Coluna da sexta-feira

A “guerra” declarada por Raquel

Em Pernambuco, o carnaval terá muito frevo, ciranda e maracatu, mantendo uma velha tradição na festa mais popular do País. Mas diferente dos anos anteriores, o folião será surpreendido nas ruas pela antecipação da campanha para governador nas eleições de 2026 nos principais polos, como Recife, Olinda, Bezerros e Triunfo. O estopim foi o palco paralelo que o Governo do Estado montou a 150 metros do da Prefeitura do Recife no Marco Zero, QG da folia.

Nunca antes, como diria o presidente Lula, o Estado cuidou da festa do momo, atribuição das prefeituras, que recebem apoio logístico e financeiro para pagar os cachês dos artistas. Tudo até então se restringia a isso. A governadora Raquel Lyra (PSDB) resolveu declarar guerra ao prefeito João Campos (PSB), seu provável adversário em 2026.

Uma batalha não apenas para ganhar mais visibilidade política nos dias de momo, mas também de espaço. O prefeito preferiu não se manifestar sobre a “invasão” da área sob controle absoluto do município. Também orientou seus assessores mais próximos a não entrar na guerra declarada de Raquel. As atrações do palco de Raquel começaram ontem e vão se estender por toda semana pré-carnavalesca e os quatro dias de folia.

O que move a governadora a enveredar por esse caminho, que seria trágico se não fosse cômico? Até o mais neófito em política mata a charada sem muito esforço: Raquel está em baixa, tanto em avaliação de gestão como na preferência do eleitorado para renovar o seu mandato. Se as eleições fossem hoje, seria uma presa fácil para João Campos, que caiu na graça do povo em todas as regiões do Estado, deixando de ser apenas um fenômeno do Recife e Região Metropolitana.

Várias pesquisas para governador apontam João com mais de o triplo das intenções de voto. O “banho” é mais visível na Região Metropolitano. No entanto, se as eleições fossem hoje, a governadora perderia para o prefeito do Recife até em Caruaru, espécie de santuário eleitoral da tucana.

NA ROTA DE FUGA O palco do Governo do Estado foi instalado no jardim do Cais do Sertão e fica “de costas” para o Marco Zero, por trás do Centro de Artesanato de Pernambuco. É nesse local que fica a rota de fuga do palco da Prefeitura, onde são montados os pontos de apoio para as equipes dos artistas, imprensa e órgãos de segurança e de saúde, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Samu. A presidente da Fundação da Fundarpe, Renata Borba, disse que a montagem do palco é uma resposta a uma demanda do setor cultural, em especial dos artistas de cultura popular.

O rapa de Sidônio – O marqueteiro Sidônio Palmeira, que tomou posse na Secom há um mês e uma semana, ainda está se movendo para tirar da pasta nomes “protegidos” por Janja. Ontem, segundo o jornal O Globo, foi exonerada Priscila Calaf, que dirigia o Departamento de Canais Digitais, sob o guarda-chuva da Secretaria de Estratégia e Redes. Era nessa área que estava Brunna Rosa, a estrategista digital do governo (aliada a Janja) que Sidônio também demitiu – a substituta é Mariah Queiroz, “importada” do time de João Campos, no Recife.

Estratégia esvaziada A decisão do ministro Alexandre de Moraes de tornar público os vídeos e áudios da delação de Mauro Cid esvazia a estratégia de defesa de Jair Bolsonaro e do general Walter Braga Netto, que foi candidato a vice em sua chapa na campanha de 2022, para postergar o início do julgamento sobre a tentativa de golpe. Os advogados vinham se queixando de não terem tido acesso às mídias da delação do ex-ajudante de ordens da Presidência, como áudios e vídeos dos depoimentos de Cid. Diante disso, os representantes Bolsonaro e Braga Netto pretendiam solicitar a extensão do prazo de 15 dias estabelecido pelo STF para apresentarem suas defesas.

