O jornalista Claudemir Gomes voltou a integrar o time da Folha de Pernambuco. A convite do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, o colunista retomou seu espaço no jornal e estreou novamente hoje. Em mensagem de agradecimento, Claudemir destacou a receptividade calorosa que recebeu de antigos e novos colegas e afirmou que o retorno é um prenúncio de uma trajetória marcada por grandes conquistas conjuntas. Confira abaixo a coluna de hoje:
Clássicos turbinarão semifinais e finais
Por Claudemir Gomes
Os clássicos mantêm o Pernambucano vivo, ainda que respirando com ajuda de aparelhos. A posição dos clubes, ao final da fase de classificação, cria possibilidades para a disputa de dois clássicos entre Náutico e Santa Cruz, numa das semifinais, e de uma decisão de título tendo Sport e Náutico, ou Sport e Santa Cruz como protagonistas. Qualquer outro cenário para uma final de campeonato vai azedar a cereja do bolo.
Leia maisA criação, e a engorda de competições no calendário do futebol brasileiro provocou o achatamento dos Estaduais. Os campeonatos domésticos foram transformados em torneios preparativos que não servem de parâmetros para os clubes que priorizam as competições nacionais e internacionais.
O Náutico goleou o Sport e o Santa Cruz, respectivamente, nos dois clássicos que disputou, pelo mesmo placar: 4×0. O time alvirrubro é o mais equilibrado, e tem um ataque produtivo. Sport e Santa Cruz se escudaram na competitividade para buscar a vitória no Clássico das Multidões de baixo nível técnico. Aliás, a péssima qualidade técnica tem sido a marca registrada do Pernambucano.
Muita gente tem dito que o jogo é bom ressaltando apenas a competitividade dos times. Competitividade é uma característica que agrega valor, mas não é uma qualidade como a técnica, que define o nível de um padrão. Competitividade é encontrada até em peladas. Qualidade técnica é o que falta aos nossos clubes para se posicionarem na prateleira mais alta do futebol brasileiro: a Série A.
Agradecimento
É imprescindível tornar pública minha gratidão ao presidente do Grupo EQM, Dr. Eduardo Monteiro, pelo convite para que eu voltasse a escrever uma coluna na FOLHA DE PERNAMBUCO. O carinho como fui recebido por todos, novos e velhos companheiros, é o prenuncio de que, juntos, faremos gols de placa.
Reivindicação
O presidente do Panathlon Club Recife, Warlindo Carneiro, enviou ofício à Secretaria de Esportes da PCR reivindicando a reposição, na Rua da Aurora, do monumento histórico alusivo ao Centenário do 1º jogo de voleibol no Brasil. A relevância do equipamento está na exposição da vanguarda esportiva do Recife
História
O Recife é reconhecido pela Confederação Brasileira de Voleibol – CBV – como o berço do voleibol brasileiro. A primeira partida da modalidade em solo brasileiro ocorreu em 15 de novembro de 1911, na Rua da Aurora, por iniciativa da Associação Cristã de Moços. Preservar a memória é uma forma de educar.
Ortografia
Assassinaram a ortografia! Isso mesmo, e não sei de quem foi a “brilhante” ideia, mas o bicho pegou. O centenário SANTA CRUZ está sendo trocado por SANTA C. A ordem é abreviar. O tricolor raiz reage ao que chamo de preguicite aguda.
Leia menos


















