Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprova projeto que estende até 2028 prazo para aprovação de incentivos fiscais

A decisão de aprovar o Projeto de Lei (PL) 4.416/2021, que estende até 2028 o prazo para a aprovação de projetos autorizados a receber benefícios fiscais, foi tomada durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado realizada hoje. O projeto altera a medida provisória (MP) 2.199-14/2001, que fixa a data-limite em 31 de dezembro de 2023. A matéria da Câmara dos Deputados recebeu relatório favorável do senador Otto Alencar (PSD-BA).

A proposta original mencionava apenas as áreas da Sudam e da Sudene, mas a Sudeco foi incorporada por emenda apresentada pelos senadores Tereza Cristina (PP-MS), Mauro Carvalho Junior (União-MT) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da CAE.  O texto segue para sanção, caso não haja recurso para votação em Plenário.

Veja outras postagens

A Festa de Janeiro em Manari encerrou sua mais recente edição com um balanço amplamente positivo, consolidando-se como um dos eventos mais bem-sucedidos do calendário festivo da região. Por trás do brilho dos palcos, da organização impecável e da tranquilidade vivida pelo público, esteve a atuação estratégica de Leonardo Martins, responsável por articular, planejar e executar cada etapa do evento nos bastidores.

Reconhecido pela capacidade de gestão e pelo olhar técnico apurado, Leonardo Martins foi o grande elo entre a estrutura de entretenimento, a logística do evento e a integração das equipes envolvidas. Seu trabalho garantiu que a festa alcançasse um alto padrão de organização, refletido na satisfação do público e no impacto positivo gerado para o município.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O deputado estadual Cayo Albino levantou questões críticas sobre a prática da governadora Raquel Lyra de demitir presidentes de órgãos e secretários apenas a pedido. Hoje, o Diário Oficial trouxe a exoneração do agora ex-presidente da Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI), Antônio Carlos Reinaux, o que expõe preocupações sobre a governança do atual governo.

Cayo Albino questionou se a governadora está evitando assumir a responsabilidade pela demissão de um auxiliar cujo órgão, durante três anos, falhou em fiscalizar a empresa de ônibus Logo Caruarusense, pertencente ao pai da governadora, João Lyra Neto, e à sua família. Além disso, Albino cobra explicações sobre a designação do advogado Yuri Coriolano para a EPTI, homem de confiança de Raquel, o que levanta suspeitas sobre possíveis tentativas de encobrimento de irregularidades.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou o uso da força em sua tentativa de controlar a Groenlândia, nesta quarta-feira (21), mas afirmou em um discurso em Davos que nenhum outro país pode garantir a segurança do território dinamarquês.

“As pessoas pensaram que eu usaria a força, mas eu não preciso usar a força”, declarou Trump na reunião anual do Fórum Econômico Mundial, na Suíça. “Eu não quero usar a força. Eu não usarei a força.”

Trump fez os comentários em um discurso econômico que foi ofuscado pelo desgaste das relações transatlânticas e pelas tensões com a Europa devido à sua pressão para adquirir a Groenlândia. As informações são da CNN.

Caruaru - IPTU 2026

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou, nesta quarta-feira (25), que o fim da escala de seis dias de trabalho por um de folga (6×1) no Brasil deve levar ao aumento da produtividade da economia do país. Em entrevista ao programa Bom dia, Ministro, do Canal Gov, ele defendeu a redução de jornada para os trabalhadores e deu exemplos de empresas que já adotaram novos regimes de trabalho.