Baderneiros denunciados – O Ministério Público de Pernambuco denunciou o presidente e outros dois integrantes da Torcida Jovem do Leão, a principal organizada do Sport, por causa do confronto com a Explosão Coral, do Santa Cruz, na Rua Real da Torre, na Madalena, Zona Norte do Recife. O caso, que aconteceu no dia 1º, antes do Clássico das Multidões, espalhou pânico pelas ruas da capital. A denúncia, obtida pelo Diário de Pernambuco, é assinada pelo promotor João Elias da Silva Filho e foi oferecida na terça-feira passada. Os acusados são João Victor Soares da Silva, conhecido como “Playboy” ou “Cash”, de 28 anos, que é presidente da Jovem e permanece internado no hospital; Thiago Mendes Barbosa, o “TH”, de 34, e João Victor Antônio da Silva, o “Vida”, de 24.

O destino da grana do Holiday – Arrematado por R$ 21,5 milhões, cuja autoria do lance somente será conhecida com a homologação da proposta nos autos do processo, o imbróglio do edifício Holiday, no Recife, finalmente terminou, ontem, em leilão. Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Paes Barreto, o valor total arrecadado será usado para quitar eventual dívida trabalhista, pagar tributos sobre o imóvel e bancar eventual débito com concessionárias de serviço público, além de ressarcir o município do Recife das despesas com administrador judicial.  despesas com a perícia para aferir o valor de mercado do bem. O valor que sobrar, após essa sequência, será rateado entre os proprietários ou aqueles que apresentem justo título documentalmente incontroverso de propriedade, segundo o mandatário-mor do TJ.

CURTAS

RAQUELZISTA FIEL – O prefeito de Ibimirim, Welliton Siqueira (PSDB), disse, ontem, ao Frente a Frente, que se a governadora Raquel Lyra desembarcar do PSDB e fizer a travessia para o PSD, de Gilberto Kassab, a acompanhará. “Raquel tem sido muito correta com Ibimirim e suas demandas”, afirmou.

MISTÉRIO – Nem o ex-líder do Governo Raquel na Alepe, Izaías Régis (PSDB), soube explicar as causas que levaram a governadora a demitir a diretora do Hospital Regional Dom Moura, Jaqueline Bezerra Cavalcanti Calado. A exoneração saiu, ontem, no Diário Oficial do Estado, surpreendeu o mundo acadêmico e o corpo técnico da unidade hospitalar.

RÁDIO EM JOÃO ALFREDO – O grupo Faculdade Vale do Pajeú, à frente o educador Cleonildo Lopes da Silva, recebeu, ontem, a confirmação do Ministério das Comunicações da outorga de uma emissora de rádio cultural a ser instalada na unidade do grupo em João Alfredo. Cleonildo, o “Painha”, como é mais conhecido, amplia, assim, seus negócios para a área de comunicação, com o apoio do prefeito do município, Zé Martins (PSB).

Perguntar não ofende: Pernambuco terá carnaval ou rinha política?

Veja outras postagens

O influenciador digital e empresário Pablo Marçal (PRTB) foi condenado na tarde desta sexta-feira (21) pela Justiça Eleitoral de São Paulo por abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita na campanha eleitoral de 2024 à Prefeitura de São Paulo. Cabe recurso.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da primeira Zona Eleitoral da capital, tornou o ex-candidato a prefeito inelegível por oito anos, a contar de 2024.

O magistrado analisou dois conjuntos de ações, ajuizadas pela coligação encabeçada pelo PSOL, partido do então candidato à prefeitura Guilherme Boulos, e pelo PSB. A decisão refere-se à divulgação de Marçal de um vídeo no qual venderia seu apoio a candidatos a vereador de “perfil de direita” em troca de doação para sua campanha.

Marçal informou que não há provas para a condenação e que vai recorrer da decisão.

Do g1.

Jaboatão - Combate Dengue

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Marron Brasileiro ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Conheça Petrolina

Um dos principais órgãos de pesquisa econômica do país, o Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) tem feito cortes na remuneração de alguns de seus principais pesquisadores.

Os afetados, que não quiseram ter os nomes expostos, foram informados de que seus rendimentos serão reduzidos em 50% nos próximos meses. Há pelo menos quatro deles que fazem parte de pesquisas fundamentais do instituto.

