Coluna do sabadão

Finalmente, uma bola dentro

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Finalmente, após tantas trapalhadas desde o início do seu mandato, em janeiro do ano passado, marcado por uma série de erros que quase paralisam a máquina estadual, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deu uma bola dentro.

Ao anunciar, na última quinta-feira, a exclusão do anel B, que antes custava R$ 5,60, para integrar a tarifa única para o transporte coletivo na Região Metropolitana do Recife, conseguiu provocar um impacto imediato que deve atingir cerca de 700 mil pessoas.

Veja outras postagens

Em meio à possibilidade de ser expulso das Forças Armadas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completou seis meses de prisão. Ele cumpre a condenação por tentativa de golpe de Estado no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, local conhecido como “Papudinha”, enquanto seus aliados pleiteiam a transferência para o regime domiciliar.

A primeira determinação para a prisão de Bolsonaro ocorreu no dia 4 de agosto de 2025, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Àquela altura, a ação penal que apurou a tentativa de golpe ainda estava em curso na Primeira Turma do STF, mas o ex-presidente foi detido por outras razões. As informações são do jornal O GLOBO.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Luiz Carlos Macaé, morador de Serrita e leitor assíduo deste blog, enviou, há pouco, um vídeo em que recita um verso em agradecimento a Deus pela chuva que chegou ao Sertão do Estado, recentemente, e vai poder abastecer os reservatórios e regar as plantações da região. Confira!

Ipojuca - No Zap

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou, hoje, que “alguns insistem em narrativas de disputas entre os poderes”, mas que as instituições estão unidas por propósitos e precisam ser defendidas “para que mentiras não pareçam verdades”.

O senador do Amapá deu a declaração dois dias depois de um discurso no Congresso, durante a abertura do ano legislativo, com indiretas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do portal G1.

Caruaru - IPTU 2026

O programa de voluntariado Transforma Petrolina tem realizado, ao longo dos anos, ações voltadas para mulheres petrolinenses. São oferecidas iniciativas de empreendedorismo feminino, saúde, dignidade menstrual, acesso à informação, entre outros. Em resposta ao crescente número de casos de violência de gênero, este ano o Transforma Petrolina também intensificará as ações de enfrentamento à violência contra mulher.

 As iniciativas incluem rodas de conversa, oficinas educativas, distribuição de material informativo e ações de conscientização nas comunidades, com foco na prevenção da violência, no fortalecimento da rede de proteção. As ações acontecerão de forma integrada à campanha “Maria vai à escola – Pelo fim da violência contra a mulher”, desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, que abrangerá 242 escolas e creches, impactando aproximadamente 60 mil estudantes, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de professores, gestores e equipes técnicas.

As ações do Transforma Petrolina serão direcionadas tanto para mulheres de todas as idades, quanto para o público masculino. De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, as ações ampliam o chamado para além de mulheres e meninas e convocam toda a sociedade. “A violência contra as mulheres e meninas é uma crise estrutural que não pode ser enfrentada somente com ações isoladas. Precisamos da participação de toda a sociedade, e é isso que faremos”, afirma.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados elegeu, hoje, Giovani Cherini (PL-RS) como presidente do colegiado para este ano. O deputado defende tratamentos sem eficácia científica comprovada para qualquer doença e medicamentos igualmente ineficazes no tratamento da covid-19. Ele também foi contra a vacina durante a pandemia da doença e promoveu teoria da conspiração sobre a lotações de hospitais naquele período.

Cherini foi eleito com 38 votos favoráveis dos integrantes e seis votos em branco. Pouco antes, enviou via WhatsApp um “currículo” para responder à pergunta: “por que o deputado Giovani Cherini é a pessoa certa para presidir a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados?”. As informações são do portal Estadão.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Os Três Poderes da República assinam, hoje, no Palácio do Planalto, o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, uma iniciativa que une o Executivo, o Legislativo e o Judiciário em um compromisso institucional para enfrentar a violência letal contra mulheres e meninas no Brasil

O lançamento ocorre no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e de autoridades de todos os Poderes. As informações são do portal G1.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou, ontem, um ciclo de audiências públicas para debater as resoluções que guiarão as eleições de outubro. A grande preocupação, sem dúvida, está no uso de inteligência artificial (IA) para produzir informação falsa, as chamadas fake news. Embora isso já existisse nas eleições de 2022, não atingia o nível de sofisticação que acontecerá agora, e que já impactou eleições em outros países.

