Cristina Amaral recebe título de cidadã recifense

Amanhã, a partir das 17h, a cantora e compositora Cristina Amaral receberá o título de cidadã recifense, cidade onde mora desde 1990. O Decreto Legislativo de N⁰ 1100/23 é de autoria da vereadora Professora Ana Lúcia.

A solenidade acontecerá da Câmara dos Vereadores do Recife e será aberto ao público. Os interessados poderão inserir o seu nome na lista através do WhatsApp: (81) 9.9670-4857.

Veja outras postagens

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

No dia 17 de dezembro, Lula teve uma reunião com os senadores Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM), dois dos principais caciques do MDB que são seus aliados dentro do partido. Foi a sondagem mais explícita que Lula fez quanto à possibilidade de ter um vice emedebista no lugar de Geraldo Alckmin (PSB) nas eleições de outubro.

Renan e Braga disseram a Lula que, diante de um convite formal, a ala governista do partido conseguiria, sim, aprovar a aliança na convenção partidária. Na avaliação dos dois senadores, hoje o comando do MDB, concentrado em São Paulo, é aliado do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Mas essa não seria a maioria.

A prévia carnavalesca ‘Lavagem do Atrás da Banca’, idealizada pelo vereador Ronaldo Cancão, animou Petrolina no último domingo, reunindo famílias e amigos ao som dos cantores Patuka e Xéxeu (ex-Timbalada). Neste ano, a festa prestou homenagem ao ex-prefeito Augusto Coelho e contou com a presença do prefeito Simão Durando e do ex-prefeito e presidente do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho.

O evento integrou a programação das tradicionais prévias carnavalescas que marcaram o último final de semana na cidade, levando muita animação às ruas de Petrolina. “Obrigado a cada pessoa que esteve presente, que levou sua família, que sorriu, que dançou, que celebrou. A ‘Lavagem da Atrás da Banca’ é isso: um evento familiar, de gente feliz, de gente simples, de gente que ama Petrolina, que ama o carnaval e carrega o espírito carnavalesco nas veias”, disse o vereador em postagem de agradecimento nas redes.

Ipojuca - No Zap

A Justiça Federal rejeitou, hoje, duas ações impetradas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro, por conta do enredo escolhido pela agremiação.

A escola de samba levará à Sapucaí no desfile de Carnaval deste ano o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que retrata a trajetória política e pessoal do presidente, candidato à reeleição. As informações são do portal G1.

Caruaru - IPTU 2026

Pesquisa Real Time/Big Data divulgada hoje indica uma vitória de João Campos (PSB) em primeiro turno nas eleições deste ano para o Governo de Pernambuco. Com 54,8% dos votos válidos, o prefeito do Recife aparece 20 pontos à frente da governadora Raquel Lyra (PSD), que tem 33,3%. O vereador Eduardo Moura (Novo), com 8,6%, e o ex-vereador Ivan Moraes (PSOL), com 3,2%, foram os outros dois nomes sondados no levantamento.

Na pesquisa estimulada, quando são consideradas outras possibilidades de voto, João Campos mantém a vantagem de 20 pontos sobre a atual governadora e obteve 51% da preferência do eleitorado. Já Raquel Lyra aparece com 31%, Eduardo Moura, com 8%, e Ivan Moraes, com 3%. Brancos e nulos são 4%, e não sabem ou não responderam, 3%.

A pesquisa foi realizada com dois mil entrevistados nos dias 9 e 10 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Como determina a legislação, o levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-09944/2026.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O vice-presidente Geraldo Alckmin pode não disputar a eleição neste ano caso seja preterido para compor a chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela reeleição. A informação é de amigos de Alckmin, incomodados com as articulações de dentro do próprio PT e de assessores de Lula para “rifar” o atual vice-presidente da República da chapa presidencial.

Alckmin tem evitado comentar publicamente qual deve ser seu destino neste ano eleitoral, mas, reservadamente, ele prefere ser novamente candidato a vice de Lula e não quer disputar a eleição em São Paulo. Os amigos de Alckmin dizem foi deselegante a atitude de Lula de falar em um evento que contava com o seu vice para as eleições em São Paulo. As informações são do Blog do Valdo Cruz.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou, ontem, as recomendações que devem orientar a conduta e a ética de juízes eleitorais durante as eleições de 2026.

Na semana passada, durante a sessão de abertura dos trabalhos da Corte Eleitoral, a ministra adiantou que apresentaria as regras aos juízes, e chamou as recomendações de “parâmetros de comportamento adequado aos valores constitucionais”.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Justiça da Itália deve decidir sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli em poucos dias, disse hoje, à TV Globo, o advogado de Zambelli. A ex-deputada federal participará, hoje, de uma nova audiência do processo, que julga um pedido do STF para que Zambelli, presa na Itália, seja extraditada ao Brasil.

O advogado da ex-deputada, Angelo Sammarco, afirmou também que a ex-deputada poderá recorrer ao Supremo em caso de uma decisão favorável à extradição. Outra alternativa também seria pedir intervenção do Ministro da Justiça italiano, Carlo Nordio.