Na segunda (17), foi demitido também o responsável pela comunicação do instituto, Claudio Conceição, além de uma assistente que o ajudava a organizar eventos do Ibre. O desligamento de Conceição, que estava previsto apenas para outubro, se deu por e-mail. Ele também era editor-executivo da revista Conjuntura Econômica. As informações são da Folha de S. Paulo.

Internamente, o temor é o de que alguns pesquisadores afetados acabem deixando o Ibre, descontinuando linhas de pesquisa e comprometendo a qualidade de suas análises e dados, o que é descartado pelo diretor do órgão, Luiz Schymura.

“Não há nada demais nesse movimento”, disse. Ele afirma que os pesquisadores que terão a remuneração reduzida trabalharão menos horas para o Ibre e poderão se dedicar a outros projetos, fora do instituto.

O diretor diz que é importante que os economistas do Ibre “circulem mais”. O instituto mantém outros pesquisadores com contratos de prestação de serviços e à distância — em Brasília, São Paulo e no próprio Rio, onde exercem também outras atividades.

A sede do Ibre no Rio também vai mudar, de um prédio no bairro de Laranjeiras para o centro da cidade.

Dulino Sistema de ensino

Durante a cerimônia de assinatura do contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou publicamente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacando sua atuação à frente da pasta. “Um menino pernambucano, que tem dado um show no trabalho dele. Só trabalha para fazer as coisas acontecerem”, afirmou Lula. A declaração ocorre em meio a especulações sobre possíveis mudanças na equipe ministerial do governo. Assista:

Ipojuca No Grau

No mesmo dia em que a Compesa anunciou melhorias no abastecimento de água em Porto de Galinhas e Muro Alto, no município do Ipojuca, com a distribuição de água todos os dias no Carnaval, a Estação Elevatória de Água Bruta de Bita (sistema de bombeamento) foi alvo de uma ação criminosa. Na noite passada (20), homens armados invadiram a unidade e levaram toda a fiação elétrica, alguns equipamentos e ainda vandalizaram o equipamento, que compõe o Sistema Suape. Na ação, dois funcionários que estavam de plantão no local foram feitos reféns, mas passam bem.

Sem condições de operação, algumas localidades da região estão com abastecimento de água suspenso: Gaibu e praias de Suape (Cabo de Santo Agostinho), Muro Alto e Nossa Senhora do Ó, no Ipojuca, além da parte baixa do município. Além disso, há registros de queda de vazão em Porto de Galinhas e no Complexo Industrial de Suape.

As equipes técnicas da Compesa estão no local avaliando os danos e adotando as providências para o restabelecimento da estação elevatória, equipamento essencial para o pleno funcionamento do Sistema Suape. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado nas áreas afetadas até às 20h de hoje (21) após a conclusão dos serviços. A Companhia registrou Boletim de Ocorrência (BO) para que as autoridades policiais investiguem a ocorrência.

Ações emergenciais

A Compesa lamenta que fatos como esses, que trazem tanto prejuízos à população, aconteçam. A empresa lembra que, além do trabalho que precisará ser feito agora para o restabelecimento dessa unidade, técnicos estão mobilizados na execução da obra emergencial para implantação de uma nova captação no rio Ipojuca para atendimento ao Complexo Industrial de Suape. Parte do Complexo possui uma demanda 180 l/s de água do Sistema Suape e a intervenção permitirá que esse volume passe a ser destinado para a ETA Suape, disponibilizando mais água para atendimento à população.

A investida criminosa ainda ocorreu no dia em que a Compesa anunciou a entrega da obra emergencial para reativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto de Galinhas, uma ação que permitiu eliminar o rodízio nas praias de Porto e Muro Alto. As abandonaram o regime alternado de um dia com água e um sem, em vigor desde que as barragens Bita e Utinga chegaram a níveis abaixo da captação. Além da revitalização na unidade, foi reativada a antiga captação de Porto de Galinhas no Riacho Arimbi. A entrega teve como objetivo imediato trazer a segurança hídrica necessária às praias durante o carnaval, quando aumenta significativamente a população flutuante, e mesmo depois dos festejos.