Há um ponto, porém, que talvez ainda não esteja no radar do TSE. E que é, na avaliação do jornalista, consultor de gestão estratégica e especialista em IA Mário Salimon, o ponto mais grave: a forma como a máquina será capaz de falar pessoalmente com cada eleitor.

O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, avaliou, hoje, que a entrada do prefeito João Campos (PSB) na corrida ao Governo de Pernambuco é irreversível. Segundo o dirigente, a população deseja que o gestor coloque seu nome à disposição no processo eleitoral deste ano por sua “capacidade de entrega e forma de gerenciar”, em contraponto ao “marasmo em que o estado entrou nos últimos quatro anos”. Sileno também classificou como “um bom problema” o fato de haver muitos pré-candidatos disputando as indicações para o Senado na futura chapa da Frente Popular.

“O prefeito João Campos é o pré-candidato do PSB. A militância do partido quer isso e, mais do que a militância, as pesquisas mostram que a população de Pernambuco deseja que ele seja candidato pela sua capacidade de entrega, pela sua forma de gerenciar”, disse, em entrevista à Rádio Cultura do Nordeste, destacando que os aliados do PSB percebem a situação do estado e “têm uma preocupação muito grande com Pernambuco”.

O Alto do Moura, em Caruaru, considerado o maior centro de artes figurativas da América Latina e um dos principais polos turísticos do município, está recebendo um novo sistema de esgotamento sanitário que vai promover o acesso à coleta e tratamento a cerca de 12 mil pessoas, além dos mais de 100 mil turistas que visitam o local no período junino. O projeto, orçado em R$ 32,9 milhões, é um compromisso do Governo de Pernambuco e terá início parcial da operação já a partir do próximo ano, levando mais saúde, qualidade de vida e preservação ambiental ao tradicional vilarejo de artesãos do barro.

Com aproximadamente 23% das obras já executadas, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Alto do Moura será realizada em duas etapas. A primeira está prevista para abril deste ano, quando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) começará a operar, passando a tratar 25% do esgoto da região. A operação plena do sistema está programada para junho de 2027. Além da ETE, o projeto contempla a construção de duas estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento do esgoto, a implantação de cerca de 36 mil metros de redes coletoras e ramais condominiais, além de 2.062 ligações.

O conjunto de intervenções foi concebido para promover o saneamento ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca. Para o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a obra tem papel estratégico para o desenvolvimento do município. “Considerando o avanço das frentes de obra e a relevância estratégica do projeto para o município de Caruaru, a conclusão do projeto é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável, integrando eficiência técnica à preservação ambiental”, destacou.

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje, o superintendente do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Dr. Sidney Neves, agradeceu o trabalho do deputado federal Eduardo da Fonte em defesa da saúde pública durante agenda em Brasília.

Eduardo da Fonte é o parlamentar que mais destinou recursos na história da instituição. As emendas viabilizaram, entre outros investimentos, a aquisição de um acelerador linear de última geração, equipamento que pode reduzir sessões de radioterapia de cerca de 30 para até cinco em alguns casos, garantindo mais conforto e eficácia no tratamento dos pacientes.

Estadão

A maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está lidando com seu trabalho é desaprovada por 51,4% dos brasileiros e aprovada por outros 46,6% dos eleitores. Os dados são da pesquisa Meio/Ideia, divulgada hoje, e mostram um cenário de estabilidade. Em janeiro, eram 50% os que desaprovavam Lula e 47% os que aprovavam. A mudança se deu dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2,5% para mais ou para menos.

De acordo com o levantamento, são 22,3% os eleitores que consideram o governo bom, enquanto 19% acham que é regular, 18,7% acham que é ruim e 26% apontam como péssimo. Os que não sabem são 2,2%.

Em Brasília, cumpri minha corridinha diária de 8 km, há pouco, debaixo de uma chuvinha gostosa, para matar a saudade de quando chovia no Sertão e tomava banho de bica.