Comissão aprova projeto de Mendonça para correção anual das bolsas de estudo e pesquisa da Capes

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Novembro Azul
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, há pouco, contra os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento da tentativa de golpe de Estado. A prisão, no entanto, não é imediata. O julgamento dos recursos está ocorrendo desde a manhã desta sexta no plenário virtual do STF – o ambiente virtual onde os ministros depositam seus votos. As informações são do portal G1.

O julgamento no plenário virtual vai até a sexta-feira da semana que vem. Só então é considerado concluído. Em tese, ministros podem rever o voto antes do fim do prazo. Bolsonaro já está preso em casa, preventivamente, por tentar atrapalhar o processo do golpe de Estado, segundo a Justiça. Mas a prisão decorrente da condenação no caso ainda não começou. De acordo com a sentença, essa prisão terá que ser cumprida em cadeia.

O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, em julgamento em setembro, por 4 votos a 1. Nessa etapa dos recursos, o ministro Luiz Fux – que tinha votado para absolver Bolsonaro – não participa, porque mudou para a Segunda Turma. Votaram contra os recursos os ministros: Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Prefeitura de João Pessoa, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), garantiu Passe Livre nos coletivos urbanos aos candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9) e no próximo dia 16 de novembro. A medida visa mais acessibilidade e economia.

De acordo com o superintendente da Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, nos dois domingos de provas, as equipes de monitoramento do fluxo viário iniciarão as atividades às 6h. “Nossa operação de ônibus será reforçada e os candidatos contarão com Passe Livre, apresentando os documentos necessários ao entrar no coletivo. Assim como nos anos anteriores, estaremos novamente empenhados em assegurar os deslocamentos com tranquilidade e agilidade, garantindo que os candidatos acessem os locais de prova da melhor forma possível”, declarou.

Passe Livre – Para ter acesso ao benefício nos dias das provas, os passageiros devem apresentar o cartão de confirmação do Enem 2025, carteira de estudante, documento que comprova a inscrição no Exame e que contém informações pessoais, como nome, CPF e número de inscrição, juntamente com um documento oficial com foto. Quem tem o cartão eletrônico de passagem estudante/Nubus não será tarifado, bastando apenas apresentar. Sem esses documentos, não será possível ter acesso ao Passe Livre.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A Capital do Xaxado se prepara para viver mais um grande momento de celebração da cultura popular. Entre os dias 26 e 30 de novembro de 2025, Serra Talhada será palco do 17º Encontro Nordestino de Xaxado, evento que reúne grupos de danças, companhias folclóricas e artistas de várias regiões do Brasil e de outros países da América Latina.

Com apresentações no Polo Estação do Forró, escolas, distritos e no Museu do Cangaço, o encontro contará com a presença de grupos do México, Argentina, Colômbia, Equador e de diversos estados brasileiros, fortalecendo o intercâmbio cultural e a valorização das tradições nordestinas.

Durante cinco dias, o público poderá acompanhar mais de 40 apresentações culturais, oficinas de formação, vivências de saberes, palestras e feiras de artesanato, livros e gastronomia regional. O evento também contará com shows musicais, como o de Assisão (Serra Talhada/PE) e do Forrozão Bom Que Só (João Pessoa/PB), além de ações educativas e turísticas, como a tradicional Rota nas Pegadas de Lampião, que leva os visitantes ao Sítio Passagem das Pedras, local de nascimento de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião).

Ipojuca - Acerte as contas

EXCLUSIVO

O Ministério Público do Estado (MPPE) precisou atuar, após o Sassepe admitir que não realiza exames essenciais para segurados do órgão. O Sassepe, plano de saúde dos servidores do Estado, está em grave crise desde que a governadora Raquel Lyra (PSD) assumiu o Governo, em 2023. Apesar de várias promessas da governadora, a situação só vem piorando. Os servidores reclamam, pois pagam contribuições descontadas no contracheque ao plano e não têm atendimento. “Melhor tentar no SUS”, falam vários servidores.

A vítima mais recente foi uma criança de 9 anos com autismo. O Sassepe informou aos responsáveis que não faz o exame “Processamento Auditivo Central”, essencial para a criança. Diante da inércia do SASSEPE, os promotores do MPPE precisaram cobrar o atendimento. “Diante da falta de solução e da ausência de alternativas viáveis, o responsável procurou o Ministério Público de Pernambuco para que adote as medidas cabíveis e assegure a realização do exame necessário à criança”, admite o Sassepe, sobre a falha grave. Agora, o problema está na assessoria jurídica do Sassepe para um posicionamento. O MPPE cobrou resposta em 48 horas.