Caruaru -IPTU 2025 - 20%

Homenageado no carnaval do Recife neste ano, o cantor e compositor Marron Brasileiro é o convidado do Sextou de daqui a pouco. Marron tem canções que ficaram eternizadas e nunca são esquecidas, independentemente do período do ano. Ao longo da carreira, passou por importantes bandas, a principal foi a Versão Brasileira, que fez um sucesso estrondoso na década de 90.

No total, o artista possui seis discos gravados, quatro do período que fazia parte da banda Versão Brasileira e outros dois gravados em carreira solo. Durante a estrada, Marron compôs canções que marcaram época. Foi através de parcerias importantes com cantores regionais e de nível nacional que fez com que ele se projetasse e se consolidasse transformando-o em um artista multifacetado.

Dentre as parcerias mais importantes na carreira, podemos destacar a banda Pimenta Nativa, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Reginaldo Rossi, Calypso, Fafá de Belém, Limão com Mel, Edilza, Almir Rouche, Gustavo Travassos, André Rio, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Waldonis, Petrúcio Amorim, entre outros.

O primeiro sucesso de Marron Brasileiro no mercado radiofônico foi uma canção chamada “A cor do pecado”, interpretada por Reginaldo Rossi. Não demorou muito e no ano de 1983, o segundo sucesso estourou nas rádios, que foi a composição “A deusa de Itamaracá”. Em seguida, “Nas ondas do desejo” se popularizou e passou a ser uma das mais tocadas nos bailes carnavalescos do estado e nas quadrilhas juninas. Daí por diante, vieram as canções “Arrea a Lenha”, “É tanto amor”, “Galera do Brasil”, “Gostoso te amar”, “Deusa do Mercado São José”, “Fica pra depois” e “Só quero com você”.

O “Sextou” vai ao ar hoje, às 18 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a 102,1 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Camaragibe Cidade do Trabalho

O blog tinha revelado que as novas câmeras de videomonitoramento da Secretaria de Defesa Social (SDS) só seriam instaladas depois do Carnaval. O próprio Governo confirmou que as primeiras câmeras só seriam instaladas 30 dias após a assinatura do contrato. Após a péssima repercussão da revelação do blog, o Governo negociou com a empresa uma minúscula antecipação. Serão instaladas apenas 40 câmreas no Bairro do Recife, no Sítio Histórico de Olinda e em um trecho do percurso do Galo da Madrugada. O resto do Estado continuará sem câmeras no Carnaval.

O número é insignificante, apenas 40 câmeras das 2.000 contratadas serão instaladas para o Carnaval. Ou para quem sabe matemática, Raquel só conseguiu instalar para o Carnaval 2% do total de câmeras já contratadas. Ao todo, apenas 40 câmeras de alta resolução e visão de 360º ficarão dispostas nos 20 totens que serão instalados nas duas cidades. As estruturas, com duas filmadoras cada, serão instaladas nas ruas onde há grande circulação de pessoas. O objetivo é proporcionar mais precisão e agilidade no trabalho das Forças de Segurança do Estado para que haja proteção aos cidadãos e um Carnaval de paz.

“O contrato com a empresa foi assinado na última segunda-feira e eles teriam um prazo de 30 dias para fazer a instalação, mas nós negociamos e conseguimos antecipar a instalação de cerca de 40 câmeras no Bairro do Recife, no Sítio Histórico de Olinda e em um trecho do percurso do Galo da Madrugada. Já contaremos a partir de quinta-feira, pré-Carnaval, com essas câmeras. E o processo de implementação segue nos próximos meses para Pernambuco ter 2 mil novas câmeras de segurança da tecnologia mais moderna que existe”, informou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Toritama - Prefeitura que faz

Nascente do Rio Capibaribe, berço da renascença e com forte turismo religioso, Poção, a 240 km do Recife, está correndo risco de ficar completamente isolada do Estado. Tudo por causa da extrema deteriorização da PE-197, de apenas 24 km, ligando o município a Pesqueira, cidade irmã e vizinha. De acordo com o prefeito Guilherme Vasconcelos (MDB), Poção tem como tradição reunir 40 mil pessoas na festa de Domingo de Ramos, que ele diz ser a maior festa religiosa do município.

