Durante o maravilhoso show que fez ontem em Serra Negra, no município de Bezerros, a cantora Cristina Amaral fez uma justa, oportuna e emocionante homenagem ao cantor e compositor Paulo Diniz, de Pesqueira, que morreu há dois anos. Confira!
Durante o maravilhoso show que fez ontem em Serra Negra, no município de Bezerros, a cantora Cristina Amaral fez uma justa, oportuna e emocionante homenagem ao cantor e compositor Paulo Diniz, de Pesqueira, que morreu há dois anos. Confira!
Chegou o Carnaval e, com a festa, a hora da paradinha anual. Em 20 anos deste blog, pioneiro no Nordeste, nunca trabalhamos no reinado do Momo. Minha equipe e eu ficamos de pernas para o ar, porque ninguém é de ferro, como diria o saudoso Ascenso Ferreira, poeta e folclorista pernambucano, saído do canavial de Palmares para ilustrar o movimento literário modernista de 1922.
Entendo que quem está na folia só quer se esbaldar, esquecer o mundo e os problemas do quotidiano. Por isso, julgo inócuo atualizar o nosso noticiário. Até porque, diga-se de passagem, as notícias neste período se restringem ao Carnaval e este blog é focado na política.
Leia maisNeste texto, em forma de crônica dominical, trago uma reflexão direcionada aos que perdem o sono temendo o futuro e esquecem de viver os prazeres da vida, conjugando o presente.
Não sabem que viver o presente intensamente significa abraçar o agora com paixão, sem se prender a arrependimentos passados ou ansiedades futuras. Aproveitar cada momento único é a chave para uma vida plena, transformando o “hoje” em um presente inesquecível e construindo um futuro sólido através de atitudes atuais.
Já li que o segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e serenamente o presente. Viver o agora é a melhor forma de garantir um futuro inesquecível.
Creia nisso! E não fique com a ilusão de esperar o momento perfeito. Desperte para o dom da vida, o dom do viver bem. Pegue o momento e torne-o perfeito. A vida é feita de momentos, esqueça o passado, viva o presente e sonhe com o futuro. Aproveite cada instante da sua vida intensamente.
Comemore, torça, sonhe. Com o tempo e a chegada dos cabelos brancos, fui compreendendo que poucos são os que vivem no presente: a maioria se prepara para viver mais tarde. Não sabem que o melhor dia é o que se vive hoje. Quando entendermos que não é um dia a mais, mas sim um a menos, valorizaremos o que realmente importa.
Portanto, viva o hoje, pois o ontem já passou e o amanhã talvez não chegue. Encare seus dias com magia, faça pulsar toda tua energia e viva cada momento como se valesse por uma eternidade. Se nada muda e você muda, tudo muda, ensinou o escritor francês Marcel Proust em sua obra-prima “Em busca do tempo perdido”.
Oriundo de família rica e culta, de origem judaica por parte de mãe, católica por parte de pai (professor de medicina em Paris), Marcel Proust foi uma criança de saúde frágil e teve toda a vida marcada por graves dificuldades respiratórias causadas pela asma. Mas viveu com intensidade todos os momentos belos presentes da sua vida, sem o estresse da perda do sono pensando no amanhã.
Em Busca do Tempo Perdido é tanto uma grande reflexão sobre o tempo e da memória afetiva, quanto uma reflexão sobre o amor, o ciúme e questões existenciais. Também é uma vasta comédia humana de mais de duzentos personagens. Proust recria lugares reveladores, sejam os lugares da infância na casa da tia ou os salões parisienses que opõem círculos aristocráticos e burgueses, mundos estes evocados por vezes de forma ácida, por um narrador cativante e irônico.
Dizia Proust que o futuro é construído no presente, não no amanhã. A vida é para ser aproveitada, não suportada. Pense nisso neste Carnaval! Saia da sua zona de conforto e viva intensamente o agora. Não importa o que aconteceu ontem; hoje é um novo dia, cheio de possibilidades e esperanças.
O presente é um grande presente que podemos ter enquanto vivermos. Quando não estamos no presente, não estamos vivos. A jornada mais longa começa com um único passo. Viver o agora é aceitar o que não podemos mudar e agir com coragem no que podemos, valorizando a própria presença no mundo.
Na canção Clareou, famosa na voz de Diogo Nogueira, há um verso que diz: “A vida é pra quem sabe viver”. Este verso traduz tudo o que tentei dizer nesta crônica.
Bom carnaval e até Quarta-feira de Cinzas!
