Com quem o PSB casaria?
Uma perguntinha oportuna e provocante: se Danilo Cabral, pré-candidato do PSB ao Governo do Estado, não for ao segundo turno, conforme indicam hoje as pesquisas, quem o PSB e ele apoiariam na guerra final entre Marília x Anderson ou Marília x Miguel Coelho? No primeiro cenário, dois complicadores.
Leia maisOptando por Anderson, seria alinhar-se ao bolsonarismo numa provável disputa presidencial também em segundo turno entre Lula x Bolsonaro. Subindo no palanque de Marília, mesmo a pedido de Lula, seria passar uma borracha em todo o arsenal de maldades que o PSB aprontou com a pré-candidata do Solidariedade.
No segundo cenário, entrando Miguel Coelho, pré-candidato do União Brasil no lugar de Anderson, provavelmente o caminho fosse menos traumático. Embora Miguel bata sem piedade no Governo, o pai Fernando Bezerra Coelho, senador da República, militou por muito tempo no reino socialista.
Os aliados de Danilo e ele próprio, entretanto, não raciocinam com a hipótese de o candidato da Frente Popular não chegar ao segundo turno. “Temos o maior exército de prefeitos, o apoio do governador, do prefeito do Recife e, principalmente, de Lula, cujo palanque único no Estado será o de Danilo”, aposta o deputado federal Milton Coelho.
Algo, enfim, que deve ser perguntado, também, sobre esses cenários hipotéticos – Marco Maciel costumava dizer que não respondia perguntas de jornalistas sobre hipóteses, porque não sabia, de fato, o que iria ocorrer – é quanto aos candidatos Anderson e Miguel. Ambos aceitariam o apoio do PSB?
Em tempo: Raquel Lyra, pré-candidata do PSDB, não entrou nessas elucubrações porque, segundo o mais neófito cientista político, apesar de aparecer hoje empatada com Anderson e Miguel, tende a murchar, sendo, provavelmente, o rabo da gata na computação geral dos votos para governador.
Quantos votam – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, ontem, que as eleições de 2022 terão 156,4 milhões de pessoas aptas a votar. De acordo com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, esse é o maior eleitorado cadastrado da história brasileira. Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral, houve um aumento de 6,21% do eleitorado desde as últimas eleições gerais do país, em 2018. Naquele pleito, o número de eleitoras e eleitores habilitados a votar era de 147.306.275.

O fenômeno ACM Neto – O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), pode vencer as eleições para Governo da Bahia logo no 1° turno, indica pesquisa Genial/Quaest realizada de 9 a 12 de julho de 2022. Ele tem 61% das intenções de voto. Empatados, na sequência, estão Jerônimo Rodrigues (PT), com 11%, e João Roma (PL), com 6%. Kleber Rosa (Psol) marca 1%. Giovani Damico (PCB) não pontuou. Outros 12% afirmam que irão votar branco, nulo ou não irão votar. Os indecisos correspondem a 9%
Lula na frente – Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também na Bahia, lidera as intenções de voto nas eleições presidenciais, segundo a mesma pesquisa Genial/Quaest. O petista tem 62% contra 19% de Jair Bolsonaro (PL). O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, tem 5% das intenções de voto. Na sequência, estão André Janones (Avante), com 2%, Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) com 1% cada uma. O levantamento ouviu 1.140 pessoas. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%.
Sem causa política – Após investigação realizada pela Polícia Civil do Paraná, a delegada Camila Cecconello afirmou que o assassinato do tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda, cometido pelo agente penal e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), Jorge Guaranho, teve “motivo torpe” e não político. Segundo a delegada, Guaranho foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e por causar perigo comum.

Bandeira bolsonarista – A juíza Ana Lúcia Todeschini Martinez, de Santo Antônio das Missões (RS) diz que a bandeira do Brasil será considerada propaganda eleitoral a partir do início oficial da campanha, em 16 de agosto. Em entrevista à Rádio Fronteira Missões, ela explicou a decisão: “É evidente que hoje a bandeira nacional é utilizada por diversas pessoas como sendo um lado da política, né? Hoje, a gente sabe que existe uma polarização. De um dos lados há o uso da bandeira nacional como símbolo dessa ideologia política”, disse.
CURTAS
FANTASMAS – Uma auditoria especial do Tribunal de Contas de Pernambuco apontou diversas irregularidades na gestão da Câmara de Vereadores de Olinda, no exercício de 2021. Há indícios da existência de funcionários fantasmas, constatação de pagamentos de diárias “fora de padrão” para parlamentares e excesso de despesas com congressos em plena pandemia.
FESTIVAL – Garanhuns sedia, desde ontem, o 30º Festival de Inverno de Garanhuns. A programação conta com shows de grandes nomes da música como Mumuzinho, Vanessa da Mata, Diogo Nogueira, Nando Reis, Lenine, Jota Quest, Titãs, Pitty, Chico César e Geraldo Azevedo, Gal Costa, Jorge Vercillo, Sepultura, Adriana Calcanhotto, entre outros.
Perguntar não ofende: Lula vai servir de guindaste para arrastar Danilo após a sua visita a Pernambuco?
Leia menos





















