As chuvas estão provocando sérios transtornos na cidade e no estado do Rio de Janeiro desde a madrugada deste domingo (14). O Corpo de Bombeiros confirmou nesta manhã quatro mortes até o momento na Zona Norte da capital e na Baixada Fluminense. Há uma pessoa desaparecida ainda em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A Avenida Brasil está interditada, e o subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, está alagado. Já o metrô funciona parcialmente na Linha 2, por conta do transbordamento do Rio Acari.
Em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte do Rio, foram usados cães farejadores nas buscas pelo homem encontrado morto, soterrado num deslizamento de terra na Rua Moraes Pinheiro. Próximo dali, em Acari, segundo os bombeiros, uma senhora foi achada morta dentro de casa na Rua Matura, provavelmente vítima de afogamento. Na Baixada, uma mulher foi encontrada sem vida na Rua General Rondon, em Nova Iguaçu, vítima de afogamento. Em São João de Meriti, um homem foi a óbito na Rua Neuza ao ser atingido por uma descarga elétrica. As informações são do O GLOBO.
Leia maisJá em Rocha Miranda, na Zona Norte, o pátio do 9º BPM ficou inundado. O Centro de Operações da prefeitura informa que o município entrou no estágio 4 (quarto nível numa escala de 5) às 02h45, devido aos elevados pluviométricos acumulados em 24 horas. Além disso, diversas ocorrências estão em andamento e provocam impactos na rotina da cidade, principalmente na Zona Norte.
Em suas redes sociais no início da manhã, o prefeito Eduardo Paes pede que as pessoas evitem passar pela Avenida Brasil e que a prefeitura tentava restabelecer a energia no Hospital Ronaldo Gazolla. Segundo o monitoramento do município, algumas regiões da cidade registraram acumulados de chuva acima dos 200mm nas últimas 24 horas.
Em Niterói, a prefeitura informa que foi atingido o recorde histórico de chuvas em uma hora: 120,2 milímetros.
O governador Cláudio Castro disse, através do X, que conversou com prefeitos das áreas mais atingidas, como na Baixada Fluminense e São Gonçalo. Ele determinou reforço nas emergências de hospitais, assim como informou sobre envio de maquinário para limpar ruas.
Metrô tem estações fechadas
A concessionária MetrôRio informou que, devido ao temporal que atingiu a cidade, o entorno das estações da Linha 2 foi afetado. O alto volume de água, principalmente no bairro de Acari, impossibilitou a abertura completa do sistema, fazendo com que a Linha 2 opere provisoriamente entre as estações Colégio e General Osório/Ipanema. As estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari Fazenda Botafogo e Coelho Neto estão temporariamente fechadas.
“As equipes de manutenção estão mobilizadas para atuar, após o escoamento da água, e restabelecer o mais breve possível o sistema metroviário”, informa a concessionária.
Linhas de ônibus interrompidas
O temporal também atrapalha a circulação de ônibus na capital. Segundo o RioÔnibus, sindicato das empresas do setor, cerca de onze linhas estão entre as mais prejudicadas devido ao transbordamento do Rio Acari.
O RioÔnibus informa que os consórcios, em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, estão trabalhando para buscar soluções que viabilizem a operação das linhas, até que tudo retorne à normalidade.
Pelo Twitter, o prefeito Eduardo Paes informou que foi montada uma base de comando da prefeitura na Pavuna e pede às pessoas que evitem se deslocar, especialmente na Zona Norte da cidade.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.
O risco hidrológico é alto ou muito alto na capital, nas Regiões Metropolitana, Serrana, Sul, Noroeste, Costa Verde e na Baixada Fluminense, com propensão a alagamentos e inundações. No restante do Estado, o risco é baixo a moderado.
O risco geológico é alto ou muito alto na capital, nas Regiões Metropolitana, Serrana, Sul, Costa Verde e na Baixada Fluminense, com possibilidade de deslizamentos de terra.
Segundo o Alerta Rio, neste domingo uma frente estacionária no oceano ainda influencia o tempo no município do Rio. Assim, o céu estará predominantemente nublado e há previsão de chuva fraca a qualquer momento. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas permanecerão estáveis, com mínima de 23°C e máxima de 31ºC.
Leia menos