Bolsonarismo articula anistia na Câmara com apoio do centrão
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
O campo bolsonarista na Câmara dos Deputados articula propostas para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Um dos projetos determina perdão completo a todos os alvos do Supremo Tribunal Federal (STF) por iniciativas antidemocráticas desde 2019.
A ideia é beneficiar os investigados, processados ou condenados por ações contra a democracia a partir de 14 de março de 2019, permitindo, assim, que Bolsonaro possa disputar a Presidência da República no ano que vem. O ex-presidente está inelegível por oito anos após duas condenações em 2023 pela Justiça Eleitoral.
Leia maisAo que tudo indica, a proposta tem amplo apoio do centrão. Quatro partidos são favoráveis ao texto: o PL, o Republicanos, o União Brasil e o PP. Esses dois últimos desembarcaram do governo do presidente Lula (PT).
Além das quatro siglas, o grupo espera ainda ter o apoio do PSD, de Gilberto Kassab. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem assumido a dianteira da batalha. A articulação tem um cálculo político: Tarcísio mostraria lealdade a Bolsonaro, de olho nos votos do capitão para a disputa contra Lula à Presidência da República em 2026.
Gilberto Kassab, por sua vez, pensa na possibilidade de o PSD assumir a vaga deixada por Tarcísio de Freitas em São Paulo. Toda e qualquer batalha envolvendo anistia tem como foco as eleições de 2026 e, com o apoio de legendas como o PSD e o PP, as chances de aprovação são maiores.
O presidente Lula, inclusive, manifestou preocupação com o assunto. Lula já se deu conta de que há o “risco” de o Congresso Nacional aprovar a anistia. “Se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia, porque o Congresso, vocês sabem, não é um Congresso eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, aprovou quase tudo que o governo queria, mas a extrema-direita tem muita força ainda”, disse Lula ontem, durante uma roda de conversa com comunicadores e ativistas em Belo Horizonte.
Sem definição – O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou ontem que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), “tem interesse” em aprovar um projeto de lei que trata sobre a anistia, mas que ainda não existe uma definição sobre o tema. “O governador é um querido amigo, é do nosso partido. A gente tem dialogado sempre. O governador tem um interesse que se paute a anistia. Isso é público. Nós estamos ouvindo a todos. Estamos ouvindo os líderes que têm interesse e também aqueles que não têm”, afirmou o presidente da Câmara.

Por falar em Câmara – Apesar de ter solicitado à Câmara autorização para exercer o mandato à distância, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde fevereiro, não tem registrado presença nem voto nas sessões semipresenciais realizadas desde o fim de sua licença parlamentar, encerrada em 20 de julho. Nas seis sessões semipresenciais desde o fim da licença, Eduardo não participou de nenhuma. Segundo dados disponíveis na página oficial do deputado no site da Câmara, ele tem 13 dias de presença registrados e 17 ausências não justificadas em 2025, pouco mais da metade das sessões realizadas neste ano. As informações são da CNN Brasil.
Ainda sobre a Câmara – A Câmara dos Deputados aprovou ontem, em Plenário, o Projeto de Lei nº 1.546/2024, de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), que propõe novas regras para evitar descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O texto segue para análise do Senado Federal. A proposta determina que mensalidades só poderão ser descontadas com autorização formal por escritura pública, firma reconhecida, assinatura eletrônica qualificada ou biometria. O projeto também obriga o INSS a conferir todas as autorizações de forma individual e periódica, inclusive por meio eletrônico, vedando o modelo atual de conferência por amostragem.
Suape verde – O Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, recebeu a licença prévia para a instalação da primeira fábrica de e-metanol (metanol verde) das Américas. O empreendimento, da empresa dinamarquesa European Energy, prevê investimento de R$ 2 bilhões e deve gerar 1.500 empregos diretos durante a fase de obras. O prefeito do Cabo, Lula Cabral (SD), comemorou a conquista e afirmou que o projeto “vai colocar Suape, consequentemente o Cabo de Santo Agostinho, na vanguarda da transição energética no Brasil”.

Humberto na estrada – O senador Humberto Costa (PT-PE) cumpre hoje e amanhã (6) uma intensa agenda pelo interior de Pernambuco. O 2º vice-presidente do Senado Federal visita os municípios de Gravatá, no Agreste, Ibimirim, no Sertão do Moxotó, Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e Petrolândia, no Sertão de Itaparica. A iniciativa se integra à dinâmica atividade do senador por todo o Estado, intensificada após a conclusão do seu mandato como presidente nacional do PT, promovendo entregas de equipamentos, anunciando novos investimentos e dialogando com lideranças políticas e a população.
CURTAS
Direto de Brasília – O advogado Walber Agra, professor de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é o convidado do podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog, na próxima terça-feira (9). Autor do processo que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele vai analisar o julgamento em andamento no STF e seus desdobramentos.
O chefe brilhando – O chefe lançou seu livro “Os Leões do Norte” ontem, em Caruaru, no Agreste, e foi pauta na TV Globo local. A TV Asa Branca (afiliada da TV Globo em Caruaru) entrou ao vivo direto do plenário da Câmara de Vereadores, onde foi realizado o lançamento. O chefe foi entrevistado pelo repórter Franklin Portugal.
Apoios – A noite de autógrafos do chefe em Caruaru contou com o apoio do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) e do presidente da Câmara, Bruno Lambreta (PSD), em ação coordenada pelo secretário de Articulação Política, Anderson Luís (pré-candidato a deputado estadual). A iniciativa também tem o respaldo da Rádio Cidade 99,7 FM (que retransmite o Frente a Frente) e do Blog do Wagner Gil.
Perguntar não ofende – A base de Lula no Congresso vai ter força para barrar a aprovação do projeto de anistia?
Leia menos