Compesa retira 540 ligações clandestinas no Sertão em maior operação contra furto de água

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou, no Sertão do São Francisco, a maior operação de combate ao furto de água da sua história. A ação, conduzida com apoio das polícias Civil e Militar, resultou na retirada de 540 ligações clandestinas ao longo de 35 quilômetros da adutora que sai de Petrolina e abastece Afrânio e Dormentes. As irregularidades, que desviavam água para chácaras, loteamentos e áreas de plantio, causavam um prejuízo mensal estimado em R$ 160 mil. A operação conseguiu recuperar 15 litros de água por segundo para o sistema e prendeu em flagrante o responsável por um esquema que abastecia ilegalmente um perímetro irrigado e cisternas vizinhas.

De acordo com a Compesa, o volume de água recuperado seria suficiente para atender sete mil pessoas por mês. Em uma das situações mais críticas identificadas, o responsável desviava água destinada a um assentamento com 40 famílias para irrigar dois hectares de culturas e criar animais. Também foram encontradas duas grandes caixas-d’água usadas para abastecer irregularmente carros-pipa. A companhia registrou boletins de ocorrência e informou que uma nova etapa de fiscalização já está programada para continuar a investigação e punir os envolvidos.

As operações de combate ao furto de água ocorrem em todas as regiões do estado e já somam 16 ações desde o ano passado. Nessas fiscalizações, a Compesa afirma ter evitado perdas equivalentes ao abastecimento de 100 mil pessoas e um prejuízo de R$ 1,5 milhão. Além dos danos à população, o furto compromete o funcionamento de hospitais, escolas e outros serviços públicos. A empresa reforça que a prática configura crime, com previsão no artigo 155 do Código Penal, e disponibiliza o número 0800 081 0195 para denúncias anônimas.

Veja outras postagens

Corri, há pouco, meus 8 km diários na principal avenida de Araripina, a 682 km do Recife, onde faço uma noite de autógrafos de ‘Os Leões do Norte’, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. A corrida findou em frente a Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a belíssima igreja matriz da cidade.

A noite de hoje vai se transformar numa grande homenagem ao ex-governador José Ramos, filho da terra.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso passou mal em Brasília nesta quarta-feira (15) e precisou ir a um hospital, onde passa por exames. A indisposição aconteceu no início da noite.

Barroso anunciou aposentadoria do Supremo na semana passada. A decisão foi oficializada também na noite desta quarta-feira no Diário Oficial da União. As informações são da CNN.

Segundo a assessoria do Supremo, o ministro foi atendido inicialmente no pronto-atendimento. O magistrado está em observação.

Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada do STF na semana passada, alegando que “a vida é feita de ciclos”. A decisão foi oficializada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, vai assumir o cargo de governador do Estado a partir do dia 24 de outubro, em gesto claro da governadora Raquel Lyra, que estará em viagem internacional.

Também se ausentarão do Estado a vice Priscila Krause e o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto. Como Paes é o próximo na linha sucessória, assumirá o Campo das Princesas. E terá um feito histórico: será o único presidente do TJPE que assumiu a prefeitura do Recife e o Governo do Estado numa mesma gestão, como disse em primeira mão o Blog do Elielson. As informações são do Blog da Roberta Jungman para a Folha de Pernambuco.