Veja !

Belo Jarfim - Cidade Limpa

A nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que assume oficialmente em março, realizou uma reunião preparatória ontem (20) para definir diretrizes e prioridades para 2025. Entre os principais focos estão a captação de recursos, o incentivo e a divulgação de boas práticas municipais, além da continuidade do programa de formação de servidores municipais, o Amupe Capacita. O setor de captação será coordenado pelo prefeito de Aliança, Pedro Freitas, enquanto o programa Réplica Boas Práticas ficará sob responsabilidade do prefeito de Cabrobó, Elioenai Dias. Também foi definido que a eleição por aclamação ocorrerá em 27 de fevereiro, de forma híbrida, e a posse festiva será no dia 18 de março, com presença de lideranças políticas do estado.

Além disso, os dirigentes discutiram a possibilidade de criação de um setor de engenharia na Amupe, com o objetivo de elaborar projetos de pequeno e médio porte para os municípios, como UBSs, CRAS e escolas. A proposta é baseada em experiências bem-sucedidas de outros estados, como Bahia e Goiás. A reunião contou com a presença de Marcelo Gouveia (presidente), Pedro Freitas (vice-presidente), Elcione Ramos (1ª secretária), Mirella Almeida (2ª secretária), Rubem Lima (1º tesoureiro), Elioenai Dias (2º tesoureiro), Márcia Conrado (secretária da Mulher) e Juliana Barbosa (suplente da secretaria da Mulher).

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, cumpriu agenda em Brasília nesta semana para apresentar projetos nas áreas de saúde, infraestrutura, esportes e contenção de encostas. Durante a visita, o gestor participou de reuniões em diversos ministérios, no Sebrae e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em busca de investimentos para o município.

A agenda incluiu encontros com os três senadores pernambucanos — Tereza Leitão, Fernando Dueire e Humberto Costa — além de mais de 15 deputados federais de diferentes partidos, reforçando a articulação política do prefeito. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também acompanhou parte das reuniões, atuando para fortalecer os pleitos de São Lourenço da Mata junto ao governo federal. A visita teve como objetivo garantir apoio para obras e ações estratégicas no município.

Por Ryann Albuquerque
Do Blog da Folha

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) destacou a influência da polarização política nacional na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), especialmente no contexto da disputa entre o bolsonarismo e o lulismo. Em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, nesta sexta-feira (21), ela exemplificou a divisão com a disputa pela presidência da Comissão de Direitos Humanos.

“Retrato um pouco disso, né? Foram dois bolsonaristas que votaram entre si, o deputado Joel da Harpa (PL) e o deputado Júnior Tércio (PP), e do outro lado tinha a minha candidatura, até porque essa pauta de direitos humanos reflete um pouco dessa polarização”, declarou Portela, que foi reeleita para o cargo.

A deputada observou ainda que a pauta de direitos humanos tem sido distorcida por setores da direita, que a associam unicamente à defesa de criminosos.

“Direitos humanos é o direito de todas as pessoas. Protege mulheres, crianças, idosos e também pessoas privadas de liberdade, mas que nem sempre estão cumprindo pena”, explicou.

Portela enfatizou que a Comissão de Direitos Humanos abrange uma gama ampla de questões, como conflitos fundiários, ações de despejo e medidas socioeducativas para menores infratores, mas que a direita tenta simplificar essa agenda, reduzindo-a à defesa de criminosos.

“É uma pauta muito ampla, mas a direita tenta rebaixá-la, reduzindo-a a uma defesa de bandidos”, acrescentou.

CCLJ
A deputada também comentou a eleição do deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), aliado de Bolsonaro, para a presidência da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ). Portela esclareceu que, apesar de fazer parte de um bloco que, majoritariamente, votou em Feitosa, ela se posicionou contra sua candidatura. “Não recebi e nem votei em bolsonaristas”, enfatizou.

