A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) publicou, no último sábado (4), o edital de licitação para a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Bonito, no Agreste. O projeto tem como objetivo reforçar o fornecimento de água a partir de uma conexão com a Adutora de Serro Azul, que parte do município de Palmares, na Mata Sul. A iniciativa beneficiará diretamente cerca de 37 mil moradores da área urbana e representa um investimento de R$ 21,9 milhões, dentro do Programa Águas de Pernambuco, do Governo do Estado.
As obras, com conclusão prevista para outubro de 2026, incluem a implantação de uma nova adutora com 5.420 metros de extensão, interligando a Adutora de Serro Azul à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bonito. O reforço proporcionará um acréscimo de aproximadamente 100 litros por segundo ao volume de água disponível atualmente. O projeto também contempla a instalação de uma estação de tratamento por ultrafiltração e a construção de uma subestação elétrica para alimentar o novo sistema.
Atualmente, o abastecimento de Bonito depende exclusivamente da Barragem de Bonitinho. Com a nova adutora, o município passará a contar com uma fonte adicional de captação, o que permitirá maior equilíbrio entre oferta e demanda. “A rede da Adutora de Serro Azul passará próxima à barragem de Bonitinho. Nesse ponto, será feita uma derivação na rede, o que permitirá o reforço significativo no abastecimento em Bonito”, explicou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.