A Comissão de Administração e Serviços Públicos – CASP, atendendo ao requerimento do deputado federal Coronel Meira (PL), fará audiência pública, na próxima quinta-feira, no anexo II do Plenário da Câmara dos Deputados, a partir das 13h, quando será abordado o tema regulamentação do serviço de praticagem no Brasil, atendendo aos PLs 1565/19 e 877/22. Na ocasião serão ouvidos representantes da Marinha, dos práticos e dos setores da indústria, do agro e do turismo.
O Coronel Meira (PL) é relator do Projeto de Lei nº 1.565/2019 que pretende alterar a Lei nº 9.537/1997, a fim de propor a regulamentação e dar maior segurança jurídica ao Serviço de Praticagem no Brasil. O Projeto de Lei tem como objetivo principal assegurar o desenvolvimento econômico e a otimização do comércio internacional. Atualmente, o custo de manobra no setor portuário brasileiro é um dos mais elevados do mundo e pode significar mais de 25% no valor dos bens, o que inviabiliza a concorrência dos produtos brasileiros no mercado internacional.
Leia mais“Sabemos que o serviço de praticagem é essencial e que as proposições tratadas são relevantes para a garantia da segurança da navegação em nosso País. Esse assunto possui reflexo direto nos principais setores produtivos no Brasil, a exportação de produtos minerais, siderurgia e agropecuária, que atualmente se apresenta como o segundo maior exportador de grãos do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Estamos falando da preservação de centenas de milhares de empregos e do desenvolvimento de nosso país”, diz Meira.
Leia menos