esses valores se somam ao pró-labore que ambos recebem como integrantes do conselho administrativo da empresa.

Veja outras postagens

O cantor, compositor e produtor João Lacerda participa nesta sexta-feira (12) do Programa do Ratinho, no SBT, onde vai apresentar “Severina Xique-xique”, clássico eternizado por seu pai, Genival Lacerda, que completa 50 anos de lançamento. No programa, o artista também canta seu mais novo sucesso, “O Barrigudim”.

Paraibano radicado no Recife desde 1996, João Lacerda carrega no repertório a forte influência do pai, com quem dividiu o palco e os primeiros passos na música. Foi ainda criança, aos 11 anos, que gravou sua primeira faixa, “Dengo da menina”, no LP de Genival. Desde então, seguiu entre produção, parcerias e carreira solo, consolidando uma discografia marcada pelo forró tradicional, por homenagens ao legado do pai e por projetos como o álbum “João Lacerda na área” (2018) e EPs como “Pai e Filho” (2020) e “João Canta Genival” (2023).

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O União Brasil formalizou a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta segunda-feira (8). Em um comunicado, o partido confirmou o cancelamento da filiação, diante da negativa de deixar a pasta. O União decidiu entregar os cargos no governo e decretou que seus quadros deveriam deixar os postos até 19 de setembro. Sabino chegou a entregar uma carta de renúncia, mas atendeu a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para permanecer durante a agenda da COP30, em Belém. A demora levou a direção do União a abrir um processo disciplinar.

Além de permanecer no ministério, o ministro surgiu em agendas ao lado de Lula, o que irritou a Executiva Nacional do União. Desde outubro, ele já estava afastado das decisões da legenda e foi destituído do comando do diretório regional do Pará. As informações são do jornal O Globo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Mauro Ferreira Lima*

A guerra na Ucrânia caminha para um ponto de exaustão. Depois de quase três anos de conflito intenso, o país enfrenta desgaste humano, econômico e militar. A União Europeia, por sua vez, demonstra limites crescentes para manter o financiamento contínuo da resistência ucraniana — especialmente diante da retração do apoio norte-americano.

A Rússia também dá sinais de cansaço, embora em menor escala. Ainda que disponha de uma estrutura militar e econômica mais robusta, o impacto da guerra começa a ser percebido internamente. A inflação anual próxima de 8% pressiona o regime, enquanto ataques ucranianos a pontos estratégicos de logística energética vêm reduzindo receitas vitais de petróleo e gás. Tal quadro, pouco discutido pelo Kremlin, ameaça gradualmente a estabilidade política de Vladimir Putin.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Do Metrópoles

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu aprovar, nesta segunda-feira (8), o projeto de resolução que recomenda a revogação da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil). A decisão foi tomada após votação aberta aos 70 parlamentares, atendendo ao rito constitucional para casos de prisão de deputados estaduais.

Segundo relatório da Polícia Federal, Bacellar é suspeito de vazar dados sobre a operação dos agentes contra o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A oposição de São José do Egito formalizou, no último domingo, apoio ao deputado federal Lucas Ramos (PSB), em um movimento que redesenha o cenário político local. A visita do parlamentar à cidade selou a aliança com um expressivo grupo de lideranças, entre elas o ex-prefeito Evandro Valadares, vereadores, ex-vereadores e outras figuras influentes da política municipal. A reunião consolidou um novo capítulo na articulação da frente oposicionista, que agora caminha ao lado de Lucas Ramos, fortalecendo sua base para futuras disputas eleitorais.

O apoio foi formalizado por um conjunto amplo de nomes, como os vereadores Alberico Tiago, Damião de Carminha e Fernanda Jucá; os ex-vereadores Antônio Andrade, Rogaciano, Roberto Sampaio, Henrique Marinho, Bal de Riacho do Meio, Tiinho, Júnior Tiago, Alberto Loló e David Teixeira; além das lideranças Paulo Jucá, Reginaldo Valadares, Paulo Ramalho, Biu da Granja, Evandro Bonfim, Naildo Barros, Elias Ramos, Carinhos Riacho do Meio, Zé Barros, Artur Bernades, Gilberto Rodrigues, Beto de Macilon, Arlindo da Macambira, Luciolo e Idalia de Curralinho.

Palmares - Natal Encantado 2025

O 3º Encontro dos Sambas de Coco de Arcoverde começa amanhã (9) e segue até próximo sábado (13), reunindo grupos tradicionais, pesquisadores, mestres e fazedores de cultura em diferentes sedes do coco na cidade. A programação inclui shows, rodas de conversa, exibição de filmes, desfile, ações formativas e atividades na feira livre.

Criado em 2022, o encontro se consolidou como um dos mais importantes eventos dedicados ao Samba de Coco de Arcoverde. Nas edições anteriores, foram homenageados nomes fundamentais da tradição, como Mestre Biu Neguinho, criador da batida do coco arcoverdense, e a Mestra Severina Lopes, matriarca do Samba de Coco Irmãs Lopes.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Betânia Santana – do Blog da Folha

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (PSDB), deputado Álvaro Porto (PSDB), aposta que até março do próximo ano prefeitos insatisfeitos com a gestão do Executivo estadual vão declarar apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), potencial candidato ao Palácio do Campo das Princesas em 2026.