Ela reiterou sua postura de oposição ao governo estadual e ao bolsonarismo, destacando seu compromisso com a defesa das pautas do presidente Lula. “Eu estive onde sempre estive, na oposição, não só a Raquel Lyra, mas principalmente ao bolsonarismo, na defesa do presidente Lula”, pontuou.

PT e Raquel Lyra
Portela ainda abordou a atuação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sublinhando que, apesar das divergências com o governo estadual, existe uma convergência de interesses entre ela e os parlamentares petistas, principalmente nas questões sociais e de direitos humanos. Embora o PT esteja mais alinhado à base do governo de Raquel Lyra, Dani sublinhou a importância de dialogar e colaborar com deputados como João Paulo e Rosa, com quem tem trabalhado em pautas como meio ambiente e direitos humanos.

“Hoje, o PT está mais governista do que oposição, especialmente após o envolvimento com o governo de Raquel Lyra. Mas eu acredito muito no trabalho dos parlamentares da sigla na Casa, inclusive da deputada Rosa. Ela foi eleita para a Comissão do Meio Ambiente, e a gente vai pensar numa atuação juntas”, comentou Portela.

A deputada também mencionou a possibilidade de migração para o PT na próxima janela partidária, embora tenha reafirmado que, ao contrário do PT, ela continua sendo oposição ao governo estadual.

Apesar de suas críticas ao governo de Raquel Lyra, a deputada reafirmou que sua maior prioridade continua sendo a defesa das pautas sociais, como as propostas do governo Lula.

“Eu acredito que, ideologicamente, na defesa do governo Lula e nas pautas que são importantes para Pernambuco, nós caminhamos ombro a ombro e lado a lado”, concluiu Portela.

A uma semana do fim do fevereiro e sem definição sobre a esperada reforma ministerial prometida desde o início do ano no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “de vez em quando erra”, mas que “na maioria das vezes” é escolhido um nome “de qualidade”. A fala do presidente, feita nesta sexta-feira em Itaguaí (RJ), foi direcionada ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, mas ocorre em meio a inúmeras especulações sobre trocas nas Pastas.

Há uma expectativa entre auxiliares que o presidente anuncie a reforma ministerial nas próximas semanas. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem sua saída dada como certa por petistas de diferentes pastas. Procurada, a ministra declarou nesta quinta-feira se sentir segura no cargo, e diz não ter recebido nenhum sinal de que será demitida pelo presidente. As informações são do Jornal O Globo.

— De vez em quando a gente erra, mas na maioria das vezes a gente acerta e escolhe um ministro de qualidade — disse Lula, se referindo ao ministro Silvio Costa. — Um menino pernambucano, que tem dado um show no trabalho dele. Só trabalha para fazer as coisas acontecerem. O presidente Lula fez o discurso no Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, em cerimônia para a assinatura do contrato de concessão de um terminal portuário de minério de ferro.

Apesar das especulações, o petista tem destacado que ele próprio nunca falou em troca nos ministérios. Na última quarta, Lula disse que uma eventual mudança no governo é uma coisa íntima dele, e que mudar ou não mudar pertencia intimamente ao presidente. 

— Eu mudo quando eu quiser. Da mesma forma que eu convidei quem eu queria, eu tiro quem eu quiser, na hora que eu quiser. É simples assim, sem nenhum problema. (…) Estou contente com meu governo, muito contente, acho que todo mundo cumpriu à risca o que era para fazer. Ao longo do tempo, que não precisa ser em um mês do ano, pode ser no meio, no final do ano, o presidente vai mudando pessoas na medida que ele entende que tem que mudar as pessoas.

Uma das mudanças dada como certa é a entrada da atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, na Secretaria-Geral no lugar de Márcio Macêdo. O Centrão também pressiona para que um dos seus integrantes assuma a pasta de Relações Institucionais, hoje com o petista Alexandre Padilha. 

Já Padilha é um dos cotado para assumir o lugar de Nísia na Saúde. O ministro das Relações Institucionais chegou a ser procurado pela ministra após as especulações, e disse que não havia sido comunicado de nada por Lula.