Raquel leva surra grande em São Lourenço
Na mesma pesquisa que o instituto Opinião aferiu uma aprovação de 85% para os primeiros 100 dias de gestão do prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), os entrevistados no município se manifestaram também sobre o quadro que enxergam, hoje, para as eleições de governador e senador, em 2026.
Se o pleito fosse hoje, em São Lourenço, importante colégio eleitoral da Região Metropolitana do Recife, o prefeito João Campos (PSB), provável adversário da governadora Raquel Lyra (PSD), daria uma goleada na postulante à reeleição. O socialista aparece com 71,5% das intenções de voto, Raquel tem 9,1% e Cardinot, testado pela primeira vez, 8,7%.
Leia maisBrancos e nulos somam 6% e indecisos 4,7%. Para o Senado, o petista Humberto Costa e Eduardo da Fonte (PP) aparecem empatados, o primeiro com 15,3% e o segundo com 14%. Em seguida, o ministro Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) pontua 7,3%, seguido de Gilson Machado (PL), com 6% e Miguel Coelho (UB), com 6%. Por último, o senador Fernando Dueire tem apenas 0,4%.
Brancos e nulos somam 24,4% e indecisos chegam a 25,7%. Já para presidente da República, em São Lourenço o presidente Lula (PT) lidera com 52,4% e Michelle Bolsonaro tem 14%. Como está inelegível, o ex-presidente Bolsonaro não entrou no levantamento. Pablo Marçal foi citado por 2,9%, Tarcísio Freitas 1,8%, Ratinho Júnior 0,9% e Zema 0,2%.
Em relação à disputa para o Palácio do Campo das Princesas, a ampla preferência do eleitorado de São Lourenço da Mata por João Campos ratifica uma tendência observada em praticamente todas as regiões do Estado. Na última pesquisa do Big Data, o prefeito do Recife apareceu com uma frente de 45 pontos ante a governadora Raquel Lyra.
No Espírito Santo – No seminário do PSB em Vitória (ES), na última quarta-feira, já falando na condição de quase presidente nacional da legenda (será eleito no fim de maio), o prefeito do Recife, João Campos, lançou para o Senado a candidatura do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. “Nós vamos crescer a bancada no Congresso Nacional. Nós vamos crescer no Senado. E aí, o Espírito Santo vai poder dar uma contribuição importante nesse sentido com a eleição de Casagrande”, disse.

Festão pelos 90 anos do grupo JCPM – O empresário João Carlos Paes Mendonça mobiliza o mundo político e empresarial do Nordeste para as comemorações, em alto estilo, dos 90 anos do Grupo JCPM. O evento está marcado para o próximo dia 12 de maio, no Teatro do RioMar. Tudo começou com uma pequena mercearia fundada por Pedro Paes Mendonça, pai do empresário, na Serra do Machado, em Sergipe. Hoje, é um dos maiores e mais consolidados grupos do Nordeste, presente em quatro estados. Depois da cerimônia, será servido coquetel no hall do teatro.
Incursão pelo País – Já amanhã, João Campos, numa pré-agenda com vistas a assumir o comando nacional do PSB, estará em São Paulo e no domingo no Ceará. Na próxima quarta, último dia previsto para os encontros estaduais, participa do congresso em Belo Horizonte. Antes disso, na próxima segunda-feira, deve ir à Paraíba. Ali, mantém boa relação com o governador João Azevedo, que assumirá o comando da legenda no Estado de olho numa candidatura ao Senado em 2026. A série de participações começou na noite da última quarta-feira, em Vitória, no Espírito Santo, ao lado do governador Renato Casagrande. A ideia é fortalecer a sigla que ele vai presidir a partir de junho.
Homenagem a Dino – O ministro Flávio Dino, do STF, estará no Recife no próximo dia 5 para receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ministrar uma aula de boas-vindas para os estudantes da instituição. O evento está marcado para as 9h30, na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife. Na ocasião, o ministro vai falar sobre “O impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho”. Ele ainda vai receber a honraria concedida a personalidades que contribuem e contribuíram para a Universidade, a região ou o País com sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura.

Mais um ministro pernambucano – Empossado, ontem, pelo presidente Lula (PT), o novo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, é pernambucano. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, Siqueira tem mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações, dos quais 21 anos na empresa Oi, exercendo cargos de liderança nas áreas de operações, planejamento, institucional, regulatório e comercial. Ele estava exercendo a presidência da Telebrás desde maio de 2023. Embora escolha técnica, Frederico teve o respaldo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e da cúpula do União Brasil.
CURTAS
EM ROMA – O presidente Lula (PT) embarcou, ontem, para Roma. Ao lado da primeira-dama Janja da Silva e dos chefes dos Três Poderes, os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), vai participar das últimas homenagens ao Papa Francisco.
MAIS UM – O PT rachou literalmente na disputa pelo comando do diretório nacional. Além de Edinho Silva e Rui Falcão, entra na disputa pela presidência do partido o prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá. Em publicação na rede social X, Quaquá disse que pretende garantir a “revitalização do partido”. Ele também exaltou o papel de Gleisi para a reeleição de Lula em seu terceiro mandato e fez críticas a Edinho.
NO PODCAST – Por falar na sucessão pelo comando do PT, meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, começa, na próxima terça-feira, a entrevistar os candidatos. O nosso primeiro convidado será Rui Falcão, deputado federal por São Paulo, que já presidiu a legenda entre 2011 e 2017. Em seguida, será Quaquá.
Perguntar não ofende: Quem ganha a eleição para presidente do MDB em Pernambuco?
Leia menos