Chuvas comprometem abastecimento de água em 21 municípios de Pernambuco

As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e as Matas Sul e Norte de Pernambuco levaram à suspensão ou redução do abastecimento de água em 21 municípios do estado. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), 29 sistemas operacionais foram afetados até esta quarta-feira (21), por motivos que envolvem o acionamento do Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro, a baixa qualidade da água dos mananciais e a falta de energia elétrica. O protocolo é ativado quando o volume de chuvas ultrapassa 75 mm em curto intervalo, medida que anteriormente era de 100 mm e foi ajustada por segurança.

Sete sistemas foram desligados em razão do Protocolo de Segurança, afetando áreas de morro nos municípios de Jaboatão dos Guararapes (Jardim Jordão e Campo de Flamengo), Recife (Jordão e Ibura) e Goiana (Ponta de Pedras). A Compesa explicou que o protocolo foi implantado há três anos com apoio da UFPE e das defesas civis, sendo acionado com base nas previsões da Apac e orientações dos órgãos de segurança. Já a baixa qualidade da água levou à paralisação de 16 sistemas, com impacto em localidades como Vera Cruz (Camaragibe), Muribequinha (Jaboatão), Porto de Galinhas (Ipojuca), Centro e Bonança (Moreno), além dos municípios de Itaquitinga, Timbaúba, Primavera, Aliança, Vicência, Macaparana, Machados, Escada (Centro e Frexeiras), Sairé e Bezerros.

Outros seis sistemas foram interrompidos pela ausência de energia elétrica, atingindo os municípios de São Lourenço da Mata, Machados, Pesqueira, Sairé, Cupira e Lagoa dos Gatos. Segundo a Apac, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados em Triunfo (187,31 mm), Cabo de Santo Agostinho (183,05 mm), Barreiros (158,66 mm), Escada (152,23 mm) e Ipojuca (142,02 mm). A Compesa informou que segue em plantão permanente, em articulação com as prefeituras e defesas civis, monitorando os sistemas e divulgando atualizações pelos seus canais oficiais.

Veja outras postagens

No Leite, referência em gastronomia no Nordeste, recepcionando meu amigo Cláudio Humberto, um dos maiores colunistas do País, com sua Tais, uma das editoras do Correio Braziliense. Também meu amigo Francisco José, com sua Beatriz Castro.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (31), alerta de chuvas para quatro regiões de Pernambuco. Segundo o instituto, o aviso vale até 10h de amanhã na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e Agreste do estado.

O alerta prevê chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Já a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a tendência de precipitação para a segunda-feira no estado. Segundo a Apac, é esperada chuva fraca nas quatro regiões. No Sertão não deve chover.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O recente anúncio da pavimentação do pequeno trecho que falta para concluir o calçamento da estrada que liga a BR-232 ao CEDEC/Santuário da Divina Misericórdia, em Serra das Varas, resgata uma história que começou com a atuação do então deputado estadual Júlio Cavalcanti, que destinou recursos da ordem de R$ 1 milhão para a obra.

Foi através de suas emendas parlamentares que a obra saiu do papel, com a primeira etapa do calçamento executada ainda em 2013, garantindo o início da pavimentação de um dos acessos mais importantes para a zona rural de Arcoverde. A iniciativa surgiu após um pedido feito pelo Padre Adilson Simões, que na época destacava a necessidade de melhores condições de acesso ao Santuário da Divina Misericórdia, local que se consolidou como referência religiosa e turística na região.

Ao comentar o anúncio da conclusão, Júlio Cavalcanti afirmou: “Fico muito feliz em ver que essa obra, tão sonhada pelo Padre Adilson e por toda a comunidade do Santuário, finalmente será concluída. Quando destinamos as primeiras emendas para iniciar o calçamento, foi com o compromisso de melhorar a vida das pessoas e dar condições dignas de acesso a um espaço de fé e turismo tão importante para Arcoverde. Ver esse sonho prestes a se realizar é motivo de alegria e gratidão.”

Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares