MDB de Pernambuco promete buscar à Justiça após Waldemar Borges ter filiação suspensa
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
O MDB de Pernambuco vai lutar na Justiça para, segundo nota enviada pelo partido, “restabelecer seu direito legítimo de fortalecer suas fileiras, em consonância com a linha política vitoriosa na Convenção Estadual”.
O clima dentro da legenda está em uma fase difícil desde que o atual presidente estadual, Raul Henry, e o deputado Jarbas Filho, disputaram presidência, em maio deste ano. As trocas públicas de acusações deixaram feridas abertas até hoje.
Leia maisO último episódio que movimentou os bastidores da legenda foi a decisão do juiz Cézar Santos da Silva. Ele concedeu uma tutela de urgência solicitada pelo diretório municipal do MDB em Gravatá, para suspender a filiação do deputado estadual Waldemar Borges, ex-PSB, ao partido.
No texto, o juiz considerou que a filiação deveria ter sido feita pelo diretório municipal e não pela estadual da legenda. A direção estadual do MDB reagiu e disse que viu o fato “com estranheza”.
A legenda destacou, em nota, que em duas decisões anteriores, em primeira e segunda instâncias, a Justiça reconheceu a legitimidade e a regularidade da filiação de Borges – “uma delas, inclusive, proferida pelo mesmo magistrado que agora adota entendimento oposto à sua deliberação anterior”, diz o texto.
A medida foi vista como um impedimento “injustificável” do crescimento do partido, por meio de ações judiciais. “É deplorável querer barrar, sem nenhum motivo plausível, a filiação de um parlamentar com trajetória exemplar, marcada pela coerência, integridade e espírito público, desde sua participação na resistência democrática, como militante da nossa legenda”, informa a nota do MDB.
Metanol em PE – O deputado estadual Antônio Coelho (União Brasil) apresentou, na Assembleia Legislativa (Alepe), o Projeto de Lei nº 3387/2025, que estabelece normas rígidas para prevenir e combater o uso de metanol em bebidas alcoólicas em Pernambuco. A proposta surge diante de casos recentes de intoxicação no país, alguns com mortes confirmadas, provocados pelo consumo de bebidas adulteradas com a substância química, que é altamente tóxica e potencialmente letal. O texto também proíbe a utilização e a venda fracionada e direta de metanol ao consumidor, restringindo sua comercialização apenas a empresas com fins industriais, laboratoriais ou acadêmicos, mediante controle da Vigilância Sanitária.

“Raquelou” – Esta coluna tomou conhecimento de que, em meados de setembro deste ano, houve uma reunião entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e os titulares das secretarias da Fazenda, Administração, Planejamento e Controladoria do Estado. No encontro, os secretários teriam reclamado de que Pernambuco estaria com problemas de arrecadação. A governadora já havia sido alertada sobre o problema no início do ano. O desfecho da reunião, segundo nossas fontes, teria sido um festival de gritos da gestora. “Ela Raquelou”, disseram.
TCE questiona contrato – Outro contrato da Companhia Estatal de Habitação (Cehab), que tem tocado as obras estratégicas da governadora Raquel Lyra (PSD), foi questionado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Desta vez, o TCE apontou suposto “sobrepreço relevante” no valor do contrato. A decisão foi para suspender os pagamentos do contrato da Cehab para construção do habitacional Frei Caneca, em Santo Amaro, no Recife. A obra é considerada estratégica pela governadora, para apresentar ações na capital visando as eleições de 2026.
Despedida 1 – O ex-secretário da Fazenda, Wilson de Paula, foi recebido por um grupo de deputados, esta semana, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele foi à Casa em visita de cortesia para agradecer aos deputados pela boa relação com os parlamentares, durante sua passagem pelo Poder Executivo, e se despedir. Na ocasião, os deputados também agradeceram ao ex-secretário pela forma cordial com a qual Wilson de Paula sempre tratou a Alepe.

Despedida 2 – Disseram que ele nunca se negou a fornecer informações solicitadas e sempre manteve o respeito com a Assembleia, além de ser muito educado e gentil, o que teria provocado até a ciumeira da Secretaria da Casa Civil. Circula nos corredores da Alepe que o titular da Casa Civil, Túlio Vilaça, não tem a mesma inserção na Casa que tinha Wilson de Paula. Um dos motivos seria a falta de firmeza em cumprir os compromissos com os parlamentares.
CURTAS
O CHEFE CIDADÃO DE PETROLINA – O titular deste blog será cidadão de Petrolina, no Sertão. Reunidos no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira (RP), 21 dos 23 vereadores de Petrolina surpreenderam o chefe com o anúncio, na manhã de ontem (2). O requerimento é de iniciativa do vereador Ronaldo Cancão (RP) e deve ser votado e aprovado na próxima semana.
MOÇÃO DE APLAUSOS E PRESENTE – Os vereadores também comunicaram ao chefe a aprovação de uma moção de aplausos pelo livro ‘Os Leões do Norte’, lançado ontem na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina. Ainda teve espaço para presente. O chefe ganhou duas caixas de manga tipo exportação, do vereador Rogério Passos (UB). A fruta é o carro-chefe nos perímetros irrigados do São Francisco, disputadíssima no mercado americano.
CABO DANDO EXEMPLO – Quem trafegar à noite pela PE-60, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, vai perceber que o Portal do Sol ganhou a cor rosa. A iluminação especial faz referência ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Perguntar não ofende: O clima no MDB de Pernambuco vai ficar azedo até a abertura da janela partidária, em 2026?
Leia menos