Leia menos
Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a professora, flautista e artista Valéria Moraes neta de Edgard Moraes e integrante do Coral que carrega o nome e o legado do carnavalesco, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
Por Cláudio Soares*
Criado em 2018 no âmbito da Corregedoria Geral da Justiça, o Moradia Legal Pernambuco consolidou-se como uma das mais importantes políticas públicas de inclusão social e garantia do direito à propriedade no Estado. Em 2025, o programa deu um salto institucional com a criação do Núcleo de Regularização e Demandas Judiciais Fundiárias (NUREF -, Moradia Legal Pernambuco), agora órgão permanente vinculado à Presidência do Tribunal.
Com caráter administrativo e não jurisdicional, a estrutura passou a atuar de forma estratégica no planejamento, na execução e no acompanhamento das ações de regularização fundiária plena. A iniciativa opera por meio de uma ampla rede de cooperação que envolve todos os municípios pernambucanos e diversas entidades públicas e privadas.
Leia maisO trabalho é reforçado pela Mesa Interinstitucional de Regularização e Demandas Fundiárias -, Moradia Legal Pernambuco, instituída pela Resolução nº 554/2025 e regulamentada pelo Ato Conjunto nº 14/2025, reunindo representantes de órgãos essenciais à política urbana e habitacional.
Participam da articulação entidades como ARIPE, ANOREG/PE, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, AMUPE, ITERPE, CEHAB, PERPART, SPU, INCRA, Ministério Público de Pernambuco, Defensoria Pública de Pernambuco, Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, PGE/PE, Ordem dos Advogados do Brasil -, Seccional Pernambuco, CENDHEC, CREA/PE e o Ministério das Cidades.
A soma de esforços permite que a política alcance desde a identificação das áreas até a emissão gratuita dos títulos, garantindo segurança jurídica às famílias beneficiadas.
A dimensão do programa impressiona. Aproximadamente 70 mil imóveis já passaram por processos de regularização. Desse total, 56.541 títulos de propriedade foram entregues gratuitamente a famílias de baixa renda, aquelas com renda mensal de até cinco salários mínimos.
O investimento também se estende à formação técnica. Em parceria com a UFPE, a ESMAPE e a UFRPE, cerca de 10 mil profissionais -, entre servidores municipais e estaduais, equipes de cartórios e integrantes de instituições cooperadas -, foram capacitados para atuar nos procedimentos.
O pioneirismo e a efetividade do Moradia Legal ultrapassaram as fronteiras estaduais. A experiência foi premiada pelo Conselho Nacional de Justiça nas duas edições do Prêmio Solo Seguro, realizadas em 2023 e no biênio 2024/2025.
Nos últimos dias, a política ganhou destaque no Sertão do Pajeú, com entregas de títulos em Afogados da Ingazeira e Tabira. Para as famílias contempladas, o documento representa mais do que a posse formal -, significa dignidade, valorização do patrimônio e a certeza de pertencimento.
A presença de magistrados e desembargadores nas solenidades reforçou a proposta de um Judiciário participativo e acessível. Entre os destaques esteve o desembargador Mozart Valadares, reconhecido pelo perfil de proximidade com a população e pela defesa de uma atuação institucional que ultrapasse os limites dos gabinetes.
Ao lado do presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, e de juízes que atuam na região, o magistrado acompanhou as ações que consolidam um modelo baseado na união entre Tribunal, prefeituras e cartórios para assegurar moradia regularizada sem custos aos beneficiários.
Em Afogados e Tabira, o cenário foi de emoção e gratidão. Para muitos moradores, o título definitivo encerra uma espera de décadas. Para o Tribunal, é a confirmação de que a Justiça alcança sua maior finalidade quando transforma organização administrativa em benefício concreto à vida das pessoas.
*Advogado criminalista e jornalista
Leia menos
O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe hoje o Coral Edgard Moraes, grupo vocal formado em 1987 pelas filhas, netas e familiares do compositor pernambucano Edgard Moraes, um dos nomes importantes do frevo e da música carnavalesca de Pernambuco.
O coral tem longa atuação no cenário cultural de Recife e do carnaval pernambucano, apresentando repertórios que exaltam o frevo de bloco e as composições de Edgard Moraes, além de participar de eventos como o Dia do Frevo de Bloco e concertos com orquestras e grupos musicais de destaque na região.
Leia maisA entrevistada do programa é a professora, flautista e artista Valéria Moraes, integrante do Coral Edgard Moraes, que conduz o grupo em apresentações e projetos culturais, mantendo viva a tradição do canto coral e a herança musical do seu avô Edgard Moraes no contexto do frevo e da cultura pernambucana.
