Lulistas e bolsonaristas saem às ruas no 7 de setembro
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
O feriado de 7 de setembro deste ano, neste domingo, vai materializar o acirramento da disputa entre governistas e bolsonaristas. Os dois grupos têm interesse em mostrar força e poder de mobilização, visando as eleições de 2026.
Em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de golpe de Estado, manifestantes da direita e da esquerda sairão às ruas. Os eventos foram convocados em todo o Brasil e refletem o clima de polarização do país.
Leia maisPelo lado do governo do presidente Lula (PT), o mote será a defesa da soberania nacional. Os apoiadores lulistas devem se colocar contrários à ofensiva política e comercial contra o Brasil comandada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.
A defesa da soberania também será o tema do evento oficial o qual Lula participará, em Brasília. O presidente vai acompanhar o tradicional desfile cívico-militar, organizado pela Casa Civil. O 7 de setembro é uma boa oportunidade para o Governo Federal recuperar a bandeira do patriotismo, adotada pelo bolsonarismo nos últimos anos.
O tema “Brasil Soberano” passou a ser usado pelo marketing petista e pelo Palácio do Planalto desde que Trump anunciou aumento das tarifas aos produtos brasileiros, no início de julho deste ano. Essa pauta, no entanto, não deve estar presente nas manifestações do lado bolsonarista, uma vez que há a percepção popular de que a família Bolsonaro atua contra os interesses do Brasil junto ao governo de Trump.
No dia 20 de agosto deste ano, a pesquisa Quaest mostrou que 69% dos brasileiros consideram que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) defende interesses dele e da família Bolsonaro nos Estados Unidos. Para 23%, Eduardo defende os interesses do Brasil. O lado bolsonarista deve levantar as bandeiras da defesa de Jair Bolsonaro e da anistia.
Em Pernambuco – No Recife, o “Grito dos Excluídos” será realizado a partir das 9h deste domingo, no parque Treze de Maio, com o tema “Vida em primeiro lugar” e lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. O foco será a preservação da soberania nacional e críticas ao tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. Bolsonaristas promovem o ato “Todos na Rua”, na Avenida Boa Viagem, a partir das 14h, em defesa de Bolsonaro.

Avaliação de José Dirceu 1 – Na opinião do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro é usada como estratégia para lançar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência em 2026. “Não tenho segurança de que eles queiram mesmo o Bolsonaro elegível. Toda pressão é para o Tarcísio ser candidato”, declarou o petista em entrevista ao UOL, esta semana.
Avaliação de José Dirceu 2 – Para Dirceu, a discussão da anistia é como “uma névoa”, usada para desviar a atenção do público. O ex-ministro diz que setores do mercado, além de partidos como União Brasil, PP e parte do PL, estariam alinhados em torno do governador paulista: “A direita não tem o voto sem Bolsonaro, mas também não quer Bolsonaro como candidato. Esse é o dilema”, avaliou.
Mais sessões – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu, ontem (5), que o presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, agende sessões extras para o julgamento da ação penal relacionada à tentativa de golpe de Estado, que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados como réus. As próximas sessões estavam marcadas para os dias 9, 10 e 12 de setembro. Com o pedido de Moraes, o julgamento também poderá ser retomado no dia 11.

Incentivo à piscicultura – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), apresentou um projeto de lei que cria a política estadual de incentivo à piscicultura. O texto define a piscicultura como “a criação de animais aquáticos, especialmente peixes, em ambientes naturais ou artificiais controlados”. Já o empreendimento aquícola refere-se a “um lugar, de qualquer tamanho, que pratique esta atividade.” A principal meta da proposta é organizar e ampliar a atividade de maneira sustentável. “Trata-se de medida custo-efetiva, que integra ações já existentes, confere segurança jurídica e induz padrões socioambientais responsáveis, criando condições para crescimento contínuo do setor e para o acesso regular da população a proteínas de qualidade”, destacou Porto.
CURTAS
Federação articulando 2026 – A Federação União Progressista oficializou a pré-candidatura de Yuri Duarte (PP/UP), ontem, a deputado estadual. O anúncio foi feito pelo presidente estadual da Federação, deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP), ao lado do prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte (PP/UP). Vereador de Santa Maria, Yuri tem forte base política no Sertão do São Francisco e articulação em diversas regiões de Pernambuco.
Olinda se prepara – A Prefeitura de Olinda preparou um esquema especial de mobilidade e segurança para o primeiro dia de prévias de Carnaval, que contará com o tradicional Desfile da Pitombeira dos Quatro Cantos, neste domingo (7). A expectativa é de que entre 15 mil e 20 mil foliões participem do cortejo no Sítio Histórico. Segundo a prefeita Mirella Almeida (PSD), a operação começa mais cedo para garantir a segurança e organização do evento, com atuação integrada da prefeitura, PM, Ciods e Bombeiros.
Alcymar cidadão de João Pessoa – O cantor Alcymar Monteiro, ícone do forró, receberá na próxima quarta-feira (10), às 14h, o título de cidadão de João Pessoa, concedido pela Câmara Municipal por meio de uma homenagem proposta pela vereadora Jailma Carvalho (PSB). Natural de Aurora, no Ceará, Alcymar residiu por anos no Recife antes de escolher a capital paraibana como sua nova morada.
Perguntar não ofende: Quem vai colocar mais gente nas ruas no 7 de setembro, bolsonaristas ou lulistas?
Leia menos