Segundo Boulos, um estudo da Fundação Getulio Vargas, em 2024, envolvendo 19 empresas que reduziram a jornada de trabalho apontou aumento de receita de 72% delas e de cumprimento de prazos em 44%. “Estão reduzindo mesmo sem a legislação”, destacou. As informações são da Agência Brasil.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), foi vaiado, ontem, enquanto participava de uma cerimônia de anúncio de investimentos do governo federal na indústria naval brasileira, em Rio Grande (RS). Ele estava ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Enquanto discursava, o governador foi hostilizado pela plateia, composta majoritariamente por trabalhadores do Estaleiro Ecovix e da Petrobras. O investimento, de R$ 2,8 bilhões, será feito por meio do programa Mar Aberto, da estatal. Em resposta, ele pediu respeito dos presentes. As informações são do portal Metrópoles.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A Prefeitura de Olinda e o Governo de Pernambuco conseguiram um importante passo para a garantia da requalificação da Estrada do Passarinho. O processo licitatório que viabiliza a realização da obra será lançado, amanhã, no Diário Oficial.

A ação de requalificação será feita por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), com acompanhamento da Secretaria de Obras do município. Após a conclusão do processo de licitação, será dada a ordem de serviço para início imediato da obra.

A requalificação da Estrada do Passarinho é prioridade para as gestões municipal e estadual. A previsão é que o serviço seja concluído ainda no primeiro semestre deste ano.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do G1

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do último semestre que não atingirem a nota mínima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) consigam o registro profissional.

O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apresentou à Justiça uma denúncia criminal envolvendo o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e atual deputado estadual, Edson Vieira, por supostas irregularidades em contratos de fornecimento de merenda escolar firmados no ano de 2013.

A denúncia foi protocolada na 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe, mas ainda não foi analisada quanto ao seu recebimento pelo Judiciário. Até o momento, portanto, não há réus formalmente constituídos no processo, e os citados permanecem na condição de acusados. As informações são do blog do Ney Lima.

Em BH, se come torresmo, se fala trem ao invés de ‘oxe’ e a mineirada ainda tem muito humor pra alegrar os turistas que fazem compras no Mercado Central, uma verdadeira feira persa.

Metrópoles

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), nomeou Yuri Coriolano como novo presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), responsável por fiscalizar os ônibus que rodam no estado. Coriolano já atuou como advogado de Raquel Lyra. As informações são do portal Metrópoles.

Raquel Lyra trocou o comando da EPTI após a denúncia de que a empresa do pai da governadora, Logo Caruaruense, operava de forma irregular há pelo menos três anos. Vinculada ao governo estadual, a EPTI deixou de realizar as vistorias obrigatórias na companhia do ex-governador e pai de Raquel Lyra, João Lyra Neto.

Blog do Roberto Almeida

O escândalo envolvendo a Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI) levou à demissão do então presidente da estatal, Antônio Carlos Reinaux. A exoneração está publicada no Diário Oficial de hoje. A crise teve início após reportagens do site Metrópoles revelarem que a empresa estadual, responsável pela fiscalização do transporte intermunicipal, permitiu que a Empresa Logo Caruaruense, da família da governadora Raquel Lyra (PSD), operasse de forma irregular por três anos.

O episódio se soma a outra crise de grandes proporções enfrentada pelo governo estadual no ano passado. À época, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), denunciou a existência de uma “milícia digital palaciana”, supostamente comandada pelo jornalista Manoel Medeiros, então assessor da governadora Raquel Lyra. Em agosto de 2025, Manoel deixou o governo, movimento que agora se repete com a saída do presidente da EPTI.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O Correio Político de ontem suscitou debates importantes em algumas redes sociais acerca da história dos rolos que envolvem a elaboração orçamentária brasileira. Alguns leitores provocaram a coluna, então, a fazer por aqui uma breve história dessa questão do orçamento e seus escândalos.

A pedidos, então, vamos fazer esse histórico, a partir do momento em que o Congresso passou a ter o poder de produzir emendas ao orçamento. Isso aconteceu após a Constituição de 1988. Antes, a Câmara e o Senado não emendavam a proposta orçamentária, apenas aprovavam ou rejeitavam. A possibilidade surgiu, então, a partir de várias mudanças que buscavam naquele momento reduzir o poder do Executivo.