O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
Leia menos
Em pleno ano eleitoral, os governadores pelo país afora resolveram abrir os cofres de olho nos dividendos políticos de uma boa folia carnavalesca. Em Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) resolveu aplicar 80 milhões de reais no Carnaval local. Ela vai disputar o governo do Estado contra o prefeito de Recife, João Campos (PSB). No ano passado, o governo pernambucano aplicou cerca de 54 milhões de reais na folia. As informações são do portal O Antagonista.
Na terra de Alceu Valença, a pré-candidata à reeleição injetou recursos em 1,3 mil atrações. Destas, 97% são locais. “Estamos batendo recorde de visitantes, de público, de lotações em nossos hotéis, de nossas pousadas, girando a nossa economia e mais do que tudo, falando da identidade do nosso povo”, defendeu Raquel na abertura do Carnaval de Recife, na noite desta quinta-feira(12).
Leia maisEm alguns casos, os chefes de Poder Executivo nos Estados chegaram a multiplicar por quase sete vezes o valor aplicado no Carnaval de 2026 em comparação com o do ano passado. Esse foi o caso de Ronaldo Caiado (PSD), que tenta disputar a Presidência da República pelo partido de Gilberto Kassab. Ele vai injetar no Carnaval deste ano 20 milhões de reais em cerca de 30 municípios em Goiás, no maior projeto momesco dos últimos anos.
“Desejo que Goiás seja cada vez mais uma referência nessa área, já que o estado é o primeiro lugar em tudo. Vamos fazer um carnaval lindo aqui em Goiás”, disse ele ao anunciar o investimento. Em 2025 foram 3 milhões de reais investidos. Quase sete vezes menos.
No Maranhão, o governador Carlos Brandão (sem partido) realiza o maior carnaval da história do Estado. São 20 milhões de reais em investimentos em shows de nomes como Anitta, Cláudia Leitte, Alok e Wesley Safadão. Brandão não pode disputar a reeleição (ele deve ir para o Senado), mas tenta emplacar o sobrinho Orleans Brandão ao governo do Estado. Algo inédito.
Até mesmo no Distrito Federal, que nunca teve lá o melhor Carnaval do país, o governador Ibaneis Rocha (MDB), que está enrolado até o pescoço no caso envolvendo o Banco Master, resolveu injetar 10 milhões de reais no Carnaval – um recorde. Em 2025, o Governo do Distrito Federal (GDF) aplicou em torno de 8,5 milhões de reais. Desse montante, 8,3 milhões de reais foram destinados diretamente aos blocos, com valores definidos de acordo com critérios de porte, histórico e público estimado, conforme estabelecido em edital público, conforme o governo do Distrito Federal.
Leia menos
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participa nesta sexta-feira (13) da programação do Carnaval de Jaboatão dos Guararapes, no polo Jaboatão Centro, ao lado do prefeito Mano Medeiros e da primeira-dama Andréa Medeiros. A festa segue até a próxima terça-feira (17), com programação descentralizada, reforço na segurança e ações voltadas à inclusão.
O prefeito Mano Medeiros destacou a presença da governadora na abertura da programação no município. “O Carnaval da Gente é a celebração da nossa identidade, da nossa cultura e da alegria do povo jaboatonense. Preparamos polos descentralizados para garantir acesso em todos os cantos da cidade, com segurança e organização. Em nome do município, agradeço à governadora Raquel Lyra pelo apoio, pela parceria e por estar presente nesta festa. A união valoriza os nossos artistas e a nossa gente”, afirmou.
A programação desta sexta-feira inclui apresentações no polo Jaboatão Centro, a partir das 19h, com Gel & Seus Manos, seguido por Bia Villa Chan, às 21h, e encerramento com Dilsinho, às 23h. Em Candeias, a programação começa às 19h com Banda Pinguim, seguida por Fabiana Pimentinha, às 21h, e Priscila Senna, às 23h. No Curado I, os shows começam às 18h com Eli Alves, seguido por Fundo de Quintal, às 20h, e Nosso Sentimento, às 22h.
Por Maysa Sena – Blog da Folha
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita, na tarde desta sexta-feira (13), a fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.
Lula chegou à unidade acompanhado do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD); do prefeito do Recife, João Campos (PSB); do diretor-presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto; e dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação). A comitiva é recepcionada por representantes da empresa e autoridades locais.
