Divisões internas do MDB de Pernambuco se transformam em crise familiar
Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
As divergências internas do MDB de Pernambuco se transformaram em uma crise familiar. Uma semana depois de o presidente da sigla no Estado, Raul Henry, e o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) trocarem palavras duras pela imprensa, a irmã de Jarbinhas, Adriana de Andrade Vasconcelos, se pronunciou e ficou do lado de Raul Henry, contra o irmão.
Filha do ex-senador Jarbas Vasconcelos, Adriana é advogada e não se envolve em questões políticas, mas divulgou uma carta aberta, ontem (11), na qual se posiciona ao lado de Raul, que é secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife. Sem mencionar Jarbinhas no texto, a advogada o acusou de desrespeitar a vontade do pai, o ex-governador Jarbas Vasconcelos, que não quer mais se envolver na política. Foi por meio de um ato de Jarbinhas e do senador Fernando Dueire (MDB) que o nome do ex-governador voltou ao cenário político.
Leia mais“Acho lamentável o que está acontecendo no nosso partido. Trazer meu pai para essa disputa é não respeitar a sua vontade de não mais querer se envolver em disputas políticas. Ele me declarou de viva voz sua posição de neutralidade. É importante lembrar que ele se licenciou do cargo de senador por não mais se sentir em plenas condições de seguir num cargo de tamanha relevância e de não poder se dar por inteiro à estatura do cargo. ‘Não consigo fazer nada pela metade’, dizia ele, às vésperas de renunciar”, afirmou Adriana Vasconcelos.
Na sexta-feira da semana passada, dia 4 de abril, Jarbinhas e o senador Fernando Dueire divulgaram uma foto com o ex-governador e um texto no qual Jarbas formaliza apoio ao filho pelo comando do MDB em Pernambuco. Após a divulgação, Raul Henry reagiu acusando Jarbinhas de explorar a imagem do pai para se beneficiar. Em seguida, Jarbinhas soltou outra nota na qual classificou Raul como “ingrato, usurpador e desesperado”.
Mas Adriana de Andrade Vasconcelos não concorda com a opinião de Jarbinhas em relação a Raul. Na carta de ontem, ela declarou: “Nos últimos anos, Raul tem mostrado competência na condução do partido. E continua sendo o mais preparado para seguir no seu comando. Entrei no partido com Raul na presidência e continuarei com ele. E juntos estaremos unidos com um único objetivo: fortalecer o partido e lutar para que o MDB esteja no protagonismo que sempre ostentou”.
A advogada ainda avisou que já faz parte da comissão provisória do MDB/Recife e, agora, entrará também no diretório estadual, “ao lado de Raul e de tantos outros, como Paulo Roberto (prefeito de Vitória de Santo Antão) e Iza Arruda (deputada federal)”.
Após tomarem conhecimento, publicamente, de como pensam o filho e a filha de Jarbas Vasconcelos, caberá agora aos outros membros do MDB a decisão sobre quem comandará a legenda. A executiva do partido esteve reunida, na manhã de ontem, para informar aos integrantes sobre os trâmites legais da convenção estadual da legenda, que será realizada no dia 24 de maio. Tudo foi acertado em reunião, em Brasília, com o presidente nacional emedebista, o deputado federal Baleia Rossi, na última terça (8).
“VAMOS DISPUTAR VOTO” – Raul Henry já demonstrou disposição para o enfrentamento e disse que a situação do MDB em Pernambuco vai ser resolvida no voto. Jarbinhas, por sua vez, também adotou um tom mais firme na última semana, em conversa com jornalistas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Reafirmou ser o herdeiro de Jarbas Vasconcelos e disse que não há o que se questionar no apoio de um pai a um filho. O deputado ainda relatou que, em 2022, o MDB não conseguiu nem montar uma chapa para a disputa para a Alepe, o que o forçou a concorrer pelo PSB. Mas garantiu que, em 2026, vai ser diferente, porque não trabalha com a possibilidade de sair derrotado da convenção estadual.

