Lula resiste em Pernambuco, mas avaliação negativa supera a positiva no Estado
Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
Pernambuco ainda é um reduto lulista, pelo que indicam os números da pesquisa do Instituto Opinião, revelados em parceria com este blog. O presidente Lula (PT) ainda mantém o favoritismo em todos os cenários e em todas as regiões do Estado e, se as eleições fossem hoje, venceria a disputa contra Jair Bolsonaro (PL).
Mas, mesmo com esses dados positivos, a pesquisa deve servir de alerta para o presidente e para as lideranças petistas de Pernambuco. A avaliação do Governo Lula está longe de garantir conforto para a disputa em 2026, sendo ele o candidato ou apadrinhando alguém.
Leia maisA avaliação negativa da gestão é o dobro da positiva. Em outras palavras, o povo pernambucano votaria em Lula para não votar em Bolsonaro, mas não está nada satisfeito com a administração. O percentual de entrevistados que considerou a gestão como péssima foi de 25,7%. Somente 10,5% disseram que o Governo Lula é ótimo.
Um número tão alto de pessoas considerando que a gestão Lula 3 é péssima em um Estado que sempre acolheu o presidente e o PT é um sinal de desânimo do povo com seu líder e com o Partido dos Trabalhadores, talvez porque as políticas públicas do Governo Federal não estejam chegando na ponta ou talvez porque a população esteja com dificuldade de enxergar o que Lula está fazendo por ela, indicando, nesse caso, falha de comunicação.
Um dado curioso do mesmo levantamento é o surgimento do nome do prefeito do Recife, João Campos (PSB) na resposta espontânea. Estando apenas na segunda gestão à frente da capital e sem ter vencido a governadora Raquel Lyra (PSDB) na disputa pelo Governo do Estado, que só acontece em 2026, João já foi citado por 1,1% dos entrevistados quando questionados em quem votariam para presidente da República.
Como tem forte inserção na Região Metropolitana do Recife, o prefeito poderá contribuir com o presidente Lula na busca para melhorar os resultados na área, já que o melhor desempenho de Lula foi no Sertão do Estado. Mas, para isso, Lula precisa vir a Pernambuco, algo sem previsão de acontecer até o momento.
BOLSONARISMO CONSOLIDADO EM PE – A pesquisa Opinião revelou que mesmo com a resistência do eleitorado petista em Pernambuco, o bolsonarismo se consolidou no Estado e não dá sinais de recuo. Um percentual de 14,4% de pessoas que votariam em Jair Bolsonaro, depois de tudo que foi a gestão do ex-presidente para Pernambuco, é altíssimo. Não interessa, para essa parcela da população, se o ex-presidente simplesmente não entregou nenhuma melhoria para o povo do Estado. Estão fechados com o capitão.

Por falar em Bolsonarismo – O deputado federal e líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), apresentou, ontem (27), uma representação criminal contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A denúncia, endereçada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusa o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro de conspiração contra o governo brasileiro com parlamentares dos Estados Unidos. “O representado, em total dissintonia com a realidade, atentando contra os interesses nacionais, patrocina, em estado estrangeiro, retaliações contra o seu próprio país e também contra um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho da representação. As informações são da CNN Brasil.
Amupe 1 – Em assembleia híbrida realizada ontem (27), o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, foi reconduzido ao cargo até o ano de 2026. A eleição, realizada por aclamação pelos prefeitos e prefeitas presentes, também definiu toda a nova diretoria executiva da entidade, que terá como vice-presidente o prefeito de Aliança, Pedro Freitas. Ele assumirá o comando da Amupe em março de 2026, após a renúncia de Gouveia.
Amupe 2 – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, foi eleita por aclamação para o cargo de secretária da Mulher da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Ela sucede Judite Botafogo, ex-prefeita de Lagoa do Carro, que esteve à frente da pasta nos últimos dois anos. Com a nova função, Márcia reforça o compromisso de fortalecer a participação feminina na gestão pública e fomentar políticas voltadas para as mulheres no estado.

Carnaval da discórdia – A Associação dos Delegados de Pernambuco (ADEPPE) e o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL) emitiram uma nota conjunta repudiando a determinação da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que obriga servidores em licença médica durante o Carnaval a informarem previamente o local onde poderão ser encontrados. As entidades alegam que a medida não tem respaldo legal e viola direitos fundamentais, como saúde e privacidade, configurando possível assédio moral contra os servidores.
CURTAS
Folia e militância 1 – O Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) irá celebrar o Carnaval com o tradicional Bloco Sem Terra na segunda-feira de Carnaval, dia 03 de março. O bloco completa 25 anos este ano levando a defesa da democracia como seu estandarte, com o tema “Sem anistia: pela taxação dos super ricos e contra a escala 6×1”.
Folia e militância 2 – A deputada estadual Rosa Amorim, que é militante do MST e porta-estandarte do bloco, destacou a importância da defesa da democracia no bloco. “O bloco do MST vem sempre para mostrar que carnaval e política tem tudo a ver. E neste ano que a extrema direita está querendo emplacar a anistia para os golpistas do 08 de janeiro, faz todo sentido reforçar que não vai ter anistia para quem é contra a democracia. Além disso trouxemos a pauta contra a escala 6×1, que já está na boca do povo, e pela taxação dos super ricos, para que os mais pobres não sejam penalizados com ajustes fiscais”, afirmou Rosa.
Lula Cabral e a Educação – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou, ontem, a convocação de 265 professores aprovados no último concurso realizado pela sua gestão, em 2019. A ação faz parte de uma força-tarefa liderada pelo gestor para resgatar a qualidade da educação pública local e que inclui ainda a recuperação estrutural de 80% das 104 unidades educacionais, entre escolas e creches.
Perguntar não ofende: quando Lula vem a Pernambuco tentar melhorar os números do seu Governo?
Leia menos