Leia mais
Na chegada, o presidente posou junto aos trabalhadores da fábrica e seguiu para a visita na sede do Aché.
A unidade está em fase de ampliação para produzir medicamentos estéreis líquidos, área considerada estratégica pela indústria farmacêutica, sobretudo para o atendimento da rede hospitalar.
Leia menos
O prefeito de Araçoiaba se reuniu ontem (12) com o senador Humberto Costa (PT) e assegurou a destinação de recursos para a área da saúde no município. Segundo a gestão municipal, os investimentos serão aplicados em ações de estruturação e ampliação da atenção à saúde na cidade.
Durante o encontro, o prefeito agradeceu o apoio do parlamentar e destacou a expectativa de reforço nas políticas públicas do setor. “Quero agradecer ao senador do Lula, Humberto Costa! Vamos estar juntos brigando por todos os araçoiabenses; lutando para que a saúde de Araçoiaba, da Região Metropolitana e de todo Pernambuco possa se estruturar ainda mais. Muito obrigado, senador”, afirmou.
Humberto Costa também comentou a reunião e disse que pretende colaborar com a administração municipal. “Comprometi-me também a garantir, junto aos ministérios do governo do presidente Lula, recursos que possam ajudar no crescimento e no desenvolvimento de Araçoiaba”, pontuou o senador.
O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta quinta-feira (12) que o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode gerar confusão entre manifestação artística e propaganda eleitoral. A declaração foi feita durante a análise de duas representações que questionavam a apresentação, em meio ao período pré-eleitoral. Com informações do Poder 360.
Segundo Mendonça, apesar de a Constituição impedir censura prévia e garantir a liberdade cultural, o caso possui “nuances importantes” por envolver o chefe do Executivo federal, que já declarou intenção de disputar a reeleição. “O homenageado exerce o cargo de presidente da República e já manifestou publicamente que será candidato à reeleição”, afirmou. Ele também ressaltou que o Carnaval tem grande repercussão nacional e internacional, o que amplia o alcance de mensagens transmitidas durante os desfiles.
O ministro citou ainda informações de que recursos públicos milionários teriam sido destinados à escola e alertou que o uso de sons, imagens, faixas e letras que remetam à disputa eleitoral pode configurar irregularidade e ferir a paridade de armas entre candidatos. “O uso massivo de sons e imagens, inclusive com faixas, letras, jingles que possam remeter à disputa eleitoral, pode configurar em tese violação à paridade de armas”, disse. Mendonça afirmou que, caso seja caracterizada propaganda irregular ou abuso de poder, os fatos poderão ser apurados em outras instâncias, com possibilidade de investigação e até questionamentos sobre eventual desvio de finalidade no uso de recursos públicos.
O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, anunciou a programação oficial do Carnaval em Porto de Galinhas, que acontece teve início ontem (12) e vai até a terça-feira (17), com atrações concentradas no polo instalado na Rua Bejupirá. A festa terá início sempre a partir das 18h, com exceção da segunda-feira (16), quando começa às 17h. A abertura será marcada pelo Encontro de Orquestras, no Calçadão de Porto de Galinhas.
A programação inclui Arrastões de Frevo com orquestras e passistas, apresentações dos maracatus Alfaias da Praia e Okun Jambá, além de shows de André Rio, Nena Queiroga, Lia Morais, Jane Araújo, Gutto Pimenta e Laís Senna. “Preparamos uma programação multicultural, que vai animar quem mora e quem visita nossa cidade. Será um Carnaval de alegria e impulsionamento de nossa economia”, afirmou o prefeito Carlos Santana.
Confira a programação:
Leia maisSexta-feira (13/02) – a partir das 18h (Rua Bejupirá)
Sábado (14/02) – a partir das 18h
Domingo (15/02) – a partir das 18h
Segunda-feira (16/02) – a partir das 17h
Terça-feira (17/02) – a partir das 18h
Ao completar o primeiro ano à frente da Prefeitura de Águas Belas, o prefeito Dr. Elton Martins (Republicanos) tem a gestão aprovada por 77% da população, segundo pesquisa do Instituto Opinião em parceria com este blog. De acordo com o levantamento, apenas 12,5% desaprovam a administração municipal, enquanto 10,5% não souberam ou preferiram não responder.
Na estratificação, a aprovação é de 77,7% entre os moradores da área urbana e de 75,7% na zona rural. No recorte por sexo, a gestão é aprovada por 79,4% dos homens e por 74,8% das mulheres. Por faixa etária, o maior índice aparece entre os eleitores de 16 a 24 anos (83,8%), seguido pelos entrevistados de 25 a 34 anos (83,8%), 35 a 44 anos (78,9%), 60 anos ou mais (71,9%) e 45 a 59 anos (71,8%).