O que disse Dueire – O senador Fernando Dueire, suplente de Jarbas Vasconcelos, também se pronunciou por meio de nota enviada à imprensa na última semana. Ele defendeu Jarbinhas e, de forma sutil, alfinetou Raul. “É com entusiasmo que incentivo o seu legítimo herdeiro, o deputado Jarbas Filho, a disputar a presidência do MDB de Pernambuco. Que ele, ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e novas lideranças forjadas no partido, possa recuperar a chama de uma luta cívica e corajosa pelo nosso povo. Este é um momento de desprendimento e largueza dos que há mais de 10 anos lá estão, para que novos talentos possam construir o futuro que o partido precisa reencontrar. Sigo firme no espírito de luta, somando forças para reconstruir um MDB que valorize seu patrimônio de conquistas e aponte para os desafios do futuro”, disse Dueire.
Análise da pesquisa Real Time/Big Data – O economista e analista político Maurício Romão analisou os dados da pesquisa Real Time/Big Data (RTBD), divulgada na última quinta-feira (10) pela TV Guararapes/Record. Os números mostram João Campos (PSB) isolado na liderança das intenções de voto para o Governo de Pernambuco. O prefeito do Recife aparece com 67% no cenário estimulado, o que representa o triplo dos 22% contabilizados pela governadora Raquel Lyra (PSD). Para Romão, a pesquisa espelha o resultado já detectado por outros institutos: uma larga vantagem de João Campos em intenção de votos sobre a governadora Raquel Lyra. “Se a eleição fosse hoje, a disputa estaria decidida”, comentou.
Ainda tem chão até 2026 – Maurício Romão, no entanto, ponderou que falta um ano e meio até o pleito. “A sociedade ainda não está totalmente voltada para as questões eleitorais (isso normalmente aparece nos altos percentuais de indecisos da pergunta espontânea, que, infelizmente, não foi disponibilizada pela pesquisa RTBD). Um dado importante que a pesquisa RTBD apresentou foi o da aprovação da governadora. Os números não são exuberantes, mas são razoavelmente expressivos. Outros institutos mostraram a mesma coisa”, explicou Romão.

João está bem, mas Raquel também tem chance – A aprovação de um incumbente é o indicador mais forte da possibilidade de sua reeleição, segundo Maurício Romão. “Não é algo inexorável, mas, no geral, se a aprovação é baixa, as chances de reeleição do incumbente são muito reduzidas. Se a aprovação é razoável, mediana, o incumbente torna-se competitivo. Se a aprovação é alta, o incumbente é favorito. Mas não resta dúvida de que o prefeito, neste momento, exibe números bastante exuberantes”, explicou Romão.
CURTAS
Bolsonaro internado – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se alimenta por sonda e continuará internado em Natal, no Rio Grande do Norte, segundo um boletim médico divulgado no fim da tarde de ontem. Ele foi hospitalizado após passar mal no início de sua viagem àquele Estado. De acordo com a equipe médica, o quadro inspira cuidado, mas não apresenta sinais de maiores gravidades no momento. O ex-presidente toma antibióticos e utiliza uma sonda nasogástrica para se alimentar, mantendo-se em dieta zero.
Elogio ao Samu e ao SUS – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, usou a foto de Bolsonaro na ambulância do Samu, quando recebeu os primeiros socorros ontem, para elogiar o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e exaltar o programa, implantado em 2003, no primeiro mandato do presidente Lula (PT). “Todo mundo sabe: na hora da emergência, chama o SAMU 192! Atendimento de urgência para salvar vidas de norte a sul. Criado pelo presidente Lula, para todos os brasileiros, cada vez maior e mais rápido! Viva o SUS!”, escreveu Padilha no X (antigo Twitter).
Mourão vai visitar Braga Netto – Após a autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) marcou uma visita ao general Walter Braga Netto para a próxima quinta-feira (17). No mês passado, a Primeira Turma do STF colocou Braga Netto no banco dos réus por envolvimento numa trama golpista para impedir a posse do presidente Lula (PT). Ele está preso na 1ª Divisão do Exército, subordinada ao Comando Militar do Leste, que fica na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Perguntar não ofende: quem vai sair vitorioso na disputa interna do MDB de Pernambuco, o lado mais ligado a João ou o lado mais chegado a Raquel?
Leia menos