A análise do presidente da Alepe se baseia no anúncio, feito ontem (7), do prefeito de Cupira, no Agreste do estado, Eduardo Lira. Antes integrando a base da governadora Raquel Lyra (PSD), o prefeito assegurou apoio à possível candidatura de João Campos no próximo ano.

Por Juliano Muta e Maysa Sena – do Blog da Folha

Presente na missa das 6h, no Santuário do Morro da Conceição, a governadora Raquel Lyra (PSD) comentou sobre a reconstrução do templo. “Ano passado, infelizmente, houve aquela tragédia. Desde o primeiro momento a gente esteve aqui presente através de todos os órgãos de nosso estado e nos comprometendo a restaurar a ferida que ficou aqui, no coração do Recife, no Morro da Conceição”, comentou.

“Nosso compromisso era, primeiro, permitir que o ano passado, toda a celebração pudesse ser feita. Fizemos uma força tarefa e isso aconteceu. Mas é muito melhor a gente vir neste ano, ver que está tudo aqui como deveria ser, garantir a segurança das pessoas, permitir que todos rezem por aqueles que se foram naquela tragédia”,  lembrou Raquel.

O diretório do PP (Progressistas) no Paraná decidiu nesta segunda-feira (8) que não irá homologar a candidatura do senador Sergio Moro (União Brasil) para o governo estadual em 2026.

A deliberação foi unânime e o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou que não irá interferir. A posição no Paraná gera um impasse com o partido de Moro, o União Brasil. No plano nacional, PP e União Brasil já foram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedir a aprovação de uma federação, a União Progressista. As informações são da Folha de S.Paulo.

Por Juliano Muta e Anthony Santana – do Blog da Folha

O prefeito João Campos (PSB), durante a cerimônia militar promovida no Salão de Honra do Forte Guararapes, no Comando Militar do Nordeste, confirmou à reportagem da Folha de Pernambuco que participará da procissão com a imagem da Nossa Senhora Imaculada Conceição, que sairá da Prefeitura do Recife em direção ao Morro da Conceição.

O cortejo, que deverá reunir cerca de 300 mil fiéis, segundo expectativa da organização, começou a concentração por volta das 15h e sairá em caminhada em torno da imagem às 17h30 desta segunda-feira (8), feriado na Capital.

Entrega de medalha

Em cerimônia promovida no Salão de Honra do Forte Guararapes, o prefeito do Recife entregou ao General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, a mais alta honraria concedida pelo Município do Recife, em reconhecimento à atuação estratégica do Comando Militar do Nordeste (CMNE) em projetos de cooperação e apoio à sociedade recifense.

A Escola Estadual Henriqueta de Oliveira, em Santo Aleixo, Jaboatão, passará por obras de melhoria em sua estrutura física após solicitação do deputado estadual Nino de Enoque (PL) à Secretaria Estadual de Educação. Na manhã de hoje, o parlamentar acompanhou a visita técnica de representantes da pasta à unidade de ensino, etapa que inicia o processo de avaliação para execução das intervenções. As ações previstas incluem reforma da quadra esportiva e dos banheiros, pintura das instalações e construção do muro. Segundo Nino de Enoque, o pedido atende a uma demanda apresentada pelo gestor da escola, reforçando o compromisso do mandato com a escuta e a atuação direta nas necessidades das comunidades.

O deputado destacou relatos de agradecimento de estudantes como motivação para seguir trabalhando por Pernambuco e fortalecer a educação no estado. Na ocasião, fez questão de agradecer à governadora Raquel Lyra (PSD) pelo empenho na área e ao secretário de Educação, Gilson Monteiro, pela atenção e agilidade no atendimento ao pleito. “Com a união de forças, podemos fazer a diferença sempre”, completou Nino de Enoque.

O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é o convidado do meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, de amanhã. Na pauta, a política nacional da saúde, a prisão de Bolsonaro e a decisão do ex-presidente de lançar o filho Flávio, senador pelo PL do Rio, candidato à Presidência da República nas eleições do ano que vem.

Natural de João Pessoa, Queiroga é médico cardiologista formado pela UFPB. Filiado ao PL, foi ministro da Saúde do Brasil de 23 de março de 2021 a 1 de janeiro de 2023, durante o governo Jair Bolsonaro. Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de 2020 a 2021, e conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba, além de ter sido indicado por Jair Bolsonaro para um cargo na direção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Nas eleições de 2024, foi candidato a prefeito de João Pessoa, sendo derrotado no segundo turno por Cícero Lucena (PP).

O ‘Direto de Brasília’ vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem ainda o programa a Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; a Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; e ainda a Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras, além TV LW, de Arcoverde.

Entram como parceiros na mídia institucional o Grupo Ferreira, de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.