Leia maisO grau de instrução também influencia a avaliação da gestão. Entre os entrevistados com escolaridade até o 9º ano, a aprovação é de 77,4%. Já entre os que possuem ensino médio, o índice chega a 76,9%, enquanto entre os que têm ensino superior alcança 72,7%. No recorte por renda familiar, a aprovação é de 78,1% entre os entrevistados com renda de até dois salários mínimos e de 73,4% entre aqueles com renda superior a esse patamar.
A pesquisa do Instituto Opinião foi a campo nos dias 10 e 11 de fevereiro, tendo sido aprovada aplicadas 400 entrevistas. O levantamento tem intervalo de confiança de 90% e margem de erro de 4,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia menos
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira para afastar a aplicação da Lei de Anistia a crimes de natureza permanente, como ocultação de cadáver e sequestro praticados durante a ditadura militar. O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que tem até 90 dias para devolver o caso.
Relator dos recursos com repercussão geral reconhecida, Dino defendeu que a anistia concedida em 1979 não pode alcançar delitos cuja execução tenha se prolongado para além do marco temporal fixado pela própria lei — 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979. As informações são do jornal O GLOBO.
Leia maisSegundo o ministro, há “manifesta incompatibilidade lógica” em aplicar a anistia a crimes permanentes. “A continuidade dos atos executórios para além do referido marco temporal obsta seu enquadramento no âmbito de incidência da norma anistiadora”, afirmou no voto.
Dino ressaltou que o Supremo já declarou a recepção da Lei da Anistia pela Constituição de 1988 em julgamento realizado em 2010. Na ocasião, a Corte entendeu que a anistia foi ampla, geral e bilateral.
O relator, contudo, pontuou que o precedente não enfrentou especificamente a situação de crimes permanentes, ou seja, aqueles cuja consumação se prolonga no tempo enquanto perdura a situação ilícita.
“Lei somente poderia alcançar condutas pretéritas, não sendo juridicamente concebível que opere como salvo-conduto para infrações futuras”, escreveu Dino.
Nos casos em julgamento, o Supremo analisa situações de ocultação de cadáver e sequestro ou cárcere privado a partir de recursos do Ministério Público Federal, que defende a punição e continuidade da tramitação dos processos.
Um dos casos trata de crimes ocorridos na guerrilha do Araguaia: homicídio cometido por Lício Augusto Ribeiro Maciel e de ocultação de cadáver praticado por Sebastião Curió, ambos do Exército. As instâncias inferiores da Justiça rejeitaram a denúncia do MPF argumentando que os casos se enquadravam na Lei da Anistia, ou seja, não poderiam ser punidos.
Outro recurso envolve o sequestro de Edgar de Aquino Duarte, ex-fuzileiro naval desaparecido desde 1971. Um ex-delegado da Polícia Civil de São Paulo chegou a ser condenado em primeiro grau, mas foi absolvido em segunda instância também sob o argumento da Lei da Anistia.
De acordo com Dino, na modalidade “ocultar”, o crime de ocultação de cadáver é permanente porque subsiste enquanto o corpo não for localizado. O mesmo raciocínio vale para o sequestro, que se prolonga enquanto a vítima permanecer privada de liberdade.
O ministro citou a jurisprudência do próprio STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no sentido de que esses delitos têm natureza permanente. Também mencionou um entendimento já consolidado do STF, segundo a qual a lei penal mais grave pode se aplicar a crime permanente se estiver em vigor antes da cessação da permanência.
No voto, Dino ainda fez referência à Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado e à Corte Interamericana de Direitos Humanos, destacando que o desaparecimento forçado é reconhecido como crime de natureza permanente no direito internacional.
O ministro citou relatórios da ONU e decisões da Corte Interamericana que apontam a obrigação dos Estados de investigar e responsabilizar agentes por desaparecimentos forçados, inclusive quando iniciados em períodos anteriores à vigência de tratados.
Ao final, Dino propôs fixar a seguinte compreensão: a Lei da Anistia não se aplica a crimes permanentes cuja execução tenha se estendido para além do período delimitado no artigo 1º da lei.
Para o relator, admitir o contrário equivaleria a reconhecer uma espécie de “clemência estatal prospectiva”, como se o legislador tivesse concedido perdão antecipado para ilícitos ainda em curso.
Entenda o que está em debate
