O senador Ciro Nogueira (PP-PI) solicitou nesta segunda-feira autorização para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar. O pedido será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nogueira quer encontrar Bolsonaro ainda nesta semana, na quarta ou quinta-feira.
No fim de semana, o senador disse ao GLOBO acreditar que Bolsonaro já decidiu qual candidato apoiar em 2026, e que os únicos postulantes “viáveis” seriam os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). A declaração motivou uma troca de farpas com o governador de Goiás, Ronald Caiado (União Brasil), que é pré-candidato à Presidência. As informações são do jornal O GLOBO.
Leia maisNogueira, que foi ministro da Casa Civil de Bolsonaro, já visitou o ex-presidente uma vez, no primeiro dia de prisão domiciliar, no início de agosto.
Na entrevista ao GLOBO, o senador defendeu um anúncio até janeiro do candidato da oposição:
— Acredito que ele já decidiu. Defendo que comunique isso em dezembro para ser anunciado em janeiro. Quem vai ser, só ele sabe. Eu imagino, mas quem tem legitimidade e autoridade para dizer é ele ou o Flávio (um dos filhos) ou até a Michelle (ex-primeira-dama), que tem contato direto com ele.
Nogueira considera que Tarcísio e Ratinho Jr têm potencial de crescimento e baixa rejeição:
— Se fosse hoje, vejo dois candidatos viáveis: Tarcísio e Ratinho Júnior. Eles têm metade da rejeição do Bolsonaro e quase 40% de desconhecimento, o que é potencial de crescimento. Mas só têm viabilidade com o apoio do presidente Bolsonaro.
Caiado reagiu e disse que Nogueira tenta se cacifar como vice em uma chapa de Tarcísio. O governador de Goiás acrescentou que ele não é um “porta-voz” de Bolsonaro. O senador, então, respondeu com ironia e sugeriu que Caiado estaria “com tempo livre” para escrever textos grandes nas redes sociais.
Os políticos devem torna-se colegas na federação entre União Brasil e PP, que está em processo de formação.
Leia menos