Coluna do sabadão

Porque o PT perdeu a vice

A não ser que ocorra uma reviravolta improvável e inesperada, a decisão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), de não ceder a vaga de vice-prefeito na sua chapa para o PT foi tomada há tempos, com a anuência do presidente Lula e da presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann.

Dentre outros argumentos, João convenceu a ambos de que Pernambuco, desde as trajetórias dos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos, é a única base sólida e consolidada do PSB no Brasil, e que não seria justo sofrer interferência do PT nacional.

Veja outras postagens

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, reuniu-se nesta terça-feira (11) com representantes do setor sucroalcooleiro e parlamentares, ocasião em que afirmou estar solidário às demandas dos produtores e informou que a Casa está mobilizada para buscar alternativas que ajudem o segmento a superar perdas e ampliar a produção no Estado.

Por sugestão de Porto, um novo encontro foi agendado para esta quinta-feira (12), às 10h, na Alepe, com a participação do secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos. Segundo o presidente, a antecipação da reunião ocorreu devido à urgência do tema, já que inicialmente o grupo pretendia discutir o assunto apenas após o Carnaval.

“Sabemos das dificuldades decorrentes da estiagem, da queda no valor da tonelada da cana e das consequências do tarifaço dos Estados Unidos sobre o açúcar. O setor, que é estratégico para Pernambuco, tanto na geração de divisas quanto na geração de empregos e movimentação de uma forte cadeia produtiva, necessita, urgentemente, de medidas de que solucionem esta crise”, afirmou Porto. Ele também destacou que o setor responde por mais de 70 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos, abrangendo mais de 60 municípios.

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, negou nesta quarta-feira (11), uma eventual desavença com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e também com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL) no contexto da escolha do seu nome para a eleição deste ano.

“Da minha parte é desavença zero [com Tarcísio ou Michelle]. Meu nome está colocado, e todos pediam que o presidente escolhesse o nome, e ele escolheu. Agora a poeira já baixou”, disse em entrevista durante o evento CEO Conference, do BTG Pactual.

O senador reforçou que Tarcísio já manifestou publicamente o apoio à sua candidatura: “ele já manifestou que está com a gente, e eu nunca duvidei que estivesse”. As informações são da CNN.

Ipojuca - No Zap

Por Julia Rocha e Alex Fonseca – Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra afirmou, em entrevista concedida à CNN na tarde desta quarta-feira (11), manter diálogo aberto com o presidente Lula e com o presidente do PT, Edinho Silva, com vistas às eleições de 2026. Ela também disse que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deu liberdade aos diretórios estaduais da legenda para escolher quem apoiar no pleito presidencial.

“Tenho aberto diálogo com o presidente do PT e com o presidente nacional do meu partido (Gilberto Kassab). Desde que entrei no meu partido, há uma clareza muito grande do presidente Kassab de que a gente tem liberdade para a escolha daquilo que é melhor para Pernambuco”, declarou.

Caruaru - IPTU 2026

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que o presidente Lula (PT) continua à frente nos sete cenários de 2º turno testados com nomes da oposição, com vantagens que variam de cinco a 19 pontos.

A menor diferença é de cinco pontos, contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece como o principal candidato da oposição.

Nesse cenário, Lula tem 43%, e Flávio, 38%. A diferença era de sete pontos em janeiro e de dez pontos em dezembro. As informações são do g1.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Paloma Almeida*

“Voltei, Recife… foi a saudade que me trouxe…”

É chegado o tão esperado Carnaval de 2026. As ruas de Pernambuco se aquecem há meses — porque o batuque no coração da(o) pernambucana(o) não depende do calendário. Mas, junto com a alegria, outra pergunta precisa ocupar o centro das atenções: nossas cidades são seguras para as mulheres? E mais: as casas em que vivemos também são seguras?

Em 2024, Pernambuco registrou 76 feminicídios; em 2025, foram 88 registros. Até 31 de janeiro de 2026, já foram contabilizados 9 casos, segundo dados divulgados pela SDS-PE. Os padrões se repetem: mulheres vitimadas por companheiros ou ex-companheiros que não aceitaram o direito delas de dizer “não”.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele vá para a prisão domiciliar. Os advogados alegam questões de saúde e afirmam que existe a necessidade de mais cuidados médicos.