Ainda segundo Sammarco, uma terceira alternativa poderia ser protocolar um recurso para tentar a troca de juízes no caso, pedido da defesa da ex-deputada que foi negado na terça-feira (10) pela Justiça italiana.

O Sertão do Araripe alcançou um marco histórico na saúde pública com a realização do primeiro procedimento cardíaco de alta complexidade no Hospital Santa Maria, em Araripina. Ontem, a unidade realizou dois cateterismos e uma angioplastia, sendo o primeiro em um paciente do próprio município.

Os procedimentos foram realizados após o credenciamento do serviço de hemodinâmica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), resultado de uma articulação do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e da deputada estadual Roberta Arraes. A unidade, equipada e com equipe especializada desde dezembro de 2023, aguardava a liberação do Ministério da Saúde para iniciar os atendimentos pelo SUS.

Com o funcionamento do serviço, pacientes da Macrorregião Interestadual de Saúde PEBA, que reúne municípios de Pernambuco e da Bahia, passam a ter acesso ao atendimento cardiológico especializado sem a necessidade de longos deslocamentos para outros centros. A descentralização reduz o tempo de resposta em casos graves e amplia as chances de sobrevivência.

Para o deputado federal Eduardo da Fonte, a liberação do serviço representa a concretização de uma luta antiga. “Que felicidade poder comemorar esse momento tão esperado. A chegada da hemodinâmica ao sertão é a prova de que o interior também merece uma saúde de alta complexidade, com agilidade e cuidado. Estamos falando de vidas sendo salvas mais perto de casa”, afirmou.

“Mais um passo histórico para o Sertão. A Hemodinâmica chega para salvar vidas e reafirmar uma luta nossa desde sempre: levar saúde de qualidade para o todos os Pernambucanos”, frisou Roberta Arraes.

Os primeiros procedimentos marcam o início de uma nova fase para a saúde cardiológica no Sertão do Araripe, ampliando o acesso a serviços de alta complexidade e fortalecendo a rede pública de atendimento na região.

Governança como solução para o Brasil

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e conhecido nacionalmente como relator das pedaladas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o que resultou no impeachment da aliada de Lula (PT), em 2016, Augusto Nardes, defende a governança como solução para os problemas do Brasil. Ele foi o entrevistado de ontem (10) no podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog em parceria com a Folha de Pernambuco.

Governança, segundo explicou Nardes, é um conceito acima de gestão. “São três palavras-chave: direcionar, avaliar e monitorar. O que significa direcionar? O líder, o governador, o prefeito, o presidente da República direciona, mas se ele não avalia e não monitora, não entrega resultado para a sociedade”, destacou.

A Justiça de Pernambuco determinou que o blogueiro político Manoel Medeiros, ligado à vice-governadora Priscila Krause (PSD), remova de suas redes sociais informações falsas que atribuem a prática de crimes a quatro auxiliares do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Na decisão, a juíza Iasmina Rocha, da 7ª Vara Cível da Capital, avaliou que o jornalista extrapolou os limites da liberdade de expressão e enveredou por uma postura de ofensa à honra sem fundamento em fatos.

A ação foi movida pelos secretários municipais Gustavo Monteiro (Articulação Política e Social), Antonio Limeira (Assessoria Especial do Prefeito), Luciano Temporal (executivo de Ordem Pública e Segurança) e pelo presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Daniel Saboya. O empresário Bruno Delgado, outro alvo das postagens ofensivas, também é autor do pedido. Nas postagens, o grupo é acusado, sem provas, de cometer crimes de corrupção.

O ministro Carlos Vuyk de Aquino, do Superior Tribunal Militar (STM), concedeu nesta terça-feira (10) prazo de dez dias para que os advogados de Jair Bolsonaro apresentem defesa no processo que pede a expulsão do ex-presidente do Exército, em função da condenação na ação penal da trama golpista.

A apresentação da defesa é o primeiro passo no andamento processual da ação na qual o Ministério Público Militar (MPM) pediu, no dia 3 de fevereiro deste ano, a perda da patente de Bolsonaro, que é capitão da reserva. As informações são da Agência Brasil.

Autor do livro “Da Governança à Esperança”, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-deputado federal Augusto Nardes ressalta a importância das palavras que batizam a citada obra. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, ele afirmou que a governança é a única forma para o Brasil se manter com credibilidade e garantir seu futuro com “esperança”.

“A governança é a única forma que eu vejo de o Brasil ter esperança, de que o dinheiro que o cidadão paga de impostos seja bem aplicado. Cada um de nós paga 150 dias de trabalho de impostos por ano, e agora, com a concentração na União após a reforma tributária, vai passar para 170 dias. Você trabalha 170 dias para pagar impostos e sente que não tem uma retribuição adequada, porque não tem segurança. Nos lugares em que não tem governança, porque o Estado não manda, quem manda é o PCC (Primeiro Comando da Capital). Hoje, 23 milhões de brasileiros são dominados pelo crime organizado”, disparou Nardes.