Chuvas provocam paralisação de 15 sistemas de abastecimento de água em Pernambuco

As fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata impactaram diretamente o abastecimento de água em 15 sistemas operados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A paralisação ocorreu devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica ou à alta turbidez da água bruta captada nos mananciais. Além disso, a companhia acionou o Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água em áreas de morro da RMR, suspendendo preventivamente o fornecimento nesses locais.

Os municípios afetados são Aliança, Carpina, Itaquitinga, Timbaúba, Belém de Maria, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Olinda, Igarassu, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Recife. Desses, 10 sistemas foram paralisados por falta de energia, impactando bairros e distritos dessas cidades, enquanto outros foram desligados devido à qualidade da água bruta comprometida. No Recife, a turbidez elevada suspendeu o abastecimento em localidades como Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande e Porto da Madeira. Já em Jaboatão dos Guararapes, o sistema que atende Muribeca teve a operação interrompida por risco de inundação.

A Compesa informou que já está em tratativas com a Neoenergia para restabelecer o fornecimento elétrico nas unidades afetadas e garantir a normalização do abastecimento o mais rápido possível. Além disso, equipes técnicas seguem monitorando a qualidade da água nos mananciais, aguardando a redução da turbidez para retomar a distribuição. Os consumidores podem consultar mais informações sobre as áreas impactadas por meio do site e aplicativo da companhia.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

O presidente da Câmara de Arcoverde, Luciano Pacheco (MDB), convocou, há pouco, pela TV LW, a população para o lançamento do livro “Os Leões do Norte”, na próxima quinta-feira, às 19h, no plenário da Casa.

Durante o anúncio do evento, Pacheco destacou a importância da obra, de minha autoria, que resgata a trajetória de 22 governadores de Pernambuco. “É um livro de cabeceira para quem gosta de política e do social, para conhecer a história de Pernambuco”, completou.

Clica e veja!

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Em meio a uma crise sem precedentes no plano internacional, entre o Brasil e os Estados Unidos, a maior potência mundial, com riscos de fechamentos de empresas no Brasil e o fim de milhares de empregos, chega a notícia de que o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, comemora seu aniversário de forma completamente fora de contexto, em Mykonos, na Grécia, com as maiores autoridades.

Que acinte! Quem está pagando essa conta? Rueda e seus convidados ilustres parecem não ter a menor noção da crise que o Brasil vive. De costas para o Brasil real, da fome e da miséria, Rueda dá a exata noção da sua insensibilidade social: é como viver no seu gueto, no seu país de ficção.

Com um agravante sério: Rueda é o único presidente de partido que é um lobista partidário, porque no fundo, no fundo, não tem mandato, nunca teve, sempre questionado pela relação com o próprio Luciano Bivar.

Para ser mais claro: muitos membros do partido parecem se sentir extremamente incomodados, enquanto ele se mostra indiferente, muito a vontade diante deste escárnio. Dá a impressão que ele reina num Brasil da mamata.