“Diante desse quadro, a conjugação entre a perícia oficial e o parecer técnico do médico assistente evidencia que o Peticionário se encontra em situação de multimorbidade grave, permanente e progressiva, com risco concreto de descompensação súbita e de eventos potencialmente fatais, cuja mitigação depende da observância rigorosa e contínua de medidas médicas e assistenciais complexas”, diz a petição. As informações são do jornal O GLOBO.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Após décadas de declínio causadas pela praga do bicudo, o algodão volta a ganhar protagonismo no Sertão do Moxotó, em Pernambuco. Em Sertânia, a retomada do chamado “ouro branco” é liderada por Joana D’Arc, agricultora familiar do Sítio Cacimbinha, que representa o Brasil na Feira Mundial da Agricultura Familiar, na Alemanha. As informações são da página Moxotó da Gente.

Presidente da Associação Agroecológica local, Joana coordena o trabalho de 36 famílias que apostam no cultivo de algodão orgânico como alternativa sustentável de geração de renda. “O algodão sempre fez parte da nossa história, mas hoje a gente cultiva de forma diferente, respeitando a terra e garantindo renda para as famílias”, afirma.

Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP) solicitaram ao Governo de Pernambuco a readequação do cargo de Perito Papiloscopista do Quadro de Pessoal Civil para o Quadro Técnico Policial da Polícia Civil de Pernambuco. A demanda foi apresentada após um encontro, em Brasília, com as peritas papiloscopistas Ana Cristina e Pollyanna, que levaram o pleito aos parlamentares.

Em ofícios encaminhados à governadora Raquel Lyra, os deputados destacaram o caráter técnico-científico e pericial das atividades desempenhadas pela categoria, consideradas fundamentais para a produção de provas criminais e para o fortalecimento das investigações no estado.

Gazeta Pernambucana

O debate travado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados entre Túlio Gadêlha (Rede‑PE) e Zé Trovão (PL‑SC) marcou um momento decisivo na discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição que propõe o fim da jornada de trabalho conhecida como escala 6×1, elegeu claramente lados na defesa dos trabalhadores brasileiros.

Durante a sessão, Zé Trovão classificou a proposta como “espinhosa”, num tom de crítica que causou incômodo em diversos setores sindicais e da sociedade civil. Em resposta, Gadêlha foi direto:

O prefeito Carlos Santana deu mais um importante passo para o fortalecimento da saúde pública do Ipojuca com a entrega de cinco novas ambulâncias à frota municipal, realizada ontem. A iniciativa amplia a estrutura de atendimento de urgência e emergência e reforça o compromisso da gestão com a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Os veículos foram viabilizados através da parceria com a deputada estadual Simone Santana, que tem atuado em defesa do município na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Do total, duas ambulâncias são Unidades de Suporte Básico (USB), equipadas com condutor socorrista e técnico de enfermagem, e três são Unidades de Suporte Avançado (USA), as chamadas UTIs móveis, com médico, enfermeiro e condutor socorrista.

Ao destacar a importância do investimento, Carlos Santana destacou que “a saúde segue como prioridade da administração municipal. Cada ação que adotamos é planejada para assegurar atendimento mais ágil, eficiente e humanizado aos ipojucanos”, destacou o gestor.

Blog da Camila Bomfim

A Polícia Federal terminou a contagem do dinheiro jogado pela janela do banheiro de um apartamento durante a terceira fase da operação Barco de Papel, que investiga a RioPrevidência e o Master. O montante arremessado de um prédio em Balneário Camboriú (SC) soma R$ 429 mil, segundo a contagem dos investigadores.

A cena do dinheiro atirado repercutiu no país inteiro: cédulas foram vistas voando e encontradas no chão enquanto a PF cumpria as ordens judiciais. A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje, a terceira fase da Operação Barco de Papel, que investiga crimes contra o sistema financeiro relacionados à gestão de recursos da RioPrevidência, fundo de previdência do Estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio de uma ação conjunta entre a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Secretaria Municipal de Transparência, Fiscalização e Controle, realizou, ontem, um workshop de treinamento e capacitação focado na Ordem Cronológica de Pagamentos. O evento reuniu gestores, ordenadores de despesas e servidores municipais para alinhar os procedimentos municipais às exigências das Leis Federais nº 8.666/93 e nº 14.133/2021, além da Lei Municipal nº 2.064/2024.

O treinamento abordou a importância de organizar os pagamentos por quatro eixos:  fornecimento de bens, locações, prestação de serviços e realização de obras, respeitando a data de liquidação da despesa. A iniciativa reforçou o compromisso da gestão com os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência administrativa.